Connect with us

Judiciário

Desembargador do TJ-PB tenta censurar documentário por meio de ações idênticas

Desembargador Ricardo Vital de Almeida, do TJ-PB, relator da operação "calvário"

O desembargador Ricardo Vital de Almeida, do Tribunal de Justiça da Paraíba, busca na Justiça a censura definitiva de um documentário sobre uma investigação ocorrida no estado com ares de lavajatismo. O magistrado questiona a produção por meio de dois processos com argumentações idênticas.

O documentário “Justiça Contaminada — O Teatro Lavajatista da Operação Calvário na Paraíba” foi produzido pelos jornalistas Eduardo Reina, hoje repórter especial da ConJur, e Camilo Toscano. A obra conta os abusos da chamada operação “calvário”, que investigava supostas fraudes e desvios nas secretarias estaduais de Saúde e Educação.

A produção jornalística mostra os métodos lavajatistas da operação e o uso das investigações de corrupção como arma de destruição na política — fenômeno chamado de lawfare. A partir de 2019, as medidas da “calvário” atingiram especialmente o grupo político do ex-governador paraibano Ricardo Coutinho.

Vital foi relator dos processos da operação no TJ-PB. Nas ações contra os jornalistas, ele pediu a suspensão da veiculação do documentário. Uma delas se refere ao vídeo completo, enquanto a outra se volta a apenas dois dos nove episódios de “Justiça Contaminada”.

Ações e decisões
Na primeira delas, o desembargador alega que o documentário trouxe palavras ofensivas à sua imagem e à sua honra, pois o acusou de agir emocional e passionalmente, sob suspeição.

Vital argumenta que os jornalistas construíram ataques pessoais “absolutamente descabidos”, com o único intuito de atingir a sua “esfera extrapatrimonial”. De acordo com ele, as perguntas formuladas aos entrevistados no documentário montaram um ambiente destinado especificamente a macular a sua imagem.

Além da censura, o desembargador pediu indenização por ter sido mencionado na obra. Em julho do último ano, o 2º Juizado Especial Cível de João Pessoa determinou, em liminar, a retirada dos vídeos do YouTube até o julgamento de mérito do processo.

O juiz Adhemar de Paula Leite Ferreira Néto constatou indícios de que o documentário não buscou divulgar os fatos ocorridos na operação “calvário”, mas sim “desqualificar o autor” na sua condição de relator dos processos.

Como exemplo, o magistrado citou um trecho do vídeo no qual se afirma que houve abusos de autoridade na operação. Segundo ele, não foram especificados os tipos de abusos cometidos.

“O conteúdo, caracteristicamente publicitário e pouquíssimo documental, termina sem registrar nenhum ato praticado pelo autor que indique alguma conduta sua geradora de impedimento ou suspeição”, disse Ferreira Néto. Na sua visão, o documentário ofendeu a honra de Vital, sem apresentar “ao menos um fato que corrobore a narrativa”.

A segunda ação repete a mesma demanda, mas foca em dois episódios específicos de “Justiça Contaminada”. Em dezembro do último ano, o 8º Juizado Especial Cível da Capital negou a suspensão imediata da veiculação dos vídeos. A juíza Daniela Rolim Bezerra observou que eles já não estavam mais disponíveis no YouTube.

Vital obteve assistência jurídica gratuita a partir da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB). O desembargador ainda move uma ação criminal por calúnia contra Reina e Toscano. Ele é o único dos personagens citados no documentário que acionou a Justiça para impedir a veiculação do conteúdo e responsabilizar os jornalistas. “Justiça Contaminada” foi lançado pela TV ConJur em maio do último ano.

Histórico
Devido às suas atitudes na operação “calvário”, o desembargador era chamado de “Sergio Moro da Paraíba” pela imprensa local, em referência ao ex-juiz da “lava jato”, declarado parcial pelo Supremo Tribunal Federal. Já o promotor Octávio Paulo Neto era comparado ao ex-procurador Deltan Dallagnol, que comandou a força-tarefa de Curitiba.

