Connect with us

Nacional

Escândalo do Twitter Files e alta nos preços dos alimentos podem impulsionar ato pró-Bolsonaro

Marcado para o dia 21 de abril no Rio de Janeiro, o novo ato em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode fazer centenas de milhares de manifestantes voltarem às ruas em defesa do ex-mandatário, que é investigado por suposta tentativa de golpe de Estado. Bolsonaro deve usar o ato para contestar a acusação de que teria preparado uma minuta de golpe. Mas outros fatores devem ajudá-lo a lotar a manifestação, entre eles a alta dos preços dos alimentos e o escândalo do Twitter Files, que apontou evidências de censura nas redes sociais.

O último protesto do tipo ocorreu em 25 de fevereiro, na Avenida Paulista, em São Paulo. Na ocasião, declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparando a guerra de Israel ao nazismo ajudaram a motivar mais pessoas a aderir à manifestação. Bolsonaro usou o evento para pedir que seja passada uma “borracha no passado” e que os acusados de crimes durante os atos de 8 de janeiro de 2023 sejam anistiados. Ele deu a entender em um discurso que sua consulta sobre uma eventual decretação de Estado de Defesa ou Sítio após as eleições de 2022 estariam dentro da legalidade constitucional.

Depois do ato, novas investigações da Polícia Federal tentaram ligar o ex-presidente a uma suposta tentativa de golpe de Estado, principalmente afirmando que ele teria apresentado uma alegada minuta de decreto de Estado de Defesa a comandantes das Forças Armadas para promover uma ruptura de ordem institucional.

Já para o protesto deste mês, Bolsonaro deve tentar desconstruir essa narrativa. Além disso, a alta dos alimentos, o caso Twitter Files e a queda de popularidade de Lula podem contribuir para uma ampla participação popular. O evento está programado para ocorrer em Copacabana, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, às 10h.

O conflito entre o ministro Alexandre de Moraes e o magnata Elon Musk, dono do “X” (ex-Twitter), movimentou a base oposicionista para protestar contra a postura do ministro e seus inquéritos conduzidos no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apesar de não citar Moraes, o discurso pró-democracia está sendo utilizado pelos aliados de Bolsonaro ao compartilharem o vídeo do ex-presidente convocando para a manifestação. A leitura feita por analistas é de que a briga entre o bilionário e o ministro deverá ganhar eco no ato.

Sendo um dos aliados mais próximos do ex-presidente, o senador Magno Malta (PL-ES) avalia que o público será formado majoritariamente pelas mesmas pessoas que compareceram ao ato anterior em fevereiro: evangélicos e cidadãos preocupados com a liberdade de expressão.

“Iremos às ruas pela nossa liberdade. Isso é o que está em jogo. O mesmo público que esteve na última manifestação, que é contra drogas e aborto, também estará lá. Não tenho dúvida que será um mar de gente”, disse o parlamentar.

Para o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), “as arbitrariedades ganharam uma notoriedade e alcance nunca antes vistos”. Ele também afirma que “o mundo agora sabe da tirania e da perseguição política praticadas contra adversários”.

Já na avaliação do deputado Maurício Marcon (Podemos-RS), as denúncias feitas por Musk “dão respaldo” ao que a oposição sabe sobre o comportamento do ministro do STF.

As denúncias a que eles se referem são e-mails e dados internos do X (antigo Twitter) que mostram que autoridades brasileiras, como o TSE e o Ministério Público, pressionaram funcionários da rede social entre 2020 e 2022 para fornecer dados de usuários e suspender contas sem fundamentação legal adequada. Os pedidos violam abertamente princípios de privacidade e liberdade de expressão.

Líder da oposição no Senado, o senador Rogério Marinho (PL-RN) afirmou que o ex-presidente está representando um anseio da população contra a postura do Supremo.

“As pessoas que vão à manifestação buscam protestar pela liberdade. O ex-presidente Bolsonaro virou um símbolo dessa luta contra os inquéritos conduzidos por Alexandre de Moraes, que já se arrastam por cinco anos”, disse o parlamentar.

Pedidos de impeachment contra Moraes devem seguir engavetados no Senado mesmo após Twitter Files

STF tem o dobro de críticas de Musk nas redes sociais, revela pesquisa

Investigação do STF contra Musk tende a ficar parada e bloqueio do X é hipótese distante
Manifestação pró-Bolsonaro será novo teste de força da oposição
O cientista político Elton Gomes, professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), avalia que o conflito entre Musk e Moraes e a queda de popularidade de Lula tornam a manifestação um momento em que Bolsonaro e a oposição podem mostrar novamente seu poder de mobilização popular.

