Connect with us

Segurança Pública

Adulteração de chassi de reboques está mais próximo de se tornar crime

O Plenário do Senado aprovou na última quarta-feira (29), em votação simbólica, projeto de lei que estende o enquadramento do crime de quem adultera chassi ou outro sinal identificador de veículo para alterações realizadas em veículo não categorizado como automotor, a exemplo dos reboques (PL 5.385/2019). O senador Carlos Portinho (PL-RJ) relatou a matéria.

A proposta, que agora segue para sanção presidencial, também estende as penas ao receptador do veículo para quem armazenar aparelho de adulteração. E aumenta as penas se o crime for feito para fins comerciais ou industriais.

Os senadores aprovaram ainda emenda de redação sugerida pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES), para deixar explícito o alcance da penalidade a quem promover adulteração em veículos elétricos ou híbridos.

De autoria do ex-deputado Paulo Ganime, o projeto altera o Código Penal (Decreto-Lei 2.848, de 1940), que atualmente só considera crime a adulteração do sinal quando o veículo é automotor — excluindo, por exemplo, os reboques. Carlos Portinho (PL-RJ) foi o relator da matéria no Senado.

A proposição, aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ) em 15 de março, recebeu na ocasião parecer favorável de Carlos Portinho, com um ajuste de redação sugerido pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES).

Discussão

Carlos Portinho destacou a relevância do projeto para reduzir ou dificultar o roubo de carga.

“Esse projeto é importante para o combate ao roubo de carga porque, além da adulteração e da remarcação, no caso de chassi de veículos, ele passa a criminalizar a supressão de sinal identificador. A redação proposta deixa claro que as condutas de adulteração não se restringem ao chassi, ao contrário, podem recair sobre o monobloco do veículo, o motor ou a placa de identificação do veículo automotor. E também se aplicam ao reboque do veículo ou semirreboque ou suas combinações, que são utilizados dentro do processo de roubo de cargas”.

Além disso, Portinho frisou que o projeto de lei estende a aplicação do tipo penal ao funcionário público que contribui para o licenciamento ou o registro de veículo remarcado ou adulterado; àquele que também pratica a conduta de aquisição, transporte ou guarda de maquinismo, dos aparelhos que são usados, ou de instrumentos especialmente destinados à falsificação e à adulteração; e ao receptador de veículo automotor, reboque semirreboque e suas combinações.

Portinho disse que, no Rio de Janeiro, o roubo de carga tem prejudicado não só a segurança das estradas e dos bairros para onde são levados o produto do crime, mas também o setor logístico, que é muito importante para diversos estados.

“Então, quanto maior for a dificuldade, maior a amplitude para pegar quem falsifica, pegar quem tem máquina de falsificação. Eu acho que gente está dando uma grande contribuição à segurança do nosso país”, argumentou.

O senador Jayme Campos (União-MT) também defendeu o projeto.

“Na verdade, roubaram-se, em 2021, cerca de 564 mil autos no Brasil, quase 64 por hora. O maior envolvimento é dos próprios agentes públicos dos Detrans [departamentos estaduais de trânsito] e dos Ciretrans [circunscrições regionais de trânsito]. Neste caso, particularmente, que é o mais louvável desse projeto, é que vai aumentar um terço da pena a esses agentes públicos que estão envolvidos nesses roubos e, sobretudo, quando adulteram o motor e outros equipamentos que sinalizam o que é a característica do veículo. O projeto é simples, mas de muita relevância. É assim que nós vamos organizar o serviço público no Brasil. Caso contrário, a bandalheira começa nas próprias instituições públicas, quando se falsifica a carteira de motorista, se adulteram os documentos dos autos, se compactuam com os bandidos que furtam, que roubam em todo este imenso território nacional, e muitas vezes a pena parece que é apenas um riscão na camisa deles”, protestou Jayme Campos.

Outro senador que apoiou a proposta foi Eduardo Girão (Novo-CE). Ele ressaltou que o texto foi construído com “muita serenidade e técnica”, inclusive com a participação de delegados da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, que estiveram reunidos com o relator da matéria.

Emenda

Em sua emenda, Fabiano Contarato apontou que há dúvidas sobre a aplicação de resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em relação ao tema, já que o Código Penal não tem essa previsão. Foi por essa razão, destaca Contarato, que ele sugeriu que o texto deixasse explícito o alcance da penalidade para aqueles que façam adulterações em veículos elétricos e híbridos.

O projeto

Atualmente, o crime de adulterar ou remarcar número de chassi ou qualquer sinal identificador de veículo automotor, de seu componente ou equipamento, é de prisão de 3 a 6 anos, além de multa. Se o agente comete o crime no exercício da função pública ou em razão dela, a pena é aumentada de um terço. O projeto aprovado pelo Senado nesta quarta-feira estende o enquadramento do crime quando for também praticado em reboque, semirreboque ou suas combinações.

Outra alteração prevista no projeto: a classificação como crime não apenas da adulteração e remarcação de chassi ou sinal identificador, mas também da sua supressão.

A legislação atual prevê as mesmas penas para o funcionário público que contribui para o licenciamento ou registro do veículo remarcado ou adulterado, fornecendo indevidamente material ou informação oficial.

