Connect with us

Nacional

Por que assessores de Bolsonaro foram presos? Entenda a operação realizada pela Polícia Federal

Ao todo, foram expedidos 33 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva e 48 medidas cautelares por todo o Brasil

Assessores e membros do governo de Bolsonaro foram alvos de mandados de prisão e busca e apreensão pela Polícia Federal, incluindo o ex-presidente Bolsonaro.

Membros de alta patente do exército tiveram suas casas investigadas, como foi o caso dos generais Augusto Heleno e Braga Netto. A operação também efetuou a prisão de assessores de Bolsonaro e fez busca e apreensão na casa do Padre José Eduardo, da Diocese de Osasco–SP.

Ao todo, foram expedidos 33 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva e 48 medidas cautelares. A operação foi nomeada Tempus Veritatis (Tempo da Verdade, em Latim).

Em discordância com as decisões da PF e do STF, comentaristas políticos e congressistas afirmaram que a operação possui defeitos graves. Entenda a operação, as provas apresentadas e confira as críticas.

A operação foi orquestrada pela Polícia Federal, sendo autorizada pelo Ministro Alexandre de Moraes. As ações são fruto da delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), e de investigações sobre os atentados de 08 de janeiro.

O documento afirma que o eixo central das ações busca investigar uma:

“tentativa de Golpe de Estado e de Abolição violenta do Estado Democrático de Direito”.

A cúpula do governo Bolsonaro tinha um documento para tentar legitimar um suposto golpe?

A Polícia Federal constou nos documentos do processo um texto, que teria sido feito pela Cúpula do governo Bolsonaro, para realizar um suposto golpe de Estado. As informações vieram da delação premiada de Mauro Cid.

Segundo a PF, o texto previa a prisão de membros do Judiciário e do Legislativo. Alguns dos nomes de destaque eram:

  • Ministro Gilmar Mendes; 
  • Ministro Alexandre de Moraes, 
  • Senador Rodrigo Pacheco.

Segundo a investigação, os documentos afirmam que ao texto foi entregue a Bolsonaro pelo seu assessor Filipe Martins, preso hoje, e pelo jurista Amauri Feres, alvo de busca. 

Segundo a PF, Bolsonaro teria pedido em uma reunião com Martins e Feres que os nomes de Pacheco e Gilmar fossem retirados do documento, mas não o de Moraes. O ex-presidente também quis que fosse mantido trecho que previa a realização de novas eleições.

Imagem publicada nos autos do processo.

A delação de Mauro Cid afirma que membros do governo Bolsonaro usaram hackers para tentar comprovar fraudes nas urnas, mas não conseguiram. 

Um dos áudios coletados pela Polícia Federal mostra a seguinte fala de Mauro Cid:

Segundo a PF, Militares de elite teriam se reunido para dar um golpe

Um dos trechos da documentação coletada pela PF diz que um militar da ativa aderiu ao dito golpe, disponibilizando militares de elite a Bolsonaro:

“O Coronel do Exército BERNARDO ROMÃO CORREIA NETO, – à época Assistente do Comandante Militar do Sul – teve participação ativa na organização de uma reunião no dia 28.11.2022, às 19 horas, na cidade de Brasília, com a presença dos oficiais, com formação em forças especiais, assistentes dos Generais supostamente aliados na execução do golpe. 

Os diálogos encontrados no celular de MAURO CID demonstram que CORREA NETO intermediou o convite para reunião e selecionou apenas os militares formados no curso de Forças Especiais (Kids Pretos), o que demonstra planejamento minucioso para utilizar, contra o próprio Estado brasileiro, as técnicas militares para consumação do Golpe de Estado”.

O general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), teria dito em uma reunião no Palácio do Planalto em 2022:

“Não vai ter revisão do VAR. Então, o que tiver que ser feito tem que ser feito antes das eleições. Se tiver que dar soco na mesa é antes das eleições. Se tiver que virar a mesa é antes das eleições. Nós vamos ter que agir. Agir contra determinadas instituições e contra determinadas pessoas”.

Comandante do Exército não teria aderido ao movimento

A Polícia Federal constou nos autos do processo uma conversa entre o general Braga Netto, ex-Ministro da Defesa de Bolsonaro, e o capitão reformado do Exército, Moraes Barros, sobre o comandante do exército na época, o general Freire Gomes:

Gen. Braga Netto – Meu amigo, infelizmente tenho que dizer que a culpa pelo que está acontecendo e acontecerá é do Gen FREIRE GOMES. Omissão e indecisão não cabem a um combatente.

Cap. Moraes Barros – Vamos oferecer a cabeça dele aos leões.

Gen. Braga Netto – Oferece a cabeça dele. Cagão.

O documento da PF continua as informações entre o diálogo dos dois, dizendo:

“Ainda no contexto do referido diálogo, o investigado BRAGA NETTO encaminha uma mensagem de texto, seguida de uma imagem (cortada), que teria relação com a residência do General FREIRE GOMES. Diz: “Em frente à residência do general Freire Gomes agora”, como evidenciam imagens acima colacionadas”.