Em 2019, a investigação prendeu 17 pessoas e impôs diversas medidas cautelares aos envolvidos. Desde então, a ação enfrenta um conflito de competência.

O próprio Vital já perguntou ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba se o caso deveria ser julgado pela Justiça Eleitoral ou comum — ele defende a segunda opção.

O TRE-PB fez o processo retornar à Justiça comum sem ouvir a defesa dos acusados. Em seguida, o STF encaminhou a denúncia para a Justiça Eleitoral. Mais tarde, o processo foi enviado ao Tribunal Superior Eleitoral, para que este decida a instância no qual deveria tramitar.

A ação está parada há quatro anos, pois nove juízes da Paraíba já alegaram incompatibilidade ou outros problemas para prosseguir o julgamento.

Teatro lavajatista
O documentário é uma produção independente. Reina e Toscano informaram à ConJur que obtiveram toda a documentação da operação “calvário” apresentada na obra, fizeram entrevistas com os envolvidos e checaram dados e informações da imprensa paraibana e nacional.

Entre o final de 2021 e o início de 2022, os responsáveis pela obra tentaram contato com Vital por diversas vezes, inclusive por meio da assessoria de imprensa do TJ-PB e pela chefia de seu gabinete.

Os jornalistas ofereceram diversas alternativas para manifestação do desembargador: entrevista pessoal, respostas por escrito a questionamentos formulados pelos jornalistas ou envio de nota escrita pelo próprio magistrado ou pela assessoria de imprensa. No entanto, não houve retorno.

“A tendência de tentar silenciar a imprensa dessa forma, através de múltiplas ações judiciais que percorrem indenizações milionárias, não é compatível com o estado democrático de direito, com a liberdade de imprensa e nem mesmo com o exercício do cargo público, do qual o desembargador demonstra se orgulhar tanto em suas petições”, diz Jonatas Moreth Mariano, advogado de defesa dos jornalistas. 

Para ele, a atuação do magistrado “exige a constante vigilância social, o que, consequentemente, pode incorrer na recepção de críticas numa frequência muito acima do que há de tolerar quem não se dispõe a atuar servindo, de maneira literal, ao público”.

Processo 0835758-58.2022.8.15.2001
Processo 0851398-04.2022.8.15.2001

Fonte: CONJUR

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE8 horas ago

TRE-PB julga impugnação da candidatura de Dedé Romão em Pedras de Fogo com parecer favorável do Ministério Público Eleitoral

Politíca8 horas ago

Diretório estadual do Republicanos emite nota de repúdio contra agressões e intimidações sofridas por Neto Carneiro durante atividade de campanha em Alagoa Grande

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 horas ago

Terra terá segunda Lua – TRIO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 horas ago

Governo divulga lista de bets com permissão para operar no Brasil; saiba quais são

Nacional11 horas ago

Quais os estados mais pobres do Brasil? Veja o ranking e entenda os desafios econômicos

CONCURSO E EMPREGO12 horas ago

Concurso Correios: prazo de vigência do contrato é postergado

Judiciário12 horas ago

Novas leis de trânsito para motos: Mudanças para os motociclistas

Nacional12 horas ago

Governo pode voltar com o horário de verão em novembro de 2024

Nacional12 horas ago

Lula comunica fim de carros em autoescola: nova lei pode acabar com os veículos

ECONOMIA13 horas ago

Hora de colocar mais água no feijão para receber a visita do CRAS; veja o futuro dos inscritos no Bolsa Família

ECONOMIA13 horas ago

Já pode comemorar! Governo propõe benefício para domésticas e autônomos; veja o que muda

ECONOMIA13 horas ago

PIS/PASEP 2025 já tem regras para saque disponíveis; entenda quanto e quando receber

Judiciário13 horas ago

Mudanças nas regras da CNH com nova lei afeta idosos com 50, 60 e 70 anos; confira o que muda

