Connect with us

Educação & Cultura

Como fazer uma autoavaliação para começar bem o ano?

O período de férias é essencial para o descanso, mas também fundamental para reorganizar a casa, criar metas e traçar novos objetivos

A busca pelo autoconhecimento é importante, pois reconhecer quais são nossas fragilidades, abre caminho para o desenvolvimento de estratégias para lidar com elas

Olá queridos professores! Fechamos mais um ano de trabalho e, inevitavelmente, esse é um momento em que olhamos para tudo que aconteceu e prospectamos as informações que temos para o próximo período letivo que se aproxima.

Passado o processo de avaliação das crianças com a escrita de pareceres, registros avaliativos, organização de portfólios, reflexão sobre o trabalho desenvolvido, é importante que tenhamos um momento para autoavaliação, aquela mais íntima e personalizada, das coisas que nos envolveram, nos afetaram e que nem sempre nos sentimos confortáveis para compartilhar com os demais colegas ou até mesmo com a família no ano letivo que passou.

Porque, sim, é sabido que na nossa profissão muitas coisas nos passam, nos afetam e nos modificam, pois são muitos encontros com histórias singulares, com cenários que nem sempre são aqueles com os quais estamos familiarizados e isso nos exige muito. Como professora, sinto falta de participar de mais grupos e ter mais acesso a discussões que envolvam essas complexidades. 

Ainda que o tema saúde mental dos professores tenha se tornado motivo de debates, principalmente nesse período pós pandemia, todas as consequências que o isolamento trouxe para as relações sociais e impactos na qualidade da aprendizagem das crianças, vejo que o sistema delega para o individual as questões que envolvem o adoecimento psíquico dos docentes.

Aqui, não pretendo esmorecer a convicção de que é necessário a ampliação de espaços para discussões mais profundas sobre o tema, tanto dentro das escolas – a partir das situações do cotidiano -, quanto de programas de governo mais efetivos que atuem nas suas causas, principalmente, nas escolas públicas. Ainda assim, nós, professores, podemos fazer o exercício interno de autocuidado mental. 

Longe de querer apresentar soluções, gostaria apenas de compartilhar minha própria experiência, a partir dos instrumentos que tenho disponíveis no cotidiano e o modo como meu ambiente favorece essa reflexão para, quem sabe, inspirá-los na construção de ferramentas próprias, de acordo com sua realidade. 

Autoavaliação por meio dos registros diários

A prática do registro diário está entre os afazeres da Educação Infantil, como forma de levantar as evidências das aprendizagens das crianças, mas sua potência pode apoiar nossa autoavaliação. 

Agora que o compromisso de entrega de um material que comunique para as famílias um pouco desse percurso já foi foi cumprido, me atenho a recuperar esses registros e buscar evidências mais específicas das minhas ações e, logo, dos desdobramentos obtidos, pensando nos impactos na minha constituição docente que jamais estará pronta ou acabada. Vamos a duas grandes questões:

Quais foram os pontos altos profissionalmente?

Ou seja, eu procuro identificar quais momentos, situações e vivências consegui desenvolver com segurança, espontaneidade, quais propostas posso afirmar com certeza que foram satisfatórias para mim. O exercício docente passa pelo quanto de si esteve envolvido no processo, pois estamos falando muito mais da jornada do que de resultados. 

Nesse sentido, para além das considerações da gestão ou coordenação da escola, o que fica é o quanto de satisfação consegui alcançar com o trabalho realizado. Se, nesse resgate, houve pouco que levantar de efetivo, talvez um primeiro sinal de alerta deve ser considerado.

Quais foram os maiores desafios e de que maneira eles foram superados?

Como já mencionei, no dia a dia, muitas questões nos atravessam. Várias delas não temos controle ou não dependem unicamente de nós resolver, porém o que mais me cabe é pensar sobre o quanto cada situação me atingiu e como reagi em cada uma delas. 

