Politíca
ALPB lança campanha Outubro Rosa 2023 em sessão especial
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) lançou, na tarde desta segunda-feira (02), a campanha Outubro Rosa, que objetiva chamar a atenção da população e alertar para a importância da prevenção e diagnóstico precoce de câncer de mama. A sessão especial aconteceu no plenário “Deputado José Mariz” e contou com a presença de agentes públicos, entidades civis, profissionais médicos e parlamentares. Na oportunidade, foi lançada a campanha publicitária “Quem Cuida não Adia”.
O presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino, abriu os trabalhos destacando que a deflagração da Campanha Outubro Rosa pela Casa Epitácio é um momento de alerta para as mulheres. O evento, segundo ele, “tem essa finalidade: alertar e avisar às nossas mulheres paraibanas, brasileiras e do mundo que o diagnóstico precoce é fundamental para a cura”. “A Assembleia da Paraíba está nessa campanha de alertar, de contribuir, e de querer, cada vez mais, construir uma saúde pública melhor, por uma Paraíba melhor e mais justa para todos”. O parlamentar, em seguida, passou a presidência da sessão especial para a deputada Jane Panta.
A deputada Francisca Motta ressaltou o alto índice de mulheres diagnosticadas com câncer, não só na Paraíba como em todo o país, o que, segundo ela, é inadmissível atualmente quando o acesso das mulheres aos exames preventivos está cada vez mais possível. “Nós sabemos que já existe uma mudança muito grande de mentalidade nas mulheres. Existem campanhas de esclarecimento, de prevenção, mas mesmo assim os índices ainda são altos e precisam diminuir. E essa sessão especial é uma maneira de você conscientizar mais, lembrar mais as mulheres dessa necessidade. Hoje existe uma preocupação maior e nós temos que alertar para isso”, frisou.
A deputada Daniele do Valle destacou a importância de alertar a sociedade para o diagnóstico precoce, via campanhas de conscientização como essa que a Assembleia Legislativa está deflagrando, em favor das mulheres paraibanas. “Nós estamos aqui para fortalecer a política pública para a mulher, mostrar aos gestores dos municípios que devem ter uma atenção especial à saúde da mulher. “Tivemos uma audiência fantástica, em que a gente conseguiu falar de casos concretos, que a cura é possível, que a mulher tem vida e uma vida saudável se ela for diagnosticada precocemente”, ressaltou.
A deputada Jane Panta, diagnosticada com câncer de mama e está vencendo a doença, destacou a importância de a Assembleia Legislativa abrir suas portas para alertar a população e contribuir para a luta contra o câncer. “Eu já participei de vários eventos aqui, e dizer que nós estamos à disposição para essas mulheres, seja ela diagnosticada, seja ela não, mas a importância hoje, o grande dever nosso aqui hoje é dizer que o melhor tratamento ainda é a prevenção. E eu sou a prova viva que tudo passa. Nós temos que ter fé, acreditar e encarar, então não podemos desistir. Isso passa. São momentos difíceis, são momentos de medo, mas também são momento em que a fé, a família e os amigos são fundamentais para alcançarmos a vitória”, disse.
As deputadas Dra. Paula, Cida Ramos e Camila Toscano participaram de forma remota, mas não deixaram de exaltar o papel da Assembleia Legislativa no processo de conscientização das mulheres para o diagnóstico precoce e a prevenção do câncer de mama. Dra. Paula destacou a participação do SUS e necessidade de o acesso ao exame de mama ser cada vez mais facilitado para as mulheres carentes, especialmente no interior do estado.
A deputada Camila Toscano fez a defesa do exame de mama como a arma mais importante de prevenção ao câncer de mama. “O diagnóstico precoce é fundamental. A Mamografia é um dos exames essenciais e a Assembleia Legislativa começa essa campanha para intensificar a necessidade de que as mulheres possam fazer esse exame preventivo, o quanto mais cedo possível, porque fazendo isso e constatando a existência da doença, com certeza a cura será mais possível. A Assembleia Legislativa tem uma força muito grande e nossas vozes podem ecoar pelo estado inteiro, fazendo com as mulheres possam entender a importância do diagnóstico precoce, fundamental para a cura”, concluiu.
