Connect with us

ECONOMIA

Petrobras contra-ataca: o que esperar da nova política de preços para o gás natural

Empresa responde à concorrência com descontos (temporários) para distribuidoras e mudança de abordagem comercial no mercado livre

PIPELINE Petrobras responde à concorrência com descontos (temporários) para distribuidoras e mudança de abordagem comercial no mercado livre. Concorrentes interpretam como tentativa da estatal de frear abertura.

ANP impõe condicionante para pré-operacão do TRSP e veta injeção em gasoduto sob disputa. J&F negocia compra da MGás e mais. Confira:


CONTRA-ATAQUE

Petrobras deu uma resposta aos concorrentes, este mês, ao anunciar uma nova política de preços que promete baratear o gás natural para distribuidoras e oferecer produtos mais customizados – e competitivos – no mercado livre.

Concessionárias de gás canalizado e clientes industriais ainda aguardam as propostas formais, para entenderem melhor as novas condições – e os seus reais impactos.

Para o consumidor:

No mercado cativo, onde a maior parte dos volumes já está contratada a longo prazo, não são esperadas grandes mudanças, e sim uma reacomodação dos preços da estatal frente a um cenário de maior concorrência.

A Petrobras promete reduzir em até 10% o preço da molécula nos contratos vigentes. Esse desconto, contudo, pode ser limitado em alguns estados.

No mercado livre, por sua vez, as novas condições comerciais ainda não estão claras, mas fontes relatam que já houve uma mudança pelo menos na postura da petroleira – que, se antes mirava essencialmente os grandes consumidores, agora está abrindo mais o leque.

O preço da estatal ainda é uma incógnita, mas já mexe nas expectativas – e, por isso mesmo, concorrentes temem que as promessas da Petrobras freiem as negociações.

O QUE MUDA

A Petrobras fez uma primeira rodada de apresentação das novas condições comerciais às distribuidoras. No encontro, deu algumas sinalizações:

  • o desconto será dado apenas para uma parcela do volume contratado: 60% da quantidade diária contratada seguirá atrelada às condições vigentes e os outros 40% à nova precificação (fontes relatam algo da ordem de 11% do preço do Brent).

O impacto no preço vai variar, portanto, de concessão para concessão. Distribuidoras que têm contratos mais competitivos com a Petrobras, com fator Brent de 11,6% a 11,9%, por exemplo, sentirão menos os efeitos.

Há distribuidora, por exemplo, que já simula uma redução de 3% no custo de aquisição da molécula da Petrobras.

Realidade diferente da Naturgy, no Rio, que e tem contratos a 13,5% do Brent em 2024 e que pode ter uma economia mais perceptível.

  • o desconto valerá até o fim de 2025 e para todos os contratos;
  • mas dependerá de algumas pré-condicionantes associadas à performance.

Os detalhes dessas condicionantes só serão conhecidos nas negociações bilaterais, mas a expectativa é que o respeito às cláusulas de retirada mínima seja um dos itens incluídos nessa equação.

As condições dos novos contratos de suprimento ainda não são conhecidas. Tendem a ser apresentadas somente nas chamadas públicas das concessionárias, por uma questão concorrencial.

Não há uma clareza ainda se a nova gestão da estatal mudará a nova precificação – anunciada dias antes da demissão de Jean Paul Prates.

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), disse esta semana que pretendia conversar diretamente com Magda Chambriard sobre a necessidade de redução do custo do gás para a indústria.

O contato com as distribuidoras, no entanto, tem acontecido no meio da transição do comando da petroleira – cuja troca foi efetivada na sexta (24/2).

A expectativa das distribuidoras é que os aditivos aos contratos existentes, com as novas condições, sejam assinados nas próximas semanas.

Na avaliação do diretor de Estratégia e Mercado da Abegás, Marcelo Mendonça, a redução de preços ainda está aquém, mas bem-vinda. Segundo ele, a iniciativa deve pressionar os demais supridores privados a ajustarem seus preços para baixo nas próximas negociações.

“A sinalização de novo preço ainda não é o que gostaríamos, mas dá uma nova orientação para mercado, de que precisamos de gás mais competitivo” avalia.

No mercado livre, dois grandes clientes industriais consultados pela agência epbr relataram que têm mantido conversas com a estatal, mas que as propostas formais ainda não chegaram.

Existe uma expectativa entre os consumidores, pelas sinalizações da Petrobras de que haverá espaço para negociação da flexibilização de penalidades.


TIMING

Esta é a segunda reacomodação da Petrobras frente aos concorrentes, após a abertura do mercado.

Há um ano, a companhia já tinha lançado novos produtos no mercado. Reduziu os preços, flexibilizou cláusulas para diminuir os riscos das distribuidoras em caso de migração de clientes para o mercado livre e diversificou a combinação de prazos contratuais e indexações.

