Connect with us

Internacional

Xi em Moscou, Kishida em Kiev: jogo de alianças em guerra

Líder chinês busca aproximação com o Kremlin como contrapeso às potências ocidentais. Premiê japonês faz sua visita à Ucrânia coincidir demonstrativamente com a de Xi à Rússia, e promete mais apoio a Zelenski

O segundo dia da visita oficial de Xi Jinping a Moscou encerrou-se com uma declaração conjunta do do presidente chinês e seu homólogo russo, Vladimir Putin, assegurando que a parceria entre seus países não representa uma “aliança militar-política”.

“As partes fazem notar que as relações entre a Rússia e China, embora não constituindo uma aliança militar-política semelhante àquelas estabelecidas durante a Guerra Fria, são superiores a esse tipo de cooperação interestatal”, declararam nesta terça-feira (21/03).

Além disso, essas relações “não constituem um bloco, não têm natureza confrontativa e não são dirigidas contra terceiros países”, consta do documento emitido após o encontro de cúpula entre Xi e Putin.

Antes,o mandatário chinês confirmou que seu país vai priorizar os laços com a Rússia, e confirmou um convite feito ao líder para visitar seu país ainda em 2023. Xi busca uma aproximação com Moscou no intuito de forjar uma aliança visando se contrapor às potências ocidentais, em meio a um acirramento das tensões entre Pequim e Washington.

A passagem do líder chinês na Rússia é vista como um grande impulso para Putin, em meio a uma série de pesadas sanções impostas pelo Ocidente e pouco depois de ser alvo de um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) pela deportação ilegal de crianças ucranianas para a Rússia.

China defendeu Putin das acusações do TPI, dizendo que a corte deveria evitar o que chamou de “politização e duplicidade de critérios” e respeitar o princípio da imunidade para os chefes de Estado.

Japão expressa solidariedade à Ucrânia

Numa visita surpresa, coincidindo marcadamente com a estada de Xi em Moscou, também nesta terça-feira, o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, esteve em Kiev para comunicar uma mensagem de solidariedade e apoio à Ucrânia.

Kishida deveria ter regressado na segunda-feira a Tóquio, depois de se reunir com seu homólogo Narendra Modi na Índia. No entanto, alterou a rota, dirigindo-se para Polônia e, de lá, pegando um trem para Kiev. 

O premiê era o único líder do G7 que ainda não tinha viajado à Ucrânia, depois das visitas dos líderes dos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Alemanha, Itália e França. O Japão preside atualmente o grupo que reúne os sete países mais industrializados do mundo, e em sua terra natal o premiê estava sob pressão para finalmente viajar a Kiev.

A Ucrânia saudou a “visita histórica” como um “sinal de solidariedade” de Tóquio, após mais de um ano de guerra. Por sua vez, a China declarou esperar que a viagem de Kishida sirva para “arrefecer a situação” e não o contrário.

Kishida é o primeiro líder japonês do pós-guerra a entrar numa zona de conflito. Em janeiro, ele declarou no Parlamento em Tóquio que visitaria a Ucrânia “se as condições fossem adequadas”. De acordo com a imprensa japonesa, a viagem não podia ser programada com grande antecedência ou tornada pública, devido a preocupações de segurança.

Visita a Bucha

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Japão, o objetivo da viagem de Kishida é homenagear coragem e a resiliência do povo ucraniano, e demonstrar solidariedade à Ucrânia e apoio inabalável ao país, como líder do G-7 e como chefe do governo japonês.

“Rejeitaremos firmemente qualquer mudança unilateral do status quo através de agressão e força por parte da Rússia. Reafirmaremos a nossa determinação em manter a ordem internacional baseada no Estado de direito”, afirmou o órgão.

Em Bucha, Kishida prestou homenagens aos mortos na guerra

Antes de se reunir com o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, Kishida visitou a cidade de Bucha, nas imediações de Kiev, para ver os efeitos da ocupação russa, informou pelo Twitter a vice-ministra de Relações Exteriores ucraniana, Emine Dzheppar: “Juntamente com o primeiro-ministro do Japão, visitamos Bucha, que sobreviveu à ocupação no ano passado.”

