Connect with us

Internacional

Há dois anos sem solução à vista, crise humanitária na Ucrânia afeta 40% da população

Porta-voz da ONU no país aponta que são 15 milhões de ucranianos em necessidade de apoio; quase metade precisa de auxílio alimentar, já que produção agrícola e comércio foram interrompidos pelo conflito; até agora, já foram mais de 10,5 mil mortes de civis

Este 24 de fevereiro marca exatos dois anos desde o início da invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia. O ataque interrompeu uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU, que buscava evitar que essa escalada acontecesse.

Até mesmo o embaixador da Rússia nas Nações Unidas, Vasily Nebenzya, que presidia a sessão naquele mês, expressou espanto enquanto o representante da Ucrânia, Sergiy Kyslytsya, questionava duramente os ataques que começavam em seu país.

“A guerra não acabou”

A ONU imediatamente condenou a escalada da violência e diversas partes ecoavam os pedidos de cessar-fogo e por uma solução negociada. Dois anos depois, com pelo menos 10,5 mil civis mortos e 19,8 mil feridos, o fim dos combates ainda parece distante.

A opinião é do porta-voz da ONU na Ucrânia, Saviano Abreu, que alerta que além da continuação da guerra, o número de bombardeios segue crescendo.

“A guerra não acabou e infelizmente a gente não se vê e fala tanto mais da Ucrânia nos noticiários, nas manchetes dos jornais. Mas isso não quer dizer que a situação melhorou. Pelo contrário, está piorando muito. Nós vimos que no ano passado o número de bombardeios e ataques crescer. Foi mais do que em 2022, quando essa rápida intensificação da guerra começou, o ano passado foi ainda pior. E o problema maior é que a situação perto da frente de batalha, as pessoas que moram nas zonas mais afetadas pela guerra, estão chegando a uma situação realmente catastrófica, de calamidade”.

Crise humanitária na Ucrânia afeta 40% da população

15 milhões precisam de ajuda

Em toda a Ucrânia, a infraestrutura civil foi destruída e danificada: prédios residenciais, hospitais, escolas e instalações de energia. Além disso, a economia do país está em ruínas. Assim, a quantidade de ucranianos que precisam de ajuda humanitária não para de crescer. Segundo Saviano Abreu, o número atual se aproxima de quase 15 milhões de pessoas.

“É quase 40% de toda a população da Ucrânia que hoje precisa do mais básico para sobreviver. Isso é em todo o país, mas a situação é muito pior em áreas perto da frente de batalha, lá tem mais ou menos 3,3 milhões pessoas nos dois lados, nas áreas ocupadas pela Rússia, mas também nas áreas com controle do governo na Ucrânia, que precisam da ajuda humanitária. Essas são as pessoas que nos preocupam mais. Essas são as pessoas que estão há quase dois anos sem acesso a água potável na casa delas, sem acesso a gás, sem acesso eletricidade”.

Ele adiciona que a ONU levou auxílio para cerca de 11 milhões de pessoas e reforça que a ajuda deve continuar chegando para que as Nações Unidas e seus parceiros sigam apoiando a população ucraniana.

País que exportava alimento agora depende de apoio internacional

O segundo ano da guerra também foi marcado por eventos como a destruição da represa de Kakhovka e a decisão da Rússia de se retirar da Iniciativa de Grãos do Mar Negro. 

As interrupções na cadeia de produção e abastecimento continuam sendo uma questão no país. O assessor executivo do Programa Mundial de Alimentos na Ucrânia, Rodrigo Mota, falou à ONU News que o país, antes o “supermercado” da entidade, agora depende de apoio para alimentar sua população. São 7 milhões de ucranianos que precisam de assistência alimentar.

“Ucrânia é um país agrícola. Antes da guerra, a Ucrânia se orgulhava de dizer que era a cesta de pão que alimentava mais de 400 milhões de pessoas no mundo inteiro. Para nós do PMA, a Ucrânia era o nosso supermercado. A gente comprava alimentos da Ucrânia para ajudar e para prover essa alimentação para as populações e em países africanos e em outras partes do mundo. A Ucrânia sempre teve esse lugar muito especial para as nossas operações. Voltar para a Ucrânia sabendo dessa história e desse lugar que a Ucrânia ocupava antes, é uma realidade muito triste. Significa que um país que antes produzia alimento agora precisa de alimento. Muitos produtores, muitos agricultores, principalmente os pequenos agricultores e pequenos agricultores, sofreram bastante com o impacto da guerra”.