A interpretação, entre os concorrentes, é que a petroleira começou a enxergar um risco maior de perda de mercado e decidiu se reposicionar.

Fato é que os dois principais centros consumidores de gás do país começam a ensaiar os primeiros movimentos no mercado livre.

Em SP, a Edge estreou no mercado livre. Já assinou contratos com ao menos três empresas do setor de cerâmica: Delta Porcelanato, Grupo Cecafi e Grupo Lef. No Rio, a CSN negocia a migração.

Traders que operam no mercado relatam que a tendência é que aqueles potenciais consumidores livres que estavam fazendo suas contas, para viabilizar uma migração para o mercado livre, segurem mais um pouco a tomada de decisão.


OLHO NO GNL

O movimento da Petrobras acontece num momento de mudança na lógica concorrencial, com a chegada de novos players.

O próprio diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da estatal, Maurício Tolmasquim, admitiu recentemente que a nova política de preços da Petrobras é uma resposta ao aumento da competição, sobretudo com terminais privados de importação de GNL; à queda nos preços globais do gás; e à migração de consumidores para o mercado livre.

Em março, a New Fortress Energy inaugurou o TGS, conectado ao Gasbol, em Santa Catarina.

Já a planta de regás da Eneva, em Sergipe, deve ser conectada à malha de transporte no segundo semestre. A empresa lançou uma mesa de comercialização e já firmou seus primeiros contratos de suprimento.

Edge também aguarda o desfecho do imbróglio com a ANP, para começar a comercializar as cargas de GNL do Terminal de Regaseificação de São Paulo (TRSP). Enquanto isso, vai fazendo suas primeiras entregas com base na importação de gás boliviano e compra de gás de produtores do pré-sal.

Hoje, o preço interno do gás no Brasil está alinhado ao custo marginal de importação do GNL.

No mercado, a análise de concorrentes da Petrobras é que a previsão de entrada em operação do Rota 3 nos próximos meses também contribui – já que significa mais oferta de gás e, embora ainda concentrado na Petrobras, também tende a puxar gás privado para o mercado.

Também existe uma percepção de que o corte de preços da companhia afeta, primeiramente, justamente, os players que importam GNL. Produtores onshore, por sua vez, têm mais margem para reacomodação.

O diretor de Comercialização e Novos Negócios da PetroReconcavo, João Vitor Moreira, disse que o movimento da estatal é natural e que a abertura do mercado, sobretudo no Nordeste, onde a Petrobras tem menos de um terço do market share, é irreversível.

“É um movimento natural, faz parte de uma oferta maior que traz mais competitividade e por outro lado isso traz uma maior demanda”

“Somos otimistas de que movimento está acontecendo vai gerar mais demanda, produtores vão incrementar oferta e gás vai continuar sendo competitivo nas duas pontas: desenvolvendo reservas e o consumidor que pode aproveitar essa matriz também”, comentou Moreira, em entrevista ao estúdio epbr, na Bahia Oil & Gas Energy 2024.

Fontes do mercado relatam também que veem limites na capacidade da Petrobras de massificar sua abordagem comercial para pequenas e médias indústrias.

Por mais que a petroleira busque hoje abrir o universo de potenciais clientes livres, para além das grandes indústrias, falta à companhia a agilidade comercial de players mais voltados para essa abordagem.

A BR Distribuidora, o grande elo da estatal com o B2B, vale lembrar, foi privatizada.

Procurada, a Petrobras não respondeu até o fechamento desta edição.


GÁS NA SEMANA

TRSP. ANP autorizou a pré-operação do Terminal de Regaseificação de GNL de São Paulo (TRSP), da Compass, com algumas condicionantes, como a proibição de realizar a regaseificação de gás destinado à movimentação para o gasoduto Subida da Serra – enquanto estiver vigente a resolução que o classificou como gasoduto de transporte. Entenda

J&F no gás. O grupo está negociando a aquisição da comercializadora MGás. Se concretizada, a transação reforça a investida da holding dos irmãos Joesley e Wesley Batista no mercado de gás natural.

ONS dos combustíveis. O deputado Júlio Lopes (PP/RJ) apresentou o PL 1923/2024, que cria o Operador Nacional do Sistema de Combustíveis, com o objetivo de monitorar em tempo real os estoques e a movimentação. A proposta inclui a participação de agentes que atuam na cadeia de gás natural, no processamento e transporte.

Solução para fertilizantes. Sem o apoio do Executivo, em especial da Fazenda, para aprovar o programa emergencial para fabricação de amônia e ureia (Pefau), deputados federais cobraram uma solução imediata do governo para reduzir o preço do gás natural para a indústria de fertilizantes.

