Connect with us

Educação & Cultura

Jogos e brincadeiras na Educação Infantil para professores explorarem

Entenda o papel da intencionalidade pedagógica e amplie seu repertório de experiências com o brincar

A criança aprende, se desenvolve e se descobre durante as brincadeiras

Brincadeira é coisa séria no que diz respeito ao desenvolvimento das crianças. A afirmação é de Djenane Oliveira, diretora da EM Manoel De Paiva Padre, em Guarulhos (SP), e integrante do Time de Autores da NOVA ESCOLA. Com a experiência de quem atuou na Educação Infantil por 15 anos, ela sabe muito bem da importância dos jogos e das brincadeiras para a aprendizagem dos pequenos. “[A brincadeira] é o que a criança faz com extrema dedicação e é a forma pela qual ela vai construir seu conhecimento de mundo e de si mesma”, explica a especialista.

Por isso, nada mais equivocado do que a visão adultocêntrica de que essas atividades não possuem função. “A brincadeira não é uma simples atividade: ela é algo estruturante na vida da criança, quase natural, que faz parte de seu desenvolvimento”, afirma Karina Rizek, consultora associada da Avante – Educação e Mobilização Social e coordenadora pedagógica de uma escola privada em São Paulo (SP). 

Brincar, diz ela, é um sinal de saúde e um meio de os pequenos se expressarem, já que é por meio dessa ação que comunicam o que se passa com eles. “[A brincadeira] é totalmente necessária para a criança exercer seus direitos”, complementa.

Karina lembra que os seis direitos de aprendizagem propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil estão relacionados às brincadeiras, sendo que um deles é justamente o brincar. O documento expressa o direito da criança de “brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais” (BNCC, p. 38).

Essa intencionalidade pedagógica, no entanto, não deve ser confundida com direcionamento. Marcos Machado, arte-educador, professor na CMEI Carlos Marinho Falcão, em Feira de Santana (BA), e integrante do Time de Formadores da NOVA ESCOLA, rejeita a ideia de professores pensarem as brincadeiras como atividades dirigidas por meio das quais as crianças serão ensinadas a brincar. Para ele, essa ideia vai contra a liberdade e o respeito à aprendizagem e à individualidade da criança. 

“Entendo a brincadeira como parte da nossa cultura e como momento de troca de aprendizagens. Por isso, a criança aprende, se desenvolve e se descobre nesse processo. Entendo a atuação do professor muito mais voltada para brincar junto e observar [as crianças] de maneira atenta”, defende. 

Segundo ele, a intencionalidade envolve levar uma brincadeira para as crianças com um propósito de aprendizagem que o professor enxerga, sem direcionamentos sobre como os pequenos devem brincar.

Intencionalidade pedagógica nos jogos e brincadeiras 

“[Nenhum professor] vai dizer que brincar não é importante, mas há uma diferença entre entender isso e levar para a prática”, afirma Karina Rizek. “O papel do professor é observar as crianças e documentar para colher insumos e indicadores que ajudem na organização de boas propostas pedagógicas, espaços e materiais.”

A especialista retoma que a BNCC considera a interação e a brincadeira eixos estruturantes do currículo na Educação Infantil. “Ou seja, estão intimamente ligados à forma como a criança aprende. Logo, o professor deve criar condições para que a criança interaja e brinque”, explica a especialista do Avante.

Essa perspectiva derruba noções como “hora de brincar” e “hora de aprender”, acrescenta. “A criança vai aprender conceitos matemáticos de forma muito mais significativa quando, por exemplo, brinca com bolas de diferentes tamanhos e pesos. Ou, com o próprio corpo, vai aprender sobre equilíbrio, peso, o que é em cima, embaixo, ao lado, atrás e outras noções matemáticas importantes nessa etapa.”

