Por: Roberto Tomé
Muitos candidatos potenciais
Faltando um pouco mais de 10 meses para as eleições municipais de 2024, que vão acontecer no dia 6 de outubro, pelo menos 10 pessoas foram mencionadas como possíveis candidatos a prefeito de Santa Rita. Alguns deles até anunciaram que iam concorrer, mas depois mudaram de ideia.
O dilema do atual prefeito
A cidade está sendo governada atualmente pelo prefeito Emerson Panta e sua esposa, que tem bastante influência. Dizem que a esposa do prefeito é temida por quase todos os vereadores da cidade. O prefeito já está cumprindo seu segundo mandato, então não pode se candidatar novamente. Segundo informações, é que ele está indeciso entre três pessoas para ser seu sucessor: Luciano Alvino, que é advogado e médico; Flávio Panta, que é secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência e Tecnologia e também primo do prefeito; e Conceição Amália, que é secretária municipal de Assistência Social e amiga íntima e, segundo informações, subserviente a esposa do prefeito.
Um oponente forte
Um dos principais adversários do sucessor de Emerson Panta é Pedrito Gomes, que já foi vereador e prefeito da cidade de Cruz do Espírito Santo. Nas últimas eleições, ele recebeu mais de 16 mil votos como candidato a deputado estadual.
Outros possíveis candidatos
Além desses nomes, também temos o ex-deputado estadual Flaviano Quinto, Nicola Lomonaco, que concorreu à prefeitura de Santa Rita em 2020, mas não teve muitos votos, e Tonho da Galinha, que é um fazendeiro e comerciante conhecido na cidade.
Também temos especulações sobre Ivonete Barros, que pode ser candidata a vereadora, e Ricardo Coutinho, que já foi prefeito de João Pessoa e governador do estado da Paraíba. Mas Coutinho já disse que não vai se candidatar a nenhum cargo nas próximas eleições.