Petrobras no onshore. Estatal avalia parcerias com produtores independentes em projetos de exploração e produção em terra nas regiões Norte e Nordeste, disse Francisco Queiroz, gerente-executivo de Terras e Águas Rasas da estatal em entrevista ao estúdio epbr durante a Bahia Oil & Gas, Energy. Assista na íntegra.

MME marca leilões A-4 e A-6. O Ministério de Minas e Energia abriu consulta pública para os editais dos leilões de energia nova, previstos para dezembro. A concorrência segue a Lei de Privatização da Eletrobras e abrange projetos hidrelétricos, eólicos, solares e termelétricos.

Harmonização regulatória. ANP e Agrese, de Sergipe, assinaram um acordo de cooperação técnico-operacional, para alinhamento na regulação da indústria do gás natural.

GNV. Para promover a adoção do gás no transporte pesado, Gabriel Kropsch, diretor do Comitê Nacional de GNV, sugere em entrevista ao estúdio epbr na Bahia Oil&Gas Energy 2024, em Salvador (BA), várias medidas de incentivo que não envolvem necessariamente desoneração. Exemplos incluem a depreciação acelerada de veículos a gás, permissão para trânsito de veículos pesados a gás em vias expressas e centros urbanos, e redução de pedágio. Veja a íntegra.

Europa aprova medidas para substituir gás. O Conselho da União Europeia aprovou o regulamento que estabelece regras comuns para o mercado interno de gases, com o objetivo de substituir progressivamente o gás fóssil por alternativas renováveis ou de baixo carbono.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca1 hora ago

PCdoB não recuará da pré-candidatura de Inácio Falcão em Campina Grande e acredita que PT irá rever decisão “precipitada”

Nacional1 hora ago

Análise Profunda das Declarações de Lula Sobre o Aborto e Estupro

Politíca3 horas ago

Ruy defende ampliação de ações educativas sobre autismo e cria projeto para garantir materiais especiais para pessoas com espectro

CIDADE3 horas ago

Prefeitura de João Pessoa paga salários de junho nesta quinta e totaliza R$ 350 milhões injetados na economia da cidade

ESTADO3 horas ago

TCE-PB atualiza o número de servidores contratados nos municípios paraibanos até abril 2024

Politíca3 horas ago

CFO aprova parecer favorável à LDO 2025 com 88 emendas

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 horas ago

Procase lança consulta pública para elaboração da segunda fase do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável

ESTADO3 horas ago

Paraíba recebe famtour com líderes e franqueados da Operadora CVC 

ESTADO3 horas ago

ALPB antecipa salário de junho e pagamento ainda acontece no Santander

CONCURSO E EMPREGO3 horas ago

Programa Idiomas sem Fronteiras abre vaga para professor bolsista de Francês

Saúde3 horas ago

Prefeitura alerta sobre importância da vacinação contra coqueluche em crianças, gestantes e profissionais de saúde

CIDADE3 horas ago

Município de Guarabira deve garantir transporte para universitários do Campus de Areia

ENTRETENIMENTO3 horas ago

Por que pedimos a Deus que “não nos deixe cair em tentação”?

ENTRETENIMENTO3 horas ago

O primeiro presidente da América era um aliado dos católicos

ENTRETENIMENTO3 horas ago

Uma das frases mais importantes do Pai Nosso

ENTRETENIMENTO3 horas ago

Perseverar quando o objetivo parece muito distante

CIDADE4 horas ago

Cabedelo é reconhecida por lei como a Capital do Verão Paraibano

ENTRETENIMENTO4 horas ago

Orquestra Sinfônica da Paraíba apresenta concerto com músicas de Sivuca e participação de três sanfoneiros

ESTADO4 horas ago

Desfile marca encerramento do curso de Corte e Costura do Cendac

Educação & Cultura4 horas ago

Governo da Paraíba divulga resultado preliminar da análise documental da primeira chamada do Arte na Bagagem 2024

Educação & Cultura4 horas ago

Pesquisadores digitalizam manuscritos de José Américo, na FCJA

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 horas ago

8ª edição do Festival do Milho da Cecaf começa nesta quinta-feira

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 horas ago

Pesquisa desenvolve método para cultivo de tomate-cereja em substrato de casca de coco

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 horas ago

Amazônia recebe a primeira recomendação de porta-enxertos de limão

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 horas ago

Pesquisadores desenvolvem sistema mecanizado que facilita produção de gliricídia

Politíca4 horas ago

Pré-candidatura a vereadora pelo PSB, Waléria Assunção que constantemente ataca à PMCG tem salário de mais de R$ 16,5 mil na SES

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 horas ago

Prefeitura celebra colheita do milho com ações e serviços para agricultores de Ponta de Gramame

Politíca4 horas ago

Daniella que esqueceu agressões de Aguinaldo a ex-cunhada envia nota de solidariedade a agressões sofridas contra Camila Toscano

