Connect with us

Internacional

O que se sabe sobre os documentos secretos dos EUA vazados

Washington investiga vazamento de ofícios sigilosos dos serviços de inteligência nas redes sociais, a maioria sobre a guerra na Ucrânia. Entenda o caso, o que revelam os documentos e as consequências para o conflito

Há semanas circulam nas mídias sociais documentos secretos que teriam sido vazados dos serviços de inteligência dos Estados Unidos, a maioria deles sobre a guerra de agressão russa na Ucrânia. A mídia americana vem relatando há dias sobre o vazamento, sem publicar os documentos propriamente ditos.

Uma das mais recentes revelações a partir desses dados se refere a uma tentativa de ajuda do Egito à Rússia. De acordo com reportagem publicada na noite desta segunda-feira (10/04) pelo jornal americano The Washington Post, documentos indicariam que o presidente egípcio, Abdelfatah al-Sisi – um dos mais importantes parceiros de Washington no Oriente Médio –, ordenou a produção de mais de 40 mil foguetes para enviar à Rússia.

Os documentos sigilosos publicados na plataforma social Discord mostram uma série de conversas entre Sisi e seus subordinados sobre a possível venda dos foguetes a Moscou. Numa delas, datada de 17 de fevereiro passado, o presidente egípcio instrui um alto funcionário a ordenar a produção do material de forma secreta, visando “evitar problemas com o Ocidente”.

No mesmo documento, o funcionário diz que ordenaria que seus funcionários trabalhassem duro para produzir as armas porque é “o mínimo que o Egito pode fazer para reembolsar a Rússia por sua ajuda no passado”. Não é especificado, porém, a que tipo de auxílio se refere.

Uma fonte do governo dos EUA garantiu ao Washington Post que os EUA não estão cientes de que tal acordo entre a Rússia e o Egito se materializou. Por seu lado, a Embaixada do Egito nos Estados Unidos não confirmou ao jornal a veracidade do documento e limitou-se a garantir que o governo de Sisi tem posição de não intervenção em relação à guerra na Ucrânia.

Eis algumas das principais perguntas e respostas sobre o vazamento.

O que o vazamento revela?

Dezenas de documentos militares e de inteligência altamente secretos dos EUA vazados revelam uma imagem detalhada da guerra na Ucrânia, assim como análises e informações confidenciais sobre a Rússia e outros países. O vazamento tem implicações de longo alcance para os Estados Unidos e seus aliados.

Segundo a mídia dos EUA, eles incluem, entre outras coisas, informações sobre as entregas de armas à Ucrânia e sobre o gasto de munição. Há também mapas em que o curso da linha de frente da guerra é desenhado, incluindo localização das unidades militares russas e ucranianas e os tamanhos das tropas.

Alguns dos documentos assinalados como “secretos” foram produzidos em fevereiro e março passados, de acordo com o portal de notícias Politico. Também há informações sobre os planos da Otan e dos EUA, assim como sobre a forma que os militares ucranianos devem ser preparados e armados para uma próxima grande ofensiva contra as tropas russas.

Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos EUA

Além disso, os dados expõem, conforme veículos americanos, detalhes sobre quantidade e tipo das armas a serem fornecidas a Kiev, além das datas de entrega previstas.

Análises e informações sobre outros países, como China e Israel, também estão incluídas nos documentos, reportou o jornal The Washington Post. Também pode ser visto neles com quais métodos os serviços secretos dos EUA coletaram as informações e quem são as fontes.

Os documentos aparentemente são originados de várias agências de inteligência dos EUA e até mesmo do Alto Comando das Forças Armadas dos EUA, informou o diário The Wall Street Journal. De acordo com a publicação, as informações parecem ser originadas de relatórios.

Os documentos são autênticos?

O especialista Aric Toler, do site de jornalismo investigativo Bellingcat, descobriu que os documentos foram divulgados na plataforma usada pela comunidade de jogadores de videogames Discord, os quais depois foram também disseminados pelos usuários russos dessa comunidade, por exemplo, no Telegram. Toler afirmou que eles podem ser genuínos, mas também apontou que alguns documentos foram claramente manipulados.

