Connect with us

Internacional

Taxas em dólares dificultam vida de universitários do Líbano

Cobrança das mensalidades em dólar nas universidades dificulta acesso dos mais pobres ao ensino superior no Líbano. Universidades dizem ser a única maneira de sobreviver em meio a uma crise econômica que se agrava

Em 2018, Manar Sleiman mudou-se de Baalbek para Beirute para estudar arquitetura na Universidade Notre Dame, graças a uma bolsa de estudos que cobria 85% de suas despesas. Embora não fosse a instituição mais cara do Líbano, manter-se financeiramente era um desafio.

“Já lutei para pagar as mensalidades e despesas e tive que pernoitar no dormitório da universidade”, disse a jovem de 22 anos à DW. Mas a crise econômica que começou no fim de 2019 colocou sua carreira como estudante ainda mais em risco e, combinada com a pandemia de covid-19 e a explosão no porto de Beirute, mudou drasticamente sua vida.

“Minha saúde mental piorou por causa desses eventos. Meus colegas e eu nos sentimos esgotados, não encorajados a buscar educação e não 100% presentes nos cursos. De repente, nos sentimos sem energia e nos cuidamos menos em estudar.”

Crise econômica libanesa chega às universidades

Antes da crise econômica, Sleiman pagava 5.600 liras libanesas (3,70 euros ou R$ 20,30) por cada crédito no primeiro semestre na universidade. Hoje ela paga 3,5 milhões de liras libanesas. Para completar seu curso,ela precisa acumular 172 créditos.

Tal aumento de preços no setor de educação não difere muito do que está acontecendo no dia a dia do país. Enquanto a Administração Central de Estatísticas do Líbano informa que a taxa de inflação subiu para 211% em maio de 2022, a maioria dos salários libaneses permanece inalterada, transformando o cotidiano numa luta pela sobrevivência.

Além disso, a economia nacional está passando por um processo de dolarização para alinhar a moeda local ao dólar americano, atualmente cotado em 29 mil liras libanesas.

Para ter uma ideia do aumento dos preços: se antes da crise econômica três litros de óleo de girassol custavam cerca de 5 mil liras libanesas. hoje tem-se que pagar cerca de 300 mil liras libanesas.

Taxas mais baixas, mas em dólar

Com exceção da Notre Dame, todas as 32 universidades do país são instituições privadas. Embora tenham adotado taxas mais baixas para garantir aos alunos o acesso ao ensino superior durante a crise econômica, algumas agora estão pedindo que parte ou a totalidade de suas mensalidades sejam pagas em dólar.

Homem com notas de dólar e de lira libanesa nas mãos

Lira libanesa desvalorizou-se mais de 90%, gerando uma crise que atinge todos os setores

Entre março e maio, a Lebanese American University e a American University of Beirut, as mais bem classificadas, anunciaram que a partir do terceiro trimestre de 2022 só aceitariam pagamentos de mensalidades em dólar americano.

Os meios de comunicação locais informaram que até a Universidade Libanesa, que é pública,  cobrará em dólares por mestrados em engenharia especializada.

As universidades justificam que têm que pagar suas próprias despesas em dólar. Portanto, a dolarização seria a única solução para mantê-las em funcionamento, com padrões de qualidade altos. Contudo o aumento das mensalidades e a obrigação de pagá-las em dólar pode deixar centenas de milhares de estudantes fora do ensino superior.

Alunos preocupados com o futuro

Maya Hamadeh, de 19 anos, estudante de jornalismo multimídia da Lebanese American University, passa por uma situação difícil. Apesar de ter uma bolsa de estudos, outras ajudas financeiras e um trabalho freelance para manter seus estudos. pode ser que não consiga pagar as novas taxas dolarizadas.

“Eu moro em Chouf, um distrito no Monte Líbano. Os custos de transporte para minha universidade em Beirute têm aumentado desde que comecei. Dormitórios, restaurantes e mantimentos também estão ficando mais caros. Alguns supermercados e restaurantes têm preços em dólares e não em liras libanesas.”

Hamadeh considera a decisão de cobrar as taxas em dólares injusta, pois coloca em risco o futuro de muitos estudantes. Ela mesma está insegura e preocupada com seu futuro na universidade, e busca uma solução.

