Segurança Pública
Conheça as 6 piores prisões do mundo
As prisões surgiram conforme os seres humanos passaram a se reunir em sociedades.
No interior delas, sempre houve a necessidade de isolar indivíduos que apresentavam algum comportamento considerado como não sendo saudável para o convívio social.
Atualmente, a função do sistema prisional seria readaptar os prisioneiros para reinseri-los na sociedade.
Contudo, na prática não é isso o que acontece em presídios superlotados e com condições sub-humanas. Abuso de poder por parte autoridades e gangues de criminosos, sujeira, proliferação de doenças, brigas entre os presos e restrições de visitas são situações frequentes em prisões do mundo inteiro.
Confira as 6 Piores prisões
1. Bang Kwang – Tailândia
Também conhecida como The Bangkok Hilton esta prisão, além de superlotada também é adepta a torturas.
Na prisão se aplica penas de mortes e, na maioria das vezes, os prisioneiros são avisados de sua execução com poucas horas de antecedência.
2. Gitarama – Ruanda
Esta prisão africana possui relatos até mesmo de canibalismo.
Por causa das condições sub-humanas, os presos já teriam até mesmo sido obrigados a cometer o canibalismo para sobreviver.
A prisão, que é conhecida como “o inferno na Terra”, foi construída para abrigar 400 presos. No entanto, já chegou a ter mais de 7 mil.
3. Louisiana State Penitentiary – Estados Unidos
Esta é a maior prisão agrícola de segurança máxima dos Estados Unidos.
Os presos são obrigados a trabalhar em plantações e colheitas de forma desumana.
O local também bateu o recorde de detentos em permanência em solitária, com dois homens que estão ser ver a luz do dia há mais de 40 anos.
4. Petak – Rússia
Essa prisão russa fica em uma ilha isolada.
Os prisioneiros passam cerca de 22h em suas celas sem contato regular com outras pessoas e as visitas só ocorrem duas vezes ao ano.
As instalações possuem condições precárias de higiene e conforto. Além disso, os presos têm que suportar o frio extremo durante maior parte do ano, o que contribui para o aparecimento de doenças.
5. Alcatraz – Estados Unidos
Alcatraz é uma ilha no meio da Baía de São Francisco, na Califórnia.
Inicialmente era utilizada como base militar e mais tarde, em 1934, foi convertida em prisão de segurança máxima.
Os presidiários não possuíam nenhum contato com o mundo exterior e ficavam sujeitos a abusos do guarda. O local era considerado um verdadeiro inferno.
Ao longo dos seus 29 anos a prisão de Alcatraz nunca registrou uma fuga bem-sucedida entre seus prisioneiros.
6. Carandiru – Brasil
Esta prisão foi cenário do maior massacre da história do sistema judiciário Brasileiro. Segundo a Anistia Internacional, a prisão do Carandiru foi a pior prisão do planeta.
Durante seus 46 anos de existência, mais de 1.300 detentos morreram no local por causa de maus tratos e péssimas condições.
Em 1992 a chacina que ficou conhecida Massacre do Carandiru ocorreu durante a intervenção da Polícia Militar do Estado de São Paulo para conter uma rebelião.A chacina causou a morte de 111 detentos.
A ação foi relatada no livro “Estação Carandiru“, do médico Drauzio Varella, que teve adaptação para os cinemas no filme “Carandiru“, de Hector Babenco.