Autoridades americanas ouvidas pela agência de notícias Reuters disseram, por exemplo, que os documentos parecem ter sido alterados para reduzir o número de mortos entre os russos, de acordo com uma avaliação informal dessas fontes, independente da investigação oficial sobre o vazamento. Tal alteração reforçaria a possível participação de russos no vazamento.

A emissora americana CNN informou que funcionários do governo confirmaram a autenticidade dos documentos.

As autoridades dos EUA parecem levar o caso muito a sério. Tanto o Pentágono quanto o Departamento de Justiça estão investigando o ocorrido, segundo a mídia americana, que reporta também que o presidente dos EUA, Joe Biden, está “preocupado” com a quantidade de documentos tornados públicos, de acordo com um alto funcionário do governo citado sob condição de anonimato pelo portal Politico.

Muitos dos documentos não parecem ser falsificados e se assemelham em formato aos do serviço de inteligência estrangeira dos EUA, a CIA, afirmaram funcionários do governo ao Washington Post.

O diário The New York Times reportou que os documentos do Alto Comando das Forças Armadas parecem autênticos, conforme funcionários do governo.

Quem está por trás do vazamento?

Não está claro quem publicou os documentos. O indivíduo ou grupo responsável pelo vazamento é agora alvo de intensa investigação. De acordo com a CNN, funcionários do governo afirmam que as apurações estão focadas, primeiramente, no interior dos próprios órgãos afetados.

Tais violações estão entre os crimes mais graves relacionados à segurança nacional dos EUA, de acordo com uma ex-advogada da Força Aérea dos EUA citada pelo Washington Post.

Quais as consequências para guerra na Ucrânia?

Os documentos podem afetar a Ucrânia e os Estados Unidos de múltiplas formas. Embora já tenham sido produzidos há algumas semanas, eles ainda podem fornecer informações valiosas a Moscou, afirmou ao Washington Post o especialista Dmitri Alperovitch, diretor do think tank Silverado Policy Accelerator. Mesmo que não contenham planos de batalha concretos, mostram, conforme o analista, o tipo e a quantidade de armas ocidentais que chegaram aos campos de batalha da Ucrânia, quantos soldados poderiam usá-las e como a Ucrânia planeja se defender dos ataques russos.

Combatentes ucranianos carregam munição: vazamento inclui dados sobre envios de armas à Ucrânia e gasto de munição

Além disso, os documentos deixariam claro o quanto os aparelhos de segurança da Rússia estão infiltrados pelos serviços secretos dos EUA, escreveu o New York Times, dando a Moscou informações sobre onde estão suas vulnerabilidades. A CNN informou que os informantes dos EUA nos órgãos russos podem agora estar em perigo.

Como Ucrânia e Rússia reagiram?

O assessor presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak disse que os documentos contêm “uma grande quantidade de informações fictícias” e se assemelham a “uma operação de desinformação russa para semear dúvidas sobre a contraofensiva planejada da Ucrânia”. Segundo ele, os próprios serviços secretos russos forjaram os documentos, com o objetivo de semear dúvidas e discórdia entre os aliados da Ucrânia e provocar distração das próximas etapas da guerra.

Nos bastidores, no entanto, há uma profunda irritação em Kiev por causa dos dados publicados, informou a CNN, citando círculos próximos ao presidente Volodimir Zelenski, que provavelmente também foi espionado.

Já a Rússia vê mais uma vez confirmado o envolvimento de Washington no conflito na Ucrânia. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse nesta segunda-feira que os “vazamentos são razoavelmente interessantes” e que estão sendo analisados por Moscou. Na sexta-feira, ele declarou que a participação dos EUA e da Otan no conflito continua a crescer. Mas a Rússia diz não esperar qualquer influência sobre seu desempenho na guerra – e conta com uma vitória.

