Connect with us

ECONOMIA

Petrobras contra-ataca: o que esperar da nova política de preços para o gás natural

Empresa responde à concorrência com descontos (temporários) para distribuidoras e mudança de abordagem comercial no mercado livre

PIPELINE Petrobras responde à concorrência com descontos (temporários) para distribuidoras e mudança de abordagem comercial no mercado livre. Concorrentes interpretam como tentativa da estatal de frear abertura.

ANP impõe condicionante para pré-operacão do TRSP e veta injeção em gasoduto sob disputa. J&F negocia compra da MGás e mais. Confira:


CONTRA-ATAQUE

Petrobras deu uma resposta aos concorrentes, este mês, ao anunciar uma nova política de preços que promete baratear o gás natural para distribuidoras e oferecer produtos mais customizados – e competitivos – no mercado livre.

Concessionárias de gás canalizado e clientes industriais ainda aguardam as propostas formais, para entenderem melhor as novas condições – e os seus reais impactos.

Para o consumidor:

No mercado cativo, onde a maior parte dos volumes já está contratada a longo prazo, não são esperadas grandes mudanças, e sim uma reacomodação dos preços da estatal frente a um cenário de maior concorrência.

A Petrobras promete reduzir em até 10% o preço da molécula nos contratos vigentes. Esse desconto, contudo, pode ser limitado em alguns estados.

No mercado livre, por sua vez, as novas condições comerciais ainda não estão claras, mas fontes relatam que já houve uma mudança pelo menos na postura da petroleira – que, se antes mirava essencialmente os grandes consumidores, agora está abrindo mais o leque.

O preço da estatal ainda é uma incógnita, mas já mexe nas expectativas – e, por isso mesmo, concorrentes temem que as promessas da Petrobras freiem as negociações.

O QUE MUDA

A Petrobras fez uma primeira rodada de apresentação das novas condições comerciais às distribuidoras. No encontro, deu algumas sinalizações:

  • o desconto será dado apenas para uma parcela do volume contratado: 60% da quantidade diária contratada seguirá atrelada às condições vigentes e os outros 40% à nova precificação (fontes relatam algo da ordem de 11% do preço do Brent).

O impacto no preço vai variar, portanto, de concessão para concessão. Distribuidoras que têm contratos mais competitivos com a Petrobras, com fator Brent de 11,6% a 11,9%, por exemplo, sentirão menos os efeitos.

Há distribuidora, por exemplo, que já simula uma redução de 3% no custo de aquisição da molécula da Petrobras.

Realidade diferente da Naturgy, no Rio, que e tem contratos a 13,5% do Brent em 2024 e que pode ter uma economia mais perceptível.

  • o desconto valerá até o fim de 2025 e para todos os contratos;
  • mas dependerá de algumas pré-condicionantes associadas à performance.

Os detalhes dessas condicionantes só serão conhecidos nas negociações bilaterais, mas a expectativa é que o respeito às cláusulas de retirada mínima seja um dos itens incluídos nessa equação.

As condições dos novos contratos de suprimento ainda não são conhecidas. Tendem a ser apresentadas somente nas chamadas públicas das concessionárias, por uma questão concorrencial.

Não há uma clareza ainda se a nova gestão da estatal mudará a nova precificação – anunciada dias antes da demissão de Jean Paul Prates.

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), disse esta semana que pretendia conversar diretamente com Magda Chambriard sobre a necessidade de redução do custo do gás para a indústria.

O contato com as distribuidoras, no entanto, tem acontecido no meio da transição do comando da petroleira – cuja troca foi efetivada na sexta (24/2).

A expectativa das distribuidoras é que os aditivos aos contratos existentes, com as novas condições, sejam assinados nas próximas semanas.

Na avaliação do diretor de Estratégia e Mercado da Abegás, Marcelo Mendonça, a redução de preços ainda está aquém, mas bem-vinda. Segundo ele, a iniciativa deve pressionar os demais supridores privados a ajustarem seus preços para baixo nas próximas negociações.

“A sinalização de novo preço ainda não é o que gostaríamos, mas dá uma nova orientação para mercado, de que precisamos de gás mais competitivo” avalia.

No mercado livre, dois grandes clientes industriais consultados pela agência epbr relataram que têm mantido conversas com a estatal, mas que as propostas formais ainda não chegaram.

Existe uma expectativa entre os consumidores, pelas sinalizações da Petrobras de que haverá espaço para negociação da flexibilização de penalidades.


TIMING

Esta é a segunda reacomodação da Petrobras frente aos concorrentes, após a abertura do mercado.

Há um ano, a companhia já tinha lançado novos produtos no mercado. Reduziu os preços, flexibilizou cláusulas para diminuir os riscos das distribuidoras em caso de migração de clientes para o mercado livre e diversificou a combinação de prazos contratuais e indexações.

A interpretação, entre os concorrentes, é que a petroleira começou a enxergar um risco maior de perda de mercado e decidiu se reposicionar.