Após essas e outras informações apresentadas, a PF conclui que:

“a investigação demonstrou que os investigados, desde o final do segundo turno das eleições presidenciais, colocaram em execução um plano para subverter o Estado Democrático de Direito, visando impedir a posse do governo legitimamente eleito, mantendo o então Presidente JAIR BOLSONARO no poder (…) a expectativa dos investigados em obter êxito na referida empreitada criminosa permaneceu durante o mês de dezembro, adentrando, inclusive, em janeiro de 2023, já durante o mandato do atual Presidente da República, principalmente quando se desencadearam os atos golpistas do dia 08 de janeiro de 2023″.

Medidas autorizadas por Alexandre de Moraes

Após analisar os argumentos da PF, o Ministro Alexandre de Moraes afirmou:

“Nesse contexto, está comprovada a materialidade dos tipos penais de tentativa de abolição violenta do estado democrático de direito (art. 359-1 do código penal) e de tentativa de golpe de Estado (art. 359-M do Código Penal), ambos punidos com pena privativa de liberdade máxima superior a 4 (quatro) anos, do que se extrai o fumus comissi delicti de fato caracterizador da hipótese do art. 313, I, do CPP”.

O Ministro expediu mandados de prisão para:

  • Filipe Martins, ex-assessor especial de Bolsonaro;
  • Marcelo Câmara, coronel do Exército, ex-assessor especial de Bolsonaro;
  • Bernardo Romão Correa Neto, coronel do Exército;
  • Rafael Martins de Oliveira, major do Exército.

Foram alvos de mandados de busca e apreensão:

  • General Braga Netto, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil;
  • General Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI);
  • General Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa;
  • General Estevam Cals Theóphilo Gaspar de Oliveira, ex-chefe do Comando de Operações Terrestres do Exército;
  • Almirante Almir Garnier Santos, ex-comandante-geral da Marinha;
  • Anderson Torres, delegado da PF e ex-ministro da Justiça;
  • Valdemar Costa Neto, presidente do PL, partido de Bolsonaro;
  • Padre José Eduardo, acusado de auxiliar a redação jurídica da suposta minuta do golpe;
  • Tercio Arnoud Thomaz, ex-assessor de Bolsonaro;
  • Ailton Barros, coronel reformado do Exército.

O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro teve o passaporte apreendido pela PF e foi proibido de falar com investigados.

Críticas jurídicas e políticas à operação

Para o vice-presidente do governo Bolsonaro, o general e atual senador Hamilton Mourão:

“Tudo está sendo misturado para alcançar indistintamente opositores políticos, inclusive o principal partido de oposição [PL]. As medidas persecutórias variam segundo as circunstâncias (…). 

Estamos caminhando para a implantação de um regime autoritário. O que se vislumbra nessa onda de apreensões deflagradas hoje é a intenção de caracterizar as manifestações da população como fruto de uma conspiração golpista, desqualificando toda e qualquer forma de protesto”
, disse em discurso ao Senado.

Em seu perfil na rede social X, Mourão disse:

“Uma devassa persecutória é o que estamos testemunhando, hoje, no Brasil. Não podemos nos omitir, nem as Forças Armadas, nem a Justiça Militar, sobre esse fenômeno de desmando desenfreado que persegue adversários e que pode acarretar instabilidade no País”.

O jornalista Igor Gadelha fez uma observação sobre as consequências da operação:

“A decisão do STF de hoje cria um fato, no mínimo, inusitado: Bolsonaro está proibido de falar com o presidente de seu próprio partido, Valdemar Costa Neto, em pleno ano de eleições municipais. Decisão será contestada pela defesa do ex-presidente”.

Para ficar informado sobre os desdobramentos da operação, inscreva-se na newsletter da Brasil Paralelo. Aqui você encontrará conteúdo para além das notícias.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ECONOMIA26 minutos ago

Veja o que muda na aposentadoria de servidores com Reforma da Previdência se regras forem unificadas

Saúde29 minutos ago

Prefeitura promove vacinação nos três pontos móveis e no Busto de Tamandaré

Educação & Cultura39 minutos ago

Cícero Lucena e Leo Bezerra reforçam compromisso de pagar bolsas para jovens programadores do CODE e estudantes da EJA

Esporte44 minutos ago

Paraíba homenageia seleção brasileira de futebol de areia pela conquista do hexacampeonato mundial

Educação & Cultura45 minutos ago

Startups da UFPB são aprovadas em chamadas públicas da Fapesq

Educação & Cultura1 hora ago

Lançado novo edital para apoio à realização de eventos científicos, tecnológicos e de inovação na Paraíba

Educação & Cultura1 hora ago

Governo da Paraíba lança edital para seleção de equipes do Programa Celso Furtado

Educação & Cultura1 hora ago

Alunos da Paraíba são medalhistas olímpicos de informática com auxílio do programa Computadores para a Inclusão

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 hora ago

Suínos: cai poder de compra frente ao milho

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 hora ago

Trigo registra leve queda em Chicago

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 hora ago

Açúcar fecha semana perto da estabilidade, porém chuva no Centro-Sul traz viés de baixa

