Connect with us

Saúde

O que é pré-eclâmpsia, complicação um pouco falada da gravidez

Muitas mulheres só recebem informações a respeito quando são afetadas pela condição, apesar de serem um dos principais motivos de mortalidade materna. Aqui está o que você precisa saber

Em 2012, Koiwah Koi-Larbi estava na 25ª semana de sua primeira gravidez e muito feliz. Ela e sua família estavam animadas com o inchaço de suas pernas, pés e mãos. Em Gana, ficar muito grande durante a gravidez é sinal de que um menino está a caminho, disse ela à DW.

Mas Koi-Larbi notou outros sintomas além do inchaço. Ela estava sentindo dores de cabeça e algo chamado dor epigástrica, uma dor na parte superior direita do estômago. Ela tinha azia e estava vendendo “todos os tipos de manchas” em si. Quando ela comunicou seus sintomas à enfermeira, ouviu que “era assim mesmo”.

Um dos desafios do diagnóstico que Koi-Larbi receberá mais tarde – pré-eclâmpsia – é o fato de que muitos dos sintomas podem ser difíceis de consideração pelas próprias gestantes e por profissionais de saúde, como sua enfermeira, que não são treinadas para identificá-la. los.

A pré-eclâmpsia é uma das principais causas de mortalidade materna em todo o mundo. Ela é caracterizada por pressão alta durante a gravidez, algo que as mulheres geralmente não conseguem sentir.

“Você pode ter [pressão alta] e não perceber”, disse Joyce Browne, professora de saúde global e epidemiologia na UMC Utrecht, na Holanda. Se conseguir perceber, poderá notar sintomas como os de Koi-Larbi ou “uma sensação geral de não estar se sentindo bem”, afirmou.

A incidência da pré-eclâmpsia varia de país para país. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que as taxas sejam cerca de sete vezes mais altas nos países em desenvolvimento do que nos desenvolveram. Globalmente, ela causa cerca de 12% das mortes maternas por ano.

Estágios da pré-eclâmpsia: convulsão, coma, morte

No final daquele mês, Koi-Larbi começou a ter convulsões e foi levado às pressas para o hospital às 2h da manhã. Disseram-lhe que ela estava com eclâmpsia – resultado de pré-eclâmpsia não tratada, que pode levar ao coma e até mesmo à morte se não for tratada a tempo.

A única coisa que poderia salvar Koi-Larbi e seu bebê naquele momento era uma cesárea de emergência.

No caminho para o hospital, seu então marido havia conversado com a mãe dela por telefone. Sua mãe não ficou surpresa com a condição da filha. “Ah, essa é a minha doença”, afirmou ela. Koi-Larbi disse que essa foi a primeira vez que soube que sua mãe tinha pré-eclâmpsia.

Browne aconselha todas as mulheres que passaram por uma gravidez a perguntar às suas mães se elas tiveram pressão alta em suas gestações. “É um fator de risco importante”, disse. “Se você sabe que sua mãe teve, é motivo para você ficar mais atento.”

Koi-Larbi conheceu seu bebê três dias após o parto. Ele era minúsculo e pequeno demais para ser amamentado – 48 horas depois, o bebê desenvolveu uma complicação e faleceu. “Ficamos destruídos”, disse.

Segunda e terceira gestações

Koi-Larbi foi designado para ter um filho. Na verdade, seu sonho era ter cinco. Ela gravou novamente um ano depois, em 2013. Cinco meses após o início da gravidez, ela passou para os Estados Unidos para ser cuidada lá pelo resto da gestação. Mais uma vez, teve pré-eclâmpsia de início tardio, mas conseguiu dar à luz uma menina com 37 semanas.

Motivada pela experiência positiva do parto, ela gravou pela terceira vez em 2017. Ela teve os mesmos sintomas que havia tido em suas outras gestações, mas eles eram menos intensos. Dessa vez, disse, ela estava apenas exausta.

Com 26 semanas, ela foi ao hospital para verificar sua pressão arterial. Ela não estava sentindo nenhum sintoma intenso, mas sabia, por causa de suas gestações anteriores, que esses exames eram cruciais. Sua pressão arterial estava entre 150 por 100 – alta o suficiente para que o médico recomendasse sua internação no hospital.

No quarto dia de Koi-Larbi no hospital, uma parte beneficiada pelos benefícios cardíacos do bebê e não conseguiu sentir nada. Um médico confirmou que ela havia perdido o bebê. Uma equipe médica realizou uma cirurgia para remover o feto morto do corpo de Koi-Larbi, salvando sua própria vida.

“Nesse ponto, sim, estava traumatizado. Estava fazendo perguntas. Estava pensando, duas vezes, isso é muito para mim”, disse Koi-Larbi.

Durante sua recuperação, ela começou a procurar respostas na internet. Encontrou grupos de apoio à pré-eclâmpsia, mas somente nos EUA, Reino Unido e Austrália. Ela se comunicou com eles e criou seu próprio grupo de ajuda, que chamou de Action on Preeclampsia Ghana.

