Connect with us

Internacional

A fotografia no Holocausto como ferramenta de manipulação

Nova mostra em Berlim marca a primeira vez em que fotos do memorial Yad Vashem saem de Israel para serem exibidas em outro país

Manter viva a memória dos horrores do Holocausto é uma das grandes tarefas da humanidade. Tal missão torna-se cada vez mais difícil à medida que diminui o número de testemunhas vivas capazes de relatar o horror a partir de sua própria experiência.

Em tempos de renovado antissemitismo, os museus têm assim diante de si o desafio de continuar a despertar o interesse do público nesse trabalho de revisão histórica. Nesse sentido, a exposição Flashes of Memory – Photography in the Holocaust (Flashes de Memória – Fotografia no Holocausto), atualmente em cartaz no Museu da Fotografia de Berlim, consegue construir uma ponte para o presente.

Poder de manipulação da câmera

A mostra, que já podia ser vista no memorial internacional do Holocausto Yad Vashem em Jerusalém desde 2018, deixou Israel pela primeira vez e permite agora ao restante do mundo olhar por trás da história de cada foto. Num presente pautado pela otimização da autoimagem e pela encenação perfeita com a ajuda de filtros em plataformas como o Instagram, a exposição mostra como a fotografia foi utilizada há quase 100 anos não só para fins de documentação, mas também como ferramenta de manipulação da opinião pública.

Para a diretora do museu Yad Vashem, Vivian Uria, a câmera possui um “poder manipulador”: “A fotografia dá a impressão de refletir fielmente a realidade, mas é, em essência, uma interpretação da realidade”. A exposição foi dividida em três partes, cada uma refletindo uma perspectiva diferente: fotografias dos nazistas, fotografias de fotógrafos judeus e imagens captadas pelos soldados das forças que libertaram a Alemanha do regime de Adolf Hitler.

No gueto de Lodz, Mendel Grossmann fotografou secretamente a deportação para os campos de concentração

Nem crianças eram poupadas

Conhecido por ter acompanhado os preparativos para o Holocausto e alimentado o ressentimento antissemita desde a década de 1920, o jornal militante Der Stürmer publicou, por exemplo, fotos de homens judeus sentados juntos em um restaurante e os acusou de estarem tramando algo. Até mesmo fotos de crianças eram usadas para comprovar seus instintos supostamente inferiores.

A partir de 1932, o periódico nazista passou a se descrever como “Semanário Alemão da Luta pela Verdade”. Mais tarde, o jornal também foi alimentado por imagens enviadas por soldados da Wehrmacht que, sem ser solicitados, tiravam fotos em guetos na Polônia ocupada a partir do final de 1939 e as enviavam para ser impressas com comentários antissemitas.

Imagens desses guetos também foram feitas por fotógrafos judeus contratados pelos chamados Conselhos Judaicos, a fim de documentar a eficiência com que os guetos eram administrados. Indicados pelos nazistas e muitas vezes formados por rabinos, os conselhos eram forçados a entregar os residentes judeus para trabalhos forçados ou deportação para campos de concentração. A fim de evitar deportações, a extensa documentação fotográfica pretendia provar aos nazistas que o trabalho dos judeus era indispensável.

Embora fosse expressamente proibido pelo Conselho Judaico, alguns dos fotógrafos contratados arriscaram suas vidas com suas câmeras para documentar o sofrimento e o horror nos guetos para a posteridade. “É um exemplo extraordinário da determinação humana”, avalia Vivian Uria.

“Eu sabia que, se eles me pegassem, meus familiares seriam torturados e mortos”, disse Henryk Ross, que fotografou o gueto de Lodz. Os nazistas, por sua vez, apresentavam os guetos por meio de estereótipos antissemitas, retratando tais locais como fábricas onde “judeus preguiçosos” aprenderiam a trabalhar.

Particularmente deprimente na exposição, além do sofrimento retratado, é essa relação desigual: de um lado, a avassaladora indústria da propaganda nazista, que espalhava seu discurso de ódio pelos meios de comunicação de massa e que encomendara as elaboradas produções da cineasta Leni Riefenstahl; do outro, um punhado de pessoas que tentaram ao longo da vida fazer um contraponto a tudo isso. Para protegê-los da destruição, tais registros foram enterrados e mais tarde acabaram servindo como prova nos julgamentos de crimes de guerra contra os nazistas.

Os “mocinhos” também manipulam

Que interesses se escondem por trás de uma foto, da escolha do tema, da perspectiva? A exposição também questiona de forma crítica e sem colocar panos quentes até mesmo certas verdades que muitos preferiam não admitir. Os registros feitos pelos soldados aliados no dias da chamada libertação contam um dos capítulos mais emocionantes da história e servem como provas do horror do Holocausto e do extermínio planejado de pessoas. Tais fotos mostram cadáveres e sobreviventes que, com seus corpos emaciados, mal podem ser distinguidos visualmente.