“A oposição então vive um momento estratégico. Diante do escândalo gerado pelo Twitter Files, diante da inflação de alimentos, da queda de popularidade do presidente da República e de rachas internos no PT, a oposição vive um momento político que pode ser muito proveitoso, se souber explorar politicamente. Estando o governo enfraquecido, o grupo de Bolsonaro precisa mostrar mais uma vez o seu poder de mobilização”, avalia o cientista político.

Como a Gazeta do Povo mostrou anteriormente, Bolsonaro deverá fazer manifestações nas cinco regiões do país: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Além do Rio de Janeiro, o ex-mandatário também planeja um ato em Joinville, município localizado na região norte do estado de Santa Catarina, mas ele não divulgou os próximos passos de sua programação.

O cientista político Adriano Cerqueira, do Ibmec de Belo Horizonte, entende que a escalada do conflito entre STF e Musk, empresário da África do Sul que tem cidadania norte-americana, pode superar a defesa do ex-presidente Bolsonaro como tema da manifestação.

“Musk está aparecendo como um professor de liberdade de expressão e se tornando vítima de investidas do STF. Penso que esse conflito pode ser o principal combustível da manifestação marcada pelo ex-presidente”, disse Cerqueira.

Popularidade de Lula em baixa e alta dos preços dos alimentos catalizarão protesto
Outro aspecto que pode ser explorado pela oposição é o desempenho do governo em conter a alta dos alimentos. Apesar de uma sinalização de melhora econômica, com destaque para o crescimento de 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023, a alta dos alimentos registrada no primeiro bimestre deste ano é avaliada por analistas como fator relevante para o desempenho de Lula nas pesquisas.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), só este ano, em janeiro e fevereiro, a alta dos alimentos chegou a 2,95% – mais que o dobro do registrado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

A crise de popularidade fez com que Lula se reunisse com ministros, em 18 de março, para cobrar ações e entregas das pastas. Segundo levantamento do Data Poder publicado em 27 de março, 47% dizem “aprovar” o governo e 45% declaram “desaprovar” a gestão do petista.

As taxas empatam na margem de erro, de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 25 de março por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2500 entrevistas em 202 municípios nas 27 unidades da federação.

“A gente ainda tem muito para fazer, em todas as áreas. E muito não é nada estranho, é tudo aquilo que nós nos comprometemos a fazer durante a disputa eleitoral. Já gastamos um ano e três meses do nosso mandato e vocês percebem quão pouco nós fizemos e, ao mesmo tempo, quão muito nós fizemos. Eu duvido que alguém conseguisse fazer se não fosse o esforço individual de cada um de vocês”, disse Lula a seus ministros durante a reunião.

O cientista político Juan Carlos Arruda, CEO do Ranking dos Políticos, afirma que a inflação dos alimentos, a popularidade de Lula em baixa e a regulamentação das redes, que voltou a ser pauta no Congresso após o caso Twitter Files, podem criar um cenário crescente de mobilização popular.

“É evidente que a aprovação de Lula não é mais a mesma de antes. Além dos desafios enfrentados no cenário internacional, como as derrapadas em certos assuntos, a falta de realizações concretas e a intensificação do debate sobre a regulação das grandes empresas de tecnologia, certamente, vão motivar manifestações nas ruas com uma energia ainda maior do que a vista em fevereiro”, disse Arruda.

Ele acrescentou: “Esses fatores combinados estão criando um ambiente de crescente insatisfação e mobilização entre a população, que está cada vez mais atenta e ativa em relação a essas questões.”

Manifestação também visa alavancar campanha de Ramagem

Além de reunir apoiadores em torno de uma pauta nacional, a manifestação convocada por Bolsonaro no Rio de Janeiro também pode servir para impulsionar a candidatura do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) na capital fluminense. Ao substituir o general Walter Braga Netto na disputa, Ramagem aparece em segundo lugar nas pesquisas eleitorais.

