AGRICULTURA & PECUÁRIA
Como definir metas para a safra 2022/2023?
Se inicia mais um ano safra. Agora é hora de analisarmos como fomos nessa safra que termina e o que buscamos para a safra que se inicia. Ter um objetivo claro, um ponto B bem definido, alavancam os resultados da fazenda, pois a partir disso as decisões serão tomadas para bater as metas.
O primeiro ponto que se deve levar em consideração é que a meta deve ser mensurável, ou seja, deve ser possível aferir se foi ou não cumprida. Se não for mensurável, não pode ser gerenciada.
Específica para que não haja dúvidas. Como por exemplo “aumentar o índice de fertilidade em 5%”, uma meta muito clara que não precisa de mais explicações.
A meta deve ser alcançável. Uma meta inatingível desmotiva a equipe e isso impacta negativamente no resultado, portanto, estabeleça metas condizentes à realidade da sua fazenda.
E por fim, deve ser temporal. Tem que ter prazo ou não será prioridade.
Essas metas não podem querer revolucionar todos os cantos da fazenda. Deve-se escolher, no máximo, três pontos de mudança e esta escolha deve ser potencializadora.
O ideal é buscar soluções que interfiram no ganho médio diário, lotação e taxa de desmame. Lembrando que temos referências que devem ser perseguidas, como a produção de arrobas/hectare que deve superar:
- 8@/ha/ano na cria;
- 11@/ha/ano no ciclo completo;
- 15@/ha/ano na recria/engorda.
Para algumas fazendas este índice pode ser desfavorável cuja realidade não permite níveis mais altos de intensificação, como no pantanal, onde a taxa de lotação normalmente é baixa. No entanto o valor da terra é menor e mesmo com taxas de lotação menores, a atividade ainda é rentável. Por isso, indicadores que balizam o resultado sobre o patrimônio são mais democráticos.
A referência Inttegra, é que o faturamento da fazenda supere 4% sobre o que vale a fazenda e 21% sobre o que vale o rebanho a cada safra. Indiretamente, esses índices também te indicam quanto a fazenda faturou por hectare/ano.
Gerenciar é bater metas! E para facilitar o monitoramento em tempo real, o pacote Vistta traz a solução ideal.
O Inttegra App funciona como uma caderneta eletrônica é possível coletar todos os dados e gerenciar a rotina da sua equipe através do gestor de tarefas, analisando as ocorrências do dia a dia no feed de notícias.
O SIGA (Sistema Inttegra de Gestão Agropecuária) permite com que os dados sejam coletados de forma off-line, além do fácil lançamento possui uma grande quantidade de relatórios para consulta do gerente. O sistema possui 6 módulos que interagem entre si: Financeiro, Pecuária, Máquinas, Agrícola, Estoque e Clima. Com esses módulos é possível ter uma visão completa dos indicadores de uma empresa agropecuária.
Para facilitar a análise dos dados, o BI Inttegra (Business Inteligence) possui diversos painéis com gráficos dinâmicos, que permitem ver a fazenda através dos indicadores, de maneira muito simples e completa. É possível comparar com as metas estabelecidas, e ter a evolução entre as safras, semestres, trimestres e até meses. Além disso, você recebe suporte para a tomada de decisão.