Connect with us

Internacional

Como cada país votou na eleição para o Parlamento Europeu

Resultados mostram avanço da ultradireita em países como Alemanha, França e Itália. Pleito europeu funciona como termômetro para eleição nacional

Os resultados já conhecidos das eleições ao Parlamento Europeu consolidaram o esperado avanço da ultradireita na Europa, ainda que aquém do previsto, e a manutenção do centro (formado por conservadores, social-democratas e liberais) como a maior força.

A nova composição revela um parlamento mais fragmentado e expõe a divisão política interna em alguns dos 27 países-membros, como Alemanha e Itália. Na França, o avanço da ultradireita levou o presidente Emmanuel Macron a dissolver a Assembleia Geral e convocar nova eleição.

A contagem de votos é feita por cada país, que possui regras próprias para o pleito. Os cidadãos votam em partidos nacionais, que formam alianças com siglas transnacionais para formar as bancadas do legislativo de 720 assentos. Por isso, a eleição para o Parlamento Europeu é tomada como um termômetro para a disputa nacional.

A sigla de centro-direita dos conservadores cristãos Partido Popular Europeu (PPE) conquistou 185 assentos, seguida pela centro-esquerda Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas (S&D), com 137, e a coalizão liberal Renovar a Europa, com 79, segundo a contagem oficial preliminar do Parlamento Europeu divulgada nesta segunda-feira (10/06). 

Grupos compostos por partidos da ultradireita, como os Conservadores e Reformistas Europeus (ECR) e o Identidade e Democracia (ID), obtiveram 73 e 58 assentos, respectivamente. O grupo dos Verdes/Aliança Livre Europeia assegurou apenas 52 vagas no Parlamento e a Esquerda, 36. Candidatos independentes, não vinculados a nenhuma bancada, devem ficar com 100 assentos, o que inclui eleitos de partidos de ultradireita que não fazem parte de alianças, como a alemã AfD e o húngaro Fidesz.

A seguir os resultados em alguns países.

Países com maior número de assentos

Alemanha

Na Alemanha, os partidos conservadores União Democrata Cristã (CDU), da atual presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e União Social Cristã (CSU), saíram vitoriosos, engrossando com 29 cadeiras a bancada do grupo transnacional Partido Popular Europeu (PPE). Eles foram seguidos pela legenda de ultradireita  Alternativa para a Alemanha (AFD). O partido foi expulso do grupo Identidade e Democracia (ID) semanas antes das eleições após uma série de escândalos e, por isso, vai ocupar 15 cadeiras no parlamento de forma independente.

Ursula von der Leyen deve ser reconduzida à presidência da Comissão Europeia

A coalizão do Grupo dos Verdes/Aliança Livre Europeia elegeu 16 deputados em aliança com 3 partidos nacionais. Já o Grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas (S&D), composto na Alemanha pelo Partido Social Democrata (SPD), do chanceler federal Olaf Scholz, conquistou apenas 14 cadeiras.

A coalizão Renovar a Europa ficou com 8 cadeiras (sendo 5 do partido liberal FDP e 3 do Freie Wähler), e a Esquerda, com 4. Outros partidos independentes receberam 9 votos. O ID e o ECR não elegeram deputados na Alemanha.

Co-líderes Alice Weidel e Tino Chrupalla sorriem e se abraçam: na ultradireitista AfD, que teve o segundo melhor desempenho nas eleições europeias dentro da Alemanha, clima era de celebração

França

Na França, a ultradireita saiu vitoriosa com a eleição de 30 nomes do grupo Identidade e Democracia. É a maior bancada conquistada pela coalizão de ultradireita em todos os países cujos resultados preliminares foram divulgados. Já o S&D conquistou os mesmos 13 lugares na França que o Renovar a Europa, seguidos pela Esquerda, com 9 eleitos, e pelo PPE, com 6. O Grupo dos Conservadores e Reformistas Europeus (ECR) e os Verdes elegeram 5 eurodeputados cada.

A vitória expressiva do ID, impulsionada pelos votos no partido de ultradireita Reagrupamento Nacional (RN), de Marine Le Pen, fez o presidente Emmanuel Macron anunciar a dissolução da Assembleia Nacional  e convocar uma eleição legislativa antecipada. É a primeira vez que isso acontece no país desde 1997. Macron defendeu a medida como forma de “devolver a escolha” dos futuros parlamentares franceses à população. “Partidos de ultradireita (…) estão progredindo em todo o continente. É uma situação à qual não posso me resignar”, disse.

