Connect with us

Internacional

Como a Europa pode se adaptar ao calor extremo

Altas temperaturas se tornarão mais comuns no continente, à medida que se intensificam os efeitos das mudanças climáticas. Exemplos de outras regiões podem ajudar a minimizar consequências para os europeus

Uma onda de calor sufocante está invadindo a Europa, com termômetros registrando temperaturas recorde em algumas regiões do continente, como no Reino Unido, que nesta terça-feira (19/07) teve o dia mais quente de sua história.

Na Espanha, onde as já se chegou a 46 °C, as autoridades alertaram para os riscos à saúde resultantes da exposição ao calor extremo e aconselharam a buscar locais na sombra e com ar condicionado e a beber grande quantidade de água.

“A onda de calor está afetando amplas partes da Europa e se intensificará”, disse a porta-voz da Organização Meteorológica Mundial, Clare Nullis, em entrevista coletiva em Genebra, nesta terça-feira.

À medida que aumentam os efeitos das mudanças climáticas e ondas de calor extremo no verão se tornam norma na Europa, alertas como esses se tornarão cada vez menos excepcionais. O clima historicamente ameno do continente está mudando rapidamente, o que apresenta inúmeros desafios, à medida que os países tentam se adaptar.

São problemas familiares às áreas no mundo mais propensas ao calor. Muitas das soluções que se desenvolveram lá para combater altas temperaturas podem oferecer modelos úteis também para a Europa.

Mulher toma banho de sol numa  praça
Praça de Madri: temperaturas já chegaram aos 46ºC na Espanha

Mudando a forma de viver e trabalhar

Muitos na Europa ainda pensam em altas temperaturas como uma novidade e desconhecem os perigos que elas representam para a saúde. Autoridades sanitárias como o Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS) têm instado o público a mudar seus hábitos, evitando o sol entre 11h e 15h e aprendendo a detectar os primeiros sinais de insolação.

Nas regiões atingidas pelo calor, campanhas de conscientização ainda mais abrangentes e respostas orientadas para a comunidade são usadas para incentivar a população a mudar seus hábitos de trabalho, de socialização e de exercícios durante períodos perigosamente quentes.

Ahmedabad, no oeste da Índia, que sofre ondas regulares de calor extremo, desenvolveu uma série de planos de ação contra o calor na última décad, com reações coordenadas entre o Estado e as comunidades locais. Quando um alerta de calor é emitido, enviam-se avisos por TV, rádio e mensagem de texto, e um número de telefone especial é divulgado nos espaços públicos.

Grupos comunitários de saúde são encarregados de acessar os mais vulneráveis; empresas são instadas a fornecer sombra e descanso para seus empregados, muitos dos quais trabalham ao ar livre; e templos, bibliotecas e pontos de ônibus são usados como centros de refrescamento e pontos de distribuição de água.

Os empregadores na Europa terão que mudar suas atitudes em relação ao trabalho ao ar livre ou em espaços mal ventilados, mesmo que isso afete a produtividade. Os sindicatos alemães já sugeriram que, em dias particularmente quentes, os trabalhadores tenham direito a pausas para o almoço prolongadas em locais protegidos, providenciados pelo empregador.

Mulher sentada à beira de um rio com pouca água
Rio Po, no norte da Itália: calor na Europa também tem causado dramática diminuição dos níveis fluviais

Os empregadores “precisam proteger seus trabalhadores, e os governos devem garantir essa proteção, seja através de sestas, horários de trabalho flexíveis, início mais cedo ou pausas mais frequentes”, sugere Sari Kovats, professora de saúde pública da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres.

Sistemas de saúde à prova de calor

O verão tem sido tradicionalmente um período de relativa calma para os serviços de saúde europeus, mas com o calor extremo cada vez mais frequente, os sistemas de saúde precisam se preparar para o aumento de pacientes, gerado pelas ondas de calor.