Podemos citar como exemplo o fluxo de trabalho gerado pelas demandas da instituição ou da secretaria de educação; a relação com as famílias e o diálogo nem sempre tão afinado, seja por insegurança ou por eventos que causaram impressões equivocadas; a gestão do trabalho de sala com a equipe de profissionais composta por pessoas com ideais, muitas vezes, divergentes; a dificuldade na relação com as próprias crianças que possuem demandas específicas. 

Enfim, poderia citar outras tantas, mas aqui vale focar no modo como reagimos e encaminhamos cada situação, sem buscar culpados ou justificativas. Dentre o que foi mais relevante, há que se indicar quais foram os aspectos que contribuíram para sua aprendizagem. Se o desconforto apenas causou estresse, deixou pendências que comprometeram boa parte do trabalho e não foram superadas, podemos indicar mais um sinal de alerta. 

Reconhecer fragilidades e criar estratégias

Nesse processo, a busca pelo autoconhecimento é muito importante, pois é fortificante reconhecer quais são nossas fragilidades, o que nos deixa vulnerável para então desenvolver estratégias para agir sobre elas. 

Algumas questões podem estar relacionadas com uma infância não respeitada e, por isso, a dificuldade de se construir relações democráticas com as crianças tornando positivo as heterogeneidades. Por isso, é importante fazer um processo de revisitação dessa criança interior para observar o quanto dela está sendo visto em cada criança em sala. 

Outras, porém, podem estar atreladas a falta de oportunidade de participar de experiências que ampliem olhares, que nos ajudem a pensar em outras possibilidades para uma mesma situação. Nesse caso, ter uma rede de apoio profissional é muito importante, pois, ao compartilhar suas fragilidades com outros, é possível enxergar que não é algo exclusivo nosso e nos ajuda a criar outras referências. 

Há que se considerar também reconhecer quais habilidades e competências tenho a possibilidade de desenvolver com boas leituras, com cursos e capacitações que atendam essas demandas identificadas, entre elas, podem estar a ampliação de repertório, de estratégias didáticas ou, partindo lá do começo, a forma de construir um registro reflexivo para que a didática e práxis sejam pautadas no ciclo freireano da ação-reflexão-ação.

O período de férias é essencial para o descanso, mas também fundamental para reorganizar a casa, criar metas, traçar novos objetivos e aquela máxima vale a pena ser lembrada: pra quem não sabe para onde ir, qualquer caminho serve. Então, vale a pena essa análise franca do vivido ao longo ano para que seja possível construir um novo percurso ainda mais satisfatório.

Bom descanso e até breve!

Paula Sestari é professora da Educação Infantil da rede municipal de ensino de Joinville (SC), com dez anos de experiência nessa etapa, e mestra em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias. Em 2014, recebeu o Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, e foi eleita Educadora do Ano com um projeto com crianças pequenas na área de Educação Ambiental.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Internacional7 horas ago

Violência na RD Congo tem potencial de expansão além-fronteiras

ESTADO7 horas ago

PBGás conclui 2ª etapa da rede de gás canalizado no Bessa e comemora recorde em ligações de residências e comércios

Judiciário7 horas ago

Sexta Turma mantém ação penal contra jogador acusado na Operação Penalidade Máxima

Judiciário7 horas ago

Quinta Turma nega pedido de Rogério 157 para sair de presídio federal e retornar ao Rio de Janeiro

Educação & Cultura7 horas ago

UFPB e TRT-13 estudam parceria voltada à implementação de soluções sustentáveis

ENTRETENIMENTO7 horas ago

SÉTIMA ARTE: Cinema Aruanda da UFPB ganhará nova tela com projetor digital com apoio da FUNETEC e incentivo da Lei Paulo Gustavo

CONCURSO E EMPREGO7 horas ago

TCE-PB informa que resultado do processo seletivo para estagiários já está disponível no portal do CIEE

ENTRETENIMENTO7 horas ago

Programa Espaço Cultural entrevista escritor português radicado no Sertão da Paraíba

CIDADE7 horas ago

Prefeitura já entregou mais de 80% das guias de IPTU e TCR e contribuinte que antecipa pagamento garante descontos

Segurança Pública7 horas ago

Projeto prevê pena de até 8 anos de prisão para furto praticado à noite

Esporte7 horas ago

Projeto retoma distinção entre esporte profissional e amador na Lei Geral do Esporte

Judiciário7 horas ago

Dino toma posse como ministro do STF e sela passagem pelos Três Poderes em um ano

Nacional7 horas ago

Zambelli é intimada dentro do plenário da Câmara sobre caso da arma em SP

Nacional7 horas ago

Pacheco retorna do recesso com a intenção de se distanciar de Lula.

