Connect with us

Saúde

Por que a hanseníase ainda não foi erradicada?

Doença, conhecida no passado como lepra, não é extremamente contagiosa e tem tratamento. Mesmo assim, ainda atinge cerca de 200 mil pessoas por ano em todo mundo – e Brasil é o segundo país com mais casos

A hanseníase, conhecida no passado como lepra, já não deveria existir. No início da década de 1990, a Assembleia Mundial da Saúde, órgão decisório da Organização Mundial da Saúde (OMS), estabeleceu como meta a erradicação da doença até o ano 2000.

Era um plano ambicioso, impulsionado pela introdução bem-sucedida do chamado Multidrug Treatment (MDT), uma combinação de vários medicamentos que fez com que o número de casos de hanseníase caísse significativamente.

No entanto, cerca de 200 mil pessoas ainda são diagnosticadas com hanseníase todos os anos. Mais da metade dos casos conhecidos estão na Índia, seguida pelo Brasil e pela Indonésia. 

Entre janeiro e novembro de 2023, o Brasil diagnosticou ao menos 19.219 novos casos de hanseníase – 5% a mais que ao total de notificações registradas no mesmo período de 2022. Os dados são do Painel de Monitoramento de Indicadores da Hanseníase, do Ministério da Saúde.

Para conscientizar a população em geral e as autoridades públicas em particular sobre a importância do diagnóstico precoce e do enfrentamento ao preconceito contra a hanseníase, no Brasil, desde 2016, o mês de janeiro é dedicado à campanha Janeiro Roxo. Já em todo o planeta, o último domingo de janeiro marca, anualmente, o Dia Mundial de Combate à Hanseníase.

Doença longe de ser erradicada

Há poucos sinais de erradicação, apesar de a doença não ser altamente contagiosa nem intratável.

“Os especialistas classificam a hanseníase como uma doença muito enigmática”, disse Rajib Dasgupta, professor de medicina social na Universidade Jawaharlal Nehru, em Nova Delhi, na Índia.

“Enigmática porque, mesmo depois de alguns séculos conhecendo a doença, tratando-a ou pelo menos controlando-a, ainda existem várias lacunas importantes no conhecimento. Ainda não sabemos muitas coisas sobre a hanseníase com confiança”, explica.

O que se sabe e o que ainda não se sabe

A hanseníase é uma das doenças mais antigas do mundo. Pesquisadores encontraram referências a essa enfermidade em histórias que datam de centenas de anos antes de Cristo. A primeira evidência médica da doença infecciosa surgiu em 1873, com a descoberta de seu patógeno causador, a bactéria Mycobacterium leprae, pelo pesquisador norueguês Gerhard Armauer Hansen. Em homenagem a ele é que hoje em dia a doença se chama hanseníase. 

Suspeita-se que a bactéria tenha se espalhado pelo mundo por meio de rotas comerciais.

A enfermidade geralmente afeta pessoas com sistema imunológico enfraquecido – por exemplo, que sofrem de desnutrição. Essa é considerada uma das razões pelas quais a bactéria é encontrada principalmente em grupos sociais mais pobres na Índia, Brasil e Indonésia. Um sistema imunológico saudável geralmente consegue vencer essa doença.

“A hanseníase está sempre agrupada em certas populações vulneráveis, que estão localizados muito remotamente e têm menos acesso a tratamentos [médicos]”, destaca Dasgupta.

Índia é o país no mundo com mais casos da doença

Período de incubação de muitos anos

O Mycobacterium leprae é provavelmente transmitida de pessoa para pessoa através de gotículas. A transmissão requer um contato prolongado e próximo – além de um sistema imunológico enfraquecido.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) dizem que um sistema imunológico adulto saudável pode combater as bactérias em 95% dos casos.

Se a pessoa for infectada, pode não ficar doente imediatamente. O período de incubação – ou seja, o tempo entre a infecção e o aparecimento de qualquer sintoma inicial – pode ser entre dois e quatro anos. Mas também pode levar 20 anos.

Esse período prolongado de incubação dificulta muito seu controle e erradicação, destaca Dasgupta. Uma doença é considerada sob controle quando o número de infecções em um país cai para menos de uma em cada 10 mil pessoas.

“Se esta referência for alcançada, os programas são reduzidos. Controles e medidas que ainda estavam em operação são enfraquecidos”, destaca Dasgupta, que trabalhou em vários programas de combate e controle de doenças infecciosas na Índia.

Desta forma, quando finalmente termina o período de incubação e a doença irrompe, as pessoas podem ficar em situações em que não há medidas rápidas ou especialistas para tratar os pacientes. E é aí que mais pessoas são infectadas.

“O número de casos que estamos vendo agora são menores do que a carga real na comunidade”, disse Dasgupta. “Pode haver um pouco mais de más notícias do que parece”, destaca.

Quais são os sintomas?

Uma vez que uma infecção de hanseníase irrompe, alguns sintomas comuns facilitam a detecção: pode haver alterações visíveis na pele ou danos nos nervos que podem ser detectados pela perda da sensação de dor.

No entanto, a perda de sensibilidade nas extremidades pode levar a mais lesões e inflamação crônica – e se chegar a esse estágio antes de um diagnóstico, isso pode significar a amputação de membros. Às vezes isso se torna inevitável.