Estudos revelaram que as ondas aumentam em pelo menos 10% os atendimentos de emergência, com muitos pacientes recorrendo aos hospitais relatando sintomas de desidratação, insolação e náusea. Os maiores de 65 anos estão especialmente em risco, portanto grandes segmentos da população envelhecida da Europa são altamente vulneráveis.

A julgar pelas tendências atuais, e se não houver mais adaptações, as mortes anuais relacionadas ao calor extremo na União Europeia podem aumentar de cerca de 2.700 por ano para 30 mil a 50 mil em 2050, de acordo com um documento da Comissão Europeia publicado em 2021.

Os preparativos para adaptação ao calor extremo foram acelerados em toda a Europa desde o verão letal de 2003, quando temperaturas acima de 40°C deixaram os hospitais da França superlotados, principalmente de pacientes idosos. Agora, cidades como Paris têm extensos sistemas de vigilância e planos de ação especiais anticalor. Mas segundo Kovats a conscientização sobre os perigos do calor para a saúde ainda pode ser melhorada.

“Há uma espécie de falta de conscientização entre os funcionários da linha de frente, como enfermeiros e médicos. E também do público em geral, então geralmente não se percebe o risco”, afirma a especialista.

O estado de Odisha, no leste da Índia, obteve sucesso na redução das mortes por calor desde uma onda letal ocorrida em 1998, em que morreram mais de 2 mil. Lá, quando as temperaturas atingem níveis perigosos, mensagens de texto e outdoors são usados para emitir avisos de saúde pública para os mais vulneráveis, enquanto os hospitais criam enfermarias temporárias para doenças com causas térmicas e aumentam o número de funcionários.

Como o calor intenso também pode danificar as redes elétricas, a infraestrutura de saúde precisa de medidas alternativas. Hospitais do Durante ondas de calor no Alabama e Califórnia houve cortes de energia nos hospitais, resultando em temperaturas perigosamente altas. Os hospitais mais novos nos EUA são obrigados a ter geração de energia própria para garantir o funcionamento contínuo dos sistemas de ar-condicionado.

Pessoas sentadas sob viaduto
Sem-teto buscam abrigo do calor sob ponte em Nova Déli, na Índia

Cidades mais frescas e sustentáveis

A capital do Vietnã, Hanói, incorporou o resfriamento em seu plano mestre de desenvolvimento para 2030, que garante a proteção das áreas verdes já existentes diante da rápida expansão da cidade e visa aumentar em sete vezes por habitante a densidade da cobertura de árvores e água no centro. Em consequência, prevê-se que em 2030 as temperaturas urbanas serão aproximadamente as mesmas de 2011, apesar de um aumento esperado na população de 2,5 milhões.

 As cidades também precisam reduzir suas temperaturas internas, especialmente em residências e locais de trabalho. O ar condicionado é uma solução comum, mas é caro e prejudicial ao meio ambiente.

O Mahila Housing Trust, que opera em dez cidades na Índia, trabalha com mulheres de áreas de baixa renda, ajudando-as a encontrar soluções acessíveis para casas superaquecidas. Pintar paredes e telhados com tinta refletiva repele até 80% da energia da luz solar, e adicionar trepadeiras, solo e vasos de plantas sobre as casas pode reduzir as temperaturas internas em até 2,5°C.

O arquiteto Yatin Pandya, de Ahmedabad, foi buscas nas formas tradicionais de arquitetura soluções sustentáveis para lidar com o calor. Muitos edifícios de estilo ocidental em cidades como Bangalore são construídos com exteriores de aço e vidro, requerendo ar-condicionado constante. Mas séculos antes de haver essa opção, as casas indianas usavam toldos e janelas de sacada para fornecer sombra, e pátios e gelosias para criar fluxos de ar refrescantes.