O projeto também estende a aplicação da pena ao criminoso que adquire, transporta ou guarda maquinismo, aparelho, instrumento ou objeto especialmente destinado a essas falsificações ou adulterações. E também ao receptador do veículo. Nesses casos, se for para atividade comercial ou industrial, haverá qualificação do crime, e as penas serão de prisão de 4 a 8 anos e multa.

Na justificativa do projeto, o autor do texto, Paulo Ganime, reforça a necessidade de atualização da legislação penal para viabilizar o combate à criminalidade no Brasil. Em 2016, cita o ex-deputado, foram registrados no país 556.330 ocorrências de roubo ou furto de veículos, sendo que 330.920 foram recuperados, ou seja, 54,63% do total. Dessa forma, alerta ele, é possível que 225.410 veículos tenham voltado à circulação com adulterações.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Internacional6 horas ago

Violência na RD Congo tem potencial de expansão além-fronteiras

ESTADO6 horas ago

PBGás conclui 2ª etapa da rede de gás canalizado no Bessa e comemora recorde em ligações de residências e comércios

Judiciário6 horas ago

Sexta Turma mantém ação penal contra jogador acusado na Operação Penalidade Máxima

Judiciário6 horas ago

Quinta Turma nega pedido de Rogério 157 para sair de presídio federal e retornar ao Rio de Janeiro

Educação & Cultura6 horas ago

UFPB e TRT-13 estudam parceria voltada à implementação de soluções sustentáveis

ENTRETENIMENTO6 horas ago

SÉTIMA ARTE: Cinema Aruanda da UFPB ganhará nova tela com projetor digital com apoio da FUNETEC e incentivo da Lei Paulo Gustavo

CONCURSO E EMPREGO6 horas ago

TCE-PB informa que resultado do processo seletivo para estagiários já está disponível no portal do CIEE

ENTRETENIMENTO6 horas ago

Programa Espaço Cultural entrevista escritor português radicado no Sertão da Paraíba

CIDADE6 horas ago

Prefeitura já entregou mais de 80% das guias de IPTU e TCR e contribuinte que antecipa pagamento garante descontos

Segurança Pública6 horas ago

Projeto prevê pena de até 8 anos de prisão para furto praticado à noite

Esporte6 horas ago

Projeto retoma distinção entre esporte profissional e amador na Lei Geral do Esporte

Judiciário6 horas ago

Dino toma posse como ministro do STF e sela passagem pelos Três Poderes em um ano

Nacional6 horas ago

Zambelli é intimada dentro do plenário da Câmara sobre caso da arma em SP

Nacional6 horas ago

Pacheco retorna do recesso com a intenção de se distanciar de Lula.

ESTADO6 horas ago

Detran-PB promove novo leilão com mais de 700 veículos

CIDADE7 horas ago

Famup conclama prefeitos e prefeitas a votarem na chapa ‘CNM com Renovação’ 

ENTRETENIMENTO7 horas ago

Música no Centro apresenta Quarteto de Trombone JP-Bone, Izadora França e Lucas Bojikian

CIDADE7 horas ago

Iniciativa Municipal promove “Dignidade Menstrual” e distribui absorventes

Politíca7 horas ago

Murilo Galdino consegue assinaturas para votar urgência de PL que amplia carros-pipa para zona urbana

Nacional8 horas ago

O exército se prepara para a já combinada prisão de Bolsonaro

Politíca9 horas ago

Deputada Jane Panta – ALPB aprova Marcha em Defesa da Mulher na Paraíba.

Politíca10 horas ago

Veneziano vê preocupação com dados que apontam a Paraíba com 8ª maior taxa de desempregados e menor crescimento econômico do país

Politíca10 horas ago

Deputados derrubam veto a projeto de Camila e Paraíba terá ‘Programa Amamentação sem Dor’

Politíca10 horas ago

Assembleia aprova PL de Júnior Araújo que cria Dia Estadual de Conscientização em Favor da Atenção à Psicologia Infantil

Politíca10 horas ago

CCJ aprova projeto que proíbe cobrança de débito de terceiros para instalação de serviços básicos

Politíca10 horas ago

Tovar é nomeado vice-presidente da Comissão de Infraestrutura, Minas e Energia da Unale

Politíca10 horas ago

Câmara aprova urgência de Ruy para combater interferência política e fura-fila na saúde

ESTADO10 horas ago

Pollyanna Dutra se reúne com Paulo Câmara para discutir projetos sociais para a Paraíba

ESTADO16 horas ago

Consumidor de energia elétrica: você conhece seus direitos e deveres?

Saúde16 horas ago

O que é a Síndrome da Cabana?

