ECONOMIA
VITÓRIA: se você precisa de dinheiro, veja como sacar até R$ 3 MIL no app do Caixa Tem
Trabalhadores brasileiros precisam ter atenção redobrada ao calendário de pagamentos; veja a nova liberação no app da Caixa
Os profissionais brasileiros já estão comemorando a chance de sacar até 3 mil reais no app Caixa Tem. Em tese, os valores estarão disponíveis por meio da modalidade de saque-aniversário do FGTS. Assim, para recebimento do benefício, é preciso estar atento aos critérios que o programa estabelece.
A saber, é necessário levar em conta que o FGTS é um direito trabalhista, o qual pode dar direito a valores através do saque-aniversário. Logo, o beneficiário tem creditado em sua conta da Caixa depósitos mensais de 8% dos vencimentos nesse Fundo de Garantia. Ademais, quem realiza os depósitos é o próprio empregador.
Depósitos
Dessa maneira, os depósitos de tais valores tem o objetivo principal de dar aos trabalhadores uma ajuda financeira. Estes profissionais, que exercem atividades de carteira assinada, podem ter acesso ao recurso. Além disso, há vários modelos de saque que permitem retirada de valores do FGTS.
Ademais, tais modalidades têm definição por lei, permitindo aos profissionais sacarem seus fundos de garantia. Vale lembrar que além desse saque, ainda há a rescisão. No entanto, o trabalhador do regime CLT precisa optar por ela ou o saque-aniversário.
App Caixa Tem
Assim, é possível que o trabalhador saque valores do FGTS na modalidade de aniversário. Tudo isso ocorre por meio do aplicativo Caixa Tem. Dessa forma, o percentual do valor total que foi depositado pode ser sacado pelos profissionais. Os trabalhadores ainda têm direito a um valor extra que pode chegar a 2900 reais.
Deve-se analisar, portanto, que o trabalhador pode sacar o percentual anualmente pelo aplicativo, em seu mês de aniversário, caso opte pela modalidade em questão. Atualmente, os nascidos no mês de junho podem sacar o valor extra pelo app da instituição desde o dia primeiro.
Desse modo, o profissional que não fizer o saque, terá retorno dos valores disponibilizados para conta no fundo. O Caixa Tem põe à disposição esse saque, mas é preciso usar o aplicativo do FGTS para solicitar a transição para a modalidade de aniversário. Entretanto, ainda é possível ir até uma agência da Caixa para esse fim.
Vale lembrar que, ao solicitar o saque-aniversário, o profissional só poderá voltar para o saque-rescisão depois de 2 anos.
Cálculo
Por fim, os cálculos necessitam de algumas observâncias. Isso porque os profissionais devem levar em consideração o saldo atual em seu FGTS antes de escolher o pagamento.
Dessa forma, o profissional que obtiver saldo de 500 reais pode sacar até 50% dos valores, mas sem parcela extra.
Já os demais cidadãos, com saldos em conta de 1000, 5 mil, 10 mil, 20 mil ou 20 mil +, as porcentagens para saque são, respectivamente:
- 40% + 50 reais (parcela extra);
- 30% + 150 reais;
- 20% + 650 reais;
- 10% + 1150 reais; e
- 5% + 2900 reais.
Portanto, é fundamental ficar atento às datas de recebimento do saque-aniversário e o saldo disponível em sua conta do FGTS. Assim, será possível que você calcule o montante a ser recebido em sua respectiva data, bem como os critérios de elegibilidade do abono salarial anual.