Segundo Djenane, a brincadeira intencional deve dar espaço para as crianças criarem e explorarem, com os educadores atuando como incentivadores e observadores das construções que os pequenos realizam. “A intencionalidade não é para que eu [professor] direcione a brincadeira e a leve aonde eu quero, mas para que eu possa observar, intencionalmente, os estágios de desenvolvimento que a criança atinge a partir daquela atividade e, então, possa planejar outras possibilidades de crescimento”, afirma a autora.

Alguns questionamentos podem nortear a prática pedagógica relacionada às brincadeiras na Educação Infantil, segundo a educadora:

  • Como as crianças se relacionam com os aspectos do mundo à sua volta?
  • Como cada criança se apropria de conhecimentos?
  • Em qual estágio de percepção de si mesma a criança está?

Para Marcos, notar as maneiras como as crianças brincam no começo, no meio e ao final do ano também são importantes observações que os professores de Educação Infantil devem fazer, bem como perceber como os pequenos brincam entre si e também com os adultos.

Exemplos de jogos e brincadeiras para usar na Educação Infantil

Brincadeiras com objetos não estruturados são boas oportunidades de promover estímulos às crianças. Foto: Getty Images

Brincadeiras funcionais, de faz de conta, cantigas, entre outras. São muitas as maneiras de brincar e cada uma delas pode estimular diferentes funções cerebrais, que vão desde as motoras até aquelas relacionadas a socialização, empatia e resiliência. Por isso, ao compreender os diferentes grupos de brincadeiras, o professor pode oferecer um número maior de possibilidades para o desenvolvimento das crianças.

Djenane aconselha que as atividades sejam escolhidas considerando o objetivo pedagógico, e não necessariamente a idade. “Caso contrário, [os professores] podem achar que crianças maiores só podem realizar jogos ou brincadeiras com funções para articulação de memória verbal, por exemplo”, diz. 

Para ela, os professores devem entender os objetivos das atividades, as possibilidades de desenvolvimento de cada uma delas e a importância de ampliar o rol de brincadeiras.

Brincadeiras funcionais

As brincadeiras funcionais são o primeiro estágio do brincar. Elas envolvem o próprio corpo da criança e a produção de sons e estão presentes na vida desde o começo, especialmente até os 18 meses. “Os pequenos na creche, por exemplo, brincam ao estender e encolher os braços, balançar as pernas, fazer ruídos e mesmo com o choro, que é um tipo de brincadeira por ser um modo que permite à criança ver como o outro irá reagir e como essas ações interferem no mundo ao seu redor”, explica a diretora Djenane.

Esse tipo de brincar é espontâneo para as crianças, mas representa para os professores possibilidades de observação. “É possível notar, por exemplo, se elas usam o choro como brincadeira ou para chamar a atenção. Momentos como o banho e a troca podem ser oportunidades para observar como os pequenos reconhecem o próprio corpo. Os momentos de alimentação também podem ser interessantes para perceber como a criança manuseia o prato ou se relaciona com o outro”, complementa a autora da NOVA ESCOLA.

Faz de conta 

Brincar de faz de conta envolve níveis mais complexos do desenvolvimento das atividades cognitivas das crianças, afirma Djenane. “Essa brincadeira traz possibilidades infinitas de ampliação de interpretação do mundo, pois, no faz de conta, qualquer coisa é possível. A criança pode testar suas hipóteses e, inclusive, experimentar aquilo que não é factível no mundo real.”

Essas atividades representam também “possibilidades para as crianças criarem proposições, definirem papéis, situações e, também, construírem e trabalharem percepções que têm da sociedade, por exemplo, percepções de gênero”, complementa a educadora. 

Karina também destaca como as brincadeiras de faz de conta estão ligadas a funções simbólicas de representação de papéis. “São mil representações que as crianças fazem do mundo à sua volta, como brincar de ser mamãe, de estar em um escritório, de ser jardineiro, de ser astronauta etc.” 

Por isso é importante que professores organizem os ambientes escolares com materiais variados, para criar condições para essas brincadeiras acontecerem.