Fato é que os dois principais centros consumidores de gás do país começam a ensaiar os primeiros movimentos no mercado livre.

Em SP, a Edge estreou no mercado livre. Já assinou contratos com ao menos três empresas do setor de cerâmica: Delta Porcelanato, Grupo Cecafi e Grupo Lef. No Rio, a CSN negocia a migração.

Traders que operam no mercado relatam que a tendência é que aqueles potenciais consumidores livres que estavam fazendo suas contas, para viabilizar uma migração para o mercado livre, segurem mais um pouco a tomada de decisão.


OLHO NO GNL

O movimento da Petrobras acontece num momento de mudança na lógica concorrencial, com a chegada de novos players.

O próprio diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da estatal, Maurício Tolmasquim, admitiu recentemente que a nova política de preços da Petrobras é uma resposta ao aumento da competição, sobretudo com terminais privados de importação de GNL; à queda nos preços globais do gás; e à migração de consumidores para o mercado livre.

Em março, a New Fortress Energy inaugurou o TGS, conectado ao Gasbol, em Santa Catarina.

Já a planta de regás da Eneva, em Sergipe, deve ser conectada à malha de transporte no segundo semestre. A empresa lançou uma mesa de comercialização e já firmou seus primeiros contratos de suprimento.

Edge também aguarda o desfecho do imbróglio com a ANP, para começar a comercializar as cargas de GNL do Terminal de Regaseificação de São Paulo (TRSP). Enquanto isso, vai fazendo suas primeiras entregas com base na importação de gás boliviano e compra de gás de produtores do pré-sal.

Hoje, o preço interno do gás no Brasil está alinhado ao custo marginal de importação do GNL.

No mercado, a análise de concorrentes da Petrobras é que a previsão de entrada em operação do Rota 3 nos próximos meses também contribui – já que significa mais oferta de gás e, embora ainda concentrado na Petrobras, também tende a puxar gás privado para o mercado.

Também existe uma percepção de que o corte de preços da companhia afeta, primeiramente, justamente, os players que importam GNL. Produtores onshore, por sua vez, têm mais margem para reacomodação.

O diretor de Comercialização e Novos Negócios da PetroReconcavo, João Vitor Moreira, disse que o movimento da estatal é natural e que a abertura do mercado, sobretudo no Nordeste, onde a Petrobras tem menos de um terço do market share, é irreversível.

“É um movimento natural, faz parte de uma oferta maior que traz mais competitividade e por outro lado isso traz uma maior demanda”

“Somos otimistas de que movimento está acontecendo vai gerar mais demanda, produtores vão incrementar oferta e gás vai continuar sendo competitivo nas duas pontas: desenvolvendo reservas e o consumidor que pode aproveitar essa matriz também”, comentou Moreira, em entrevista ao estúdio epbr, na Bahia Oil & Gas Energy 2024.

Fontes do mercado relatam também que veem limites na capacidade da Petrobras de massificar sua abordagem comercial para pequenas e médias indústrias.

Por mais que a petroleira busque hoje abrir o universo de potenciais clientes livres, para além das grandes indústrias, falta à companhia a agilidade comercial de players mais voltados para essa abordagem.

A BR Distribuidora, o grande elo da estatal com o B2B, vale lembrar, foi privatizada.

Procurada, a Petrobras não respondeu até o fechamento desta edição.


GÁS NA SEMANA

TRSP. ANP autorizou a pré-operação do Terminal de Regaseificação de GNL de São Paulo (TRSP), da Compass, com algumas condicionantes, como a proibição de realizar a regaseificação de gás destinado à movimentação para o gasoduto Subida da Serra – enquanto estiver vigente a resolução que o classificou como gasoduto de transporte. Entenda

J&F no gás. O grupo está negociando a aquisição da comercializadora MGás. Se concretizada, a transação reforça a investida da holding dos irmãos Joesley e Wesley Batista no mercado de gás natural.

ONS dos combustíveis. O deputado Júlio Lopes (PP/RJ) apresentou o PL 1923/2024, que cria o Operador Nacional do Sistema de Combustíveis, com o objetivo de monitorar em tempo real os estoques e a movimentação. A proposta inclui a participação de agentes que atuam na cadeia de gás natural, no processamento e transporte.

Solução para fertilizantes. Sem o apoio do Executivo, em especial da Fazenda, para aprovar o programa emergencial para fabricação de amônia e ureia (Pefau), deputados federais cobraram uma solução imediata do governo para reduzir o preço do gás natural para a indústria de fertilizantes.

Petrobras no onshore. Estatal avalia parcerias com produtores independentes em projetos de exploração e produção em terra nas regiões Norte e Nordeste, disse Francisco Queiroz, gerente-executivo de Terras e Águas Rasas da estatal em entrevista ao estúdio epbr durante a Bahia Oil & Gas, Energy. Assista na íntegra.

