Educação & Cultura
Saiba a importância de analisar a proposta pedagógica da escola!
A verdade é que, quando estamos procurando uma instituição de ensino, nós por vezes nos concentrarmos em alguns pontos, como: localização, cursos extracurriculares, horário oferecido e questões mais operacionais. No entanto, existe um fator essencial para fazer uma escolha adequada,, que precisa ser analisado: a proposta pedagógica da escola. Conhecer a proposta pedagógica da instituição de ensino é essencial para se fazer uma escolha alinhada com o que esperamos em relação à formação de nossos filhos.
Quer saber do que se trata e como ela pode ajudar as crianças no aprendizado? Confira, a seguir!
O que é a proposta pedagógica?
Em poucas palavras, a proposta pedagógica é um documento em que estão todas as diretrizes sobre o funcionamento da escola. É redigido pela gestão, com o corpo docente, e nele, constam a identidade, os valores e também as atividades da rotina da instituição.
Previsto pela Lei no 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), este é um documento obrigatório para qualquer colégio funcionar.
Qual é sua importância na formação de alunos?
O mais interessante sobre a proposta pedagógica é que ela não existe apenas como um registro das diretrizes da instituição de ensino. Ela funciona como um orientador para os professores, funcionários, famílias e alunos.
Todas as informações contidas na proposta pedagógica estão ali para esclarecer as escolhas teóricas e práticas da escola, assim como seus princípios. Vale ressaltar que não é um documento rígido; ele pode e deve ser alterado, à medida que é revisitado pela instituição de ensino ao longo dos anos.
Sendo assim, podemos dividir o impacto da proposta pedagógica em três elementos. Vamos saber mais?
Proporciona mais alinhamento para a equipe
Para ter uma informação adequada do que é a escola e qual é a sua maneira de operar, a proposta pedagógica é o documento certo. Acessando tal documento, os funcionários podem se adequar às diretrizes da instituição. Para os professores, a proposta traz a linha teórica e as metodologias que podem ser adotadas no processo ensino aprendizagem.
Mostra o que os pais podem esperar da escola
Esse é um fator fundamental para a escolha da escola, até porque é na proposta que estão todas as informações referentes às condutas e aos valores de ensino da instituição. Portanto, para os pais fazerem uma escolha que esteja mais relacionada aos seus valores, ler esse documento é muito importante.
Apresenta a visão e as metas da instituição de ensino
Sem dúvida, o papel da escola na formação das novas gerações é essencial. Ter acesso a um documento como a proposta pedagógica é uma forma de esclarecer quais são os objetivos da instituição na nossa sociedade, além de saber quais são as metas e as visões com que o aluno terá contato ao longo de sua jornada escolar.
Quais são os diferentes tipos de propostas pedagógicas?
De maneira geral, cada escola pode elaborar a sua proposta pedagógica da forma que quiser. Ainda assim, ela precisará seguir as orientações legais do setor de educação, como a Base Nacional Comum Curricular, quando se trata do ensino básico.
Além disso, existem alguns modelos de ensino já prontos que podem ser usados. Aqui, vamos apresentar os principais.
Tradicional
O modelo de ensino tradicional consiste em basicamente fornecer conhecimentos, visando que os alunos estejam preparados para prestar avaliações durante e ao final de sua caminhada no Ensino Básico.
Nesse modelo, o professor é o centro de aprendizagem, sendo responsável por fornecer provas e avaliações, e avaliar os resultados dos estudantes em cada etapa de ensino.
Comportamentalista
Nesse modelo, o foco consiste na técnica, nos processos e nos materiais. Ele é bem parecido com o anterior, mas o objetivo principal é que os estudantes sigam uma conduta conforme as exigências sociais determinadas. O professor ainda é o centro do processo.
Construtivista
Diferentemente dos dois anteriores, no construtivismo, o aluno é o centro do conhecimento. Sendo assim, cabe a ele desenvolver a melhor forma para aprender.
Na prática, é o estudante que deve formular hipóteses e resolver os problemas utilizando seus próprios métodos. O professor age como um mediador. O ensino construtivista foi desenvolvido pelo filósofo Jean Piaget.
Montessoriana
Esse modelo de ensino também tem um foco mais voltado ao aluno. Nesse caso, ele deve usar o conhecimento que tem para obter novos saberes; por isso, há um investimento grande, na prática: respeita-se o ritmo de aprendizagem de cada um. Dessa forma, espera-se que o aluno adquira um senso de responsabilidade pelo seu aprendizado.
Freiriana
É uma proposta de educação de origem brasileira, idealizada pelo educador Paulo Freire. Nela, levam-se em consideração as características sociais, culturais e humanas do aluno. A ideia é que se escute o estudante, de forma que ele entenda o mundo a partir de sua própria percepção. É uma proposta focada na alfabetização.
Lembramos que uma escola pode acolher mais de um método de ensino, no sentido de escolher o que faz sentido para si de cada um dos métodos, trabalhando a partir de uma mescla de objetivos, recursos e metodologias, o que por vezes pode inclusive as diferenciar das demais de uma forma bastante positiva.
Como a proposta pedagógica pode ajudar a escolher a escola?
Como podemos perceber, a proposta pedagógica é muito importante para compreender a instituição de ensino. É nesse documento que estão todas as informações referentes aos valores e diretrizes que serão aplicadas durante o ano letivo e que regem o pensamento da escola.
Sendo assim, é um material fundamental para que os pais saibam o que esperar da escola. Porém, o que considerar? Ao acessar esse documento, procure avaliar:
- se garante a harmonia entre todos os segmentos escolares oferecidos pela instituição;
- se apresenta os objetivos e os valores (princípios) pedagógicos e sociais da escola de forma clara e assertiva.
A proposta pedagógica da escola é um documento essencial para guiar a instituição. Além disso, ajuda a entender quais são as visões que seu corpo docente tem sobre a educação. É fundamental escolher uma escola que apresente pontos que conversem com os objetivos dos responsáveis para os seus filhos, além de apresentar práticas que enriqueçam a convivência em sociedade.