Connect with us

Internacional

Como ucranianos conseguem deixar o país apesar da proibição

“Não sou traidor”, diz pai que fugiu da Ucrânia para se reunir à família. Desde o início da guerra, homens em idade militar estão proibidos de cruzar a fronteira. Mas muitos acham uma brecha – às vezes a preço alto

Anton (nome alterado) era empresário na Ucrânia. Em 24 de fevereiro,  foi de carro até a fronteira, junto com a esposa e os dois filhos, para escapar da guerra de agressão travada pela Rússia. A viagem, que normalmente leva apenas algumas horas, durou quase um dia inteiro.

Eles já estavam na estrada quando o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, proibiu homens entre 18 e 60 anos de idade de deixarem o país. Assim, apenas a mulher e os filhos de Anton foram autorizados a cruzar a fronteira para a União Europeia.

Foi quando o ucraniano passou a buscar maneiras de se reunir à família: “Meu dever para com eles era prioridade.” Em sua primeira tentativa, dirigiu até um lugarejo na fronteira com a Romênia, com a intenção de atravessar o rio Tisza.

“Éramos vários homens. Mas os moradores nos entregaram, e fomos apanhados. Nem chegamos ao rio. Mais tarde ouvi dizer que os contrabandistas geralmente levam quatro pessoas até o rio por 5 mil dólares cada e lhes mostram onde atravessar.”

Anton chegou a ser recrutado para o Exército ucraniano, mas não foi encontrada uma missão apropriada para ele, então voltou para casa, onde retomou os planos de deixar o país.

Dicas nas redes sociais

A proibição de sair da Ucrânia não se aplica a pais solteiros, com três ou mais filhos, ou portadores de deficiência. Estudantes de universidades estrangeiras, motoristas de veículos de ajuda humanitária e indivíduos com residência permanente no exterior também estão isentos da proibição.

Quem não se encaixa nesses exceções e quer sair da Ucrânia o faz, por exemplo, pela Crimeia, que foi anexada pela Rússia. Outros se matriculam numa universidade estrangeira, procuram emprego como motorista voluntário, ou simplesmente tentam atravessar a pé a fronteira em trechos menos protegidos, como aqueles com vegetação.

Nas redes sociais há várias dicas. Um perfil do Instagram que se pode traduzir como “Partida para todos” tem mais de 14 mil seguidores. Por mensagem direta, a conta cobra 980 euros para informar como se matricular em dez dias numa universidade da Polônia ou de outro país europeu – retroativamente, numa data antes do início da guerra.

“Somos chamados de traidores”

Anton também conseguiu deixar a Ucrânia, por meio de uma organização humanitária criada por amigos. “A fundação solicitou uma autorização de saída. Todos nós fomos dirigindo, e os carros voltaram para a Ucrânia com ajuda humanitária, mas eu fiquei na UE”, conta.

“Homens como eu são chamados de traidores. Não tenho medo do front, e se não tivesse filhos já estaria lá há muito tempo. Mas a gente não teve filhos para que a minha mulher tenha que sobreviver de algum jeito sozinha com eles.”

Fila de carros na fronteira entre Polônia e Ucrânia
Segundo ONU, mais de 9 milhões deixaram a Ucrânia desde 24 de fevereiro

Na Ucrânia, parece ser grande o interesse em deixar o país. O canal do Telegram “Mudança legal para o exterior” tem mais de 53 mil seguidores, e um canal de apoio, “Ajuda na fronteira”, mais de 28 mil.

Por 1.500 dólares, este último oferece um certificado de isenção do serviço militar por razões de saúde. Outra é deixar o país ostensivamente como motorista de caminhão de ajuda humanitária, como fez Anton. Alega-se que dez homens têm cruzado a fronteira dessa forma, todos os dias, a 2 mil dólares por cabeça.

No Telegram leem-se comentários de ucranianos que supostamente utilizaram esses serviços: “Fui como ajudante, tudo correu mais rápido e mais fácil do que eu pensava”; “Obrigado por ajudar meu filho, ele agora está na Itália”; “Cheguei à Bulgária, estou grato”.