O objetivo de Koi-Larbi era fornecer informações sobre a doença e aumentar a conscientização das mulheres e dos profissionais de saúde. Ela queria fazer parcerias com pesquisadores para encontrar maneiras de melhorar a situação em Gana. E oferecer um ponto focal onde as mulheres que tiveram pré-eclâmpsia puderam ter acesso ao aconselhamento.

“No nosso contexto, não é fácil falar ou conversar sobre sua saúde mental e, a menos que você tenha um marido e uma família que lhe dê apoio durante esse período traumatizante, você terá de lidar com esse tipo de coisa sozinha”, disse Koi -Larbi.

Em 2019, já com a Action on Preeclampsia Ghana em funcionamento, Koi-Larbi, munida de anos de conhecimento, gravada pela quarta vez. “Havia muita esperança para essa”, disse. Mas, dessa vez, ela desenvolveu a síndrome HELLP, a forma mais grave de pré-eclâmpsia, e teve que dar à luz para não perder a própria vida. O bebê de 1 kg morreu três dias após o nascimento.

Os três atrasos ligados à mortalidade materna

A saúde materna é um indicador de como um sistema de saúde funciona e o quanto priorizamos a saúde das mulheres, disse Browne.

“A maioria das mulheres é saudável quando inicia a gravidez. Mas pode haver complicações que desativem o atendimento rápido e de boa qualidade. E se você não tiver acesso a esse atendimento rápido e de boa qualidade, [isso pode significar] resultados adversos, e os resultados adversos podem ser literalmente letais.”

Especialistas como Browne analisam a mortalidade materna por meio de algo chamado modelo dos “três atrasos”.

O primeiro atraso ocorre por parte da própria mulher – ela não acha que sua dor é grave o suficiente para atenção médica e a ignorância.

O segundo atraso é logístico – as barreiras que uma mulher pode enfrentar ao tentar chegar a um posto de saúde. Essas barreiras são piores em vilarejos remotos, onde as mulheres podem morar a horas de distância de um posto de saúde.

O terceiro atraso é a qualidade do atendimento quando uma mulher chega ao hospital.

Titus Beyou, um médico de Gana que pesquisou a pré-eclâmpsia, disse que, depois que as mulheres chegam ao hospital, a qualidade da comunicação entre elas e o médico pode determinar esse terceiro atraso.

Não é incomum que uma gestante seja informada que precisa interromper a gravidez e dar à luz imediatamente sem receber uma explicação do motivo ou do entendimento do que o médico está dizendo, disse Beyou. Isso pode levar o paciente a rejeitar o tratamento para sua condição, simplesmente porque não entende o que está acontecendo.

Distância de posto de saúde motiva um dos “três atrasos” ligados à mortalidade materna

Koi-Larbi disse que foi uma falha de comunicação como aquela que levou à morte de seu primeiro bebê. “A ignorância matou meu bebê”, disse Koi-Larbi. “Não havia sido informado.”

É uma amarga ironia que, mesmo quando as mulheres têm acesso aos cuidados de saúde de que necessitam, algumas podem até rejeitar o tratamento por causa de suas convicções religiosas. E isso pode levar a outra forma de mal-entendido, disse Beyou.

“Elas perguntaram: ‘Por que você quer me dar um bebê prematuro?'” Elas não aceitaram o tratamento – o parto prematuro, crucial e que salva vidas – até que consultaram o pastor, afirmou.

Os hospitais de Gana avaliaram a possibilidade de resolver esse problema contratando capelães para trabalhar de plantação em suas instalações, disse Beyou. Mas o país tem muitas religiões diferentes e várias denominações de cada uma delas, o que torna uma solução não abrangente.

Mas talvez esse seja o ponto importante: cada mulher e sua gravidez são indivíduos e únicas. Assim como Koi-Larbi descobriu, cada uma de suas gestações era diferente. Os especialistas afirmam que o cuidado na gravidez não se resume ao parto ou a uma emergência. Os cuidados devem começar desde o início.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional13 horas ago

Rio Grande do Sul enfrenta recorde de cheia do Guaíba neste domingo

Judiciário3 dias ago

Censura: o que é e o que diz a lei brasileira?

Nacional3 dias ago

Qual é a importância da liberdade de imprensa para a democracia?

Segurança Pública3 dias ago

Corregedoria inspeciona reforma e estrutura das cadeias públicas de Taperoá e Juazeirinho

Saúde3 dias ago

Auriculoterapia tem potencial de diminuir dor e ansiedade de mulheres em trabalho de parto, diz pesquisa da UFPB

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Viva Usina: exposição de Thiago Verdeee segue aberta até 12 de maio

Saúde3 dias ago

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Segurança Pública3 dias ago

Operação Lei Seca autua mais de 380 condutores por embriaguez e outras infrações no mês de abril

ESTADO3 dias ago

Governo do Estado e Detran-PB abrem o Maio Amarelo nesta segunda-feira (6)