A especialista menciona que esse tipo de brincar costuma envolver elementos da vivência cotidiana da criança e de seu entorno. “Por exemplo, crianças urbanas brincam muito de carrinho, de estrada e de caminhão, mas crianças ribeirinhas brincam muito de barco”, conta.

Brinquedos ou objetos estruturados

Brinquedos estruturados são aqueles que possuem função definida enquanto objeto de brincar. Apesar de contribuírem para um ambiente escolar convidativo ao brincar e serem interessantes para o desenvolvimento infantil, Karina reforça que esses materiais não são essenciais para as brincadeiras. Isso ocorre principalmente porque as próprias crianças mostram que é possível brincar com outros tipos de objetos.

Brincadeiras com objetos não estruturados

Brincadeiras com materiais não estruturados acontecem quase que naturalmente e envolvem a capacidade da criança de dar sentido e significado a objetos. “É a caixa de papelão que vira fogão, que vira barco ou nave espacial, ou o galho de árvore que pode virar uma varinha mágica, uma espada ou um cavalinho de pau”, explica Karina. 

Assim, privilegiar esses materiais estimula o protagonismo das crianças. No ambiente escolar, é possível fazer isso com acessórios diversos, tecidos e outros materiais que estimulem a criatividade dos pequenos.

O professor Marcos Machado, por exemplo, levou uma grande caixa cheia de tampinhas de garrafa de plástico para sua turma da pré-escola brincar. Em vez de idealizar atividades – como agrupar as tampinhas por cores –, o educador, primeiramente, apenas convidou as crianças a brincar livremente. 

“Queria ver o que elas me traziam ao brincar com as tampinhas. Algumas as jogaram para cima, outras recolheram as tampas do chão; ou seja, foram inúmeras possibilidades. Eu, como professor, não preciso, necessariamente, direcionar a brincadeira, pois a própria criança pode me ensinar [a brincar]”, explica.

Isso não impede que outras sugestões possam ser feitas. “Em outro momento, posso sugerir para elas pegarem só as tampinhas azuis [para trabalhar cores]. Nem preciso ensinar qual é a tampa dessa cor: uma criança pode pegar a azul enquanto é observada por outra que está com uma tampa amarela. Essa segunda criança pode se questionar: ‘Será que essa tampinha que está comigo é mesmo azul?’. Isso pode acontecer sem que eu precise dizer que a tampinha amarela é a errada”, exemplifica Marcos.

Cantigas de roda e parlendas

As cantigas e parlendas são brincadeiras que podem abranger tanto o faz de conta quanto atividades do campo da aquisição, que são aquelas que trabalham atenção, percepção e construção de vocabulário. “A brincadeira da dança das cadeiras, [aquela que] quando se canta uma música, as crianças rodam e as cadeiras são retiradas até sobrar só uma, é um tipo de atividade que trabalha aspectos de aquisição”, afirma Djenane.

Já as parlendas trabalham funções verbais, de articulação de memória e de numeração, o que é importante, por exemplo, para as crianças maiores.

A tradição cultural também é transmitida por meio dessas brincadeiras, de geração para geração. É o caso de cantigas como Ciranda cirandinha e Fui no Itororó e outras que estão presentes em diversas culturas, como a indígena e a afro-brasileira. “São várias as brincadeiras que misturam canções, danças e usos do corpo”, complementa Karina.

Brincadeiras de fabricação

Essas atividades envolvem manusear, combinar e transformar elementos. “Com as brincadeiras de fabricação, vamos trabalhar com as crianças funções do desenvolvimento cerebral como movimentos para juntar, combinar, modificar e transformar”, diz Djenane.

As possibilidades de experimentação podem ir desde criar coisas com blocos e misturinhas até a manipulação de elementos da natureza, como areia, água e terra.

Jogos com regras e brincadeiras sociais

Pega-pega, queimada/baleado e esconde-esconde são alguns exemplos de jogos que trabalham funções de sociabilidade, por exemplo. Essas brincadeiras são importantes, segundo Karina, porque mostram para a criança variados conceitos, como “respeitar o outro, esperar a minha vez, entender regras de convivência e dividir materiais”. 