A DW escreveu para vários desses usuários, mas apenas um respondeu, dizendo que não quer “arriscar nada, nem dizer nada”.

Maioria vai para Polônia e Alemanha

Segundo a ONU, mais de 9 milhões de ucranianos deixaram o país desde 24 de fevereiro, quando se iniciou a guerra. A DW indagou ao serviço de controle de fronteiras da Ucrânia quantos desses refugiados são homens, mas ainda não recebeu resposta.

Em 1º de março, o Ministério do Interior ucraniano informou que cerca de 80 mil homens em idade militar haviam retornado do exterior, a maioria após 24 de fevereiro, “para defender a soberania e a integridade territorial”.

Polônia e Alemanha foram os países que mais acolheram refugiados. Segundo as autoridades polonesas, 3,6 milhões de ucranianos entraram no país entre 24 de fevereiro e 7 de junho, sendo 432 mil homens de 18 a 60 anos.

Já a Alemanha recebeu 867.214 refugiados do fim de fevereiro a 19 de junho. Segundo pesquisa realizada  em março pelo Ministério do Interior alemão, 48% dos que haviam chegado até então eram mulheres com filhos, 14% solteiras; 7% homens com filhos e 3% solteiros.

Advogados questionam proibição

O advogado Alexander Gumirov, de Odessa, lançou uma petição em maio pedindo a suspensão da proibição de viagem para homens, e defendendo o recrutamento de voluntários. Em poucos dias, conseguiu reunir 25 mil assinaturas e, consequentemente, o presidente teve que analisar a demanda.

Zelenski reagiu duramente, dizendo que a petição deveria ser enviada aos pais dos soldados que perderam suas vidas defendendo a Ucrânia.

Alexander Gumirov
Advogado Alexander Gumirov pede a suspensão da proibição de viagem para homens

Gumirov ainda considera inútil a proibição do governo ucraniano. “Se alguém quer defender sua pátria livre e amada, sua casa e sua família, então não há necessidade de uma proibição de viagem ao exterior. E se alguém não quer defender sua pátria, mesmo assim tal veto é desnecessário.”

O advogado afirma que muitos homens estão tendo dificuldades para encontrar emprego na Ucrânia atualmente, portanto não conseguem sustentar suas famílias e pagar o devido imposto ao Estado.

Além disso, a proibição acaba gerando corrupção. Como advogado, ele é consultado diariamente sobre possíveis “brechas” para contornar o veto, acrescentando que geralmente os pedidos vêm acompanhados de ofertas de suborno.

Seu colega Dmytro Busanov, de Kiev, explica que, de acordo com a Constituição, restringir o direito de deixar a Ucrânia só pode ser regulamentado por lei, o que não foi feito até agora. Portanto, ele considera ilegal a atual proibição.

“Recebo muitas queixas, mas os cidadãos não querem recorrer à Justiça”, revela o advogado, que acredita ser possível levar a questão ao Tribunal Europeu de Direitos Humanos.

Críticas de conterrâneos

Os homens ucranianos que foram para o exterior são muitas vezes condenados pelas esposas dos que agora lutam na guerra, conta uma advogada ucraniana que pediu anonimato.

Ela, cujo marido é voluntário no front, diz  em princípio apoiar a petição de Alexander Gumirov, mas opina que o texto foi redigido incorretamente. “A mensagem é: vamos todos sair do país e deixar os voluntários lutarem. Isso é injusto.”

A advogada, que atualmente está na União Europeia com os filhos, frisa que não há voluntários suficientes. Seu marido quer lutar, mas também quer ver os filhos. Por isso ela defende que os soldados tenham licenças breves e possam viajar para o exterior.

Anton já está há algum tempo com a esposa e filhos num país da UE, onde aprende a língua local e procura um emprego. Ele não descarta voltar para casa, se a Ucrânia vencer a guerra.

