Connect with us

Internacional

A indústria alemã está migrando para os EUA?

Atraídas por generosos subsídios do governo de Joe Biden, empresas alemãs querem investir mais nos EUA e até construir fábricas por lá. Quais são as consequências disso para a Alemanha como local de negócios?

As empresas alemãs adoram os Estados Unidos: cerca de 5,6 mil delas investem no mercado americano, segundo dados da Câmara Americana de Comércio na Alemanha (AmCham Germany). Isso representa um volume de investimento de quase 650 bilhões de dólares (dados de setembro de 2022). E não são apenas grandes grupos empresariais como Siemens, Volkswagen e Linde que desejam fortalecer sua presença nos EUA – em parte até mesmo construindo instalações de produção completamente novas por lá.

“Há diferentes razões para isso”, explica Dirk Dohse, especialista em competitividade do Instituto Kiel para a Economia Mundial (IfW, na sigla em alemão). “Uma das razões é o aumento das tensões geopolíticas. Para muitas empresas, os EUA parecem ser um porto seguro. Outras razões são preços de energia comparativamente baixos e subsídios muito generosos sob a Lei de Redução da Inflação”, complementa

Subsídios atraem empresas para os EUA

A Lei de Redução da Inflação (IRA, na sigla em inglês) é um programa multibilionário de subsídios do governo dos EUA liderado pelo presidente, Joe Biden, e – apesar do nome – se dedica menos ao combate à inflação e mais à proteção do clima. Do total de aproximadamente 430 bilhões de dólares que o IRA fornece, 370 bilhões são destinados à promoção de tecnologias de baixo carbono (equipamentos, sistemas e recursos que têm como objetivo reduzir a emissão de gases de efeito de estufa) e segurança energética, e o restante é destinado a cuidados de saúde preventivos.

Esses subsídios e abatimentos fiscais, porém, estão vinculados à condição de que as empresas que se beneficiam deles usem produtos americanos ou produzam diretamente nos EUA. Por exemplo, o comprador de um carro elétrico dos EUA cuja bateria também foi fabricada nos EUA recebe um bônus de cerca de 7,5 mil dólares. Turbinas eólicas ou sistemas solares com componentes dos EUA também tem vantagens. Do ponto de vista americano, produtos primários de países com os quais os EUA têm um acordo de livre comércio – como México e Canadá – também estão incluídos.

Tesla inaugurou há dois anos fábrica nas proximidades de Berlim

Impactos já são sentidos na Alemanha

Como resultado dos planos do governo dos EUA no âmbito do IRA, já existem atrasos e ameaças de paralisação de fábricas de baterias para carros elétricos na Alemanha – é por exemplo, o caso da Tesla, em Grünheide, perto de Berlim, e da empresa sueca Northvolt, que tinha planos de construir uma fábrica em Heide, no estado alemão de Schleswig-Holstein, e agora provavelmente vai investir primeiro nos EUA.

Então, os alarmes já estão tocando no setor industrial da Alemanha? “De fato, a participação da indústria manufatureira no valor agregado total na Alemanha vem caindo desde 2016. Claro que ela vem de um nível alto. Não vejo uma desindustrialização generalizada”, pondera Dohse.

O chanceler federal alemão, Olaf Scholz, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, já alertaram Joe Biden sobre as distorções da concorrência para as empresas europeias devido aos generosos subsídios americanos.

Logo depois, Bruxelas anunciou que responderia com um programa industrial verde e gostaria de dar aos estados da União Europeia mais liberdade para seus próprios subsídios futuramente.

Amazon é uma das empresas americanas com maior volume de negócios na Alemanha

Perigo de uma espiral de subsídios

Os economistas consideram esse confronto perigoso. “Acho que não devemos entrar em uma corrida por subsídios”, diz Dohse. “Em última análise, trata-se do dinheiro dos contribuintes. É preciso pensar cuidadosamente se isso compensará a sociedade a longo prazo”.

Ele explica que é “extremamente desagradável” quando empresas inovadoras, por exemplo no campo de tecnologias verdes que foram levantadas com o dinheiro dos contribuintes alemães ou europeus, são atraídas para os EUA por meio de subsídios.

“Jogar mais dinheiro de impostos não é a solução”, afirma Dohse. Para ele, no entanto, poderia se pensar em vincular programas federais individuais de financiamento para empresas jovens a uma certa lealdade ao local.

Elogios e críticas de empresas americanas

Então, se muitas empresas alemãs estão investindo mais nos EUA para se beneficiar dos subsídios do IRA, como as empresas americanas multinacionais avaliam operar na Alemanha?

“A maior economia da Europa continua sendo um local importante e atraente para muitas empresas americanas”, afirma Simone Menne, presidente da AmCham Germany. “Os muitos especialistas muito bem treinados, densas redes de infraestrutura, faculdades e universidades técnicas de primeira linha, grande estabilidade política, forte presença no mercado da UE e outros fatores são argumentos importantes para investir na Alemanha”, detalha.

A montadora americana Ford está sediada na cidade de Colônia, no oeste da Alemanha

No entanto, a pesquisa anual Barômetro Transatlântico de Negócios, cuja última edição foi publicada em 16 de março, parece menos otimista. De acordo com o levantamento feito pela AmCham Germany com empresas americanas na Alemanha, a classificação de localização em 2023 deteriorou-se pelo terceiro ano consecutivo.

