Connect with us

ENTRETENIMENTO

Será possível superar o escrupulosidade?

Uma pessoa que sofre de escrupulosidade quer ser espiritualmente perfeita, mas é sempre assombrada por pecados passados. Aqui estão algumas maneiras de começar a aceitar a graça de Deus

Há alguns meses, escrevi um ensaio sobre perfeccionismo. Nas semanas seguintes, um número maior de pessoas do que o normal me procurou para me agradecer por escrever sobre esse assunto. Parece que há muitos perfeccionistas em recuperação entre nós.

Devido à resposta, pensei em escrever sobre um tema relacionado, uma forma de perfeccionismo espiritual chamada escrupulosidade. Se o perfeccionismo é o desejo doentio de controlar todos os esforços que fazemos para ganhar validação por sermos perfeitos, o escrupulosidade também é um desejo de exercer controle.

Uma pessoa escrupulosa procura alcançar o progresso espiritual observando cada mínimo detalhe da lei moral. Ao fazer isso, caem num perfeccionismo muito além do que é saudável ou razoável. Para eles, todos os motivos estão misturados, cada pensamento passageiro é um pecado mental, cada erro inocente é um crime.

O dilema do escrupuloso

A escrupulosidade cria, portanto, uma incapacidade de deixar o pecado no passado. As transgressões do passado continuam a assombrar pessoas escrupulosas e elas duvidam de terem sido perdoadas. Também cria uma incapacidade de identificar o que é pecado atualmente. Erros inocentes ou tentações aleatórias são transformados em pecados e pequenos pecados são transformados em grandes pecados.

É por isso que pessoas escrupulosas se confessam com muita frequência (conheço algumas que queriam vir literalmente todos os dias) e, mesmo que tenham se confessado recentemente, podem deixar de receber a Sagrada Comunhão porque ainda se sentem indignas. No confessionário, eles lutam para chegar ao fim da sua lista de pecados e continuam a dissecar detalhes cada vez menores dos seus pensamentos e ações.

Não é incomum que uma pessoa escrupulosa continue a acrescentar pecados nos quais pensou, mesmo enquanto o padre está no ato de absolvê-los. Como nunca têm certeza se sua confissão foi completa, mais tarde temem que a absolvição não seja válida. Além disso, preocupam-se se o seu pedido de desculpas foi suficientemente sincero ou, na linguagem da teologia católica, se a sua contrição foi “perfeita”.

Mulher tensa pegando unhas

Mancando pela vida

Muitas vezes é apontado que a palavra escrupuloso vem de uma palavra latina que significa “uma pedra ou seixo pequeno e pontiagudo”. Pessoas com escrúpulos seguem mancando em sua jornada espiritual como se houvesse uma pedra em seus sapatos causando dor a cada passo.

Devo observar, antes de prosseguir, que não estou falando de pessoas com transtorno obsessivo-compulsivo, que podem parecer semelhantes, em alguns aspectos, a pessoas escrupulosas. Não estou qualificado para falar sobre questões médicas e os pensamentos que se seguem limitam-se ao fenômeno espiritual da escrupulosidade, não ao TOC.

Se você sofre de uma doença mental, procure atendimento de um profissional de saúde mental que possa lhe prestar os cuidados necessários.

Superando o escrupulosidade

Dito isto, eu realmente testemunhei pessoas deixando de lado o escrúpulo, então se você luta com a ideia de que tudo o que você faz é um pecado contra Deus ou contra as pessoas ao seu redor, continue lendo. Aqui estão algumas coisas que eles me disseram que consideram úteis.

Primeiro, quero que fique gravado de forma brilhante e permanente nas mentes das pessoas escrupulosas que Deus ama você.

Deus te perdoa. Ele deseja um relacionamento com você. Ele te conhece no confessionário com todas as suas imperfeições e ainda te ama . Este é o ensinamento fundamental da nossa fé e não temos o direito de duvidar de Deus quando ele nos diz que somos amados e perdoados. Quando estiver dominado pelo escrúpulo, sempre retorne aos lembretes positivos e racionais de que Deus o ama.

Em segundo lugar, é vital obter uma perspectiva imparcial de um confessor regular.

Santo Afonso de Ligório, que também lutou contra o escrupulosidade, aconselha que qualquer pessoa que se preocupe com isso siga sem questionar a opinião do seu confessor quando ele lhe disser se o seu pecado é mortal ou não, e se você deve receber a Sagrada Comunhão ou não. Seu confessor pode lhe dizer para se confessar apenas uma vez a cada duas semanas ou uma vez por semana. Não o ignore. Simplifique e coloque sua luta espiritual nas mãos de uma autoridade espiritual competente.

Terceiro, ore sobre isso.