Mísseis atingem Kiev, capital da Ucrânia.

Mísseis atingem Kiev, capital da Ucrânia.

Segundo Rodrigo Mota, uma em casa cinco famílias na Ucrânia está sob risco de algum tipo de insegurança alimentar e depende da ajuda humanitária já que, além da destruição das estruturas das cidades, a produção de alimentos também foi dificultada com o perigo de campos minados.

Por isso, o PMA tem um projeto para a limpeza dessas áreas e o reestabelecimento da agricultura local. O representante da agência na Ucrânia conta que quase 23% das áreas que eram destinadas à produção agrícola hoje são suspeitas de estarem minadas. 

“O PMA, juntamente com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, desde o ano passado, estamos implementando o projeto limpeza dos campos que foca em ajudar os pequenos produtores agrícolas, a limpar os seus terrenos de minas, isso é um trabalho de formiguinha, porque requer muita dedicação e muito investimento. Mas a gente não pode deixar que uma população que antes vivia da sua própria subsistência, agora tenha que depender da assistência humanitária. Nesse ano de 2024, é um esforço coletivo para que a Ucrânia consiga retornar a esse posto de produtor agrícola, produtor de grãos de trigo e que consiga prover a sua subsistência dos pequenos produtores e que os grandes produtores consigam entregar alimentos para outras regiões do mundo.”

A Iniciativa do Mar Negro garantiu a exportação segura de mais de 32 milhões de toneladas de mercadorias dos portos ucranianos. O PMA exportou mais de 725 mil toneladas de alimentos para apoiar os esforços humanitários que evitaram a fome no Afeganistão, no Chifre da África e no Iêmen.

Ao decidir se retirar da Iniciativa do Mar Negro, a Rússia também encerrou seu compromisso de “facilitar a exportação desimpedida de alimentos, óleo de girassol e fertilizantes dos portos do Mar Negro controlados pelos ucranianos”.

A retirada do país do acordo foi seguida por ataques a instalações portuárias e de armazenamento de grãos na Ucrânia. Os ataques russos têm consequências catastróficas tanto para o povo da Ucrânia quanto para os 345 milhões de pessoas que sofrem com a fome em todo o mundo, segundo dados da ONU.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional18 horas ago

Brasil à beira do abismo: inação do Senado e das autoridades alimenta a ameaça de uma ditadura silenciosa

Internacional1 dia ago

Na ilha El Hierro, moradores ajudam imigrantes africanos

Internacional1 dia ago

Ucrânia produz mísseis próprios de longo alcance

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

Com X bloqueado no Brasil, quais as principais alternativas?

Judiciário1 dia ago

Mariz apoia transformação de Comarcas com mais de 5 mil processos em terceira entrância e defende concursos para o TJPB

Nacional2 dias ago

Damares exige que Lula demita Silvio Almeida imediatamente

Nacional2 dias ago

Governo Lula desiste da participação do MST no desfile de 7 de setembro e alega “Dificuldades Logísticas”

Judiciário2 dias ago

STF convoca audiência pública sobre escolas cívico-militares

Segurança Pública2 dias ago

Ex-‘A Fazenda’, viúva de funkeiro, fã de Lula: quem é a influencer presa por suspeita de lavagem de dinheiro

Nacional2 dias ago

Organização denuncia ministro de Lula por assédio sexual; Anielle Franco seria uma das vítimas

Politíca2 dias ago

Vitória de Lula e Lira: Hugo Motta é escolhido para a sucessão da Câmara em eleição que Deixa adversários sem chance

Politíca2 dias ago

Diretor executivo da Funjope é homenageado na Assembleia Legislativa por sua contribuição à cultura

Internacional2 dias ago

Putin declara apoio a Kamala Harris contra Trump

Saúde2 dias ago

Prefeitura capacita profissionais da atenção básica para atendimento às vítimas de violência doméstica na Capital 

Politíca2 dias ago

Marmuthe agradece e comemora o recapeamento asfáltico nas principais ruas do Valentina

ESTADO2 dias ago

Nota Cidadã: compras no mês de setembro concorrem a R$ 100 mil em prêmios em dinheiro

ESTADO2 dias ago

Divulgada a programação do desfile cívico-militar de 7 de setembro em João Pessoa

