Segurança Pública
Esposa do cantor Xand Avião elogia segurança no Folia de Rua e trabalho com drones da Guarda Civil Metropolitana
Na noite de sábado o cantor Xand Avião arrastou uma multidão na Via Folia, na Avenida Epitácio Pessoa, e o que chamou a atenção da equipe da banda e da esposa do cantor, Isabele Timóteo, foi a segurança de um evento de rua de tamanho porte. Ela usa as redes sociais para elogiar o uso dos drones da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa.
“Achei isso fantástico! São drones. Através dos drones eles conseguem filmagens em tempo real, esse esquema é para flagrar roubos, furtos de celular, brigas. Que máximo! Parabéns para polícia de João Pessoa. Carnaval com alegria e segurança para população” comentou a esposa do cantor.
A Secretaria de Segurança Urbana de Cidadania de João Pessoa realiza o monitoramento aéreo com uso dos drones desde as prévias carnavalescas de 2023.
“O drone é utilizado como uma ferramenta de rastreio de extrema importância na segurança de um evento, que consegue mapear situações e identificar delitos como agressão, furto, roubo entre outros e prevení-los, antecipando o trabalho dos agentes de segurança, auxiliando também o trabalho da equipe de inteligência no solo. Nós investimos em tecnologia e em capacitação e com a união das forças de segurança o resultado é este que vem sendo reconhecido. Temos a maior, melhor e mais segura prévia carnavalesca do país” disse o secretário de Segurança Urbana e Cidadania, João Almeida.
Além dos drones também está posicionado na avenida uma base móvel, o ônibus de videomonitoramento com câmeras acopladas e com monitoramento interno. Equipes da Guarda se posicionam em solo em pontos estratégicos durante o evento.
Parceiros – A Prefeitura de João Pessoa começou a planejar o Carnaval 2024 desde novembro de 2023. Para isso, organizou um grande esquema de segurança e com uma série de outros serviços em parceria com o Governo do Estado e secretarias municipais.
Na segurança, a Polícia Civil, Militar e Penal, Corpo de Bombeiros Militar e Civil e Guarda Civil Metropolitana, garantem tranquilidade para o folião brincar. Somente na primeira noite, foram 50 bombeiros atuando, além de 220 policiais militares, além do apoio do helicóptero Acauã e o contato direto com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) que monitora a área da festa e todo o perímetro que é de responsabilidade da Polícia Militar.