A chocante condição física das vítimas é documentada de forma tão real que enxergar os Aliados como “mocinhos” se tornou algo perfeitamente natural, ainda que as fotos feitas por eles muitas vezes também tenham servido a seus próprios interesses. Diversas imagens de pessoas esperando por seus libertadores atrás de cercas de arame farpado no campo de concentração nazista de Auschwitz, por exemplo, foram posadas para os fotógrafos.

Maio de 1945: foto icônica da vitória sobre a Alemanha nazista foi retocada diversas vezes

A imagem icônica de um soldado do Exército Vermelho agitando a bandeira soviética no telhado do Reichstag em 2 de maio de 1945, o dia da rendição militar de Berlim, é provavelmente o exemplo mais famoso de como o poder documental de um registro histórico pode ser invalidado por múltiplos retoques.

Na imagem do fotógrafo militar Yevgeny Khaldei, foi retirado do pulso do soldado um relógio que havia sido saqueado durante a pilhagem em massa. Bons libertadores, afinal, não devem ser suspeitos de pilhagem. Posteriormente, a agência de notícias soviética também adicionou nuvens de fumaça à foto, escureceu-a e ampliou a bandeira para conferir mais drama à imagem.

Um dos grandes trunfos da exibição é que ela lança luz sobre o poder de manipulação das imagens de todos os lados. Flashes of Memory pode ser vista no Museu de Fotografia de Berlim até 20 de agosto de 2023.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca1 hora ago

ALPB aprova projetos para proteção da mulher vítima de violência doméstica na Paraíba

Politíca1 hora ago

Deputados aprovam projeto de Jutay que cria Política de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantojuvenil

Politíca1 hora ago

Assembleia derruba veto e torna lei projeto de Tovar que garante proteção a profissionais da educação

Politíca2 horas ago

Reitora do IFPB exalta empenho de Ruy na liberação de recursos e em defesa da educação na Paraíba

Internacional3 horas ago

Cola ‘sem genocídio’ faz sucesso no Reino Unido

Internacional3 horas ago

Por que homens presos em uma prisão dos EUA estão ateando fogo em si mesmos?

Internacional3 horas ago

A Rússia está envenenando a água da Namíbia em sua busca por urânio?

Internacional3 horas ago

Morrendo no “Inferno”: O destino dos médicos palestinos presos por Israel

Internacional3 horas ago

ONU pede calma em meio a protestos de rua em Moçambique

Internacional3 horas ago

Entidades da ONU dizem que acordo entre Israel e Hezbollah é “ponto de partida”

Segurança Pública3 horas ago

Comissão aprova aumento do prazo de internação para adolescentes em conflito com a lei

Segurança Pública3 horas ago

Comissão debate prazo de validade de certificados de registro de arma de fogo

Educação & Cultura3 horas ago

Comissão aprova projeto que prevê formação específica para educadores de alunos autistas

Educação & Cultura3 horas ago

Centro de Estudos da Câmara discute como enfrentar a violência no ambiente escolar

Nacional3 horas ago

Psol lança candidatura do deputado Pastor Henrique Vieira à presidência da Câmara

Nacional3 horas ago

Parlamentares manifestam-se contra indiciamento dos deputados Van Hattem e Cabo Gilberto Silva pela Polícia Federal

Esporte3 horas ago

Atuação de profissionais de educação física nas escolas é tema de audiência nesta quinta-feira

Esporte4 horas ago

Fórum legislativo discute integração do esporte com educação e gestão das organizações esportivas

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 horas ago

Comissão de Agricultura discute custos para comprar grãos na região Sul

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 horas ago

Nova portaria de debêntures de irrigação está disponível para consulta pública

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 horas ago

Tomate apresenta variação de até 500% em pesquisa do Procon-JP com preços de hortifrútis

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 horas ago

João Azevêdo destaca melhoria de vida de agricultores beneficiados com o PB Rural Sustentável em reunião com o Banco Mundial 

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 horas ago

A sustentabilidade da pecuária brasileira e o protecionismo francês

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 horas ago

Avanços na propagação de maracujás são tema de novo minicurso à distância da plataforma e-Campo da Embrapa

ECONOMIA7 horas ago

Banco do Nordeste fortalece setores estratégicos da Paraíba em eventos de negócios 

Judiciário7 horas ago

A PEC contra a escala 6×1 – um passo rumo à redução da jornada de trabalho no BrasilA PEC contra a escala 6×1 –

Judiciário7 horas ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO7 horas ago

Tender Com Molho de Maracujá (Especial de Natal)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 horas ago

Programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia traz colóquio com cientistas quânticos

Judiciário8 horas ago

STJ e TST aprovam pagamento de benefício retroativo a ministros

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA1 dia ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO1 dia ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde1 semana ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde1 semana ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 semana ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br