Connect with us

Saúde

O que acontece no nosso corpo pouco antes e logo depois da morte

Ninguém gosta de falar sobre a morte, mas este momento marca o instante final de todas as complexas funções do nosso corpo, o que pode ser constatado por meio da ausência total e permanente da respiração e dos batimentos cardíacos e/ou pulso.

Quando esse momento se aproxima, os sistemas do organismo vão reduzindo paulatinamente o seu funcionamento, e isso leva a mudanças específicas. A partir daí, é difícil prever o tempo de duração desse processo de deterioração, que variará de 24 horas até 2 semanas.

Em alguns casos, as alterações acontecem rapidamente e sem muitos sintomas, em outros, elas podem ser mais lentas e causarão maior desconforto.

  • A expectativa de vida média no Brasil é de 75,5 anos (homens, 72; mulheres 79). Dados do IBGE.
  • Doenças cardiovasculares, AVC, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), câncer e diabete estão entre as principais causas de morte em todo o mundo.
  • Homicídios (30,5%), acidentes em transportes (23,5%), quedas (11,3%) e suicídio (10,4%) lideram o ranking das mortes não naturais no Brasil.
  • Os próximos anos devem ser marcados pelo aumento de óbitos como reflexo do envelhecimento da população.

Os possíveis efeitos

A aproximação da morte é caracterizada por uma série de eventos que culminam com o “desligamento” total das funções orgânicas encarregadas de promover a vida gerenciadas pelo cérebro, respiração, batimentos cardíacos e outros órgãos vitais como os rins e o fígado.

Quando o término da vida se aproxima, podem ser observadas as seguintes mudanças:

Perda do apetite, dificuldade para engolir e tomar medicações

Com as alterações causadas pelo curso da doença que pode estar levando à morte, ou mesmo pelas mudanças metabólicas naturais ao processo do morrer, pode não haver necessidade de se alimentar ou a fome e a sede desaparecem.

  • Se não houver limitações para engolir e a pessoa desejar comer, nada impede essa prática, desde que seja autorizada pelos profissionais de saúde encarregados pelos seus cuidados.
  • O uso de alguns medicamentos podem ser suspensos. Quando há dificuldade para engolir, as medicações que ainda se fazem necessárias serão administradas pelas vias intravenosa ou subcutânea, para evitar repetidas injeções.

Mudanças na respiração

A essa altura, o organismo já não necessita de tanto oxigênio e alterações neurológicas entram em ação para mudar o padrão respiratório.

  • A frequência respiratória —que geralmente é compassada— passa a ter pausas.
  • A respiração pode se tornar curta, lenta ou ligeiramente rápida.
  • Outra possibilidade é que a respiração cause um barulho estranho, resultado da concentração de fluidos do peito e da garganta que não conseguem se desprender por meio da tosse. Para aliviar tal condição, mudar a posição da pessoa é uma alternativa, bem como uso de medicamentos específicos para controle da falta de ar.

Cansaço extremo ou fraqueza

Outra característica dos momentos anteriores da morte é que as pessoas tendem a ficar sonolentas. Como o cérebro vai reduzindo seu trabalho, poderão estar presentes períodos de inconsciência curtos ou longos. Quando despertos, esses indivíduos pouco interagem.

  • Os especialistas consultados afirmam que, apesar do estado geral dessas pessoas, elas são capazes de ouvir e sentir. Portanto, você pode estar por perto, segurar as mãos e dizer palavras de conforto se assim desejar.

Mudanças na cor da pele e na temperatura

Alterações hemodinâmicas levam à queda da pressão e da temperatura corporal.

A pele fica fria, pálida, com aspecto marmorizado. Esses estados podem ser alternados por sensação de calor. Pés e mãos podem se tornar frios ou úmidos.

Confusão ou agitação

Esses sintomas podem ter diferentes causas —desde as mudanças das funções cerebrais, uso de determinados medicamentos, dor, dificuldades para urinar, posição do corpo no leito, entre outras situações.