“Não se trata de retroceder o relógio, mas a arquitetura vernacular fornece muitas informações sobre as respostas locais nos dias pré-eletricidade”, explica Pandya. “Eram princípios lógicos muito simples, que hoje podem ser facilmente adaptados.”

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Esporte1 hora ago

Atlético-MG: Hulk define final da Libertadores como jogo mais importante da sua vida

Esporte1 hora ago

Finais da PFL 2024 — Taila Santos x Dakota Ditcheva – Resultados

Esporte1 hora ago

F1: Norris garante pole da sprint para a McLaren no Catar

Esporte1 hora ago

Para as seleções brasileiras de vôlei, 2025 já começou

Esporte1 hora ago

Botafogo-PB acerta com meia que pertence ao Amazonas

Esporte1 hora ago

João Fonseca confirma classificação no Next Gen ATP Finals

ESTADO3 horas ago

Presidente do TCE-PB recebe secretários do Estado e de prefeituras para discutir regulação da Comunicação 

CONCURSO E EMPREGO3 horas ago

Concurso para Aprendizes-Marinheiros 2025: Próximo edital está prestes a sair

Segurança Pública3 horas ago

E se o Brasil não tivesse escolhido o caça Gripen? Decisão histórica envolveu negociações bilionárias com EUA, França, Suécia e Rússia, tornando a Força Aérea brasileira uma das mais poderosas do mundo

Segurança Pública3 horas ago

“Mudanças são justas e necessárias”: Em pronunciamento, Haddad confirma criação de idade mínima pra militares irem pra reserva remunerada. Limitações de pensões e outros ajustes também são confirmados

Segurança Pública3 horas ago

A tensão nas Forças Armadas: sargentos, indignados, criticam descontos e denunciam benefícios de luxo para Generais

Segurança Pública4 horas ago

Deputados e representantes de CACs criticam decreto de armas e afirmam que clubes de tiro estão falindo

Educação & Cultura4 horas ago

Comissão debate financiamento e funcionamento de colégios de aplicação no sistema federal de educação básica

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 horas ago

Câmara aprova projeto que regulamenta produção de bioinsumos agrícolas

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 horas ago

Câmara aprova MP que destina R$ 2 bilhões para redução de dívidas de agricultores afetados por enchente

Judiciário4 horas ago

Iniciativa de Governança do COFECI recebe elogios do Ministro do TCU, Augusto Nardes

CIDADE4 horas ago

Semana terá debate da LOA 2025, Concerto de Natal e sessão sobre a prematuridade

ESTADO12 horas ago

João Azevêdo vai novamente a Brasília e recebe garantia de ministro para os recursos da operação carro-pipa

CIDADE12 horas ago

MUNIC 2023: 31,9% dos municípios brasileiros ainda despejam resíduos sólidos em lixões

ECONOMIA12 horas ago

Com nona alta consecutiva, preços da indústria sobem 0,94% em outubro

Internacional12 horas ago

Dois dos detidos por ataque que feriu motorista da Carris em preventiva

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

Livre-se das telas na mesa da família e tente isso

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Molho Branco Para Massas e Lasanhas

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Veja os lançamentos da Netflix em dezembro de 2024

Educação & Cultura1 dia ago

Cejure e Prefeitura de Campina implantam projeto-piloto para promover cultura da paz nas escolas

CIDADE1 dia ago

Programa ‘Remédio em Casa’ já beneficiou cerca de 8 mil pessoenses

Nacional1 dia ago

Análise: denúncias não abalaram popularidade de Bolsonaro

ECONOMIA1 dia ago

Unafisco diz que isenção de R$ 5.000 custará R$ 45 bilhões

Judiciário1 dia ago

Fraudes bancárias: consequências legais e ações preventivas no sistema financeiro

Educação & Cultura1 dia ago

UFPB realiza cerimônia de posse da nova Diretora e vice-Diretor do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA3 dias ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO3 dias ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde1 semana ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde1 semana ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 semana ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde3 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura3 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br