ESTADO
Governo realiza mobilização para marcar Dia do Enfrentamento do Tráfico de Pessoas
Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre a problemática do tráfico de pessoas, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), órgão ao qual estão vinculados o Núcleo Estadual de Enfrentamento ao Tráfico e Desaparecimento de Pessoas da Paraíba (NETDP/PB) e o Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico e Desaparecimento de Pessoas da Paraíba (CETDP/PB), promoveu nesta sexta-feira (28), no Terminal Rodoviário de João Pessoa e no Aeroporto Castro Pinto, em Bayeux, ações de cunho educativo e preventivo sobre o crime. Na mobilização de conscientização alusiva ao Dia Mundial do Enfrentamento do Tráfico de Pessoas, foi distribuído material informativo e educativo sobre a temática. A ação integra a campanha nacional ‘Coração Azul’.
A técnica de referências do NETDP/PB, Fabiana de Araújo Brito, explicou que, dentre as ações do Núcleo, está promover campanhas de prevenção, e é importante estar com a população alertando, tirando da invisibilidade a questão do tráfico, algo real. “Essa é a importância, o trabalho educativo, de mostrar, sensibilizar, alertar as pessoas de que devem duvidar sempre de propostas de trabalho, de estudo, relacionamentos fáceis e lucrativos”, observou Fabiana Brito.
Ainda segundo Fabiana, de acordo com as denúncias encaminhadas ao NETDP/PB, por meio do canal de denúncia do Governo Estadual, o Disque 123, e demais órgãos de fiscalização, defesa dos direitos humanos e demanda espontânea, foram registrados, de 2017 a 2023, 49 casos de tráfico de pessoas, para fins do trabalho análogo à escravidão, trabalho infantil, adoção ilegal e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Nazaré Pinto, assistente social e voluntária da Ong Um Grito pela Vida, vinculada à Conferência dos Religiosos do Brasil(CRB), diz que a entidade congrega leigos e católicos, integrantes do CETDP/PB, que tem como missão dar visibilidade ao tema tráfico de pessoas, com ações em escolas alertando e mobilizando as pessoas para que não caiam na rede do tráfico de pessoas. “É um trabalho de muita relevância para dar visibilidade, porque nas palestras muitas pessoas falam de vizinhas ou conhecidas que foram levadas para outros países, com promessas de emprego e não voltaram”, comentou.
Já para Vitória Gomes, estudante de fisioterapia, “o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado ajuda bastante as pessoas a se conscientizar, há muita responsabilidade das famílias que deixam as crianças sozinhas, e esse trabalho de conscientização traz as pessoas à realidade, para que prestem mais atenção aos seus filhos, por isso acho esse tipo de ação muito importante”.
Serviço
Em toda a Paraíba, a população conta com os serviços do NETDP e do CETDP, no Enfrentamento ao Tráfico e Desaparecimento de Pessoas, que atuam nos eixos de prevenção, articulação da rede de repressão e assistência às vítimas dos crimes de tráfico, desaparecimento de pessoas e trabalho análogo à escravidão. Mais informações pelo e-mail: comiteetppb@gmail.com
Há ainda o Disque 123, que é um canal de denúncia próprio do Estado, que visa atender pessoas em situação de risco, violência e violação de direitos. Trata-se de uma ferramenta com abrangência nos 223 municípios paraibanos. Para denunciar, ligue 123.