ENTRETENIMENTO
Flor sedutora: imitação de moscas fêmeas atrai machos!
Uma flor chamada Margarida Sul-Africana é capaz de produzir moscas falsas para que o grupo masculino se aproxime e ocorra a polinização
O processo de polinização realizado pelos insetos é de suma importância para as flores. Pesquisas indicam até mesmo que existem mais de 200 mil espécies de animais que fornecem ajuda para as flores através dele.
No entanto, para chamar a atenção dos polinizadores, as plantas se utilizam de recursos, como suas cores vibrantes, perfume atrativo e o néctar. Algumas espécies conseguem até mesmo produzir moscas falsas para isso. É o que diz um estudo publicado na Current Biology.
Margarida Sul-Africana
A Margarida Sul-Africana (Gorteria diffusa) é a flor capaz de imitar moscas falsas para atrair os insetos. Ela possui uma beleza exótica e estonteante que chama a atenção dos animais e até mesmo de pessoas.
Algumas espécies possuem as pétalas de um tom amarelo claro, outras, vermelho ou laranja. Essas plantas também carregam uma mancha escurecida ao centro, e é aí que se encontra o seu grande segredo.
Em determinadas flores, essas manchas de alto relevo e coloração verde-escura ficam parecidas com as fêmeas da espécie de moscas, pelo menos aos olhos do grupo de machos. Desse modo, eles se sentem atraídos e começam o processo de polinização mais rápido.
O biólogo da Universidade de Cambridge, Roman Kellenberger, explica: “as moscas machos não ficam muito tempo em flores com manchas simples, mas ficam tão convencidas por essas moscas falsas que gastam mais tempo tentando acasalar e espalham mais pólen na flor.”
O processo de polinização das flores
Todos os seres vivos possuem seu próprio processo para se reproduzir, e nas plantas ele é denominado polinização. Nele acontece a transferência do pólen, ou seja, esses grãos minúsculos são levados de uma flor para outra com a ajuda dos polinizadores.
Os polinizadores fazem esse percurso pousando de planta em planta e transferindo o pólen para determinadas espécies. Quando o pólen entra em contato com uma flor do mesmo tipo, ocorre a fertilização. Se bem-sucedida, ela gera sementes e frutos posteriormente.