O RN ganhou as eleições europeias de domingo com 31,37% dos votos, seguindo-se a coligação do partido de Macron, com 14,60%, e a coligação dos socialistas, com 13,83%. 

Macron dissolve Parlamento francês e anuncia novas eleições

Espanha

Com 66 vagas no Parlamento Europeu, a eleição na Espanha resultou num maior equilíbrio entre os grupos de centro. O grupo PPE obteve um número estimado de 22 vagas, seguida pelo S&D, com 20. O ECR, que inclui o partido espanhol de extrema direita Vox, fez 6 cadeiras. Os verdes elegeram 4 deputados, a Esquerda, 3, e o Renovar a Europa, apenas 1. Independentes somaram 5 lugares.

Itália

Já a Itália viu o partido ultradireitista Irmãos da Itália, da primeira-ministra Giorgia Meloni, conquistar a maior bancada para o ECR, com 24 assentos – é o maior número de eleitos para a coalizão em um único país.

Segundo os resultados preliminares, os Irmãos da Itália venceram o pleito com 28,8% dos votos, contra 24,1% do Partido Democrático (PD, centro-esquerda), que se confirma como a grande força da oposição. Em 2022, os Irmãos de Itália venceram as eleições nacionais com 26% dos votos, permitindo a Meloni tornar-se a primeira mulher a governar a Itália, à frente de um governo de coalizão de direita e extrema direita que é formado também pela Liga e a Força Itália. 

Partido da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, saiu vitorioso nas eleições para o Parlamento Europeu

A Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas (S&D) conquistou 20 vagas e o PPE, 9. A ultradireita também avançou com outras 8 cadeiras obtidas pelo ID. Eleitos não-vinculados a grupos do Parlamento Europeu somam 12 assentos, e os verdes chegaram a 3 deputados.

Polônia

A Polônia também consolidou o avanço da direita. ECR e PPE empataram com 20 deputados cada. Renovar a Europa e S&D também empataram com 3 assentos conquistados por partido. Outras siglas somaram 8 vagas para o país no Parlamento Europeu.

Países com menor número de assentos:

Portugal

Em Portugal, as urnas deram larga vitória para os grupos de centro. Foram 8 vagas obtidas pelo S&D e 7 para o PPE. A iniciativa liberal Renova a Europa, a Esquerda e o grupo de extrema direita Chega elegeram 2 deputados cada. Portugal tem 21 cadeiras no Parlamento Europeu.

O Partido Socialista (PS) venceu as eleições com 32,09% dos votos, à frente da coalizão de centro-direita Aliança Democrática (AD), liderada pelo primeiro-ministro Luís Montenegro, que obteve 31,12% dos votos. Em terceiro lugar ficou o partido de ultradireita Chega, com 9,79%, seguido pela Iniciativa Liberal (IL), com 9,07%. Essa é a primeira vez que ambos conseguem representação no Parlamento Europeu. Logo atrás deles ficaram o Bloco de Esquerda (4,25%) e o Partido Comunista (4,12%), ambos com um eurodeputado. 

Hungria

Os resultados preliminares na Hungria confirmam a vitória do partido nacionalista do primeiro-ministro Viktor Orbán, com 43,8%. A legenda Fidesz-KDNP levou, sozinha, 10 deputados ao Parlamento Europeu, onde vão atuar de forma independente. O grupo do Partido Popular Europeu (PPE) ficou com 8 vagas e o S&D, com 2. Outros partidos elegeram apenas um deputado para o Parlamento.

De acordo com os resultados parciais, o Fidesz perdeu uma quantidade significativa de votos em comparação com as eleições europeias de 2019, quando obteve 52,5%.

Bélgica           

Os resultados na Bélgica até o momento mostram uma disputa equilibrada entre os grupos políticos. A centro-esquerda do S&D e a centro-direita do PPE receberam 4 assentos cada. Renovar a Europa também elegeu 4 deputados, seguida pelo ECR, com 3, Verdes, com 2 e a Esquerda, também com 2.

Logo após os primeiros resultados, o primeiro-ministro Alexander De Croo anunciou a sua renúncia devido ao desastre eleitoral do seu partido, o liberal flamengo Open Vld, nas eleições. Ele felicitou os vencedores, o partido nacionalista flamengo N-VA (3 assentos) e o partido de extrema direita Vlaams Belang (também 3 assentos), bem como o partido socialista flamengo Vooruit, que obteve 2 assentos. Os maus resultados do partido liberal flamengo contrastam com o bom desempenho alcançado pelos liberais francófonos do MR (3 assentos) em Bruxelas e na Valônia.

