ENTRETENIMENTO
A neurociência revela: a gratidão literalmente reconfigura seu cérebro para ser mais feliz
Quando você diz “obrigado”, você realmente quer dizer isso ou é apenas polidez à qual você dá pouca atenção? Os neurocientistas descobriram que, se você realmente sentir quando disser, ficará mais feliz e saudável. A prática regular de expressar gratidão não é um modismo da Nova Era; é uma faceta da condição humana que colhe verdadeiros benefícios para aqueles que o querem.
Os psicólogos Dr. Robert Emmons, da Universidade da Califórnia em Davis, e o Dr. Michael McCullough, da Universidade de Miami, publicaram um estudo em 2015 que analisou os resultados físicos da prática da gratidão.
Um terço dos participantes do estudo foi solicitado a manter um diário das coisas que aconteceram durante a semana pelas quais eles eram gratos. Outro terço foi solicitado a anotar irritações diárias ou eventos que os desagradaram. O último terço do grupo foi solicitado a escrever situações e eventos diários sem ênfase em apego emocional positivo ou negativo. No final do estudo de 10 semanas, cada grupo foi solicitado a registrar como se sentia fisicamente e em geral sobre a vida.
O grupo de gratidão relatou sentir-se mais otimista e positivo sobre suas vidas do que os outros grupos. Além disso, o grupo de gratidão foi mais ativo fisicamente e relatou menos visitas ao médico do que aqueles que escreveram apenas sobre suas experiências negativas. ( 1 )
Melhor saúde física
Outras pesquisas sobre os efeitos físicos da gratidão relatam resultados ainda mais tangíveis. Concentrar-se no positivo e sentir-se grato pode melhorar a qualidade do sono e reduzir os sentimentos de ansiedade e depressão. ( 2 ) Além disso, níveis de gratidão se correlacionam com melhor humor e menos fadiga e inflamação, reduzindo o risco de insuficiência cardíaca , mesmo para aqueles que são suscetíveis. ( 3 )
Gratidão e seu cérebro
As razões pelas quais a gratidão é tão impactante para a saúde e o bem-estar começam no cérebro. Em um experimento neurológico conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles, a atividade cerebral foi medida usando imagens de ressonância magnética enquanto os sujeitos eram induzidos a sentir gratidão ao receber presentes. As áreas do cérebro que mostraram maior atividade foram o córtex cingulado anterior e o córtex pré-frontal medial – aqueles associados à cognição moral e social , recompensa, empatia e julgamento de valor. Isso levou à conclusão de que a emoção da gratidão sustenta uma atitude positiva e solidária em relação aos outros e um sentimento de alívio dos estressores. ( 4 )
A gratidão também ativa o hipotálamo, com efeitos a jusante no metabolismo, no estresse e em vários comportamentos. ( 5 ) O hipotálamo está localizado na base do cérebro e regula os hormônios responsáveis por muitas funções críticas, como temperatura corporal, respostas emocionais e funções de sobrevivência, como apetite e sono . Um dos neuroquímicos associados às partes do cérebro afetadas pela gratidão é a dopamina , um hormônio do prazer.
A influência positiva da gratidão na saúde mental continua após um determinado evento se a emoção for revivida:
“… uma simples intervenção de escrita de gratidão foi associada a uma sensibilidade neural significativamente maior e duradoura à gratidão – indivíduos que participaram da escrita de cartas de gratidão mostraram aumentos comportamentais em gratidão e modulação neural significativamente maior por gratidão no córtex pré-frontal medial três meses depois.” ( 6 )
Na verdade, esse efeito duradouro é psicologicamente protetor. Em adolescentes, os sentimentos de gratidão mostraram uma correlação inversa com a vitimização por bullying e o risco de suicídio. ( 7 ) A gratidão afeta a função cerebral em um nível químico e sua prática promove sentimentos de autoestima e compaixão pelos outros.
Podemos perceber e experimentar a gratidão e suas muitas características em um espectro muito amplo. ( 8 ) A abertura e a vontade de experimentar a gratidão afetam não apenas o indivíduo, mas suas relações interpessoais; uma tensão comum nos relacionamentos é causada por feedback negativo repetido por um ou ambos os parceiros sem compensar a gratidão. ( 9 )
3 passos para se tornar mais grato
Em tempos de dificuldade ou estresse, pode parecer difícil ser grato. Mas se você realmente pensar sobre isso, todos nós temos algo pelo que agradecer. Se você se envolver em apenas uma oração, que seja simplesmente um sincero “obrigado”. Aqui estão três maneiras fáceis de se colocar na atenção plena da gratidão.
- Mantenha um diário das coisas pelas quais você é grato – liste pelo menos três. Os melhores horários para escrever em seu diário são pela manhã, quando o dia começa ou à noite, antes de dormir.
- Faça questão de dizer às pessoas em sua vida o que você aprecia nelas diariamente.
- Quando você se olhar no espelho, dê a si mesmo um momento para pensar sobre uma qualidade que você gosta em si mesmo ou algo que realizou recentemente.
Através do poder da gratidão, você pode conectar seu cérebro para ser otimista e compassivo, fazendo você se sentir bem. Quanto mais você olha, mais você pode encontrar para ser grato. Essa positividade pode se estender às pessoas ao seu redor, criando um ciclo virtuoso. ( 10 )
TODO O MATERIAL FORNECIDO NESTE SITE É APENAS PARA FINS INFORMATIVOS E EDUCACIONAIS E NÃO DEVE SER INTERPRETADO COMO CONSELHO OU INSTRUÇÃO MÉDICA. NENHUMA AÇÃO DEVE SER TOMADA EXCLUSIVAMENTE SOBRE O CONTEÚDO DESTE SITE. CONSULTE SEU MÉDICO OU UM PROFISSIONAL DE SAÚDE QUALIFICADO SOBRE QUALQUER ASSUNTO RELACIONADO À SUA SAÚDE E BEM-ESTAR OU SOBRE QUAISQUER OPINIÕES EXPRESSAS NESTE SITE. AS INFORMAÇÕES FORNECIDAS EM NOSSOS BOLETINS E RELATÓRIOS ESPECIAIS SÃO CONSIDERADAS PRECISAS COM BASE NO MELHOR JULGAMENTO DA EMPRESA E DOS AUTORES. NO ENTANTO, O LEITOR É RESPONSÁVEL POR CONSULTAR SEU PRÓPRIO PROFISSIONAL DE SAÚDE SOBRE QUAISQUER QUESTÕES LEVANTADAS AQUI. NEM A EMPRESA NEM O AUTOR DE QUALQUER INFORMAÇÃO FORNECIDA ACEITAM RESPONSABILIDADE PELAS AÇÕES OU RESULTADOS CONSEQUENTES DE QUALQUER AÇÃO TOMADA POR QUALQUER LEITOR. Fonte: dailyhealthpost