Esporte
Dois jogos do Paraibano 2023 são investigados pela operação Penalidade Máxima
Nesta terça-feira (28), mandados de busca e apreensão foram executados em todo país na abertura da terceira fase da Operação Penalidade Máxima, que é realizada pelo Ministério Público de Goiás, e que está investigando manipulações de resultados dentro do futebol brasileiro entre 2022 e 2023.
Desta vez, oito partidas são investigadas e duas aconteceram no Campeonato Paraibano de 2023: Nacional de Patos 2 x 1 Auto Esporte, no dia 24 de janeiro, e Sousa 4 x 0 Auto Esporte, que aconteceu em 15 de fevereiro.
Os mandados foram cumpridos, além da Paraíba, na cidade de Campina Grande, também foram executados em Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. Os outros jogos sob suspeita são: Flamengo 1 x 2 Avaí (Brasileiro 2022); Náutico 1 x 3 Sampaio Corrêa (Série B 2022); Criciúma 2 x 1 Náutico (Série B 2022); Goiânia 2 x 1 Aparecidense (Goiano 2023); e Goiás 2 x 0 Goiânia (Goiano 2023).
Por meio de suas redes sociais, Sousa e Auto Esporte se manifestaram sobre a situação. O Dinossauro do Sertão afirmou que não foi procurado por ninguém ligado à Operação Penalidade Máxima e que está disponível para ajudar nas investigações e esclarecimentos.
Já o Clube do Povo afirmou que enviou imagens dos lances suspeitos para os investigadores e que quer punição efetiva para os envolvidos, uma vez que o alvirrubro se coloca como prejudicado na situação.
Confira a nota do Sousa:
O Sousa Esporte Clube diante de vários pedidos de informações sobre as investigações oriundas do Ministério Público do Goiás, relacionada a 3ª fase da operação intitulada Penalidade Máxima envolvendo diversas partidas do futebol brasileiro, vem a público manifestar que não foi procurado pelo respeitável Parquet Goiano e que aguarda mais informações sobre os fatos, assim como está a inteira disposição das autoridades para contribuir com a elucidação do caso.
Por fim, reiteramos nosso compromisso com esporte, zelando pelos seus princípios, prezando pela pratica do bom futebol e sempre vigilante no combate as condutas que desabone o nosso esporte.
Confira a nota do Auto Esporte:
As partidas realizadas no Campeonato Paraibano de 2023, Nacional 2×1 Auto Esporte e Sousa 4×0 Auto Esporte, fazem parte da Operação Penalidade Máxima, do Ministério Público de Goiás, que investiga manipulação de jogos no futebol brasileiro.
O Auto Esporte Clube informa está atento às investigações e à disposição das autoridades para colaborar no que for possível e necessário. Afinal, o Auto Esporte é a maior vítima dos crimes investigados.
O Clube já disponibilizou materiais com indícios que conseguiu ter acesso e continuará acompanhando para que todos os fatos sejam esclarecidos.
Caso comprovado, o Auto pede, desde já, a punição efetiva dos envolvidos, conforme a lei, para que paguem pela mácula causada ao Auto Esporte Clube e também ao futebol paraibano.
AUTO ESPORTE CLUBE
Diretoria Executiva
Vozdatorcida