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 hora ago

custo de nutrição é principal ponto de atenção

CIDADE2 horas ago

Vereador parabeniza a Legião da Boa Vontade pelos 67 anos de trabalho social na cidade de João Pessoa

Esporte2 horas ago

Prefeitura de João Pessoa realiza 3ª edição da Remada Rosa em alusão à prevenção ao câncer de mama

ESTADO2 horas ago

Vice-governador visita obra de pavimentação de estrada que liga Galante a bairro de Campina Grande

Saúde2 horas ago

Paraíba Contra o Câncer: agilidade no atendimento garante tratamento precoce a paciente com câncer de bexiga

CIDADE2 horas ago

Rede Legislativa transmite cobertura do 2º turno das eleições

ESTADO2 horas ago

Governo da Paraíba prepara programação especial em comemoração ao Dia do Servidor

ESTADO2 horas ago

Oportunidades de investimentos na Paraíba serão tema de seminário organizado pelo jornal Valor Econômico, em São Paulo 

CIDADE2 horas ago

Como está o saneamento nas 15 capitais que estão no segundo turno das eleições municipais?

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Empaer mostra ações voltadas à produção de leite durante Salão do Queijo

Educação & Cultura2 horas ago

Cendac oferece 300 vagas para cursos profissionalizantes em diversas cidades paraibanas

ESTADO2 horas ago

Aesa realiza consulta pública nas cidades de Itabaiana, Campina Grande e Monteiro

ENTRETENIMENTO3 horas ago

Riso e santidade: o papel espiritual do humor

Judiciário3 horas ago

2º turno das eleições: 16 promotores atuam em CG e JP; PGJ estabelece plantão presencial

ENTRETENIMENTO3 horas ago

Mousse de Morango

ENTRETENIMENTO3 horas ago

Sabadinho Bom apresenta grupo Samba D’Kriouluz neste final de semana

CONCURSO E EMPREGO3 horas ago

Sine-PB oferta mais de 970 vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Segurança Pública3 horas ago

Relator vota para que guarda civil municipal possa fazer policiamento preventivo e comunitário

Segurança Pública3 horas ago

Prisões: uma defesa racional

ECONOMIA10 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional10 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO10 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional10 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CIDADE10 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde10 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional10 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura10 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional3 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional10 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional10 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO10 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO8 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ENTRETENIMENTO10 meses ago

HORTÊNSIAS

ESTADO11 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO5 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte5 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO11 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO11 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Nacional3 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ECONOMIA4 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Internacional7 meses ago

China

ENTRETENIMENTO2 meses ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Nacional3 horas ago

Eleições: 51 municípios terão segundo turno neste domingo

ENTRETENIMENTO2 dias ago

O MESTRE DOS DISFARCES: O POLVO QUE SE TRANSFORMOU DIANTE DOS MEUS OLHOS

ECONOMIA2 dias ago

BRICS EQUIVALE A 31,5% DO PIB DO MUNDO

Saúde2 dias ago

COMO MANTER O CORPO HIDRATADO?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

NOVA BATERIA PARA CARROS ELÉTRICOS PROMETE 300 KM COM CARGA DE 5 MINUTOS

Internacional2 dias ago

FLUXO DE ÁGUA DA TERRA ENTRA EM COLAPSO

Nacional6 dias ago

Senado Aprova: porte de arma para agentes de segurança socioeducativos

Judiciário2 semanas ago

Em série de vídeos, ativistas explicam conceitos ligados à luta por direitos

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

FLORES COMESTÍVEIS

Internacional2 semanas ago

REINO UNIDO PARA DE PRODUZIR ENERGIA COM CARVÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CARROS ELÉTRICOS AJUDAM A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE?

ECONOMIA2 semanas ago

GOVERNO SANCIONA LEI DO COMBUSTÍVEL DO FUTURO

Educação & Cultura2 semanas ago

A CARTA QUe EINSTEIN CHAMOU DE ‘GRANDE ERRO’

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

PESQUISADORES ESTUDAM CAROÇO DE AÇAÍ PARA CRIAR CARVÃO VEGETAL

Saúde3 semanas ago

ARRITMIA CARDÍACA MATA 320 MIL BRASILEIROS POR ANO

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

TIPOS DE ORA-PRO-NÓBIS

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

DESEMPREGO ALCANÇA MENOR ÍNDICE EM 12 ANOS

Educação & Cultura3 semanas ago

UMA BREVE HISTÓRIA DO PLANETA

Nacional3 semanas ago

OS IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde1 mês ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Educação & Cultura1 mês ago

COLÉGIO AGRÍCOLA CRIA UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA

ENTRETENIMENTO1 mês ago

COMO ESCOLHER O CANE CORSO PERFEITO: GUARDA E COMPANHIA

Nacional1 mês ago

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

O QUE SERÁ DA AGRICULTURA SEM OS JOVENS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional1 mês ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO1 mês ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional1 mês ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional1 mês ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br