A Comissão Especial da Mulher, criada da Assembleia Legislativa, conforme a deputada Cida Ramos, é um passo muito importantes para a conscientização das mulheres sobre as políticas públicas em favor delas, sobretudo na questão da prevenção ao câncer de mama. “A informação, o cuidado, prevenir é ser antecipado. Quando a gente fala em outubro rosa, a gente fala nessas questões, a gente fala num olhar muito forte para essa mulher que enfrenta tantas coisas, enfrenta violência doméstica cada vez mais presente na vida das mulheres, enfrenta salário desigual para trabalho igual, enfrenta um dia a dia de dupla, tripla jornada de trabalho. Quero destacar aqui o trabalho de todas nós mulheres, que temos assento no Poder Legislativo, que estamos atentas, alertas e focadas nas políticas públicas de defesa e proteção das mulheres”, finalizou.
A campanha deflagrada pela Assembleia Legislativa, segundo a promotora e Justiça Fabiana Lobo, é de extrema importância. “Com os demais poderes, o Ministério Público e as entidades da sociedade civil, podem se mobilizar nesse mês do Outubro Rosa para falar da importância da mamografia, para falar da importância da prevenção do câncer de mama no nosso estado”, disse.
A defensora pública-geral do estado, Madalena Abrantes, ressalta que os órgãos públicos da Paraíba, como a Defensoria, trabalham em parceria. “A verdade é que muita gente ainda não se cuida e nós temos o Núcleo da Saúde, onde nós intensificamos isso. É o alerta, é o chamado, é o chamamento, mostrando a necessidade das mulheres e, também dos homens, porque também existe muita incidência de câncer de mama nos homens. É importante que todas as mulheres se conscientizarem de que a prevenção é fundamental nesse processo. Porque a prevenção antecede a cura”, observou.
A Gerente Executiva de Atenção à Saúde, da Secretaria de Saúde do Estado, Izabel Sarmento, disse que a iniciativa da Assembleia Legislativa “é uma ação superimportante”. “Aqui estão todas as representações que podem auxiliar e podem fortalecer o combate ao câncer de mama no Estado. E aí não só ao câncer de mama, mas também de ações voltadas à saúde da mulher, a exemplo também do câncer de colo do útero”, declarou.
A prefeita de Pocinhos, Eliane Galdino, representando todas as mulheres prefeitas do Estado, destacou a importância da campanha para envolver e mobilizar as mulheres. “O diagnóstico precoce é uma causa nobre, que todos nós temos que abraçar. Todos os poderes abraçam essa causa tão nobre. A cura do câncer passa, primeiramente pela fé em Deus. Quando a mulher abre o envelope e o exame dá positivo, o primeiro passo é entregar sua vida a Deus misericordioso. Também é fundamental o apoio da família, que abraça esse momento, que abraça essa doença, que sofre com ela. Com fé em Deus e o apoio da família, está aberto o caminho para a cura. Mas, também, é preciso o diagnóstico precoce, através de exames como a Mamografia, que determinam o tratamento. É aí que entra o Poder Público, que deve criar condições e acesso aos exames e tratamento para as pessoas carentes. E Nós temos feito a nossa parte na Prefeitura de Pocinhos”, disse.
Também prestigiaram o evento, a médica Ana Tereza Uchôa, mastologista e presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional/PB; a médica Joana Barros, presidente da Rede de Apoio “Amigos do Peito”; o prefeito de Santa Rita, Émerson Panta; o deputado João Gonçalves; e professora Maria Helena Toscano, presidente da Escola do Legislativo da Paraíba (ElegisPB); Leandra Dias, presidente do Instituto “poderosas em Ação”; e a nutricionista Ana Maria Pereira Cabral.