ECONOMIA
CadÚnico: Descubra Se Você Receberá A Visita Do CRAS Em Setembro
O programa Bolsa Família é administrado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). No início de 2023, começou um processo de verificação cadastral, a fim de identificar irregularidades cadastrais entre os mais de 21 milhões de beneficiários contemplados pelo programa.
Desta forma, são realizadas análises nos dados e informações fornecidas pelos beneficiários no ato da inscrição no sistema Cadastro Único (CadÚnico) para participar de programas sociais oferecidos pelo Governo Federal. Caso sejam encontrados erros ou irregularidades, o benefício é bloqueado, a família é convocada a atualizar o cadastro e comprovar que está cumprindo as regras exigidas pelo programa.
Uma parte do processo de verificação, é a visita domiciliar. As famílias podem receber funcionários e representantes das prefeituras ou dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) no local onde moram. O ministro do programa Bolsa Família, Wellington Dias, anunciou que as visitas já estão acontecendo desde março de 2023.
Apesar disso, nem todos os beneficiários contemplados pelo programa devem passar pela inspeção. Por isso, não tem como determinar um grupo específico com base no número final do Número de Inscrição Social (NIS). Atualmente, os CRAS não têm recursos suficientes para visitar todas as 21 milhões de famílias que recebem o auxílio. Então, apenas aquelas consideradas suspeitas devem receber uma visita de representantes do Bolsa Família.
No momento, o Ministério do Desenvolvimento Social está dando prioridade a dois grupos de beneficiários para realizar as visitas. No caso do primeiro, inclui os cidadãos que residem em áreas remotas e de difícil acesso, que talvez não consigam ter acesso ao CRAS para efetuar a regularização do cadastro.
Enquanto o segundo grupo, são as famílias que apresentaram suspeitas significativas de erros em seus cadastros. Nestes casos, será feito o cruzamento de dados através do sistema Cadastro Único para verificar a situação dessas famílias.
Atualização do Bolsa Família
As famílias contempladas pelo Bolsa Família devem ficar atentas às mensagens enviadas pelo aplicativo oficial (disponível para iOS ou Android) ou em informações colocadas nos extratos ao receberem o benefício. O Governo Federal está convocando as famílias para fazer a verificação cadastral por meio dessas mensagens.
A convocação é um aviso inicial, depois vai ser decidido um prazo no qual o titular do benefício deve comparecer ao CRAS para atualizar seus dados e comprovar que está cumprindo de todas as regras e requisitos. Caso passe o prazo e a atualização não tenha sido concluída, a família pode ter o pagamento bloqueado ou até mesmo cancelado. Sendo assim, é de extrema importância que os beneficiários convocados compareçam em um CRAS quanto antes e não se deve esperar a visita em casa, senão pode acontecer de perder o prazo.
Além disso, as famílias chamadas para procurar um CRAS ou outros órgãos responsáveis pelo Bolsa Família no município onde moram, devem apresentar a documentação necessária de identificação pessoal de todos os membros do grupo familiar, bem como comprovantes atualizados de renda e residência. Em casos de crianças e adolescentes, também pode ser solicitada a apresentação das carteiras de vacinação e os atestados de frequência escolar.