Dzheppar, que participou da visita a Bucha, também agradeceu Kishida por doar geradores que ajudaram os ucranianos a passarem o inverno em meio aos bombardeios periódicos russos contra a rede elétrica ucraniana.

“Com parceiros como o Japão, vamos reconstruir o nosso país”, comentou a vice-ministra, que publicou várias fotos de Kishida homenageando as vítimas dos crimes de guerra cometidos pela Rússia em Bucha, ocupada nos primeiros dias da guerra e libertada pela Ucrânia em abril de 2022.

Apoio japonês às sanções contra Moscou

Em sintonia com os Estados Unidos e as nações europeias, o governo de Kishida aprovou uma série de sanções contra a Rússia, incluindo o congelamento dos bens de altos funcionários governamentais, como o primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin. O país também fornece assistência humanitária e econômica à Ucrânia, mas a Constituição pacifista do Japão não permite que ele forneça armas.

O país reagiu rapidamente após a invasão da Ucrânia pela Rússia, temendo o potencial impacto de uma guerra no leste da Ásia. Tóquio está apreensivo com os laços estreitos entre Pequim e Moscou, que têm conduzido manobras conjuntas perto da costa do Japão.

Após a visita à Ucrânia, Kishida regressará à Polônia na quarta-feira, para uma visita oficial. Juntamente ao governo de Varsóvia, ele vai coordenar esforços para prestar ajuda humanitária à Ucrânia, relatou o Ministério do Exterior japonês.

Kishida foi o último dos líderes do G7 a visitar a Ucrânia

Gás e comércio unem Rússia e China

Nesta terça-feira em Moscou, Putin avaliou as conversas com Xi como “construtivas e bem sucedidas”, e “francas e significativas”, propondo “ampliarmos nossa coordenação e colaboração”. Ele se disse convencido de que “nossa cooperação multinível, mutuamente benéfica, será fortalecida ainda mais”. 

Desde o início da invasão russa na Ucrânia, o comércio entre a China e a Rússia se intensificou, o que resultou na maior aproximação entre as duas potências vizinhas e aumentou as preocupações no Ocidente quanto a até onde esse estreitamento pode chegar.

Antes do início das conversas entre os dois líderes, a empresa estatal russa de energia Gazprom havia informado que na segunda-feira o envio de gás natural através do gasoduto Poder da Sibéria atingira nível recorde, e que a demanda chinesa de fornecimento de gás “excedeu significativamente as obrigações contratuais diárias”.

Putin comentou que conversou com Xi sobre um novo gasoduto, o Poder da Sibéria 2, que deve reforçar o abastecimento de gás natural russo para a China. Segundo o russo, as empresas russas têm capacidade para suprir a “crescente demanda” de energia do país vizinho.

O chefe do Kremlin acrescentou que seu país está pronto a ajudar empresas chinesas dispostas a substituírem as ocidentais que deixaram a Rússia por causa da guerra na Ucrânia.

Proposta chinesa para crise na Ucrânia

Xi disse que o governo chinês “continuará a priorizar a parceria estratégica” com Moscou. “Somos grandes potências vizinhas”, afirmou em reunião com o primeiro-ministro russo. Mikhail Mishustin, citado por agências de notícias russas.

Moscou elogiou uma proposta de 12 pontos apresentada pela China, que inclui um pedido pelo diálogo entre as partes envolvidas no conflito e o respeito à soberania territorial de todos os países. O presidente Zelenski já se disse aberto para conversar também com Xi Jinping, mas até o momento não há indicações de isso esteja nos planos de Pequim.

Os EUA, porém, avaliam que as propostas chinesas simplesmente consolidariam a tomada de território ucraniano pela Rússia e permitiriam ao Kremlin preparar uma nova ofensiva.

A China tenta manter uma aparente neutralidade em relação à guerra, embora Washington suspeite que as ações chinesas seriam uma estratégia para ajudar Moscou a ganhar tempo.

Desconfiança dos EUA

Ao fim do encontro, os dois líderes assinaram dois acordos para ampliar a parceria estratégica até 2030. Xi elogiou o que chamou de “conversas construtivas” com Putin, ao se referir à expansão do comércio e da cooperação econômica, com um aumento das exportações de produtos eletrônicos chineses para a Rússia.