“Em tempos de paz, sempre disse que a Ucrânia é um dos melhores lugares”, diz o empresário, que se considera um patriota. “Quero que a guerra termine o mais rápido possível, e estou enviando dinheiro para o Exército. Estamos longe agora, mas isso não significa que eu seja um traidor.”

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Esporte1 hora ago

Atlético-MG: Hulk define final da Libertadores como jogo mais importante da sua vida

Esporte1 hora ago

Finais da PFL 2024 — Taila Santos x Dakota Ditcheva – Resultados

Esporte2 horas ago

F1: Norris garante pole da sprint para a McLaren no Catar

Esporte2 horas ago

Para as seleções brasileiras de vôlei, 2025 já começou

Esporte2 horas ago

Botafogo-PB acerta com meia que pertence ao Amazonas

Esporte2 horas ago

João Fonseca confirma classificação no Next Gen ATP Finals

ESTADO4 horas ago

Presidente do TCE-PB recebe secretários do Estado e de prefeituras para discutir regulação da Comunicação 

CONCURSO E EMPREGO4 horas ago

Concurso para Aprendizes-Marinheiros 2025: Próximo edital está prestes a sair

Segurança Pública4 horas ago

E se o Brasil não tivesse escolhido o caça Gripen? Decisão histórica envolveu negociações bilionárias com EUA, França, Suécia e Rússia, tornando a Força Aérea brasileira uma das mais poderosas do mundo

Segurança Pública4 horas ago

“Mudanças são justas e necessárias”: Em pronunciamento, Haddad confirma criação de idade mínima pra militares irem pra reserva remunerada. Limitações de pensões e outros ajustes também são confirmados

Segurança Pública4 horas ago

A tensão nas Forças Armadas: sargentos, indignados, criticam descontos e denunciam benefícios de luxo para Generais

Segurança Pública4 horas ago

Deputados e representantes de CACs criticam decreto de armas e afirmam que clubes de tiro estão falindo

Educação & Cultura4 horas ago

Comissão debate financiamento e funcionamento de colégios de aplicação no sistema federal de educação básica

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 horas ago

Câmara aprova projeto que regulamenta produção de bioinsumos agrícolas

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 horas ago

Câmara aprova MP que destina R$ 2 bilhões para redução de dívidas de agricultores afetados por enchente

Judiciário4 horas ago

Iniciativa de Governança do COFECI recebe elogios do Ministro do TCU, Augusto Nardes

CIDADE5 horas ago

Semana terá debate da LOA 2025, Concerto de Natal e sessão sobre a prematuridade

ESTADO12 horas ago

João Azevêdo vai novamente a Brasília e recebe garantia de ministro para os recursos da operação carro-pipa

CIDADE12 horas ago

MUNIC 2023: 31,9% dos municípios brasileiros ainda despejam resíduos sólidos em lixões

ECONOMIA12 horas ago

Com nona alta consecutiva, preços da indústria sobem 0,94% em outubro

Internacional13 horas ago

Dois dos detidos por ataque que feriu motorista da Carris em preventiva

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

Livre-se das telas na mesa da família e tente isso

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Molho Branco Para Massas e Lasanhas

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Veja os lançamentos da Netflix em dezembro de 2024

Educação & Cultura1 dia ago

Cejure e Prefeitura de Campina implantam projeto-piloto para promover cultura da paz nas escolas

CIDADE1 dia ago

Programa ‘Remédio em Casa’ já beneficiou cerca de 8 mil pessoenses

Nacional1 dia ago

Análise: denúncias não abalaram popularidade de Bolsonaro

ECONOMIA1 dia ago

Unafisco diz que isenção de R$ 5.000 custará R$ 45 bilhões

Judiciário1 dia ago

Fraudes bancárias: consequências legais e ações preventivas no sistema financeiro

Educação & Cultura1 dia ago

UFPB realiza cerimônia de posse da nova Diretora e vice-Diretor do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA3 dias ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO3 dias ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde1 semana ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde1 semana ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 semana ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde3 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura3 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br