Connect with us

Internacional

Vizinhos da China em alerta após aumento de gasto militar

Anúncio de Pequim sobre orçamento de defesa recorde ocorre em momento de tensões geopolíticas na região. Especialistas acreditam que China quer se transformar em potência naval

Na abertura da sessão anual da Assembleia Popular (ANP) da China – o Parlamento chinês – Li Keqiang, primeiro-ministro prestes a deixar o cargo, anunciou um aumento dos gastos militares do país, fundamentadas pelo que apontou como “escalada” das ameaças de segurança do exterior.

O governo em Pequim pretende gastar neste ano cerca de 1,55 trilhões de yuans (22 bilhões de dólares) em suas Forças Armadas. Os gastos com defesa da China ainda são pálidos se comparados com os dos Estados Unidos, que planejaram mais de 800 bilhões de dólares em despesas militares para este ano.

Porém, analistas ocidentais acreditam que Pequim gasta muito mais em defesa do que as somas anunciadas oficialmente.

“Desde 2000, a China embarcou num processo de expansão e modernização militar abrangente e de longo prazo”, lembra Drew Thompson, especialista em China na Escola Lee Kuan Yew de Políticas Públicas na Universidade Nacional de Singapura. “O aumento mais recente do orçamento militar é muito condizente com o que observamos nos últimos 22 anos.”

Para Tzu-Yun Su, analista no Instituto de Defesa Nacional e Segurança (INDSR, em inglês) em Taiwan, os planos de gastos com defesa da China refletem a intenção de Pequim, uma potência de terra, de se transformar numa potência naval. “O estreito de Taiwan, o Mar do Sul da China e o Mar do Leste da China serão as áreas cobertas na primeira fase da expansão militar de Pequim”, acrescenta.

“Em seguida, a China deverá se concentrar em expandir para a ‘segunda cadeia de ilhas’, onde quer influenciar um reposicionamento de poder”, acrescenta. A chamada “segunda cadeia de ilhas” inclui as ilhas que se estendem do Japão até Guam e as ilhas da Micronésia.

Maior percepção de ameaça

O anúncio sobre o orçamento militar chinês ocorre num momento de crescentes tensões geopolíticas na região do Indo-Pacífico. Vários países, do Japão, passando pela Coreia do Sul, até as Filipinas, estão preocupados com o aumento da presença e influência de Pequim na região.

A percepção de uma ameaça crescente à segurança regional fez com que esses governos se concentrassem em suas próprias estratégias de defesa e aumentassem os gastos militares. O Japão, por exemplo, anunciou despesas de 6,82 trilhões de ienes (51,7 bilhões de dólares) para o próximo ano, uma alta de cerca de 26% em comparação com o ano anterior.

O governo do primeiro-ministro Fumio Kishida também divulgou o maior reforço militar desde a Segunda Guerra Mundial, o que significa uma guinada dramática na política pacifista que o país manteve nos últimos 70 anos.

O plano de reforma militar prevê que Tóquio duplique os gastos com defesa para 2% do Produto Interno Bruto (PIB), e que compre mísseis com capacidade de atingir navios ou alvos terrestres a mil quilômetros de distância.

Equilíbrio das relações entre EUA e China

A Coreia do Sul também se mostra cada vez mais apreensiva em relação ao poderio militar da China, mas o desafio mais imediato e urgente do governo de Seul envolve a Coreia do Norte. O regime de Pyongyang aumentou drasticamente manobras agressivas nos últimos meses, com um número recorde de lançamentos de mísseis no último ano.

“A Coreia do Sul precisa ficar mais atenta à ameaça que a China representa por causa da situação na Península da Coreia, onde a China poderia intervir a favor do Norte caso haja algum conflito, mas Seul também reluta em se envolver numa ‘competição de grandes poderes’ entre Pequim e Washington”, explica Ryo Hinata-Yamaguchi, professor assistente no Centro de Ciência Avançada e Tecnologia na Universidade de Tóquio.