“Estou procurando patrocinadores e tento pedir à minha universidade que aumente minha ajuda financeira. Se não, não poderei continuar meus estudos. Ou, se continuar estudando, terei uma dívida enorme que minha família não pode pagar.”

“Somos como heróis”

Sarah Al Asmar, de 20 anos, estudante do segundo ano de ciência política e assuntos internacionais da mesma universidade, é representante do grêmio estudantil. Ela explica que a crise econômica afetou a maioria dos estudantes porque os pais deles não são pagos em dólares. Mas, mesmo que fossem, muitas vezes não seria suficiente para cobrir contas, alimentos e outras necessidades.

“Eu pago cerca de 20 mil dólares por ano. A dolarização vai ser um desafio para mim. No entanto, a universidade prometeu que nos daria ajuda financeira, e que ninguém teria que deixar a universidade.”

Para Teya Abou Zour,de 20 anos, vice-presidente do grêmio estudantil da Lebanese American University, estudar em meio à crise econômica é uma experiência horrível.

“Enfrentamos muitos desafios, porque não podemos evitar o que está acontecendo ao nosso redor. Focar em nossos estudos em meio à pandemia e à crise econômica foi difícil. Mas tivemos dedicação e tentamos criar nosso próprio espaço seguro para estudar, apesar dos altos e baixos.”

E completa: “Somos como heróis. Sabemos que a educação é a única coisa que pode ajudar a sair do que está acontecendo.”

À beira da desistência

Apesar das vantagens da educação universitária, muitos terão que desistir se não puderem pagar as mensalidades. Sleiman, que também é presidente do Clube Secular da Universidade Notre Dame, em Beirute, e membro da rede política estudantil Mada, conta que perdeu a bolsa de estudos que lhe permitia estudar.

“Não consegui manter a média de notas, porque minha graduação é muito exigente e difícil. O ano passado foi um desafio, porque as mensalidades aumentaram, e a bolsa não foi suficiente para cobrir minhas despesas. Além disso, desde o início da pandemia tivemos aulas por meio de e-learning, então não estivemos no campus.”

Em vez de abandonar os estudos, os universitários podem tentar mudar para outras instituições mais acessíveis. No entanto, teme-se que também elas possam em breve exigir o pagamento das taxas em dólares.

Isso deixa os alunos num limbo de incertezas e acrescenta ansiedade às suas vidas – já severamente atingidas por uma crise econômica. “Nada é garantido. Os alunos não sabem para qual universidade mudar. Eles têm muito medo do que será no futuro”, queixa-se Zour.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca56 minutos ago

Após Lei aprovada na Assembleia, IFPB instala sala de estabilização sensorial para estudantes neurodivergentes 

Politíca1 hora ago

Em reunião com presidente da Guaraves/Bom Todo, Camila propõe alerta de violência contra mulher nos produtos da empresa

CONCURSO E EMPREGO1 hora ago

Sine-PB oferece mais de 760 vagas de emprego em 11 municípios paraibanos

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 hora ago

A reforma tributária e as consequências severas para o agro 

CIDADE1 hora ago

Você sabia? Lei de autoria do vereador Marmuthe transformou em preferenciais todos os assentos dos ônibus de João Pessoa

Politíca1 hora ago

Em ação com a Codevasf, Veneziano entrega máquinas agrícolas para as cidades de Lucena e São José de Princesa

Segurança Pública3 horas ago

Violência e tensão marcam a campanha eleitoral em Santa Rita

CIDADE1 dia ago

Convite para carreata e comício: a hora da mudança chegou em Sobrado!

CIDADE1 dia ago

Polícia Militar apreende material de campanha e cesta básica em escola de Pedras de Fogo: investigação em curso

Politíca1 dia ago

Doutora Paula entrega van 0km para transporte de crianças com necessidades especiais em Cajazeiras

Politíca1 dia ago

Nilvan Ferreira desafia Jackson Alvino a debater em Praça Pública: “Só debato se for com o Fujão”

ESTADO1 dia ago

João Azevêdo reforça, ao lado de Pollyanna, apoio a Pedro Feitosa em Pombal: “É a esperança para a cidade sair do marasmo”

CONCURSO E EMPREGO3 dias ago

Taxa de desemprego fica em 6,6% no trimestre até agosto, revela IBGE

Esporte3 dias ago

Flamengo esbarra na muralha defensiva do Peñarol, empata e é eliminado nas quartas de final da Libertadores