Deus conhece você melhor do que você mesmo, então peça a ele um autoconhecimento preciso e uma consciência confiável e sensível que não seja nem muito escrupulosa, nem frouxa. Não se fixe nos pecados em si, mas sim no amor e na bondade de Deus. Agradeça a ele por sua misericórdia e perdão. Em seguida, faça um inventário rápido e simples de seus pecados, mas não fique pensando neles.

Para uma pessoa escrupulosa, muito mais tempo durante a reflexão espiritual e a oração deveria ser dedicado ao amor a Deus do que ao exame dos pecados. E quando você examina seus pecados, você pode pedir a Deus para ouvir sua voz identificando-os. Após fazer o exame, leve os resultados com você para o confessionário e resista ao impulso de acrescentar algo a ele.

Finalmente, para estruturar seu tempo de oração, leia as escrituras ou os escritos de um santo.

O tempo de oração não estruturado que remete à obsessão pelos pecados apenas reforça os maus hábitos, mas uma meditação positiva e inspiradora sobre a leitura espiritual ajudará a criar um bom hábito para substituir o mau.

O amor perfeito de Deus

No final das contas, acho que provavelmente é verdade que todos nós sofremos de pelo menos alguns medos escrupulosos. Eu estava arrependido o suficiente? Deus ainda me ama? Ele me ouviu? O padre celebrou a missa certo? Minha participação foi boa o suficiente? A resposta a todas essas perguntas depende de uma pergunta simples: fiz o meu melhor? Se a resposta for sim, então tenha certeza de que Cristo faz a diferença. Ele prometeu isso. Os exames de consciência, por mais minuciosos que sejam, são sempre imperfeitos. A contrição é sempre imperfeita. Mas Cristo, pela sua graça, os torna perfeitos.

Em última análise, somos aperfeiçoados não por qualquer esforço nosso, mas pelo amor de Deus. É hora de tirar aquela pedrinha do sapato e caminhar.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional19 horas ago

MST quer ampliar influência no governo Lula e pretende lançar 700 candidatos nas eleições 2024

Nacional19 horas ago

Maduro responde à Lula com ironia: “Tome um chá de camomila”

Nacional19 horas ago

Pesquisas fora das capitais acendem alerta no PT

Nacional19 horas ago

Lula compara o Brasil pós-Dilma Rousseff à Faixa de Gaza

Nacional19 horas ago

Ministra questiona gastos tributários, mas defende programas sociais

Nacional19 horas ago

Veja quais foram os impostos que subiram no governo Lula

ENTRETENIMENTO20 horas ago

19º Fest Aruanda prorroga inscrições para 2024 até o dia 12 de agosto

CIDADE20 horas ago

João Pessoa registra 75% de média de ocupação hoteleira e cresce movimento no Aeroporto Castro Pinto

Segurança Pública20 horas ago

Operação com uso de motos aquáticas da Polícia Militar prende integrantes de facção em Lucena

CIDADE20 horas ago

Prefeitura de João Pessoa finaliza etapa para obter recursos para projetos de mobilidade, meio ambiente e preservação do Centro Histórico

Educação & Cultura20 horas ago

UFPB oferta vagas para cursos de mestrado e doutorado em sete programas de pós-graduação

Judiciário20 horas ago

Entenda o Processo de Suspensão da CNH

Educação & Cultura20 horas ago

Secretaria da Educação da Paraíba oferta EJA Semipresencial em 10 escolas por todo estado

ESTADO20 horas ago

Detran-PB e UFPB iniciam curso de Educação para o Trânsito e Saúde do Condutor e da Condutora

ESTADO20 horas ago

Paraibanos podem escolher melhor dia para agendar a emissão da Carteira de Identidade Nacional

ESTADO20 horas ago

Governo do Estado promove 3º Ciclo Formativo Alfabetiza Mais Paraíba

Judiciário20 horas ago

STJ Notícias: motorista de aplicativo pode ser suspenso imediatamente por ato grave

Educação & Cultura20 horas ago

TCE-PB estimula adesão ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo

Judiciário21 horas ago

Ação intersetorial contra abuso e exploração infantil realiza mais de 900 abordagens em Campina Grande

CIDADE21 horas ago

TJPB invalida de dispositivo de lei municipal que cria adicional por tempo de serviço

Educação & Cultura21 horas ago

Conexão Mundo: estudantes da rede estadual recebem passaportes para intercâmbio no Reino Unido

Educação & Cultura21 horas ago

 EDP abre inscrições gratuitas para cursos profissionalizantes em Pocinhos, na Paraíba

Judiciário21 horas ago

CNH pode ser apreendida por quantidade de dívidas no Serasa; entenda por que

Internacional21 horas ago

Primeira pesquisa entre Kamala e Trump é divulgada; veja números

Judiciário21 horas ago

Novas mudanças: “Lei do farol” nas estradas recebe alterações; veja as regras

CONCURSO E EMPREGO21 horas ago

Energisa Oferece 20 Vagas de Emprego em Diversas Cidades da Paraíba

ECONOMIA22 horas ago

É verdade que beneficiários do Bolsa Família com carro e casa perdem o benefício? Saiba mais!