Assim, em casos extremos, as pessoas com hanseníase podem ficar com deficiências físicas. Mas também há outro problema, o social. Por muitas centenas de anos, as pessoas com hanseníase foram tratadas de maneira desumana e, ainda hoje, sofrem estigma social.

Por essa razão, em 1995, o Brasil aboliu, por lei, que o termo lepra fosse usado em documentos oficiais para se referir à doença. Desde então, é usado o termo hanseníase, a fim de diminuir o estigma social.

Suspeita-se que a bactéria tenha se espalhado pelo mundo por meio de rotas comerciais

A hanseníase é incurável?

Não. A hanseníase pode ser tratada e curada. As pessoas podem se recuperar e continuar com suas vidas normalmente.

O tratamento envolve uma combinação de medicamentos e, dependendo da gravidade da infecção, pode levar de seis a 12 meses para a cura.

O tratamento é conhecido como poliquimioterapia e consiste em três medicamentos – rifampicina, dapsona e clofazimina.

O problema é que o diagnóstico muitas vezes chega tarde. As bactérias podem ser detectadas no fluido linfático e no tecido da pele, mas nem sempre é um método confiável e muitas infecções permanecem sem diagnóstico até que os sintomas comecem a aparecer.

E ainda há outro desafio: “este germe não pode ser facilmente cultivado em laboratório ou em modelos animais. E, portanto, obter conhecimento por meio de experimentos controlados em laboratório é quase impossível”, explica Dasgupta.

Se pudessem obtê-los, os pesquisadores usariam esses dados para desenvolver novos medicamentos ou mesmo vacinas contra a hanseníase.

Considerando tudo isso, a hanseníase ainda é, como descreve Dasgupta, “um campo minado”.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Educação & Cultura1 minuto ago

Imortal da APL, escritora Neide Medeiros aborda pluralidade e diversidade no 1º FliParaíba

Educação & Cultura3 minutos ago

Funesc abre a exposição coletiva ‘Panapaná Pretitudes’, nesta quarta-feira (27)

Internacional6 minutos ago

Guerra no Sudão leva refugiados para vizinho e pobre Chade

Internacional9 minutos ago

Argentina denuncia novo cerco à embaixada em Caracas

Internacional11 minutos ago

Desastre, calote, desconfiança: as reações à COP de Baku

ESTADO15 minutos ago

Procon Paraíba dá início ao último Mutirão de Renegociação de Dívidas do ano realizado em João Pessoa

Politíca19 minutos ago

Ruy revela que ministro Haddad assegurou reforço no orçamento para retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba

Esporte20 minutos ago

Camila Toscano participa de Circuito nordeste de Voleibol e destaca importância de Guarabira receber evento

Internacional25 minutos ago

Entenda por que as relações comerciais entre China e Brasil estão cada vez mais prósperas

CIÊNCIA & TECNOLOGIA28 minutos ago

Qual será o impacto se o Google for forçado a vender o navegador Chrome?

ECONOMIA30 minutos ago

Primeira parcela do 13º salário deve ser paga até esta semana; entenda regras

CIDADE34 minutos ago

Prefeitura de Cabedelo divulga calendário de pagamentos dos meses de novembro, dezembro e 13º

Nacional39 minutos ago

Planalto vai chamar líderes para apresentar pacote de corte de gastos

Nacional46 minutos ago

Enquanto governo quer cortar gastos, Congresso amplia renúncia fiscal

CIDADE1 hora ago

CFO é favorável a realocação e crédito especial que somam R$ 1,29 milhão

Segurança Pública2 horas ago

Ex-padre Egídio tem mandado de busca e apreensão de carro e ações judiciais cobrando condomínio de imóveis de luxo

Nacional2 horas ago

Governo prepara novo bloqueio de emendas parlamentares para ajustar as contas públicas

Politíca3 horas ago

Deputado Luciano Cartaxo destina R$ 130 mil para Aspan, Associação permanente de idosos no Cristo Redentor

CIDADE3 horas ago

TJPB, por unanimidade, rejeita embargos e mantém condenação do prefeito a 5 meses de detenção e suspensão dos direitos políticos

Judiciário3 horas ago

STF sob críticas: New York Times expõe desmonte da Lava Jato

Saúde3 horas ago

58 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 descartadas: prejuízo bilionário expõe falhas graves na gestão da saúde pública

Nacional4 horas ago

PEC do aborto é prioridade da CCJ da Câmara nesta semana

Judiciário4 horas ago

STF começa a discutir regulação das redes sociais e Marco Civil da Internet

CONCURSO E EMPREGO4 horas ago

Sedest realiza no Bairro das Indústrias última edição de 2024 do Feirão da Empregabilidade

ENTRETENIMENTO4 horas ago

Bolo de Rapadura

Esporte4 horas ago

Olheiro Lance!: cinco nomes livres no mercado para substituir Rafael Paiva no Vasco

Judiciário4 horas ago

Crimes contra ordem econômica

Judiciário4 horas ago

A revolução silenciosa nas garantias: como a Lei nº 14.711/2023 transformou o papel do tabelião de notas

Internacional5 horas ago

Portugal acolhe o Fórum da Aliança das Civilizações da ONU

ECONOMIA5 horas ago

A reforma tributária, a defesa do meio ambiente e a valorização do catadores

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura6 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO6 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO6 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional3 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br