CIDADE
Parlamentar vem lutando pela implantação de um parque linear no Valentina
O Valentina de Figueiredo, segundo maior bairro de João Pessoa – na Zona Sul da cidade – ainda pode ser considerado um bairro carente de infraestrutura, e muitas vezes até esquecido pelo Poder Público. Um exemplo disso é a quantidade reduzida de parques e ambientes públicos que estimulem a prática da atividade física, ou propiciem aos moradores momentos de lazer e boa convivência, sobretudo em família.
Para mudar essa realidade, o vereador Marmuthe Cavalcanti (Republicanos) apresentou na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) o Requerimento 1.815/2023, solicitando a implantação de um parque linear no bairro do Valentina, a fim de contemplar todos os moradores da respectiva região com esse importante e necessário espaço público, para fins de convívio e lazer, bem como para atender às questões ambientais que versam sobre a recuperação e preservação do meio ambiente.
A matéria já foi aprovada pelo plenário da CMJP e encaminhada ao prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena. O edital de licitação da obra foi divulgado no último dia 28 de abril e prevê que o parque linear será construído na Avenida Inspetora Emília Mendonça Gomes, uma das principais do bairro. “Precisamos resgatar em João Pessoa a tradição de ‘cidade mais verde do Brasil’, com mais locais de visitação e preservação da natureza, integrados ao dia a dia das comunidades e das pessoas. Por isso, solicitamos a criação de um parque linear no Valentina”, disse Marmuthe.
A obra tem previsão de orçamento pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) no valor de R$ 4.443.642,72. Segundo o projeto, o trecho deverá ganhar calçamento em paralelepípedo onde não há; novas calçadas com piso tátil; paisagismo; além de uma ciclovia de 1,7 quilômetros. No trecho já há espaço reservado para trânsito de bicicletas, que deverá ser revitalizado e expandido. Também está prevista a implantação de iluminação em LED, mesas de jogos, e bancos ao longo do novo parque. Deverá ocorrer também o plantio de diversas árvores e colocação de novas paradas de ônibus.
“A implantação de um parque linear no Valentina representa muito mais do que um simples ambiente de lazer e convivência, sendo também importante para a preservação ambiental. Já existe na Secretaria de Planejamento, desde 2015, um robusto projeto de requalificação deste espaço urbano na principal do bairro. Inclusive, foi pensado e construído em conjunto com nosso mandato, propondo o aproveitamento dos canteiros como espaços públicos de uso coletivo – para lazer, prática esportiva e interação social, mantendo as áreas verdes. Enfim, esperamos que este parque se torne uma realidade o quanto antes, pois também fortalece a política pública de meio ambiente em nosso município”, afirmou Marmuthe.