ESTADO
Programa de Odontologia do Hospital de Clínicas para pessoas com necessidades especiais e com deficiência é bem avaliado pelo Ministério da Saúde
O Hospital de Clínicas de Campina Grande, pertencente à rede estadual de saúde, recebeu a visita da coordenadora de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Doralice Severo da Cruz, e do coordenador estadual de Saúde Bucal, Marcílio Araújo. O objetivo da visita foi conhecer o serviço pioneiro de atendimento odontológico para pessoas com necessidades especiais (PNE) e pessoas com deficiência (PCD). Com uma equipe multidisciplinar, são realizados dois procedimentos semanais, atendendo pessoas de vários municípios do Estado.
O HC é a única unidade hospitalar do estado que contempla todos os procedimentos odontológicos em PCD/PNE. Os serviços oferecidos são: restaurações, raspagem sub e supra gengival, exodontias e remoção de dentes inclusos. De dezembro de 2022 a agosto de 2023, foram oferecidos 28 atendimentos a pacientes de 28 municípios.
Após conhecer o programa, a coordenadora de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Doralice Severo da Cruz, reconheceu a importância do serviço e se comprometeu com o envio de equipamentos e no suporte técnico para que o HC se torne um ponto de matriciamento para as equipes. “Atendendo a solicitação do coordenador estadual, vamos enviar cadeira odontológica, aparelho de laser, entre outros equipamentos que serão necessários para o Hospital de Clínicas melhorar ainda mais a qualidade do serviço prestado”, informou.
Para o coordenador Estadual de Saúde Bucal, Marcilio Araújo, a odontologia hospitalar é uma questão que vem sendo amplamente discutida na Secretaria Estadual de Saúde, e o Hospital de Clínicas tem sido pioneiro no serviço odontológico de atendimento a PCD e PNE em ambiente hospitalar. “No HC tem esse serviço graças a uma iniciativa da diretoria do Hospital. É um serviço que havia uma demanda reprimida no estado e o HC já está atendendo as demandas da forma como deve ser, com a equipe completa. O hospital tem a disponibilidade do leito hospitalar para esse serviço ser realizado”, explica.
Segundo Marcílio Araújo, representante do Ministério da Saúde, além de fornecer equipamentos para que seja possível ampliar o serviço, também está trabalhando na regularização do serviço para que o Hospital de Clínicas possa receber recursos financeiros também por procedimento realizado.
Programa de Odontologia Hospitalar para PCD/PNE – O serviço de Odontologia para PCD/PNE é voltado para pacientes que não conseguem atendimento em Unidades Básicas e Centros devido às suas condições psíquicas, sindrômicas ou comportamentais. A coordenadora do programa, Cassandra Gomes, explica que “esse serviço contempla o atendimento odontológico terciário às pessoas com necessidades especiais que por algum imperativo clínico não estão aptos ao atendimento ambulatorial”, ressalta.
Para ter acesso ao serviço os pacientes precisam ser encaminhados pelos cirurgiões-dentistas dos serviços primários e secundários, com laudo/encaminhamento, exames hematológicos e laboratoriais e risco cirúrgico. Esse encaminhamento deve ser feito pelos coordenadores de saúde bucal dos municípios diretamente com a Coordenação Estadual de Saúde Bucal. Caso o município não tenha coordenação de saúde bucal, esse encaminhamento pode ser feito pelo Gerente da Atenção Básica ou pelo Secretário de Saúde.