CIDADE
Lei Municipal celebra “Semana do Educador Social” em João Pessoa
De autoria do vereador Marmuthe Cavalcanti (Republicanos) – presidente da Frente Parlamentar da Assistência Social e Cooperativismo, da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) – a Lei 14.497/2022 incluiu a “Semana do Educador Social” – semana do dia 19 de setembro de cada ano – no calendário oficial de datas comemorativas, eventos e feriados do Município de João Pessoa, como forma de reconhecimento e valorização da categoria.
O Brasil também celebrou na última terça-feira (19) o Dia Nacional do Educador Social. A data, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela Presidência da República (Lei Federal 13.580/2017), é comemorada no dia de nascimento do educador pernambucano Paulo Freire, considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial e Patrono da Educação Brasileira.
“Os educadores sociais são profissionais que buscam a garantia dos direitos fundamentais das pessoas em vulnerabilidade social, através de ferramentas pedagógicas, interferindo nos problemas sociais desses grupos de pessoas e buscando sua reintegração na escola, na família e na comunidade. Os trabalhos desenvolvidos pelos educadores sociais visam emancipar os indivíduos em estado de vulnerabilidade, tornando-os ativos na sociedade. Ou seja, é uma missão muito nobre e inspiradora”, destacou Marmuthe.
Segundo a resolução do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) nº 01/2013, o trabalho do educador social deve ser organizado em percursos, de forma a estimular as trocas culturais e a partilha de vivências; desenvolver o sentimento de pertença e de identidade; e fortalecer os vínculos familiares; sempre sob a perspectiva de incentivar a socialização e a convivência familiar e comunitária.
O educador social atua refletindo e, na medida do possível, intervindo em problemas sociais, a fim de modificar realidades a partir de atividades e projetos de aprendizagem. Um importante aspecto do trabalho desse profissional é conectar o educando com a sociedade, de modo que esse possa adquirir os recursos necessários para ter autonomia em sua trajetória. Para isso, além dos incentivos do ensino formal, também há ações que promovem o desenvolvimento social e os Direitos Humanos por meio da cultura, das artes, dos esportes entre outros exercícios cotidianos.
“Por sua relevância, o trabalho do educador social deve ser reconhecido cada vez mais. Por isso, criamos a “Semana do Educador Social” em João Pessoa, para enaltecer e valorizar essa categoria profissional tão importante para nossa sociedade, garantindo maior visibilidade e reconhecimento, para que possam continuar fomentando a inclusão social dos grupos desfavorecidos, da população mais pobre e carente. Parabenizamos estes profissionais pela data e, principalmente, pelo trabalho que realizam”, concluiu Marmuthe.