Grécia

Os conservadores do PPE venceram o pleito na Grécia, conquistando 7 vagas no Parlamento. É o único país em que a Esquerda ocupa o segundo lugar isolado até agora, com 4 eleitos pelo Syriza, o partido que governou sob o comando do então primeiro-ministro Alexis Tsipras durante a grave crise financeira de 2010 a 2018. O S&D ficou com 3 assentos e o ECR, com 2. Independentes vão ocupar 5 vagas. 

Outros

Áustria e Holanda também são países que saem divididos das eleições europeias.

Os austríacos cederam 6 votos para o Grupo Identidade e Democracia, com votação obtida pela legenda nacionalista Partido Austríaco da Liberdade (FPÖ). Os democratas-cristãos do PPE obtiveram 5 cadeiras, bem como o S&D. Renovar a Europa e os Verdes ficaram com 2 assentos cada.

Já a Holanda registrou um dos melhores desempenhos dos liberais do Renovar a Europa, com 7 deputados eleitos. O grupo Identidade e Democracia elegeu 6, seguido por PPE, com 5 e S&D, também com 5 eleitos. Verdes conquistaram 4 assentos, enquanto o ECR e a Esquerda levaram um deputado cada ao Parlamento. Outros partidos elegeram 2 deputados.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional21 horas ago

MST quer ampliar influência no governo Lula e pretende lançar 700 candidatos nas eleições 2024

Nacional21 horas ago

Maduro responde à Lula com ironia: “Tome um chá de camomila”

Nacional21 horas ago

Pesquisas fora das capitais acendem alerta no PT

Nacional21 horas ago

Lula compara o Brasil pós-Dilma Rousseff à Faixa de Gaza

Nacional21 horas ago

Ministra questiona gastos tributários, mas defende programas sociais

Nacional21 horas ago

Veja quais foram os impostos que subiram no governo Lula

ENTRETENIMENTO22 horas ago

19º Fest Aruanda prorroga inscrições para 2024 até o dia 12 de agosto

CIDADE22 horas ago

João Pessoa registra 75% de média de ocupação hoteleira e cresce movimento no Aeroporto Castro Pinto

Segurança Pública22 horas ago

Operação com uso de motos aquáticas da Polícia Militar prende integrantes de facção em Lucena

CIDADE22 horas ago

Prefeitura de João Pessoa finaliza etapa para obter recursos para projetos de mobilidade, meio ambiente e preservação do Centro Histórico

Educação & Cultura22 horas ago

UFPB oferta vagas para cursos de mestrado e doutorado em sete programas de pós-graduação

Judiciário22 horas ago

Entenda o Processo de Suspensão da CNH

Educação & Cultura22 horas ago

Secretaria da Educação da Paraíba oferta EJA Semipresencial em 10 escolas por todo estado

ESTADO22 horas ago

Detran-PB e UFPB iniciam curso de Educação para o Trânsito e Saúde do Condutor e da Condutora

ESTADO22 horas ago

Paraibanos podem escolher melhor dia para agendar a emissão da Carteira de Identidade Nacional

ESTADO22 horas ago

Governo do Estado promove 3º Ciclo Formativo Alfabetiza Mais Paraíba

Judiciário22 horas ago

STJ Notícias: motorista de aplicativo pode ser suspenso imediatamente por ato grave

Educação & Cultura22 horas ago

TCE-PB estimula adesão ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo

Judiciário22 horas ago

Ação intersetorial contra abuso e exploração infantil realiza mais de 900 abordagens em Campina Grande

CIDADE22 horas ago

TJPB invalida de dispositivo de lei municipal que cria adicional por tempo de serviço

Educação & Cultura23 horas ago

Conexão Mundo: estudantes da rede estadual recebem passaportes para intercâmbio no Reino Unido

Educação & Cultura23 horas ago

 EDP abre inscrições gratuitas para cursos profissionalizantes em Pocinhos, na Paraíba

Judiciário23 horas ago

CNH pode ser apreendida por quantidade de dívidas no Serasa; entenda por que

Internacional23 horas ago

Primeira pesquisa entre Kamala e Trump é divulgada; veja números

Judiciário23 horas ago

Novas mudanças: “Lei do farol” nas estradas recebe alterações; veja as regras

CONCURSO E EMPREGO23 horas ago

Energisa Oferece 20 Vagas de Emprego em Diversas Cidades da Paraíba

ECONOMIA23 horas ago

É verdade que beneficiários do Bolsa Família com carro e casa perdem o benefício? Saiba mais!

