Internacional
Rússia só fornecerá petróleo a países que respeitem condições de mercado
A Rússia rejeitou o teto imposto pelo G7 ao preço do petróleo
No sábado (3), a Rússia rejeitou o limite imposto por uma coalizão de países ocidentais liderados pelo G7 ao preço do petróleo exportado pelo país. Neste domingo (4),a Rússia insistiu repetidamente que não fornecerá petróleo a países que respeitem esse teto de preço.
“Venderemos petróleo e derivados apenas para países que trabalharão conosco em condições de mercado, mesmo que tenhamos que reduzir a produção” , disse o vice-primeiro-ministro Alexander Novak no domingo. no canal de TV Rossiya-24 no domingo (4).
Embora a UE já tenha cortado as entregas marítimas de petróleo russo, o limite de preço proibiria as empresas europeias de transportar petróleo russo com preço acima do limite de US$ 60, negando-lhes o seguro de transporte. Os navios pertencentes a países terceiros também teriam negado seguro, financiamento e manutenção por empresas da UE. O acordo do G7 funciona exatamente da mesma maneira.
Novak disse que o limite de preço “desestabilizará” os mercados globais e argumentou que contradiz as regras da Organização Mundial do Comércio. A Rússia, disse ele, está “ trabalhando em mecanismos ” para contornar a medida.