Por outro lado, o think tank americano Instituto para Estudos da Guerra (ISW, na sigla em inglês) constatou medo e nervosismo entre blogueiros de guerra russos depois que os documentos foram publicados.

Quais as consequências para os parceiros dos EUA?

Como mostram os documentos, os serviços dos EUA também espionaram órgãos de seus próprios aliados. Isso pode gerar irritação entre os aliados. O vazamento também levanta novas questões sobre quão seguras são as informações de inteligência que outros países encaminharam aos Estados Unidos, tendo em vista a ampla troca de informações secretas entre os países da chamada Aliança Cinco Olhos: EUA, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e Canadá. 

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca4 horas ago

ALPB aprova projetos para proteção da mulher vítima de violência doméstica na Paraíba

Politíca4 horas ago

Deputados aprovam projeto de Jutay que cria Política de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantojuvenil

Politíca4 horas ago

Assembleia derruba veto e torna lei projeto de Tovar que garante proteção a profissionais da educação

Politíca4 horas ago

Reitora do IFPB exalta empenho de Ruy na liberação de recursos e em defesa da educação na Paraíba

Internacional5 horas ago

Cola ‘sem genocídio’ faz sucesso no Reino Unido

Internacional5 horas ago

Por que homens presos em uma prisão dos EUA estão ateando fogo em si mesmos?

Internacional5 horas ago

A Rússia está envenenando a água da Namíbia em sua busca por urânio?

Internacional5 horas ago

Morrendo no “Inferno”: O destino dos médicos palestinos presos por Israel

Internacional5 horas ago

ONU pede calma em meio a protestos de rua em Moçambique

Internacional5 horas ago

Entidades da ONU dizem que acordo entre Israel e Hezbollah é “ponto de partida”

Segurança Pública5 horas ago

Comissão aprova aumento do prazo de internação para adolescentes em conflito com a lei

Segurança Pública5 horas ago

Comissão debate prazo de validade de certificados de registro de arma de fogo

Educação & Cultura5 horas ago

Comissão aprova projeto que prevê formação específica para educadores de alunos autistas

Educação & Cultura5 horas ago

Centro de Estudos da Câmara discute como enfrentar a violência no ambiente escolar

Nacional6 horas ago

Psol lança candidatura do deputado Pastor Henrique Vieira à presidência da Câmara

Nacional6 horas ago

Parlamentares manifestam-se contra indiciamento dos deputados Van Hattem e Cabo Gilberto Silva pela Polícia Federal

Esporte6 horas ago

Atuação de profissionais de educação física nas escolas é tema de audiência nesta quinta-feira

Esporte6 horas ago

Fórum legislativo discute integração do esporte com educação e gestão das organizações esportivas

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

Comissão de Agricultura discute custos para comprar grãos na região Sul

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

Nova portaria de debêntures de irrigação está disponível para consulta pública

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

Tomate apresenta variação de até 500% em pesquisa do Procon-JP com preços de hortifrútis

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

João Azevêdo destaca melhoria de vida de agricultores beneficiados com o PB Rural Sustentável em reunião com o Banco Mundial 

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

A sustentabilidade da pecuária brasileira e o protecionismo francês

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

Avanços na propagação de maracujás são tema de novo minicurso à distância da plataforma e-Campo da Embrapa

ECONOMIA9 horas ago

Banco do Nordeste fortalece setores estratégicos da Paraíba em eventos de negócios 

Judiciário9 horas ago

A PEC contra a escala 6×1 – um passo rumo à redução da jornada de trabalho no BrasilA PEC contra a escala 6×1 –

Judiciário9 horas ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO9 horas ago

Tender Com Molho de Maracujá (Especial de Natal)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 horas ago

Programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia traz colóquio com cientistas quânticos

Judiciário10 horas ago

STJ e TST aprovam pagamento de benefício retroativo a ministros

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA1 dia ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO1 dia ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde1 semana ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde1 semana ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 semana ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br