ECONOMIA23 horas ago

Idosos de 60 a 64 anos agora têm direito a NOVO BENEFÍCIO; Entenda como solicitar

ECONOMIA24 horas ago

Auxílio para donas de casa LIBERADO? Veja o que diz o governo!

ECONOMIA24 horas ago

É possível receber retroativo do Bolsa Família? Entenda em quais casos o benefício é depositado

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional7 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO7 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Nacional12 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ECONOMIA7 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional7 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE7 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde7 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional7 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário11 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário10 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura7 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional7 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

ENTRETENIMENTO7 meses ago

HORTÊNSIAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional7 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO7 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário2 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO5 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

Como sair do grupo de WhatsApp anonimamente e ninguém ver

ESTADO8 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

Nacional11 meses ago

EXCLUSIVO – Leia na íntegra o pronunciamento de 7 de setembro de Lula

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Assistam ao filme “Tropa de elite 2 – O inimigo agora é outro” e reflitam

Internacional4 meses ago

China

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

Nacional11 meses ago

Advogado de hacker fez parceria com autor de livro sobre Lula

Nacional12 meses ago

Publicamente, ex-guerrilheiro que preside a Colômbia alfineta o descondenado que ocupa o Palácio do Planalto

ENTRETENIMENTO8 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

QUEIJO AZUL, FEITO COM LEITE DE OVELHA, GANHA SELO ARTESANAL

Nacional2 semanas ago

DESMATAMENTO CAI NA AMAZÔNIA, MAS CRESCE NO CERRADO

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

EMPRESA PREVÊ MULHERES EM 50% DOS CARGOS DE GESTÃO

ECONOMIA3 semanas ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Internacional3 semanas ago

O IMPACTO DA TROCA NO PODER DO REINO UNIDO APÓS 14 ANOS

Educação & Cultura3 semanas ago

ENEM DOS CONCURSOS: NOVO EDITAL É DIVULGADO COM POLÍTICA DE REEMBOLSO

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

GOVERNO FEDERAL ANUNCIA PLANO SAFRA 2024/2025

Nacional3 semanas ago

SECA NO PANTANAL PODE CHEGAR A PONTO DE NÃO RETORNO

Saúde3 semanas ago

ESTUDO COMPROVA EFICÁCIA DE MEDICAMENTO CONTRA O CÂNCER DE PULMÃO

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

RECEITA DO BOLO TENTAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

RELIGIÃO E CIÊNCIA

ECONOMIA3 semanas ago

BC MUDA MECANISMO DE RESSARCIMENTO A VÍTIMAS DE FRAUDES

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

MANACÁ-DA-SERRA COMO CULTIVAR

Saúde4 semanas ago

BRASILEIRA DESCOBRE AÇÃO DE PROTEÍNA EM CASOS GRAVES DE COVID

ECONOMIA4 semanas ago

COMO IRÁ FUNCIONAR A NOVA META DE INFLAÇÃO DO BRASIL

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

ENVELHECIMENTO MUDA DEMANDAS E VAGAS NO MERCADO DE TRABALHO

Internacional4 semanas ago

BOLÍVIA EM TENSÃO: ENTENDA EM 4 PONTOS A CRISE POLÍTICA NO PAÍS VIZINHO

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

SAVANNAH: O HÍBRIDO SELVAGEM DE GATO COM SERVAL

Educação & Cultura4 semanas ago

FIM DA GREVE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

BRASIL TEM MAIS DE 2 MILHÕES DE VAGAS EM CARGOS TÉCNICOS SOBRANDO

Nacional4 semanas ago

COMO MILHARES DE FAMÍLIAS GAÚCHAS FICARAM MAIS POBRES DO DIA PARA A NOITE

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

ESTROGONOFE DE TILÁPIA FEITO NO FORNO VAI TE SURPREENDER

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

TRÊS DICAS PRA CUIDAR BEM DAS ORQUÍDEAS

Politíca1 mês ago

“RESULTADOS PODEM NÃO AGRADAR, MAS ELEIÇÕES LIVRES SÃO A FORÇA DA DEMOCRACIA”

Educação & Cultura1 mês ago

PISA: O BRASIL NO RANKING INTERNACIONAL

ENTRETENIMENTO1 mês ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

COMO NVIDIA VIROU A EMPRESA MAIS VALIOSA DO MUNDO?

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

TECNOLOGIA AJUDA NO MANEJO E PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Saúde1 mês ago

ESPECIALISTAS CRITICAM A MUDANÇA NA LEI DO ABORTO

ENTRETENIMENTO1 mês ago

TURISMO RURAL EM ROTA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br