Putin frisou que, além do fornecimento de gás para a China, os dois países planejam aumentar as conexões e os transportes através de pontes e estradas.

Para o secretário de Estado americano, Antony Blinken, a visita de Xi a Moscou sugere que a China “não se sente responsável por atribuir culpa ao presidente russo pelas atrocidades cometidas na Ucrânia”. 

“Ao invés de condenar, eles preferem fornecer um acobertamento diplomático para que a Rússia continue a cometer esses enormes crimes”, acrescentou. Os EUA acusam a China de estar considerando exportar armamentos para a Rússia, o que Pequim nega.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE6 minutos ago

Cabedelo divulga resultado final do chamamento público para credenciamento de quiosques nas Praias de Ponta de Campina e Intermares

Politíca8 horas ago

ALPB aprova projetos para proteção da mulher vítima de violência doméstica na Paraíba

Politíca8 horas ago

Deputados aprovam projeto de Jutay que cria Política de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantojuvenil

Politíca8 horas ago

Assembleia derruba veto e torna lei projeto de Tovar que garante proteção a profissionais da educação

Politíca8 horas ago

Reitora do IFPB exalta empenho de Ruy na liberação de recursos e em defesa da educação na Paraíba

Internacional9 horas ago

Cola ‘sem genocídio’ faz sucesso no Reino Unido

Internacional9 horas ago

Por que homens presos em uma prisão dos EUA estão ateando fogo em si mesmos?

Internacional9 horas ago

A Rússia está envenenando a água da Namíbia em sua busca por urânio?

Internacional9 horas ago

Morrendo no “Inferno”: O destino dos médicos palestinos presos por Israel

Internacional9 horas ago

ONU pede calma em meio a protestos de rua em Moçambique

Internacional9 horas ago

Entidades da ONU dizem que acordo entre Israel e Hezbollah é “ponto de partida”

Segurança Pública9 horas ago

Comissão aprova aumento do prazo de internação para adolescentes em conflito com a lei

Segurança Pública9 horas ago

Comissão debate prazo de validade de certificados de registro de arma de fogo

Educação & Cultura9 horas ago

Comissão aprova projeto que prevê formação específica para educadores de alunos autistas

Educação & Cultura9 horas ago

Centro de Estudos da Câmara discute como enfrentar a violência no ambiente escolar

Nacional10 horas ago

Psol lança candidatura do deputado Pastor Henrique Vieira à presidência da Câmara

Nacional10 horas ago

Parlamentares manifestam-se contra indiciamento dos deputados Van Hattem e Cabo Gilberto Silva pela Polícia Federal

Esporte10 horas ago

Atuação de profissionais de educação física nas escolas é tema de audiência nesta quinta-feira

Esporte10 horas ago

Fórum legislativo discute integração do esporte com educação e gestão das organizações esportivas

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 horas ago

Comissão de Agricultura discute custos para comprar grãos na região Sul

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 horas ago

Nova portaria de debêntures de irrigação está disponível para consulta pública

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 horas ago

Tomate apresenta variação de até 500% em pesquisa do Procon-JP com preços de hortifrútis

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 horas ago

João Azevêdo destaca melhoria de vida de agricultores beneficiados com o PB Rural Sustentável em reunião com o Banco Mundial 

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 horas ago

A sustentabilidade da pecuária brasileira e o protecionismo francês

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 horas ago

Avanços na propagação de maracujás são tema de novo minicurso à distância da plataforma e-Campo da Embrapa

ECONOMIA13 horas ago

Banco do Nordeste fortalece setores estratégicos da Paraíba em eventos de negócios 

Judiciário13 horas ago

A PEC contra a escala 6×1 – um passo rumo à redução da jornada de trabalho no BrasilA PEC contra a escala 6×1 –

Judiciário13 horas ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO13 horas ago

Tender Com Molho de Maracujá (Especial de Natal)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA13 horas ago

Programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia traz colóquio com cientistas quânticos

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA1 dia ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO1 dia ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde1 semana ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde1 semana ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 semana ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br