ESTADO8 horas ago

Detran-PB promove novo leilão com mais de 700 veículos

CIDADE8 horas ago

Famup conclama prefeitos e prefeitas a votarem na chapa ‘CNM com Renovação’ 

ENTRETENIMENTO8 horas ago

Música no Centro apresenta Quarteto de Trombone JP-Bone, Izadora França e Lucas Bojikian

CIDADE8 horas ago

Iniciativa Municipal promove “Dignidade Menstrual” e distribui absorventes

Politíca8 horas ago

Murilo Galdino consegue assinaturas para votar urgência de PL que amplia carros-pipa para zona urbana

Nacional9 horas ago

O exército se prepara para a já combinada prisão de Bolsonaro

Politíca10 horas ago

Deputada Jane Panta – ALPB aprova Marcha em Defesa da Mulher na Paraíba.

Politíca11 horas ago

Veneziano vê preocupação com dados que apontam a Paraíba com 8ª maior taxa de desempregados e menor crescimento econômico do país

Politíca11 horas ago

Deputados derrubam veto a projeto de Camila e Paraíba terá ‘Programa Amamentação sem Dor’

Politíca11 horas ago

Assembleia aprova PL de Júnior Araújo que cria Dia Estadual de Conscientização em Favor da Atenção à Psicologia Infantil

Politíca11 horas ago

CCJ aprova projeto que proíbe cobrança de débito de terceiros para instalação de serviços básicos

Politíca11 horas ago

Tovar é nomeado vice-presidente da Comissão de Infraestrutura, Minas e Energia da Unale

Politíca11 horas ago

Câmara aprova urgência de Ruy para combater interferência política e fura-fila na saúde

ESTADO11 horas ago

Pollyanna Dutra se reúne com Paulo Câmara para discutir projetos sociais para a Paraíba

ESTADO17 horas ago

Consumidor de energia elétrica: você conhece seus direitos e deveres?

Saúde17 horas ago

O que é a Síndrome da Cabana?

Internacional7 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional8 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Segurança Pública11 meses ago

IMAGEM FORTÍSSIMA: Vídeo mostra momento em que aluno mata professora a facadas

Judiciário9 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

ENTRETENIMENTO7 meses ago

JIBÓIA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

DarkWeb, DeepWeb e DarkNet: qual a diferença?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Como ver os Stories anonimamente no Instagram

Nacional7 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

Segurança Pública11 meses ago

Adulteração de chassi de reboques está mais próximo de se tornar crime

Nacional10 meses ago

Advogado de Adélio Bispo recebeu R$ 315 mil do PCC, segundo inquérito da PF

Nacional12 meses ago

Parlamento português veta discurso de Lula em sessão solene da Revolução dos Cravos

ENTRETENIMENTO5 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Novo botão ágil do YouTube Music baixa até 200 músicas de uma vez

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

Como recuperar mensagens apagadas do Instagram

CIDADE10 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional9 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

João Pessoa abre vagas para cuidador voluntário com bolsa de R$ 700

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Patrulha Canina ganha adaptação para o Teatro Pedra do Reino neste domingo(05)

Nacional10 meses ago

Exclusivo: imagens mostram baixo contingente de segurança no Planalto e atuação do GSI no 8 de janeiro

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Judiciário6 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional9 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 meses ago

Conheça as “Rainhas dos Rebanhos”: as Ovelhas Ladoum de Valor Inestimável

Judiciário5 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO11 meses ago

COMO ELIMINAR COCHONILHA DE RAIZ DE PLANTAS EM VASO

ECONOMIA12 meses ago

Petrobras tem lucro recorde de R$188,3 bi em 2022 com alta do petróleo

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional2 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