CIDADE3 dias ago

Pesquisa: Guilherme Coelho cresce, assume a 2ª colocação com 26,8% e se consolida na disputa pela Prefeitura de Sobrado

Politíca3 dias ago

André Ribeiro anuncia “Governo da Cultura” com proposta de construir quatro Casas da Cultura

Politíca4 dias ago

Adriano Galdino exalta obra no Cariri e projeta candidatura ao Governo da Paraíba em 2026

Politíca4 dias ago

Veneziano confirma cadastro da Oficina Ortopédica e liberação de R$ 9 milhões para reformar unidades de saúde em Campina Grande

ESTADO4 dias ago

Valor Econômico aponta Cagepa como maior empresa da Paraíba e a 50ª no ranking do Nordeste

Educação & Cultura4 dias ago

Projetos de ECITs de Cuité e Campina Grande são selecionados para etapa regional do Desafio Liga Jovem do Sebrae

ESTADO4 dias ago

Governo da Paraíba dobra percentual de investimentos com recursos próprios

CONCURSO E EMPREGO4 dias ago

Cendac inscreve para cursos de Manicure e Auxiliar Administrativo

ESTADO4 dias ago

Detran-PB promove novo leilão com mais de 3 mil veículos

CIDADE4 dias ago

Saúde: Cícero vai fortalecer a rede de cuidados contra o câncer

Internacional5 dias ago

Venezuela rejeita ordem de prisão da justiça argentina contra Maduro: ‘Ridícula e nula’

Judiciário5 dias ago

STF: Maioria autoriza recusa de transfusão em razão da fé

Judiciário5 dias ago

Juíza decreta sigilo em inquérito sobre cadeirada em Pablo Marçal

Nacional5 dias ago

Nikolas coloca Alckmin como testemunha em ação contra Lula

Judiciário5 dias ago

Moraes admite erro em prisão e manda soltar denunciado do 8/1

Judiciário5 dias ago

Barroso ironiza Jair Bolsonaro e defende urnas eletrônicas

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

ECONOMIA9 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional9 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional9 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE9 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde9 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional9 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário12 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura9 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional3 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional9 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional9 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO9 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ENTRETENIMENTO9 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário5 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO7 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO10 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte4 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO10 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO10 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

Nacional3 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO3 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Internacional6 meses ago

China

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde2 semanas ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Educação & Cultura2 semanas ago

COLÉGIO AGRÍCOLA CRIA UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO ESCOLHER O CANE CORSO PERFEITO: GUARDA E COMPANHIA

Nacional2 semanas ago

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

O QUE SERÁ DA AGRICULTURA SEM OS JOVENS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional3 semanas ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional3 semanas ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional3 semanas ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário4 semanas ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde4 semanas ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA4 semanas ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública4 semanas ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

FUNGOS QUE COMEM PLÁSTICO

CIDADE4 semanas ago

CEARÁ PODE VIRAR LÍDER NA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

COMO INSTALAR PLACAS SOLARES DE FORMA SEGURA

Educação & Cultura4 semanas ago

COMO A ELEVAÇÃO DO MAR AFETA O BRASIL? GEÓLOGO EXPLICA

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

RECEITA DO CHICO BALANCEADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

ANATEL ANUNCIA FUNCIONALIDADES PARA EVITAR GOLPES

Saúde1 mês ago

É O FIM DOS HOMENS? CROMOSSOMO Y ESTÁ DESAPARECENDO

Saúde1 mês ago

PESQUISA REVELA DIETA QUE PODE TE FAZER VIVER MAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

SOL VERMELHO, CHUVA ESCURA E TEMPESTADE DE AREIA

Educação & Cultura1 mês ago

PRIMEIROS GRÃOS DE SOJA CHEGARAM AO BRASIL EM UMA GARRAFA

ENTRETENIMENTO1 mês ago

PRAGAS E DOENÇAS DAS PLANTAS E COMO CURÁ-LAS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

PRODUÇÃO ORGÂNICA: MORANGOS EM ABRIGOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

O PLANO BRASILEIRO PARA ATRAIR PESQUISADORES DE VOLTA AO PAÍS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br