Saúde2 dias ago

Secretaria Municipal de Saúde reforça importância da vacinação em idade escolar

Educação & Cultura2 dias ago

Profissionais das escolas integrais se reúnem para avaliar boas práticas e o protagonismo na educação

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário2 dias ago

Juízo das Garantias: Presidente do TJPB apresenta Anteprojeto de Lei a representantes da advocacia

Segurança Pública2 dias ago

Preso na PB procurado da Justiça do Mato Grosso envolvido em esquema de roubo de motos

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Banda Karisma se apresenta na edição especial desta sexta-feira

Judiciário2 dias ago

Supremo em alerta: Nunes Marques quebra padrão e leva suspensão do X para decisão coletiva no plenário do STF

Educação & Cultura2 dias ago

Ensino médio técnico dos institutos federais é destaque do “Me Conta, Brasil”

Politíca2 dias ago

Caminhada com o povo: Cícero destaca obras de infraestrutura, saúde, educação e lazer realizadas na área do Cristo Redentor

Judiciário2 dias ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

ECONOMIA2 dias ago

Principal evento de economia do Nordeste inicia programação na UFPB, com participação do Banco do Nordeste

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Estagiários da ESG conhecem agricultura estratégica e sustentável na Embrapa Cerrados

Politíca2 dias ago

De João para Jhony: “espero contar com você e sua parceria a partir de 2025

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional8 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

ECONOMIA8 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

CONCURSO E EMPREGO8 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional8 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE8 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde8 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional8 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário11 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura8 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional8 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional8 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO8 meses ago

HORTÊNSIAS

Internacional2 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário4 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO6 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO9 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

Nacional2 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO3 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO9 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO9 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

Internacional6 meses ago

China

Esporte3 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO3 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA2 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário2 dias ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde4 dias ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA4 dias ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública4 dias ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO4 dias ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

FUNGOS QUE COMEM PLÁSTICO

CIDADE5 dias ago

CEARÁ PODE VIRAR LÍDER NA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

COMO INSTALAR PLACAS SOLARES DE FORMA SEGURA

Educação & Cultura5 dias ago

COMO A ELEVAÇÃO DO MAR AFETA O BRASIL? GEÓLOGO EXPLICA

ENTRETENIMENTO5 dias ago

RECEITA DO CHICO BALANCEADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

ANATEL ANUNCIA FUNCIONALIDADES PARA EVITAR GOLPES

Saúde1 semana ago

É O FIM DOS HOMENS? CROMOSSOMO Y ESTÁ DESAPARECENDO

Saúde1 semana ago

PESQUISA REVELA DIETA QUE PODE TE FAZER VIVER MAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

SOL VERMELHO, CHUVA ESCURA E TEMPESTADE DE AREIA

Educação & Cultura1 semana ago

PRIMEIROS GRÃOS DE SOJA CHEGARAM AO BRASIL EM UMA GARRAFA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PRAGAS E DOENÇAS DAS PLANTAS E COMO CURÁ-LAS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

PRODUÇÃO ORGÂNICA: MORANGOS EM ABRIGOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O PLANO BRASILEIRO PARA ATRAIR PESQUISADORES DE VOLTA AO PAÍS

Saúde2 semanas ago

COMO MANTER O CÉREBRO JOVEM

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CUIDADOS COM ANTÚRIO: COMO REPLANTAR E FAZER MUDAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

PESQUISADORES CRIAM SUBSTITUTO BIODEGRADÁVEL DO PLÁSTICO

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

BRASIL BUSCA EXPANDIR MERCADO NACIONAL E INTERNACIONAL DE ALGODÃO

Educação & Cultura2 semanas ago

RACISMO ESTRUTURAL E DEMOCRACIA

Educação & Cultura2 semanas ago

Dia Internacional para Relembrar o Tráfico de Escravizados e sua Abolição

CIDADE3 semanas ago

COMO O MUNDO PODE RESOLVER O PROBLEMA DOS LIXÕES

Saúde3 semanas ago

NOVA VARIANTE DO HIV ESTÁ CIRCULANDO EM TRÊS ESTADOS DO BRASIL

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

COMO FAZER UMA FAROFA CAIPIRA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

ALABAI GIGANTE: O NASCIMENTO E OS SEGREDOS DESSA RAÇA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

NORDESTE TEM SEGUNDO RECORDE NA PRODUÇÃO EÓLICA EM 2024

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br