CIDADE
SOLIDARIEDADE: Dudu Soares convoca população e classe política a apoiar campanha “Junho Vermelho”
Dudu Soares, do partido Solidariedade, no Dia Mundial do Doador de Sangue (14), formalizou o seu apoio a campanha “Junho Vermelho”. Ele, ao lado do secretário de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de João Pessoa, João Corujinha, convocou os paraibanos e a classe política a se mobilizarem em defesa da manutenção dos estoques de sangue dos hemocentros. O suplente de deputado estadual também ressaltou a importância de ampliar o número de doadores de sangue em todo o estado.
O parlamentar também lembrou que uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas. Por isso, é um dos doadores de sangue da Paraíba e incentiva outras pessoas a se tornarem doadoras, pois esse gesto de solidariedade ajuda os pacientes que passam por cirurgias, tratamentos oncológicos e outras pessoas que sofrem com doenças hematológicas em todo o estado.
Ao se candidatar a doar é preciso passar por uma entrevista que tem o objetivo de dar maior segurança para o doador e para os pacientes que receberão o sangue.
Para ser doador de sangue é preciso dormir pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior à doação; não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação; não fumar duas horas antes da doação; pesar mais de 51 quilos; e não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva (micropigmentação) nos últimos 12 meses.