Dentro desse grupo, estão ainda jogos como o dominó e jogos de tabuleiro e de trilha, que podem ser feitos pelas próprias crianças.

Fonte: Nova Escola

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário1 dia ago

Harrison foi responsável pelo maior curso de pós-graduação da OAB-PB com 2,8 mil inscritos

ECONOMIA1 dia ago

PIS retroativo: veja como saber se há valores a receber

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Se você se acha bonito, vai namorar alguém que também pensa assim dela mesma

Saúde1 dia ago

Células do coração são regeneradas pela primeira vez – usando som

Saúde1 dia ago

Alerta: Terapias com células-tronco não têm o que prometem

Saúde1 dia ago

Descoberto hormônio que mantém ossos fortes quando mulheres amamentam

Saúde1 dia ago

LED implantável no corpo gera luz para destruir cânceres profundos

Judiciário1 dia ago

Projeto mantém o processo de divórcio e dissolução de união estável após a morte de um dos cônjuges

Educação & Cultura1 dia ago

Proposta cria programa para promover apoio à educação profissional

Educação & Cultura1 dia ago

Proposta destina até 15% do valor de projetos de Ifes e ICTs para custeio de fundação de apoio

Internacional1 dia ago

Comunidade humanitária relata mortes na RD Congo após trégua no Kivu do Norte

CIDADE2 dias ago

Crise no MDB pode afetar pré-candidatura de Luzimar Nunes no Conde

Segurança Pública2 dias ago

Operação Angico mira organização criminosa em Aguiar, no Sertão da Paraíba, acusada de homicídios e extorsões

Nacional3 dias ago

MST quer ampliar influência no governo Lula e pretende lançar 700 candidatos nas eleições 2024

Nacional3 dias ago

Maduro responde à Lula com ironia: “Tome um chá de camomila”

Nacional3 dias ago

Pesquisas fora das capitais acendem alerta no PT

Nacional3 dias ago

Lula compara o Brasil pós-Dilma Rousseff à Faixa de Gaza

Nacional3 dias ago

Ministra questiona gastos tributários, mas defende programas sociais

Nacional3 dias ago

Veja quais foram os impostos que subiram no governo Lula

ENTRETENIMENTO3 dias ago

19º Fest Aruanda prorroga inscrições para 2024 até o dia 12 de agosto

CIDADE3 dias ago

João Pessoa registra 75% de média de ocupação hoteleira e cresce movimento no Aeroporto Castro Pinto

Segurança Pública3 dias ago

Operação com uso de motos aquáticas da Polícia Militar prende integrantes de facção em Lucena

CIDADE3 dias ago

Prefeitura de João Pessoa finaliza etapa para obter recursos para projetos de mobilidade, meio ambiente e preservação do Centro Histórico

Educação & Cultura3 dias ago

UFPB oferta vagas para cursos de mestrado e doutorado em sete programas de pós-graduação

Judiciário3 dias ago

Entenda o Processo de Suspensão da CNH

Educação & Cultura3 dias ago

Secretaria da Educação da Paraíba oferta EJA Semipresencial em 10 escolas por todo estado

ESTADO3 dias ago

Detran-PB e UFPB iniciam curso de Educação para o Trânsito e Saúde do Condutor e da Condutora

ESTADO3 dias ago

Paraibanos podem escolher melhor dia para agendar a emissão da Carteira de Identidade Nacional

ESTADO3 dias ago

Governo do Estado promove 3º Ciclo Formativo Alfabetiza Mais Paraíba

Judiciário3 dias ago

STJ Notícias: motorista de aplicativo pode ser suspenso imediatamente por ato grave

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional7 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO7 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Nacional12 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ECONOMIA7 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional7 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE7 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde7 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional7 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário11 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário10 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura7 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional7 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

ENTRETENIMENTO7 meses ago

HORTÊNSIAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional7 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO7 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário3 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO5 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

