Connect with us

Internacional

Como megajulgamento do chefe do tráfico mudou a Holanda

Ridouan Taghi, que liderou tráfico de drogas na Holanda, é condenado à prisão perpétua ao fim de julgamento de seis anos, marcado por três assassinatos e que abriu debate se país se tornou um narcoestado

Numa área industrial na periferia de Amsterdã, nesta terça-feira (27/02), dois carros pretos de luxo pararam em frente a um tribunal guardado por policiais fortemente armados. Os passageiros tinham os rostos quase totalmente cobertos por balaclavas, mas era possível ver apreensão nos olhos deles quando os automóveis passaram.

Um dos veículos entrou rapidamente numa pequena garagem na lateral do prédio, cujas portas logo se fecharam. O outro veículo seguiu adiante. Os passageiros estavam sendo transportados para “The Bunker”, uma instalação de alta segurança perto do aeroporto de Schipol, no último dia de um julgamento sem precedentes na história da Holanda.

Ao fim dele, três homens, incluindo o notório chefe do crime organizado Ridouan Taghi, de 46 anos, foram condenados à prisão perpétua.

Os promotores do caso, conhecido como Marengo (nome da operação policial que resultou nas prisões), argumentaram que o trio, na condição de líderes de uma gangue criminosa, havia ordenado ou coordenado uma série de seis assassinatos, além de outras tentativas ou planejamentos de assassinatos entre 2015 e 2017.

Outros 14 homens foram condenados com penas de prisão que variam entre 21 meses e 29 anos, encerrando um julgamento de 142 dias, ao longo de quase seis anos, repleto de reviravoltas.

Taghi, que já foi o fugitivo mais procurado da Holanda, foi extraditado de Dubai em 2019 para ser julgado. A polícia afirma que ele fazia parte de um supercartel, que chegou a controlar um terço do comércio europeu de cocaína e que foi alvo de uma grande operação internacional, coordenada pela Europol, no fim de 2022.

Mais três assassinatos

Sobre o julgamento de Taghi pairavam outros três assassinatos que abalaram a sociedade holandesa: o do famoso repórter policial Peter R. De Vries, em 2021, o do advogado Derk Wiersum, em 2019, e o do irmão de Nabil B., a principal testemunha da promotoria no caso Marengo, em 2018.

De Vries foi vítima de um atentado numa rua do centro de Amsterdã e morreu em decorrência dos ferimentos causados pelos vários tiros. Ele estava assessorando Nabil B., um suspeito que passou a testemunha em 2018, condição que, ele diz, levou ao assassinato de seu irmão, logo em seguida.

Wiersum era o advogado de Nabil B., cujo extenso testemunho, em 41 depoimentos, totalizando centenas de páginas, de acordo com os promotores, serviu como prova fundamental, juntamente com um enorme conjunto de mensagens de texto trocadas entre membros de gangues, que foram descriptografadas.

Em troca da cooperação, a testemunha-chave teve sua sentença por participação nos assassinatos reduzida de 20 para 10 anos.

Holanda, um narcoestado?

Essas três mortes mudaram a maneira como a sociedade na Holanda via a violência das gangues, disse a famosa repórter policial Saskia Belleman, do jornal diário De Telegraaf, à DW. “Até Marengo, pensávamos que desde que eles se matem uns aos outros, isso não terá um impacto tão grande em nossa sociedade”, explicou. “Mas aí eles mataram o irmão da testemunha-chave, mataram o advogado e mataram o assessor, o jornalista mais conhecido da Holanda”, disse ela, referindo-se a De Vries.

Assassinato de famoso jornalista gerou comoção na população holandesa

De Telegraaf havia feito reportagens sobre o que a mídia apelidou de Mocro Mafia (devido à origem marroquina dos seus membros, que alguns holandeses chamam de mocro) e seu suposto controle sobre grande parte do comércio de drogas na Holanda e na Europa. Em 2018, uma van foi direcionada contra o prédio do De Telegraaf em Amsterdã e pegou fogo. “Foi para nos calar, eu acho”, disse Belleman. “Mas não funcionou.”

Em 2022, as autoridades holandesas interceptaram cocaína com um valor de mercado de 3,5 bilhões de euros, principalmente no porto de Roterdã, o maior porto marítimo da Europa. As próprias autoridades reconhecem que a quantidade de cocaína que não é interceptada é muito superior a isso – o comércio só floresceu nos últimos anos.

“A tranquila e pacífica Holanda, onde o crime organizado quase não era um problema, hoje é comparada à Itália”, comentou a criminologista Dina Siegel, da Universidade de Utrecht. “Especialistas italianos [em máfia] são convidados regularmente para assessorar os políticos holandeses.”

Os três assassinatos que ocorreram quando o julgamento de Marengo já estava em andamento levantaram na Holanda o debate público sobre se o país havia se tornado um narcoestado. “A discussão continua e provavelmente continuará também após o julgamento”, disse Siegel.

Advogado diz que julgamento justo era impossível

O veredito desta terça-feira não levou em consideração nenhum desses três assassinatos, mas eles estavam na mente de todos. A morte a tiros De Vries, em especial, que era um jornalista muito conhecido e admirado na Holanda, desencadeou uma grande comoção pública.