Judiciário3 dias ago

TJ de Rondônia pagou salários de mais de R$ 1 milhão a 46 juízes

Nacional3 dias ago

Resolução do governo Lula proíbe evangelismo em presídios

ECONOMIA3 dias ago

Reoneração da folha salarial já vale para abril, diz Receita

ECONOMIA3 dias ago

Veja o que acontece com quem é obrigado a declarar o IR 2024 e não presta contas

Nacional3 dias ago

Lula promete a Pacheco que vai selar armistício entre ele e Haddad

CONCURSO E EMPREGO3 dias ago

Saiba como consultar local de prova do Concurso Nacional Unificado

Judiciário3 dias ago

STF amplia controle judicial sobre inquéritos do Ministério Público

Internacional3 dias ago

Dentadura de esposa de Maduro escapa durante discurso; assista

Nacional3 dias ago

Relator do caso Seif também relatará recursos contra Moro no TSE

Nacional3 dias ago

Piada de mau gosto de Lula em meio à tragédia no RS repercute

Nacional3 dias ago

Filho de Lula se envolve em nova polêmica ao responder “minha vida é aberta igual à beira do teu c*” a usuário no Instagram

Nacional3 dias ago

1º de maio de Lula teve incentivo fiscal e improbidade

Internacional3 dias ago

Ditadura De Ortega Fecha 13 ONGs Na Nicarágua; Bens Podem Ser Transferidos Ao Estado

Nacional3 dias ago

O ministro encrencado e o presidente tolerante

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Sabadinho Bom apresenta Luizinho Calixto e sua sanfona de oito baixos

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Peças em cerâmica e madeira são destaque da Feira dos Aromas na FCJA

Politíca3 dias ago

Lei de Tovar e Danielle incentiva uso de etanol na Paraíba

Judiciário3 dias ago

A aplicação do princípio da cooperação judicial no processo penal

Judiciário3 dias ago

A Seguridade Social assistencial e o enfoque contributivo da Previdência

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Funjope abre exposição ‘Investigações de Si’, da artista Trexy, no Hotel Globo

Educação & Cultura3 dias ago

Fies Social 2024: Financiamento Completo para Estudantes de Baixa Renda!

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Nacional4 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Internacional3 dias ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO3 dias ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional3 dias ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Internacional3 dias ago

QUEM SÃO OS ALIADOS E RIVAIS DE ISRAEL E IRÃ NO ORIENTE MÉDIO

Saúde6 dias ago

OS MITOS SOBRE A CEGUEIRA QUE REFORÇAMOS SEM PERCEBER

Saúde6 dias ago

VACINA CONTRA CÂNCER DE PELE IRÁ ENTRAR NA FASE FINAL DE TESTES

Saúde6 dias ago

NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR BRONQUIOLITE JÁ SUPERA ATÉ A COVID-19

Nacional6 dias ago

SETE EM CADA DEZ BRASILEIROS DIZEM QUE INDÍGENAS PRECISAM DE MAIS PROTEÇÃO

ECONOMIA6 dias ago

REFORMA TRIBUTÁRIA ACABA COM CINCO IMPOSTOS EXTREMAMENTE COMPLEXOS

Internacional1 semana ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde1 semana ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde1 semana ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde1 semana ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Internacional2 semanas ago

POR QUE EXPRESSÕES TÍPICAS DO BRASIL ESTÃO PEGANDO EM PORTUGAL

Judiciário2 semanas ago

PRAZO PARA INCLUIR ALERTA NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS ACABOU

Saúde2 semanas ago

ALERGIAS EM ALTA: BUSCA POR ALERGISTAS SUBIU 42% EM TRÊS ANOS

Saúde2 semanas ago

IA À MEDICINA: CONSULTA VIRTUAL, DIAGNÓSTICOS E ACOMPANHAMENTOS

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PASTOR DO CÁUCASO: A RAÇA QUE ENFRENTA URSO

Nacional2 semanas ago

DESIGUALDADE PERSISTENTE NO BRASIL: LUZ E SOMBRA EM 2023

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA TEM PILOTOS MULHERES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PLANTEI ORQUÍDEA NO VASO DE BARRO PARA MORANGOS

Saúde2 semanas ago

MOSQUITO AEDES AMEAÇA A 4 BILHÕES E TRAZ DOENÇAS ATRAVÉS DE BAGAGENS

Segurança Pública2 semanas ago

PIRATARIA: BRASIL PERDE QUASE R$ 500 BILHÕES COM O COMÉRCIO ILEGAL DE PRODUTOS E

ECONOMIA2 semanas ago

PRAZO PARA A DECLARAÇÃO DO IR SE ESTENDE ATÉ O DIA 31 DE MAIO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

12 PLANTAS PARA AMBIENTES SOMBREADOS OU INTERNOS

Internacional2 semanas ago

A ESTRATÉGIA DE VLADIMIR PUTIN PARA SE MANTER NO COMANDO DA RÚSSIA

Educação & Cultura2 semanas ago

OS CABOCLOS – 2003

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ENERGIA LIMPA SE TORNA UM MOTOR DE CRESCIMENTO GLOBAL: 10% DO PIB EM 2023

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br