Judiciário15 horas ago

Prefeito Emerson Panta é condenado pelo TJPB por desvio de recursos públicos em Santa Rita

Saúde1 dia ago

ARRITMIA CARDÍACA MATA 320 MIL BRASILEIROS POR ANO

ENTRETENIMENTO1 dia ago

TIPOS DE ORA-PRO-NÓBIS

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

DESEMPREGO ALCANÇA MENOR ÍNDICE EM 12 ANOS

Educação & Cultura1 dia ago

UMA BREVE HISTÓRIA DO PLANETA

Nacional1 dia ago

OS IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE

Esporte1 dia ago

Apesar de ‘surra’, Renato Moicano não ganha posições no peso leve e se revolta com ranking do UFC

Esporte1 dia ago

F1: Jornal alemão diz que Schumacher estava presente no casamento da filha

Esporte1 dia ago

Serra Branca atravessa o Treze e fecha com Wanderson

Esporte1 dia ago

Alcaraz projeta final de Pequim com Sinner: “Adoro enfrentar os melhores”

Nacional1 dia ago

Depoimento de Carla Zambelli ao STF é remarcado para segunda-feira

Esporte1 dia ago

Brasil fecha Sul-Americano de basquete em carreira de rodas com prata

Nacional1 dia ago

Ministérios da Saúde e das Cidades são os mais afetados por bloqueio de R$ 13,3 bilhões no Orçamento

Judiciário1 dia ago

Cármen Lúcia pede que eleitores compareçam às urnas no domingo

Nacional1 dia ago

PT-MG já culpa Gleisi por fiasco eleitoral em BH

Segurança Pública1 dia ago

Projeto aumenta penas para crimes contra crianças e adolescentes

ESTADO1 dia ago

Duas décadas à frente: PEC prevê plano estratégico para ações do Estado

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

ECONOMIA9 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional9 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional9 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE9 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde9 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional9 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário12 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura9 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional3 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional9 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional9 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ENTRETENIMENTO9 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO9 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário5 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO7 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO10 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

Esporte4 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO10 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO10 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

Nacional3 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO3 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Internacional6 meses ago

China

ECONOMIA3 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Saúde1 dia ago

ARRITMIA CARDÍACA MATA 320 MIL BRASILEIROS POR ANO

ENTRETENIMENTO1 dia ago

TIPOS DE ORA-PRO-NÓBIS

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

DESEMPREGO ALCANÇA MENOR ÍNDICE EM 12 ANOS

Educação & Cultura1 dia ago

UMA BREVE HISTÓRIA DO PLANETA

Nacional1 dia ago

OS IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde2 semanas ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Educação & Cultura2 semanas ago

COLÉGIO AGRÍCOLA CRIA UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO ESCOLHER O CANE CORSO PERFEITO: GUARDA E COMPANHIA

Nacional2 semanas ago

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

O QUE SERÁ DA AGRICULTURA SEM OS JOVENS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional3 semanas ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional3 semanas ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional3 semanas ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário4 semanas ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde4 semanas ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA4 semanas ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública4 semanas ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

FUNGOS QUE COMEM PLÁSTICO

CIDADE1 mês ago

CEARÁ PODE VIRAR LÍDER NA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

COMO INSTALAR PLACAS SOLARES DE FORMA SEGURA

Educação & Cultura1 mês ago

COMO A ELEVAÇÃO DO MAR AFETA O BRASIL? GEÓLOGO EXPLICA

ENTRETENIMENTO1 mês ago

RECEITA DO CHICO BALANCEADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

ANATEL ANUNCIA FUNCIONALIDADES PARA EVITAR GOLPES

Saúde1 mês ago

É O FIM DOS HOMENS? CROMOSSOMO Y ESTÁ DESAPARECENDO

Saúde1 mês ago

PESQUISA REVELA DIETA QUE PODE TE FAZER VIVER MAIS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br