MME marca leilões A-4 e A-6. O Ministério de Minas e Energia abriu consulta pública para os editais dos leilões de energia nova, previstos para dezembro. A concorrência segue a Lei de Privatização da Eletrobras e abrange projetos hidrelétricos, eólicos, solares e termelétricos.

Harmonização regulatória. ANP e Agrese, de Sergipe, assinaram um acordo de cooperação técnico-operacional, para alinhamento na regulação da indústria do gás natural.

GNV. Para promover a adoção do gás no transporte pesado, Gabriel Kropsch, diretor do Comitê Nacional de GNV, sugere em entrevista ao estúdio epbr na Bahia Oil&Gas Energy 2024, em Salvador (BA), várias medidas de incentivo que não envolvem necessariamente desoneração. Exemplos incluem a depreciação acelerada de veículos a gás, permissão para trânsito de veículos pesados a gás em vias expressas e centros urbanos, e redução de pedágio. Veja a íntegra.

Europa aprova medidas para substituir gás. O Conselho da União Europeia aprovou o regulamento que estabelece regras comuns para o mercado interno de gases, com o objetivo de substituir progressivamente o gás fóssil por alternativas renováveis ou de baixo carbono.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Esporte4 horas ago

Atlético-MG: Hulk define final da Libertadores como jogo mais importante da sua vida

Esporte4 horas ago

Finais da PFL 2024 — Taila Santos x Dakota Ditcheva – Resultados

Esporte4 horas ago

F1: Norris garante pole da sprint para a McLaren no Catar

Esporte4 horas ago

Para as seleções brasileiras de vôlei, 2025 já começou

Esporte4 horas ago

Botafogo-PB acerta com meia que pertence ao Amazonas

Esporte4 horas ago

João Fonseca confirma classificação no Next Gen ATP Finals

ESTADO6 horas ago

Presidente do TCE-PB recebe secretários do Estado e de prefeituras para discutir regulação da Comunicação 

CONCURSO E EMPREGO7 horas ago

Concurso para Aprendizes-Marinheiros 2025: Próximo edital está prestes a sair

Segurança Pública7 horas ago

E se o Brasil não tivesse escolhido o caça Gripen? Decisão histórica envolveu negociações bilionárias com EUA, França, Suécia e Rússia, tornando a Força Aérea brasileira uma das mais poderosas do mundo

Segurança Pública7 horas ago

“Mudanças são justas e necessárias”: Em pronunciamento, Haddad confirma criação de idade mínima pra militares irem pra reserva remunerada. Limitações de pensões e outros ajustes também são confirmados

Segurança Pública7 horas ago

A tensão nas Forças Armadas: sargentos, indignados, criticam descontos e denunciam benefícios de luxo para Generais

Segurança Pública7 horas ago

Deputados e representantes de CACs criticam decreto de armas e afirmam que clubes de tiro estão falindo

Educação & Cultura7 horas ago

Comissão debate financiamento e funcionamento de colégios de aplicação no sistema federal de educação básica

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 horas ago

Câmara aprova projeto que regulamenta produção de bioinsumos agrícolas

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 horas ago

Câmara aprova MP que destina R$ 2 bilhões para redução de dívidas de agricultores afetados por enchente

Judiciário7 horas ago

Iniciativa de Governança do COFECI recebe elogios do Ministro do TCU, Augusto Nardes

CIDADE7 horas ago

Semana terá debate da LOA 2025, Concerto de Natal e sessão sobre a prematuridade

ESTADO15 horas ago

João Azevêdo vai novamente a Brasília e recebe garantia de ministro para os recursos da operação carro-pipa

CIDADE15 horas ago

MUNIC 2023: 31,9% dos municípios brasileiros ainda despejam resíduos sólidos em lixões

ECONOMIA15 horas ago

Com nona alta consecutiva, preços da indústria sobem 0,94% em outubro

Internacional15 horas ago

Dois dos detidos por ataque que feriu motorista da Carris em preventiva

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

Livre-se das telas na mesa da família e tente isso

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Molho Branco Para Massas e Lasanhas

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Veja os lançamentos da Netflix em dezembro de 2024

Educação & Cultura1 dia ago

Cejure e Prefeitura de Campina implantam projeto-piloto para promover cultura da paz nas escolas

CIDADE1 dia ago

Programa ‘Remédio em Casa’ já beneficiou cerca de 8 mil pessoenses

Nacional1 dia ago

Análise: denúncias não abalaram popularidade de Bolsonaro

ECONOMIA1 dia ago

Unafisco diz que isenção de R$ 5.000 custará R$ 45 bilhões

Judiciário1 dia ago

Fraudes bancárias: consequências legais e ações preventivas no sistema financeiro

Educação & Cultura1 dia ago

UFPB realiza cerimônia de posse da nova Diretora e vice-Diretor do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA3 dias ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO3 dias ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde1 semana ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde1 semana ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 semana ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde3 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura3 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br