Internacional1 mês ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Saúde1 dia ago

DENGUE: PREOCUPAÇÃO EM ÁREAS RURAIS CRESCE COM DISPARADA DE CASOS

ECONOMIA1 dia ago

AUMENTO DE ARRECADAÇÃO E AJUDA PARA META FISCAL DO PAÍS

ECONOMIA1 dia ago

GOVERNO AVALIA LIBERAR UMA NOVA FORMA DE USO DO FGTS

Saúde2 dias ago

NOMOFOBIA: DEPENDÊNCIA DO USO DO CELULAR JÁ ATINGE IDOSOS

Saúde2 dias ago

DENGUE: INFECTOLOGISTA TIRA DÚVIDAS SOBRE VACINA, REPELENTES E SINTOMAS

Judiciário2 dias ago

CHEGOU A HORA DE COMBATER OS ULTRAPROCESSADOS NO BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

ENTRA EM VIGOR A LEI EUROPEIA QUE REGULAMENTA TODAS AS PLATAFORMAS DIGITAIS

ENTRETENIMENTO2 dias ago

PIERNIKI DOMOVE – A BOLACHA DE MEL POLONESA

ENTRETENIMENTO2 dias ago

PROJETO DE RESGATE À ARARAJUBA

ENTRETENIMENTO2 dias ago

CONHECI O CAVALO DE LAMPIÃO: A VERDADEIRA HISTÓRIA DO CAVALO NORDESTINO

ENTRETENIMENTO6 dias ago

AS MÚSICAS QUE CONTAM A HISTÓRIA DE BERLIM

Saúde6 dias ago

OS REMÉDIOS QUE NÃO SÃO INDICADOS PARA DENGUE

Educação & Cultura6 dias ago

QUATRO ASPECTOS FASCINANTES DA VIDA DE PITÁGORAS (ALÉM DA MATEMÁTICA)

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 dias ago

EMBRAPA DESENVOLVE PESQUISA PARA COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE

Nacional6 dias ago

O IMENSO DESERTO QUE ESTÁ NASCENDO NO BRASIL

Saúde6 dias ago

Quer saber mais sobre vacinas obrigatórias? Confira este vídeo!

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

BENEFÍCIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO AGRO

Saúde1 semana ago

DENGUE: COMBATER O MOSQUITO É ESSENCIAL; VEJA DICAS

Judiciário1 semana ago

STF JULGA APLICAÇÃO DO CONCEITO DE ‘IDENTIDADE ECOLÓGICA’ E PREOCUPA ECOLOGISTAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

INCLUSÃO DO BIOGÁS NA MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA

Educação & Cultura1 semana ago

COMO SE FORMA UM ‘PEQUENO GÊNIO’?

ECONOMIA2 semanas ago

99% DOS CONSUMIDORES SÃO OBRIGADOS A COMPRAR ENERGIA DE DISTRIBUIDORA ESPECÍFICA

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ALEMANHA BUSCA MÃO DE OBRA ESTRANGEIRA

Saúde2 semanas ago

VARIANTES DA DENGUE AGRAVAM CONTÁGIO

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

O QUE É DOMO DE CALOR? COMO O FENÔMENO NA ARGENTINA VAI AFETAR O CLIMA DO BRASIL

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CRIAÇÃO DE ANIMAIS SILVESTRES E EXÓTICOS PARA VENDA?

Internacional2 semanas ago

O QUE FAZ DO PASSAPORTE BRASILEIRO UM DOS MAIS FORTES DO MUNDO?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

EMPRESAS AO REDOR DO MUNDO ESTÃO EXIGINDO O FIM DO HOME OFFICE

Saúde2 semanas ago

POR QUE DIPIRONA É VENDIDA NO BRASIL, MAS PROIBIDA NOS EUA E EM PARTE DA EUROPA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Advertisement
Advertisement

Vejam também