Apesar do estresse que essas manifestações causam, se a pessoa estiver em um hospital, converse com os profissionais de saúde para que se investigue a origem dessas manifestações.

Imediatamente após a morte…

… são observadas as características abaixo descritas. Saber reconhecê-las é importante, especialmente quando a morte ocorre fora do hospital:

  • Ausência de movimentos respiratórios.
  • Ausência de batimentos cardíacos/pulso.
  • Ausência de resposta a estímulos verbais ou táteis.
  • Perda do tônus muscular: esse relaxamento imediato da musculatura permitirá por algum tempo a movimentação da pessoa. Horas depois, aparecerá a rigidez (rigor mortis).
  • Olho ligeiramente aberto: os olhos parecem fixados em um determinado ponto; as pupilas permanecem dilatadas.
  • A mandíbula relaxa e a boca fica entreaberta.
  • Queda da temperatura e palidez.
  • As extremidades do corpo podem mudar de cor, tornando-se arroxeados (a depender da causa da morte, essa característica não estará presente).

Os tipos de óbito

Para fins médico-legais, a morte é classificada segundo a suas causas naturais, não naturais e cerebral (encefálica). Confira suas características:

  • Natural: a causa de origem é uma doença ou situações médicas delas decorrentes.
  • Não natural: também chamada de causa externa, ela decorre de lesões provocadas por violência (homicídio, suicídio, acidente, morte suspeita).
  • Cerebral ou encefálica: é a perda permanente da capacidade para realizar todas as funções vitais, inclusive respirar. Nesses quadros, o coração pode até bater. Para declarar a morte encefálica, porém, o médico deverá colocar em prática algumas medidas como os exames para avaliar movimentos, resposta a estímulos dolorosos, etc.
  • Outros procedimentos, como, por exemplo, a observação das atividades elétricas cerebrais (eletroencefalograma), podem ser realizados para atestar a morte cerebral.

Morrer dói?

A maioria dos especialistas consultados afirma que sim. Caso se trate de uma doença como o câncer, independente do órgão afetado, geralmente o incômodo acompanha o processo. Já quem tenha doença renal crônica poderá não o ter, mas terá outros como a falta de ar decorrente da sobrecarga de líquidos que não podem ser filtrados.

No entanto, o sofrimento psicossocial e existencial estará presente, exceto quando o quadro de saúde prive a pessoa de sua capacidade cognitiva. E essas dores estão além da ação de medicamentos analgésicos.

  • Cabe ao profissional que assiste à pessoa nessas condições saber diferenciar se a dor física decorre do estágio da própria doença ou se ele é uma nova manifestação.
  • No ranking da qualidade de morte, o Brasil se encontra na 42ª posição, entre os 80 países avaliados. O primeiro lugar ficou com o Reino Unido.

Cuidados paliativos

Eles são definidos como uma abordagem voltada para a melhoria da qualidade de vida de pessoas de todas as idades e suas famílias que estejam enfrentando alguma enfermidade grave, aguda ou crônica que ameace a vida, e cujo desfecho esperado é a morte. Esta não precisa ser imediata, mas decorrerá do curso natural da doença.

Em geral, um time de profissionais da saúde trabalha junto para prevenir e aliviar o sofrimento causado pela doença e por outras dimensões relacionadas: psicológica, social, espiritual.

Outro objetivo dos cuidados paliativos é conferir dignidade à vida, em todas as suas fases (não só no final dela como se acredita), respeitando valores e preferências de tratamento do paciente e sua família, tais como o desejo de morrer —em casa ou no hospital, com todos os procedimentos que esse ambiente envolve, por exemplo.

O Ministério da Saúde aprovou recentemente a Política Nacional de Cuidados Paliativos no SUS (Res. núm. 729, de 7 de dezembro de 2023), mas alguns serviços públicos já oferecem esse tipo de atendimento.