A Coreia do Sul possui estreitas relações de segurança com os Estados Unidos, mas a China é o parceiro comercial mais importante de Seul – uma situação que força o governo a andar numa corda-bamba diplomática para garantir boas relações tanto com Washington quanto com Pequim.

Enquanto o governo do presidente Yoon Suk-yeol anunciou planos para aumentar as despesas militares, a maior parte do equipamento deverá ser empregada para enfrentar as ameaças que a Coreia do Norte representa.

Para enfrentar a China, Seul procura fortalecer suas alianças de segurança. Nesta semana, a Coreia do Sul concordou em encerrar uma disputa longeva com o Japão sobre acusações ligadas ao regime brutal de Tóquio na Coreia entre 1910 e 1945 – uma decisão amplamente vista como uma troca por melhores laços no setor da Defesa.

“A assertividade da política externa da China e o aumento de gastos militares estão entre os motores da melhora estratégica nas relações entre o Japão e a Coreia do Sul”, constata Leif-Eric Easley, professor associado de Estudos Internacionais na Universidade Ewha Womans em Seul.

“O novo entendimento do governo de Yoon Suk-yeol com o governo japonês do premiê Fumio Kishida reflete uma vontade de avançar com a reconciliação e garantir que a história não sequestre a urgência da cooperação no âmbito da segurança regional”, avalia.

“Washington apoia seus aliados na Ásia no interesse de esforços trilaterais, para lidar com vários desafios oriundos da Coreia do Norte e da China”, acrescenta o professor. “Mas uma questão-chave é se os líderes em Seul e Tóquio terão capacidade de completar a lição de casa doméstica para fazer com que a coordenação internacional seja sustentável”, questiona.

Apreensão em Taiwan

O aumento das capacidades militares de Pequim também vêm sendo fonte de apreensão em Taiwan, que a China considera seu território e da qual quer assumir o controle.

Autoridades americanas alertaram repetidas vezes que a China pode invadir a ilha autônoma democrática nos próximos anos, destacando o incremento de movimentos militares no Estreito de Taiwan.

Segundo o analista Tzu-Yun Su, o desembolso militar previsto pela China para 2023 é 11 vezes maior que o de Taiwan, o que pressiona as finanças do território. “Mas, uma vez que a China tem cinco zonas de combate, os recursos de defesa serão mais esparsos”, aponta.

O analista também exorta Taiwan a adotar completamente o que chamou de “equipamento militar assimétrico”, uma tática que autoridades americanas também pediram ao governo em Taipei. “Se Taiwan priorizar investimentos em mísseis anti-embarcações e sistemas de defesa aérea, terá grande chance de neutralizar a vantagem numérica da China com suas munições e soldados”, destaca.

Fortalecendo alianças com a segurança dos EUA

As tensões entre a China e as Filipinas também vêm aumentando nos últimos meses. As Filipinas registraram dezenas de denúncias contra as atividades chinesas no Mar do Sul da China, incluindo a acusação de que uma embarcação chinesa usou um “laser de nível militar” contra um barco de patrulha filipino nas águas disputadas.

Enquanto a China reclama a soberania quase integral do Mar do Sul da China, as Filipinas, o Vietnã, a Malásia e Brunei possuem reivindicações que se sobrepõem nessas águas.

O presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr., afirmou que seu país “não vai perder um centímetro” de território. Seu governo fortaleceu a aliança militar entre Manila e Washington, permitindo a tropas americanas o acesso a mais quatro bases no país e retomando patrulhas conjuntas no Mar do Sul da China.

Para Su, as preocupações compartilhadas sobre o aumento da agressividade e a presença da China podem fazer com que países na região considerem a possibilidade de criar um órgão como uma “Otan marítima”, ou aliança militar regional.

“A cooperação de segurança no Indo-Pacífico se concentra nos Estados Unidos e, nos últimos meses, vimos Washington fortalecer a cooperação militar bilateral com países como o Japão, a Coreia do Sul e as Filipinas”, observa. “São esforços importantes para equilibrar a dinâmica de poder na região e frear a expansão do poder marítimo da China”, afirma.