Segundo o último levantamento do instituto Real Time Big Data, publicado no dia 25 de março, o atual prefeito Eduardo Paes lidera a preferência dos eleitores na pesquisa estimulada com 40% das intenções de votos. Já Ramagem aparece com 13%. A diferença tem sido questionada por integrantes do PL, já que a diferença é de 27 pontos percentuais e o ex-presidente Bolsonaro teve mais votos do que Lula em 2022 no Rio.

No segundo turno, Bolsonaro recebeu 1.929.209 votos, o equivalente a 52,66% do total da cidade. Já Lula (PT) foi a escolha de 47,34% dos eleitores e recebeu 1.734.159 votos

Por outro lado, o entorno do ex-presidente enxerga a necessidade de reforçar a campanha do parlamentar porque Paes está contanto com o apoio do Palácio do Planalto para sua reeleição.

Metodologia

Mil pessoas foram entrevistadas presencialmente a partir de questionário estruturado, pelo Real Time Big Data, entre os dias 22 e 23 de março de 2024. A pesquisa foi contratada pelo 3 Poderes Mídia e Comunicação Ltda. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº RJ-04917/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário1 dia ago

Harrison foi responsável pelo maior curso de pós-graduação da OAB-PB com 2,8 mil inscritos

ECONOMIA1 dia ago

PIS retroativo: veja como saber se há valores a receber

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Se você se acha bonito, vai namorar alguém que também pensa assim dela mesma

Saúde1 dia ago

Células do coração são regeneradas pela primeira vez – usando som

Saúde1 dia ago

Alerta: Terapias com células-tronco não têm o que prometem

Saúde1 dia ago

Descoberto hormônio que mantém ossos fortes quando mulheres amamentam

Saúde1 dia ago

LED implantável no corpo gera luz para destruir cânceres profundos

Judiciário1 dia ago

Projeto mantém o processo de divórcio e dissolução de união estável após a morte de um dos cônjuges

Educação & Cultura1 dia ago

Proposta cria programa para promover apoio à educação profissional

Educação & Cultura1 dia ago

Proposta destina até 15% do valor de projetos de Ifes e ICTs para custeio de fundação de apoio

Internacional1 dia ago

Comunidade humanitária relata mortes na RD Congo após trégua no Kivu do Norte

CIDADE1 dia ago

Crise no MDB pode afetar pré-candidatura de Luzimar Nunes no Conde

Segurança Pública1 dia ago

Operação Angico mira organização criminosa em Aguiar, no Sertão da Paraíba, acusada de homicídios e extorsões

Nacional3 dias ago

MST quer ampliar influência no governo Lula e pretende lançar 700 candidatos nas eleições 2024

Nacional3 dias ago

Maduro responde à Lula com ironia: “Tome um chá de camomila”

Nacional3 dias ago

Pesquisas fora das capitais acendem alerta no PT

Nacional3 dias ago

Lula compara o Brasil pós-Dilma Rousseff à Faixa de Gaza

Nacional3 dias ago

Ministra questiona gastos tributários, mas defende programas sociais

Nacional3 dias ago

Veja quais foram os impostos que subiram no governo Lula

ENTRETENIMENTO3 dias ago

19º Fest Aruanda prorroga inscrições para 2024 até o dia 12 de agosto

CIDADE3 dias ago

João Pessoa registra 75% de média de ocupação hoteleira e cresce movimento no Aeroporto Castro Pinto

Segurança Pública3 dias ago

Operação com uso de motos aquáticas da Polícia Militar prende integrantes de facção em Lucena

CIDADE3 dias ago

Prefeitura de João Pessoa finaliza etapa para obter recursos para projetos de mobilidade, meio ambiente e preservação do Centro Histórico

Educação & Cultura3 dias ago

UFPB oferta vagas para cursos de mestrado e doutorado em sete programas de pós-graduação

Judiciário3 dias ago

Entenda o Processo de Suspensão da CNH

Educação & Cultura3 dias ago

Secretaria da Educação da Paraíba oferta EJA Semipresencial em 10 escolas por todo estado

ESTADO3 dias ago

Detran-PB e UFPB iniciam curso de Educação para o Trânsito e Saúde do Condutor e da Condutora

ESTADO3 dias ago

Paraibanos podem escolher melhor dia para agendar a emissão da Carteira de Identidade Nacional

ESTADO3 dias ago

Governo do Estado promove 3º Ciclo Formativo Alfabetiza Mais Paraíba

Judiciário3 dias ago

STJ Notícias: motorista de aplicativo pode ser suspenso imediatamente por ato grave

