CIDADE
Dia Mundial de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa é discutido na CMJP
Sessão especial foi proposta pelo vereador Marmuthe Cavalcanti
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou na tarde desta quarta-feira (14), sessão especial em alusão ao Dia Mundial de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, que será nesta quinta-feira (15). A sessão reuniu diversos representantes de entidades que atuam com idosos em João Pessoa.
O vereador Marmuthe Cavalcanti (Republicanos) foi o autor da propositura e falou sobre a importância de debater o tema através de sessão especial. “É uma temática extremamente pertinente e importante para chamar a atenção do poder público e também da sociedade no que diz respeito aos direitos da pessoa idosa, através de um debate, para que possamos escutar representantes dos segmentos que atuam com os idosos e da sociedade civil. Ações necessitam ser realizadas pelo poder público e essa é uma bandeira de luta do meu mandato e nada mais justo do que contribuir com a melhoria da qualidade de vida desses que deram tanta contribuição à sociedade”, afirmou.
O vereador de Cabedelo José Pereira disse que os idosos têm serviços prestados ao Brasil e por isso é preciso que eles sejam cuidados. “É através dos idosos que as pessoas mais jovens adquirem experiência. Nós, idosos, somos importantes para o crescimento de uma cidade”, acrescentou.
A jornalista e apresentadora de TV, Thereza Madalena, afirmou que os idosos têm uma contribuição importante para a sociedade, pois em muitas residências o principal sustento da casa vem da pessoa idosa. “Não devemos nos importar com a idade e sim em viver e não tem cuidado maior do que o amor”, pontuou.
Rougger Guerra, secretário municipal do Procon de João Pessoa, destacou que o órgão vem buscando coibir que instituições financeiras possam autorizar a realização de empréstimos, muitas vezes feitos pelos próprios parentes dos idosos, sem a devida consciência dele. “O Procon busca coibir que corretoras que vendem esses empréstimos se utilizem dessas contratações e recontratações que comprometem a renda desse idoso. Estamos trabalhando na fiscalização, na cobrança e na exigência para que as instituições financeiras tomem os cuidados necessários contra esse tipo de fraude”, colocou.
A delegada do idoso, Vera Lúcia Lima falou que o crime contra a pessoa idosa vem aumentando. “A violência contra o idoso pode ser caracterizada pelo roubo, furto, violência doméstica, entre tantos outros tipos. A Delegacia do Idoso trabalha diuturnamente na investigação contra todo tipo de violência, em busca de combater qualquer agressão sofrida por essas pessoas que tanto contribuíram”, disse. Para a delegada, o idoso que é consciente tem que se posicionar e administrar sua vida, gerir suas finanças e dizer com quem quer morar.
Benicleide Silvestre, representante da secretaria municipal de Direitos Humanos, comentou ser lamentável que ainda exista sofrimento para os idosos. “É um dia de luta que não deveria existir, mas existem lutadores por esta causa que é de todos nós”, completou.
Por sua vez, Irene Delgado, presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, concluiu dizendo que João Pessoa possui uma rede de serviços e atendimentos à pessoa idosa bem ampla com vários órgãos que dão o suporte na atenção a este público, mas é preciso que os idosos procurem os serviços oferecidos, a exemplo dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), dos Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), instituições de longa permanência, com todas as unidades de saúde da família e a Policlínica do Idoso. “Cada secretaria dentro do município tem sempre um serviço a oferecer ao idoso, mas é importante que ele procure esse atendimento e que a família tome consciência dos deveres que eles têm com a pessoa idosa”, finalizou.