DW

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Educação & Cultura4 minutos ago

Desde 2023, Paraíba tem 30 obras de educação concluídas em 26 municípios

ENTRETENIMENTO6 minutos ago

‘Dessa arte eu sei um pouco’: filme sobre capoeira tem sessão e debate no Bangüê

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 minutos ago

FCJA exibe documentário ‘Raízes da Cura’, hoje (28)

ESTADO9 minutos ago

Fábio Nogueira é eleito novo presidente do TCE e terá como vice André Carlo Torres no biênio 2025/2026

ENTRETENIMENTO13 minutos ago

Projeto Cine Cultural tem feirinha e show da banda Ilú Orin em Campina Grande

Segurança Pública14 minutos ago

Governo da Paraíba adere ao Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios e reforça compromisso com proteção das mulheres

ENTRETENIMENTO16 minutos ago

Programa Espaço Cultural tem entrevista com a atriz Suzy Lopes

ENTRETENIMENTO17 minutos ago

Interatos leva oficina Parahyba Corpo-Festivo a Santo André, nesta sexta-feira (29)

Judiciário22 minutos ago

FATOS E NARRATIVAS – Professor Ives Gandra Martins

ENTRETENIMENTO25 minutos ago

Música levou criador do método Suzuki à Igreja Católica

Educação & Cultura28 minutos ago

O que significa a palavra “eucaristia”?

Esporte34 minutos ago

Paraíba ganha mais duas medalhas de ouro nos Jogos da Juventude 2024 

AGRICULTURA & PECUÁRIA36 minutos ago

Comissão de Agricultura do Senado aprova repúdio a deputado francês que comparou carne do Brasil a lixo

Politíca40 minutos ago

Hugo Motta se reúne com bancada da Segurança Pública para debater prioridades legislativas

Politíca51 minutos ago

Presidente da Câmara Arthur Lira parte em defesa de deputado paraibano indiciado pela PF por discurso na tribuna

Nacional56 minutos ago

CCJ da Câmara aprova PEC que proíbe aborto mesmo em casos previstos em lei

ECONOMIA1 hora ago

Haddad confirma isenção do IR para até R$ 5 mil e corte de R$ 70 bilhões

ECONOMIA1 hora ago

Dólar bate recorde com expectativa de pacote fiscal e isenção de IR

CIDADE1 hora ago

Cabedelo divulga resultado final do chamamento público para credenciamento de quiosques nas Praias de Ponta de Campina e Intermares

Politíca9 horas ago

ALPB aprova projetos para proteção da mulher vítima de violência doméstica na Paraíba

Politíca9 horas ago

Deputados aprovam projeto de Jutay que cria Política de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantojuvenil

Politíca9 horas ago

Assembleia derruba veto e torna lei projeto de Tovar que garante proteção a profissionais da educação

Politíca9 horas ago

Reitora do IFPB exalta empenho de Ruy na liberação de recursos e em defesa da educação na Paraíba

Internacional10 horas ago

Cola ‘sem genocídio’ faz sucesso no Reino Unido

Internacional10 horas ago

Por que homens presos em uma prisão dos EUA estão ateando fogo em si mesmos?

Internacional10 horas ago

A Rússia está envenenando a água da Namíbia em sua busca por urânio?

Internacional10 horas ago

Morrendo no “Inferno”: O destino dos médicos palestinos presos por Israel

Internacional10 horas ago

ONU pede calma em meio a protestos de rua em Moçambique

Internacional10 horas ago

Entidades da ONU dizem que acordo entre Israel e Hezbollah é “ponto de partida”

Segurança Pública10 horas ago

Comissão aprova aumento do prazo de internação para adolescentes em conflito com a lei

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA1 dia ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO1 dia ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde1 semana ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde1 semana ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 semana ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br