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional7 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO7 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Nacional12 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ECONOMIA7 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional7 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE7 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde7 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional7 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário11 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário10 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura7 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional7 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

ENTRETENIMENTO7 meses ago

HORTÊNSIAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional7 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO7 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário2 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO5 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

Como sair do grupo de WhatsApp anonimamente e ninguém ver

ESTADO8 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

Nacional11 meses ago

EXCLUSIVO – Leia na íntegra o pronunciamento de 7 de setembro de Lula

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Assistam ao filme “Tropa de elite 2 – O inimigo agora é outro” e reflitam

Internacional4 meses ago

China

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

Nacional12 meses ago

Publicamente, ex-guerrilheiro que preside a Colômbia alfineta o descondenado que ocupa o Palácio do Planalto

Nacional11 meses ago

Advogado de hacker fez parceria com autor de livro sobre Lula

ENTRETENIMENTO8 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

QUEIJO AZUL, FEITO COM LEITE DE OVELHA, GANHA SELO ARTESANAL

Nacional3 semanas ago

DESMATAMENTO CAI NA AMAZÔNIA, MAS CRESCE NO CERRADO

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

EMPRESA PREVÊ MULHERES EM 50% DOS CARGOS DE GESTÃO

ECONOMIA3 semanas ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Internacional3 semanas ago

O IMPACTO DA TROCA NO PODER DO REINO UNIDO APÓS 14 ANOS

Educação & Cultura3 semanas ago

ENEM DOS CONCURSOS: NOVO EDITAL É DIVULGADO COM POLÍTICA DE REEMBOLSO

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

GOVERNO FEDERAL ANUNCIA PLANO SAFRA 2024/2025

Nacional3 semanas ago

SECA NO PANTANAL PODE CHEGAR A PONTO DE NÃO RETORNO

Saúde4 semanas ago

ESTUDO COMPROVA EFICÁCIA DE MEDICAMENTO CONTRA O CÂNCER DE PULMÃO

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

RECEITA DO BOLO TENTAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

RELIGIÃO E CIÊNCIA

ECONOMIA4 semanas ago

BC MUDA MECANISMO DE RESSARCIMENTO A VÍTIMAS DE FRAUDES

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

MANACÁ-DA-SERRA COMO CULTIVAR

Saúde4 semanas ago

BRASILEIRA DESCOBRE AÇÃO DE PROTEÍNA EM CASOS GRAVES DE COVID

ECONOMIA4 semanas ago

COMO IRÁ FUNCIONAR A NOVA META DE INFLAÇÃO DO BRASIL

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

ENVELHECIMENTO MUDA DEMANDAS E VAGAS NO MERCADO DE TRABALHO

Internacional4 semanas ago

BOLÍVIA EM TENSÃO: ENTENDA EM 4 PONTOS A CRISE POLÍTICA NO PAÍS VIZINHO

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

SAVANNAH: O HÍBRIDO SELVAGEM DE GATO COM SERVAL

Educação & Cultura1 mês ago

FIM DA GREVE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

BRASIL TEM MAIS DE 2 MILHÕES DE VAGAS EM CARGOS TÉCNICOS SOBRANDO

Nacional1 mês ago

COMO MILHARES DE FAMÍLIAS GAÚCHAS FICARAM MAIS POBRES DO DIA PARA A NOITE

ENTRETENIMENTO1 mês ago

ESTROGONOFE DE TILÁPIA FEITO NO FORNO VAI TE SURPREENDER

ENTRETENIMENTO1 mês ago

TRÊS DICAS PRA CUIDAR BEM DAS ORQUÍDEAS

Politíca1 mês ago

“RESULTADOS PODEM NÃO AGRADAR, MAS ELEIÇÕES LIVRES SÃO A FORÇA DA DEMOCRACIA”

Educação & Cultura1 mês ago

PISA: O BRASIL NO RANKING INTERNACIONAL

ENTRETENIMENTO1 mês ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

COMO NVIDIA VIROU A EMPRESA MAIS VALIOSA DO MUNDO?

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

TECNOLOGIA AJUDA NO MANEJO E PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Saúde1 mês ago

ESPECIALISTAS CRITICAM A MUDANÇA NA LEI DO ABORTO

ENTRETENIMENTO1 mês ago

TURISMO RURAL EM ROTA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br