Na pesquisa do ano passado, 59% das empresas americanas que operam na Alemanha deram ao país uma classificação “boa ou muito boa”. Em 2023, no entanto, essa aprovação foi de apenas 34%. A qualidade dos colaboradores (94%), das redes de fornecedores (68%) e da pesquisa e desenvolvimento (68%) são elogiadas. No entanto, apenas 38% das empresas americanas esperam que a Alemanha melhore como um local de negócios nos próximos três a quatro anos – em 2022, esse índice era de 43%.

Apesar disso, é fato que muitas das empresas pesquisadas conseguiram registrar em 2022 um aumento nas vendas (68%), nos funcionários (42%) e nos investimentos (42%). Para o ano de 2023, 53% dos entrevistados esperam aumentar as vendas e muitos afirmam que expandirão suas atividades nos próximos três a quatro anos.

CEO da Apple, Tim Cook, no centro de engenharia da empresa em Munique

Preço elevado da energia é uma desvantagem

Como desvantagens da Alemanha, as empresas americanas veem os custos trabalhistas, a infraestrutura digital e falta de trabalhadores qualificados. O que eles mais criticam, porém, são os altos preços da energia, mesmo em comparação internacional, antes mesmo do início da invasão da Ucrânia pela Rússia.

“Isso desempenha um papel importante nas decisões de localização, especialmente para empresas com alto uso de energia”, diz Menne.

Por essa razão, o país deve ser ainda mais atraente em outros pontos e melhorar, principalmente, em termos de fixação de mão de obra qualificada, desburocratização e ampla digitalização. “Isso ajuda a atrair não só investimentos dos EUA”, acredita Menne.

Neste contexto, Dohse, refere-se a uma decisão da Apple: a gigante tecnológica americana pretende expandir o seu centro de design de chips em Munique com bilhões de euros num futuro próximo.

“Se a Alemanha investir sabiamente em pesquisa, educação e infraestrutura, em vez de desperdiçar dinheiro de impostos em subsídios”, destaca Dohse, “continuará atraente para investidores estrangeiros no futuro”.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca7 horas ago

ALPB aprova projetos para proteção da mulher vítima de violência doméstica na Paraíba

Politíca7 horas ago

Deputados aprovam projeto de Jutay que cria Política de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantojuvenil

Politíca7 horas ago

Assembleia derruba veto e torna lei projeto de Tovar que garante proteção a profissionais da educação

Politíca8 horas ago

Reitora do IFPB exalta empenho de Ruy na liberação de recursos e em defesa da educação na Paraíba

Internacional9 horas ago

Cola ‘sem genocídio’ faz sucesso no Reino Unido

Internacional9 horas ago

Por que homens presos em uma prisão dos EUA estão ateando fogo em si mesmos?

Internacional9 horas ago

A Rússia está envenenando a água da Namíbia em sua busca por urânio?

Internacional9 horas ago

Morrendo no “Inferno”: O destino dos médicos palestinos presos por Israel

Internacional9 horas ago

ONU pede calma em meio a protestos de rua em Moçambique

Internacional9 horas ago

Entidades da ONU dizem que acordo entre Israel e Hezbollah é “ponto de partida”

Segurança Pública9 horas ago

Comissão aprova aumento do prazo de internação para adolescentes em conflito com a lei

Segurança Pública9 horas ago

Comissão debate prazo de validade de certificados de registro de arma de fogo

Educação & Cultura9 horas ago

Comissão aprova projeto que prevê formação específica para educadores de alunos autistas

Educação & Cultura9 horas ago

Centro de Estudos da Câmara discute como enfrentar a violência no ambiente escolar

Nacional9 horas ago

Psol lança candidatura do deputado Pastor Henrique Vieira à presidência da Câmara

Nacional9 horas ago

Parlamentares manifestam-se contra indiciamento dos deputados Van Hattem e Cabo Gilberto Silva pela Polícia Federal

Esporte9 horas ago

Atuação de profissionais de educação física nas escolas é tema de audiência nesta quinta-feira

Esporte10 horas ago

Fórum legislativo discute integração do esporte com educação e gestão das organizações esportivas

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 horas ago

Comissão de Agricultura discute custos para comprar grãos na região Sul

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 horas ago

Nova portaria de debêntures de irrigação está disponível para consulta pública

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 horas ago

Tomate apresenta variação de até 500% em pesquisa do Procon-JP com preços de hortifrútis

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 horas ago

João Azevêdo destaca melhoria de vida de agricultores beneficiados com o PB Rural Sustentável em reunião com o Banco Mundial 

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 horas ago

A sustentabilidade da pecuária brasileira e o protecionismo francês

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 horas ago

Avanços na propagação de maracujás são tema de novo minicurso à distância da plataforma e-Campo da Embrapa

ECONOMIA13 horas ago

Banco do Nordeste fortalece setores estratégicos da Paraíba em eventos de negócios 

Judiciário13 horas ago

A PEC contra a escala 6×1 – um passo rumo à redução da jornada de trabalho no BrasilA PEC contra a escala 6×1 –

Judiciário13 horas ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO13 horas ago

Tender Com Molho de Maracujá (Especial de Natal)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA13 horas ago

Programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia traz colóquio com cientistas quânticos

Judiciário14 horas ago

STJ e TST aprovam pagamento de benefício retroativo a ministros

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA1 dia ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO1 dia ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde1 semana ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde1 semana ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 semana ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br