ECONOMIA22 horas ago

Idosos de 60 a 64 anos agora têm direito a NOVO BENEFÍCIO; Entenda como solicitar

ECONOMIA22 horas ago

Auxílio para donas de casa LIBERADO? Veja o que diz o governo!

ECONOMIA22 horas ago

É possível receber retroativo do Bolsa Família? Entenda em quais casos o benefício é depositado

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional6 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO7 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Nacional12 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ECONOMIA7 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional7 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE7 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde7 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional7 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário11 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário10 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura7 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional7 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

ENTRETENIMENTO7 meses ago

HORTÊNSIAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional7 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário2 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO5 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

Como sair do grupo de WhatsApp anonimamente e ninguém ver

ESTADO8 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

Nacional11 meses ago

EXCLUSIVO – Leia na íntegra o pronunciamento de 7 de setembro de Lula

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Assistam ao filme “Tropa de elite 2 – O inimigo agora é outro” e reflitam

Internacional4 meses ago

China

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

Nacional12 meses ago

Publicamente, ex-guerrilheiro que preside a Colômbia alfineta o descondenado que ocupa o Palácio do Planalto

Nacional11 meses ago

Advogado de hacker fez parceria com autor de livro sobre Lula

ENTRETENIMENTO8 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

QUEIJO AZUL, FEITO COM LEITE DE OVELHA, GANHA SELO ARTESANAL

Nacional2 semanas ago

DESMATAMENTO CAI NA AMAZÔNIA, MAS CRESCE NO CERRADO

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

EMPRESA PREVÊ MULHERES EM 50% DOS CARGOS DE GESTÃO

ECONOMIA3 semanas ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Internacional3 semanas ago

O IMPACTO DA TROCA NO PODER DO REINO UNIDO APÓS 14 ANOS

Educação & Cultura3 semanas ago

ENEM DOS CONCURSOS: NOVO EDITAL É DIVULGADO COM POLÍTICA DE REEMBOLSO

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

GOVERNO FEDERAL ANUNCIA PLANO SAFRA 2024/2025

Nacional3 semanas ago

SECA NO PANTANAL PODE CHEGAR A PONTO DE NÃO RETORNO

Saúde3 semanas ago

ESTUDO COMPROVA EFICÁCIA DE MEDICAMENTO CONTRA O CÂNCER DE PULMÃO

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

RECEITA DO BOLO TENTAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

RELIGIÃO E CIÊNCIA

ECONOMIA3 semanas ago

BC MUDA MECANISMO DE RESSARCIMENTO A VÍTIMAS DE FRAUDES

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

MANACÁ-DA-SERRA COMO CULTIVAR

Saúde4 semanas ago

BRASILEIRA DESCOBRE AÇÃO DE PROTEÍNA EM CASOS GRAVES DE COVID

ECONOMIA4 semanas ago

COMO IRÁ FUNCIONAR A NOVA META DE INFLAÇÃO DO BRASIL

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

ENVELHECIMENTO MUDA DEMANDAS E VAGAS NO MERCADO DE TRABALHO

Internacional4 semanas ago

BOLÍVIA EM TENSÃO: ENTENDA EM 4 PONTOS A CRISE POLÍTICA NO PAÍS VIZINHO

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

SAVANNAH: O HÍBRIDO SELVAGEM DE GATO COM SERVAL

Educação & Cultura4 semanas ago

FIM DA GREVE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

BRASIL TEM MAIS DE 2 MILHÕES DE VAGAS EM CARGOS TÉCNICOS SOBRANDO

Nacional4 semanas ago

COMO MILHARES DE FAMÍLIAS GAÚCHAS FICARAM MAIS POBRES DO DIA PARA A NOITE

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

ESTROGONOFE DE TILÁPIA FEITO NO FORNO VAI TE SURPREENDER

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

TRÊS DICAS PRA CUIDAR BEM DAS ORQUÍDEAS

Politíca1 mês ago

“RESULTADOS PODEM NÃO AGRADAR, MAS ELEIÇÕES LIVRES SÃO A FORÇA DA DEMOCRACIA”

Educação & Cultura1 mês ago

PISA: O BRASIL NO RANKING INTERNACIONAL

ENTRETENIMENTO1 mês ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

COMO NVIDIA VIROU A EMPRESA MAIS VALIOSA DO MUNDO?

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

TECNOLOGIA AJUDA NO MANEJO E PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Saúde1 mês ago

ESPECIALISTAS CRITICAM A MUDANÇA NA LEI DO ABORTO

ENTRETENIMENTO1 mês ago

TURISMO RURAL EM ROTA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br