O advogado de um dos acusados disse à DW, sob condição de anonimato, que foi quase impossível defender seu cliente, dada a enorme repercussão do julgamento na mídia. O Estado holandês simplesmente não podia se dar ao luxo de não condenar os acusados, argumentou. Seu cliente vai recorrer da sentença dentro de duas semanas, acrescentou.

Por qualquer medida, o julgamento de Marengo foi caótico. Taghi foi inicialmente defendido por um primo, que é advogado, e depois pela conhecida advogada Inez Weski. Ambos foram retirados da equipe de defensores e presos durante o julgamento.

O juiz, que não pode ser identificado por questões de segurança, negou as alegações de que o julgamento teria sido imparcial. “O julgamento de todos os suspeitos foi um julgamento justo”, insistiu, apontando para as provas contundentes fornecidas pelos promotores.

Tráfico vai continuar

O julgamento de Marengo marcou a sociedade holandesa, especialmente os advogados e jornalistas. “Tenho dois colegas que estão sendo vigiados 24 horas por dia”, disse Belleman, repórter do De Telegraaf. Para ela, o Estado holandês aprendeu com seus erros e agora está oferecendo melhor proteção às pessoas em risco.

O professor de direito penal Sven Brinkhoff, da Universidade de Amsterdã, disse que o julgamento também afetou aqueles que trabalham no sistema jurídico. “A mudança mais importante é que ele trouxe medo a esse sistema.”

Tanto Brinkhoff como Siegel disseram que houve sucessos recentes na aplicação da lei de combate ao tráfico de drogas. Mas nenhum deles tem a impressão de que a condenação de Taghi e seus comparsas seja o fim da história. “O tráfico de cocaína vai continuar, e essa é uma verdade incômoda”, afirmou Brinkoff.

Para Siegel, o veredicto certamente é um alívio para os parentes de muitas vítimas. “Também significa um grande golpe para essa organização, pois Ridouan Taghi é um chefe do crime carismático e influente.” “Mas se você perguntar se o crime organizado vai desaparecer, a resposta é não”, afirmou.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CONCURSO E EMPREGO5 minutos ago

Sedest realiza no Bairro das Indústrias última edição de 2024 do Feirão da Empregabilidade

ENTRETENIMENTO8 minutos ago

Bolo de Rapadura

Esporte12 minutos ago

Olheiro Lance!: cinco nomes livres no mercado para substituir Rafael Paiva no Vasco

Judiciário18 minutos ago

Crimes contra ordem econômica

Judiciário23 minutos ago

A revolução silenciosa nas garantias: como a Lei nº 14.711/2023 transformou o papel do tabelião de notas

Internacional32 minutos ago

Portugal acolhe o Fórum da Aliança das Civilizações da ONU

ECONOMIA37 minutos ago

A reforma tributária, a defesa do meio ambiente e a valorização do catadores

ECONOMIA41 minutos ago

Avaliação quinquenal dos benefícios tributários: medida de responsabilidade fiscal ou controle de preços?

Judiciário45 minutos ago

Riscos e cuidados na utilização das câmaras virtuais de arbitragem

CIÊNCIA & TECNOLOGIA48 minutos ago

As energias renováveis podem substituir o petróleo?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA51 minutos ago

Como a tecnologia está reformulando o comportamento global do consumidor?

Esporte57 minutos ago

Paraíba conquista mais uma medalha de ouro e outra de prata nos Jogos da Juventude 2024

Politíca1 hora ago

Murilo renova compromisso com lideranças durante atendimentos em João Pessoa e Campina

Esporte11 horas ago

Com golpes potentes, Nikolas Motta supera diferença de altura e vence no UFC Macau

Esporte11 horas ago

Botafogo-PB contrata mais um zagueiro às vésperas do início da pré-temporada

Esporte11 horas ago

F1: Russell vence e Verstappen garante o tetra em Las Vegas

Esporte11 horas ago

Ele e mais ninguém! Sinner torna-se o primeiro da história com feito incrível

CIDADE11 horas ago

‘Tardezinha do Abraço’ reúne centenas de crianças no Centro Cultural de Mangabeira

Nacional11 horas ago

Bolsonaro: “Discutir comigo um plano para matar alguém, isso nunca aconteceu”

CONCURSO E EMPREGO11 horas ago

Governo anuncia mudança no cronograma do Concurso Público Nacional Unificado: Confira as novas datas

Nacional11 horas ago

Jornalista que abriu o vídeo encenado é filho de Míriam Leitão

ENTRETENIMENTO11 horas ago

“Abriu os olhos dos brasileiros”, diz a atriz Luiza Tomé sobre Bolsonaro

ECONOMIA11 horas ago

Inflação fica maior para mais pobres com pressão de alimentos

Esporte11 horas ago

Após brilhar contra o Vasco, Garro comemora sexta vitória seguida do Corinthians

Nacional11 horas ago

Janja provoca 31 ações parlamentares contra governo Lula em uma semana

Nacional12 horas ago

Braga Netto nega que planejava trair Bolsonaro e frisa lealdade

Nacional12 horas ago

Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara

ENTRETENIMENTO12 horas ago

4 maneiras significativas de reutilizar seu vestido de noiva

ENTRETENIMENTO12 horas ago

SALADA DE CHUCHU COM CENOURA COMO FAZER SUPER FÁCIL Receitinhas da Ben

ENTRETENIMENTO12 horas ago

Assista à árvore de Natal do Vaticano subir em 30 segundos (vídeo)

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde5 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde5 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura5 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO5 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO5 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional3 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br