CIDADE
Eleições 2024: nome de secretário ganha força para compor chapa majoritária em Mataraca
O primeiro turno das eleições municipais do próximo ano, de acordo com o calendário da Justiça Eleitoral e como determina a legislação, está previsto para o primeiro domingo de outubro, dia 6. Faltando pouco mais de um ano e dois meses para o pleito de 2024, alguns temas começam voltar à baila. E um desses debates é acerca da eterna discussão se os nomes daqueles que irão compor as chapas majoritárias devem ser de candidatos mais políticos ou mais técnicos.
No caso de Mataraca, município litorâneo da Paraíba com pouco mais de 8,3 mil habitantes, situado no Vale do Mamanguape, na divisa com o Rio Grande do Norte e distante a 85 quilômetros da capital, João Pessoa, um nome para compor a majoritária na disputa pela prefeitura que tem crescido nos bastidores e que agrega as qualidades técnicas e políticas é o do secretário da Educação, Paulo de Tarso.
Professor formado em Psicologia, Paulo de Tarso responde pela Secretaria da Educação nesses sete anos da administração do atual prefeito de Mataraca, Egberto Madruga (PSB). Extremamente técnico e ao mesmo tempo com vivência política, seu nome é apontado por vários segmentos da cidade para ser o pré-candidato a vice-prefeito na chapa que deverá ser encabeçada em 2024 por Felipe Bezerra (PSD), atual vice-prefeito do município. Conforme esses segmentos, é perceptível que a pasta da Educação foi “a que mais cresceu nos dois mandatos do atual prefeito”.
Acerca do debate sobre se a opção por nomes deveria recair em um técnico ou em um político e se o agir e o pensar político tem que ter o conteúdo técnico, temas sempre discutidos por especialistas e analistas políticos, o economista Maurício Costa Romão destaca: “O político ‘puro’ do passado que ocupava cargos majoritários não existe mais”. O especialista Ph.D. em Economia ainda destacou em artigo publicado no jornal Diário de Pernambuco, relembrando o filósofo Aristóteles: “O homem é por natureza um animal político”.
No caso de Paulo de Tarso, a movimentação nos meios políticos, entre a população e no setor da educação da cidade, seu nome tem ganhado força como pré-candidato a vice-prefeito justamente por ele ter tanto o perfil técnico quanto o político. “À medida que as sociedades se foram tornando mais complexas, exigindo maior requisito de conhecimentos para governá-las, o antigo político foi paulatina e progressivamente dando lugar ao executivo que hoje se denomina de ‘tecnolítico’, aquele que tem a capacidade de aliar tino político (sensibilidade política) com conhecimento técnico (capacidade de apreensão)”, aponta Maurício Romão em seu texto no Diário de Pernambuco.
“Será uma honra se eu for o escolhido pelo chefe do Executivo (Egberto Madruga) e pela população de Mataraca para completar a chapa majoritária com o cargo de vice”, declarou recentemente o secretário Paulo de Tarso ao Blog do Chico Soares. Apontado por ser o responsável por uma gestão exitosa na pasta da Educação, colocando Mataraca com destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre os 223 municípios paraibanos, Paulo de Tarso ressalta: “Nossa equipe de professores e auxiliares tem sido importante para que tudo esteja acontecendo, devido ao apoio do prefeito Egberto Madruga”.
Paulo de Tarso já foi secretário da Educação na cidade de Capim, município paraibano também localizado no Vale do Mamanguape. Em Mataraca, ainda foi secretário do Turismo e secretário da Educação na gestão do ex-prefeito João Madruga. Hoje, ele ainda coordena a 14ª Região de Ensino da União dos Dirigentes Municipais de Educação na Paraíba (Undime-PB) e é membro do Conselho de Educação do Estado da Paraíba.