Politíca
Atletas paraibanos agradecem apoio de Ruy para disputa do Open Jampa de Jiu-Jítsu
Os 25 atletas beneficiados pela nova ação de incentivo ao esporte promovida pelo deputado federal Ruy Carneiro agradeceram a oportunidade de participar da Open Jampa de Jiu-Jítsu. Os lutadores ganharam a inscrição na competição por meio de um sorteio promovido através das redes sociais do parlamentar.
O desportista Davi Guilherme destacou a relevância da iniciativa diante da falta de políticas públicas voltadas para o esporte em João Pessoa. “Praticamente todo mundo aqui do jiu-jítsu já precisou vender água ou conhece alguém da sua academia que precisou fazer isso pra conseguir competir, porque nós não temos essa ajuda aqui em João Pessoa. Ruy vem fazendo a diferença e incentivando a modalidade através dessas ações realizadas com os recursos do auxílio mudança. Isso tem sido muito importante para o nosso cenário, principalmente para os vários atletas que nunca tinham tido a oportunidade de participar de uma competição por conta das questões financeiras”, ressaltou.
O desejo que esses incentivos sejam ampliados foi defendido por Gideon Costa, atleta e irmão de uma lutadora que ganhou a inscrição. “Eu venho participando dessas ações, felizmente já consegui ganhar uma inscrição lá na primeira iniciativa promovida por Ruy. Dessa vez não consegui pra mim, mas minha irmã foi sorteada. Nosso desejo é que isso sejam ampliado e que a vontade do deputado, de transformar João Pessoa na capital do jiu-jítsu, possa ser concretizada”, revelou.
Ruy defende que o esporte passe a ser tratado como prioridade em João Pessoa e na Paraíba. “Tenho usado parte dos recursos do auxílio-mudança, que não aceito receber, para promover diversas ações de incentivo à prática esportiva. É inadmissível ver uma prefeitura como a de João Pessoa ter um orçamento de aproximadamente R$ 4 bilhões de reais e não possuir uma ação efetiva voltada para o segmento. O esporte não pode continuar sendo tratado como algo secundário”, ressaltou.
O deputado lembrou que teve a oportunidade de conhecer mais profundamente a realidade que envolve o esporte quando foi secretário de Juventude, Esporte e Lazer da Paraíba. “O poder do esporte consegue transformar a vida das pessoas. Quando fui Secretário de Esporte da Paraíba, aprimorei e ampliei o programa Bolsa Atleta em todo o estado. Também tive a oportunidade de criar o Ginásio Cidadão, onde levávamos mil crianças da rede pública para o Ronaldão, em João Pessoa, durante o contraturno da escola. Nossos atletas precisam de apoio e incentivo, mas atualmente falta vontade e planejamento na gestão municipal e estadual”, enfatizou.
O sorteio das inscrições para o Open Jampa Nogi de jiu-jítsu bateu o recorde de participações, com mais de 22 mil menções de lutadores da Paraíba. A competição será realizado no dia 28 de janeiro, no ginásio da UFPB.