Internacional7 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional8 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Segurança Pública11 meses ago

IMAGEM FORTÍSSIMA: Vídeo mostra momento em que aluno mata professora a facadas

Judiciário9 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

ENTRETENIMENTO7 meses ago

JIBÓIA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

DarkWeb, DeepWeb e DarkNet: qual a diferença?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Como ver os Stories anonimamente no Instagram

Nacional7 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

Segurança Pública11 meses ago

Adulteração de chassi de reboques está mais próximo de se tornar crime

Nacional10 meses ago

Advogado de Adélio Bispo recebeu R$ 315 mil do PCC, segundo inquérito da PF

Nacional12 meses ago

Parlamento português veta discurso de Lula em sessão solene da Revolução dos Cravos

ENTRETENIMENTO5 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

Como recuperar mensagens apagadas do Instagram

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Novo botão ágil do YouTube Music baixa até 200 músicas de uma vez

CIDADE10 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional9 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

João Pessoa abre vagas para cuidador voluntário com bolsa de R$ 700

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Patrulha Canina ganha adaptação para o Teatro Pedra do Reino neste domingo(05)

Nacional10 meses ago

Exclusivo: imagens mostram baixo contingente de segurança no Planalto e atuação do GSI no 8 de janeiro

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Judiciário6 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional9 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 meses ago

Conheça as “Rainhas dos Rebanhos”: as Ovelhas Ladoum de Valor Inestimável

Judiciário5 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO11 meses ago

COMO ELIMINAR COCHONILHA DE RAIZ DE PLANTAS EM VASO

ECONOMIA12 meses ago

Petrobras tem lucro recorde de R$188,3 bi em 2022 com alta do petróleo

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional2 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

Internacional1 mês ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Saúde1 dia ago

DENGUE: PREOCUPAÇÃO EM ÁREAS RURAIS CRESCE COM DISPARADA DE CASOS

ECONOMIA1 dia ago

AUMENTO DE ARRECADAÇÃO E AJUDA PARA META FISCAL DO PAÍS

ECONOMIA1 dia ago

GOVERNO AVALIA LIBERAR UMA NOVA FORMA DE USO DO FGTS

Saúde2 dias ago

NOMOFOBIA: DEPENDÊNCIA DO USO DO CELULAR JÁ ATINGE IDOSOS

Saúde2 dias ago

DENGUE: INFECTOLOGISTA TIRA DÚVIDAS SOBRE VACINA, REPELENTES E SINTOMAS

Judiciário2 dias ago

CHEGOU A HORA DE COMBATER OS ULTRAPROCESSADOS NO BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

ENTRA EM VIGOR A LEI EUROPEIA QUE REGULAMENTA TODAS AS PLATAFORMAS DIGITAIS

ENTRETENIMENTO2 dias ago

PIERNIKI DOMOVE – A BOLACHA DE MEL POLONESA

ENTRETENIMENTO2 dias ago

PROJETO DE RESGATE À ARARAJUBA

ENTRETENIMENTO2 dias ago

CONHECI O CAVALO DE LAMPIÃO: A VERDADEIRA HISTÓRIA DO CAVALO NORDESTINO

ENTRETENIMENTO6 dias ago

AS MÚSICAS QUE CONTAM A HISTÓRIA DE BERLIM

Saúde6 dias ago

OS REMÉDIOS QUE NÃO SÃO INDICADOS PARA DENGUE

Educação & Cultura6 dias ago

QUATRO ASPECTOS FASCINANTES DA VIDA DE PITÁGORAS (ALÉM DA MATEMÁTICA)

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 dias ago

EMBRAPA DESENVOLVE PESQUISA PARA COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE

Nacional6 dias ago

O IMENSO DESERTO QUE ESTÁ NASCENDO NO BRASIL

Saúde6 dias ago

Quer saber mais sobre vacinas obrigatórias? Confira este vídeo!

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

BENEFÍCIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO AGRO

Saúde1 semana ago

DENGUE: COMBATER O MOSQUITO É ESSENCIAL; VEJA DICAS

Judiciário1 semana ago

STF JULGA APLICAÇÃO DO CONCEITO DE ‘IDENTIDADE ECOLÓGICA’ E PREOCUPA ECOLOGISTAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

INCLUSÃO DO BIOGÁS NA MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA

Educação & Cultura1 semana ago

COMO SE FORMA UM ‘PEQUENO GÊNIO’?

ECONOMIA2 semanas ago

99% DOS CONSUMIDORES SÃO OBRIGADOS A COMPRAR ENERGIA DE DISTRIBUIDORA ESPECÍFICA

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ALEMANHA BUSCA MÃO DE OBRA ESTRANGEIRA

Saúde2 semanas ago

VARIANTES DA DENGUE AGRAVAM CONTÁGIO

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

O QUE É DOMO DE CALOR? COMO O FENÔMENO NA ARGENTINA VAI AFETAR O CLIMA DO BRASIL

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CRIAÇÃO DE ANIMAIS SILVESTRES E EXÓTICOS PARA VENDA?

Internacional2 semanas ago

O QUE FAZ DO PASSAPORTE BRASILEIRO UM DOS MAIS FORTES DO MUNDO?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

EMPRESAS AO REDOR DO MUNDO ESTÃO EXIGINDO O FIM DO HOME OFFICE

Saúde2 semanas ago

POR QUE DIPIRONA É VENDIDA NO BRASIL, MAS PROIBIDA NOS EUA E EM PARTE DA EUROPA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Advertisement
Advertisement

Vejam também