A ANCP possui um atlas com todos eles, que você pode consultar aqui:
https://paliativo.org.br/onde-encontrar-cuidados-paliativos-no-brasil/.

Para quem assiste alguém que está enfermo de uma doença ameaçadora capaz de determinar o final da vida, as emoções podem se alternar entre uma profunda tristeza, ansiedade, medo e até alívio, especialmente quando o óbito ocorre. Ter o apoio de uma equipe para acolher seus sentimentos pode ajudar a reduzir esses desconfortos.

Fontes: Natan Chehter, clínico geral e geriatra membro da SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia) e do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André (SP); Vanise Barros Rodrigues da Motta, anestesiologista e paliativista (adulto, pediátrico e perinatal), integra o corpo clínico do HU-UFMA (Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão), que integra a rede da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares); Viviane Bernardes de Oliveira Chaiben, médica intensivista, chefe do Serviço de Terapia Intensiva do Complexo Grupo Marista, em Curitiba, e professora da Escola de Medicina e Ciências da Vida da PUC-PR, coordenadora da residência de medicina intensiva do Hospital Universitário Cajuru. Revisão médica: Vanise Barros Rodrigues da Motta.

Referências:

  • Ministério da Saúde
  • Ministério da Justiça e Segurança
  • OMS (Organização Mundial da Saúde)
  • SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerentologia)
  • ANCP (Academia Nacional de Cuidados Paliativos)
  • IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)
  • Teoli D, Schoo C, Kalish VB. Palliative Care. [Atualizado em 2023 Fev 6]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2024 Jan-. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK537113/
  • Oates JR, Maani CV. Death and Dying. [Atualizado em 2022 Nov 29]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2024 Jan-. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK536978/
  • Swiss Academy Of Medical Sciences. Medical-ethical guidelines: Management of dying and death. Swiss Med Wkly. 2018 Nov 30;148:w14664. doi: 10.4414/smw.2018.14664. PMID: 30499582. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30499582/.
Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE2 horas ago

Nilvan Ferreira recebe apoio estratégico de Irmão Jauires e intensifica campanha rumo à prefeitura de Santa Rita

ENTRETENIMENTO7 horas ago

Pagode e Samba Entre Amigos: Prepare-se para a Melhor Noite de Música e Diversão no Celebration

Nacional1 dia ago

Programa “Lawfare nunca mais” destaca a trajetória de Daniel Pereira e os desafios enfrentados por governos democráticos no Brasil

Politíca1 dia ago

Estou pronto para ser o prefeito que Santa Rita precisa: Uma cidade que clama por liderança verdadeira

ESTADO2 dias ago

Governo da Paraíba encerra Painel Paraibano de Mudanças Climáticas nesta quinta e sexta, em João Pessoa

ECONOMIA2 dias ago

Calendário INSS setembro 2024: Confira as datas de pagamento

Esporte2 dias ago

Merab Dvalishvili explica beijos nas costas de Sean O’Malley durante disputa de cinturão no UFC 306

Esporte2 dias ago

Máxima pontuação possível para o Belo, 10 pontos eliminaram Volta Redonda em 2023

Esporte2 dias ago

F1: Barrichello pede calma em torno da expectativa sobre Bortoleto na Fórmula 1

Esporte2 dias ago

Djokovic: “Foi provavelmente a última vez que joguei a Davis na Sérvia”

ECONOMIA2 dias ago

Banco Central aponta divergência de R$ 40 bilhões a mais no rombo fiscal do que o informado pelo Ministério da Fazenda

Nacional2 dias ago

Justiça condena jornalistas por declaração sobre filha de Carlos

Nacional2 dias ago

Câmara ignora censura e continua a postar no X

Nacional2 dias ago

Lula recebeu 2,3 mil presentes em 18 meses de mandato

Nacional2 dias ago

Polarização transborda para eleições municipais e pode decidir voto de metade dos brasileiros