Como sair do grupo de WhatsApp anonimamente e ninguém ver

ESTADO8 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

Nacional11 meses ago

EXCLUSIVO – Leia na íntegra o pronunciamento de 7 de setembro de Lula

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Assistam ao filme “Tropa de elite 2 – O inimigo agora é outro” e reflitam

Internacional4 meses ago

China

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

Nacional11 meses ago

Advogado de hacker fez parceria com autor de livro sobre Lula

Nacional12 meses ago

Publicamente, ex-guerrilheiro que preside a Colômbia alfineta o descondenado que ocupa o Palácio do Planalto

ENTRETENIMENTO8 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

QUEIJO AZUL, FEITO COM LEITE DE OVELHA, GANHA SELO ARTESANAL

Nacional3 semanas ago

DESMATAMENTO CAI NA AMAZÔNIA, MAS CRESCE NO CERRADO

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

EMPRESA PREVÊ MULHERES EM 50% DOS CARGOS DE GESTÃO

ECONOMIA3 semanas ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Internacional3 semanas ago

O IMPACTO DA TROCA NO PODER DO REINO UNIDO APÓS 14 ANOS

Educação & Cultura3 semanas ago

ENEM DOS CONCURSOS: NOVO EDITAL É DIVULGADO COM POLÍTICA DE REEMBOLSO

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

GOVERNO FEDERAL ANUNCIA PLANO SAFRA 2024/2025

Nacional3 semanas ago

SECA NO PANTANAL PODE CHEGAR A PONTO DE NÃO RETORNO

Saúde4 semanas ago

ESTUDO COMPROVA EFICÁCIA DE MEDICAMENTO CONTRA O CÂNCER DE PULMÃO

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

RECEITA DO BOLO TENTAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

RELIGIÃO E CIÊNCIA

ECONOMIA4 semanas ago

BC MUDA MECANISMO DE RESSARCIMENTO A VÍTIMAS DE FRAUDES

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

MANACÁ-DA-SERRA COMO CULTIVAR

Saúde4 semanas ago

BRASILEIRA DESCOBRE AÇÃO DE PROTEÍNA EM CASOS GRAVES DE COVID

ECONOMIA4 semanas ago

COMO IRÁ FUNCIONAR A NOVA META DE INFLAÇÃO DO BRASIL

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

ENVELHECIMENTO MUDA DEMANDAS E VAGAS NO MERCADO DE TRABALHO

Internacional4 semanas ago

BOLÍVIA EM TENSÃO: ENTENDA EM 4 PONTOS A CRISE POLÍTICA NO PAÍS VIZINHO

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

SAVANNAH: O HÍBRIDO SELVAGEM DE GATO COM SERVAL

Educação & Cultura1 mês ago

FIM DA GREVE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

BRASIL TEM MAIS DE 2 MILHÕES DE VAGAS EM CARGOS TÉCNICOS SOBRANDO

Nacional1 mês ago

COMO MILHARES DE FAMÍLIAS GAÚCHAS FICARAM MAIS POBRES DO DIA PARA A NOITE

ENTRETENIMENTO1 mês ago

ESTROGONOFE DE TILÁPIA FEITO NO FORNO VAI TE SURPREENDER

ENTRETENIMENTO1 mês ago

TRÊS DICAS PRA CUIDAR BEM DAS ORQUÍDEAS

Politíca1 mês ago

“RESULTADOS PODEM NÃO AGRADAR, MAS ELEIÇÕES LIVRES SÃO A FORÇA DA DEMOCRACIA”

Educação & Cultura1 mês ago

PISA: O BRASIL NO RANKING INTERNACIONAL

ENTRETENIMENTO1 mês ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

COMO NVIDIA VIROU A EMPRESA MAIS VALIOSA DO MUNDO?

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

TECNOLOGIA AJUDA NO MANEJO E PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Saúde1 mês ago

ESPECIALISTAS CRITICAM A MUDANÇA NA LEI DO ABORTO

ENTRETENIMENTO1 mês ago

TURISMO RURAL EM ROTA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br