Segurança Pública4 horas ago

Comissão debate a criação de delegacias especializadas em crimes contra a pessoa com deficiência

Segurança Pública4 horas ago

Comissão aprova projeto que torna obrigatória contratação de vigilantes mulheres pelos bancos

Internacional11 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

ENTRETENIMENTO11 meses ago

JIBÓIA

Internacional5 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Nacional10 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ECONOMIA6 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional6 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE6 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde6 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional6 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário10 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário9 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO6 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura6 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional6 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Educação & Cultura12 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional6 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO5 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Educação & Cultura12 meses ago

EXCLUSIVO: Gilson Souto Maior lança em julho ‘História da Imprensa na Paraíba’

Judiciário1 mês ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

Internacional3 meses ago

China

ENTRETENIMENTO4 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Como sair do grupo de WhatsApp anonimamente e ninguém ver

ESTADO7 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

Nacional10 meses ago

EXCLUSIVO – Leia na íntegra o pronunciamento de 7 de setembro de Lula

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

ANÁLISE DO CANCELAMENTO DO LEILÃO DE ARROZ PELA CONAB

ENTRETENIMENTO4 dias ago

DIA DE SANTO ANTÔNIO: O SANTO É MESMO CASAMENTEIRO?

Internacional4 dias ago

QUAL O NOVO PERFIL DO PARLAMENTO EUROPEU?

Nacional4 dias ago

LULA VOLTA A DEFENDER TAXAÇÃO DOS MAIS RICOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

O NEUROCIENTISTA QUE NÃO ACREDITA NO LIVRE-ARBÍTRIO

Saúde5 dias ago

BRADICININA: REMÉDIO CONTRA A PRESSÃO ALTA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

BRASIL É O PRIMEIRO PAÍS A TER TECNOLOGIA ANTI-ROUBO EM CELULARES

ECONOMIA5 dias ago

ALIMENTOS PUXAM INFLAÇÃO PARA CIMA EM MAIO

Segurança Pública5 dias ago

MARCAS DE PERFUMES DE LUXO ESTÃO ENVOLVIDAS COM TRABALHO INFANTIL

CIDADE5 dias ago

PROJETO SUBSTITUI CARROÇA POR TRICICLO NA COLETA DE RECICLÁVEIS

Saúde6 dias ago

FDA CONCLUI QUE MEDICAMENTO PARA ALZHEIMER É EFICAZ

ECONOMIA6 dias ago

EMPRESÁRIOS VÃO AO SENADO PEDIR DERRUBADA DE MP QUE LIMITA CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS

Internacional6 dias ago

ELEIÇÕES PARA O PARLAMENTO EUROPEU TEM VITÓRIA DO CENTRO E AVANÇO DA DIREITA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DA ATUAL CORRIDA NUCLEAR?

Saúde6 dias ago

CANABINDOL

ENTRETENIMENTO6 dias ago

Vídeos reúnem pássaros com a plumagem mais magnífica e colorida

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

EMPRESAS PRIVADAS ENTRAM NA CORRIDA ESPACIAL

Internacional1 semana ago

A EUROPA ESTÁ CANSADA DE TANTO TURISTA

Internacional1 semana ago

RASTAFÁRI, MOVIMENTO RELIGIOSO QUE COMEÇOU NA JAMAICA

Judiciário1 semana ago

AÇÕES CONTRA PLANOS DE SAÚDE CRESCEM 21% EM MAIO

Internacional1 semana ago

BRASIL E 16 PAÍSES ASSINAM APOIO A PLANO DE TRÉGUA EM GAZA

Nacional2 semanas ago

PRIVATIZAÇÃO DAS PRAIAS: O QUE ESTÁ EM JOGO COM PEC NO SENADO

Internacional2 semanas ago

OBSERVATÓRIO NO CHILE TERÁ MAIOR CÂMERA ASTRONÔMICA DO MUNDO

ECONOMIA2 semanas ago

‘TAXA DAS BLUSINHAS’: QUANTO CUSTARIA UMA COMPRA DE R$ 200 SE IMPOSTO VIGORAR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE SÃO OS SUPERCOMPUTADORES?

ECONOMIA2 semanas ago

BANCO DO BRASIL FINANACIA O DESMATAMENTO DE TERRA INDÍGENA URU-EU-WAU-WAU

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

POR QUE CADA VEZ MAIS CASAIS ESTÃO DORMINDO SEPARADOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

UMA DÉCADA DA REVOLUÇÃO DOS CARROS DE APLICATIVO

ECONOMIA2 semanas ago

SITUAÇÃO DOS PLANOS DE SAÚDE AINDA GERA DÚVIDAS

Saúde2 semanas ago

SP TEM NOVA ALTA NOS CASOS DE DENGUE

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br