Esporte2 dias ago

Vini Júnior recebe troféu de melhor jogador da Liga dos Campeões

Judiciário2 dias ago

Como a suspensão das emendas impositivas federais afeta estados e municípios

Educação & Cultura2 dias ago

Comissão de Educação vota Lei de Responsabilidade Educacional

Esporte2 dias ago

Comissão de Esporte discute vínculo trabalhista para árbitros

Educação & Cultura2 dias ago

Novo PNE deve combater evasão escolar, dizem representantes estudantis na CE

Educação & Cultura2 dias ago

Inscrições abertas para Olimpíada Paraibana de Matemática (OPM) até 15 de outubro

Saúde2 dias ago

Opera Paraíba realiza primeiras cirurgias ortopédicas do Hospital Estadual de Solânea

Segurança Pública2 dias ago

Força-tarefa inicia operação para combater desmatamento da Mata Atlântica na Paraíba

ESTADO2 dias ago

Saibam o que foi tratado no “Programa conversa com o Governador”

Educação & Cultura2 dias ago

Escola Estadual de Ingá é a primeira da Paraíba a conquistar medalhas de ouro e prata na Jornada de Foguetes 2024

Educação & Cultura2 dias ago

Educação inicia distribuição de equipamentos para mais de 500 escolas da rede estadual de ensino

Esporte2 dias ago

Paraíba sedia campeonato brasileiro de ginástica artística a partir desta terça-feira e O Ronaldão retoma atividades

Politíca2 dias ago

Durante entrega do Hospital de Amor de Campina Grande, diretor da rede ressalta atuação de Veneziano na conquista: “A palavra é gratidão”

ESTADO2 dias ago

João Azevêdo formaliza instalação de mais um resort no Polo Turístico Cabo Branco com investimento de R$ 76 milhões

Segurança Pública2 dias ago

Concursos Militares x Exames de saúde: o que pode eliminar os candidatos e como se preparar para essa etapa

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional8 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

ECONOMIA9 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional9 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE9 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde9 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional9 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário12 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura9 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional2 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional9 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional9 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO9 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário4 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO7 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO10 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte4 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO10 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO9 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

Nacional2 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO3 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Internacional6 meses ago

China

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde2 dias ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Educação & Cultura2 dias ago

COLÉGIO AGRÍCOLA CRIA UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA

ENTRETENIMENTO2 dias ago

COMO ESCOLHER O CANE CORSO PERFEITO: GUARDA E COMPANHIA

Nacional2 dias ago

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

O QUE SERÁ DA AGRICULTURA SEM OS JOVENS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional6 dias ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO6 dias ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional6 dias ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional6 dias ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário2 semanas ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde2 semanas ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA2 semanas ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública2 semanas ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

FUNGOS QUE COMEM PLÁSTICO

CIDADE2 semanas ago

CEARÁ PODE VIRAR LÍDER NA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

COMO INSTALAR PLACAS SOLARES DE FORMA SEGURA

Educação & Cultura2 semanas ago

COMO A ELEVAÇÃO DO MAR AFETA O BRASIL? GEÓLOGO EXPLICA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RECEITA DO CHICO BALANCEADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ANATEL ANUNCIA FUNCIONALIDADES PARA EVITAR GOLPES

Saúde3 semanas ago

É O FIM DOS HOMENS? CROMOSSOMO Y ESTÁ DESAPARECENDO

Saúde3 semanas ago

PESQUISA REVELA DIETA QUE PODE TE FAZER VIVER MAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

SOL VERMELHO, CHUVA ESCURA E TEMPESTADE DE AREIA

Educação & Cultura3 semanas ago

PRIMEIROS GRÃOS DE SOJA CHEGARAM AO BRASIL EM UMA GARRAFA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

PRAGAS E DOENÇAS DAS PLANTAS E COMO CURÁ-LAS

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

PRODUÇÃO ORGÂNICA: MORANGOS EM ABRIGOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O PLANO BRASILEIRO PARA ATRAIR PESQUISADORES DE VOLTA AO PAÍS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br