Connect with us

ECONOMIA

Para reduzir ruído de divisão interna, Copom deve mostrar coesão, dizem economistas

Decisão dividida por 5 a 4 na última reunião gerou inquietações sobre compromisso com meta de inflação pela próxima gestão do BC; Selic deve ser mantida em 10,50%

Com uma nítida piora do cenário doméstico, mostrando expectativas de inflação subindo, depreciação cambial mais intensa e incertezas do ponto de vista fiscal, os economistas não esperam para hoje na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central nada além da manutenção da taxa Selic em 10,50%, o que pode significar inclusive o fim do ciclo de cortes iniciado em agosto do ano passado. Mais uma vez, o desafio dos diretores será a comunicação.

O principal ponto que os especialistas aguardam para o anúncio de hoje é o de uma decisão consensual, com unanimidade de votos. Isso deverá servir para reduzir os ruídos gerados na última reunião, quando o voto pela redução do ritmo de cortes de 0,50 ponto percentual para 0,25 p.p. prevaleceu por uma maioria de 5 a 4.

Ainda que uma divergência de leituras e opiniões pudesse ser considerada normal, a informação de que todos os quatro diretores indicados pelo governo Lula formaram a ponta mais “suave” do Comitê acendeu um alerta sobre o futuro da política monetária a partir de 2025, quando a ala “governista” passaria a ter maioria de 7 votos a 2.

Nas palavras de um dos analistas ouvidos, o mercado trouxe então a preço presente o risco de “leniência” que só entraria para valer no radar no final do ano.

Para reduzir essa dúvida, o BC precisará então passar uma mensagem inequívoca de que a busca de uma inflação na meta continuará na próxima gestão da autoridade monetária. Parafraseando um ditado antigo sobre a virtude “mulher de César”, não basta o BC estar unido, precisar parecer estar unido.

Luis Otavio Leal, economista chefe do G5 Partners, comenta que a diretoria do BC vem buscando um discurso mais comum desde o ruído da decisão dividida anterior. Isso foi visto em várias falas tanto do presidente Roberto Campos Neto como dos diretores Paulo Picchetti e Gabriel Galípolo.

“Se eu tivesse que apostar no resultado, o provável séria a manutenção com consenso. Mais do que mostrar uma unicidade de pensamento, é uma unicidade no conservadorismo do BC, da política monetária. Essa demonstração é extremamente importante num momento em que o futuro do BC está em jogo”, analisa.

Sobre as decisões futuras, Leal lembra que o BC, “se amarrou” num discurso difícil de sair de que não é preciso apenas que a inflação convirja para a meta, mas que as expectativas também o façam.

E essa parte “desancorou” como o mercado costuma dizer. No primeiro Boletim Focus após a reunião passada do Copom, o IPCA para 2024 estava em 3,76%, o de 2025 se encontrava em 3,66% e o de 2026 permanecia estacionado em 3,50%. Na pesquisa do BC da última segunda-feira (17), as projeções tinham subido para 3,98%, 3,80% e 3,60, respectivamente.

“A sensação [do mercado] é de que, independentemente do que essa diretoria faça, as expectativas só convergem para meta a depender do que a próxima diretoria vai fazer. Talvez por isso é importante o consenso nessa reunião”, defende Leal, que ainda vê uma possibilidade retorno Os cortes se esse sentimento mudar, caso os juros comecem a cair em setembro nos Estados Unidos e o quadro local melhore.

A leitura da XP da necessidade de a decisão ser unânime hoje é parecida. Em relatório, é comentado que a outra votação dividida, repetindo o placar de 5 a 4 visto na última reunião do Copom, poderá afetar a credibilidade da política monetária.

“Seria razoável tentar chegar a um acordo mais consensual. Uma pausa unânime {nos cortes] para dissipar quaisquer dúvidas sobre o compromisso do Comitê”, afirma o Esquenta do Copom assinado pelo economista chefe Caio Megale, e seus colegas Rodolfo Margato e Alexandre Maluf.

Ele também defende que a comunicação deve reforçar a necessidade de manter as taxas mais elevadas por mais tempo e a expressão “firme compromisso de atingir a meta de inflação no horizonte relevante”. “Para além da resposta aos dados econômicos recentes, esta decisão ajudará a dissipar questões que possam ter surgido relativamente à credibilidade da política monetária”, diz o relatório.

A XP também prevê que o BC entre no modo “esperar para ver”, sem sinalizar o próximo movimento. “Se estivermos certos quanto à pausa unânime, não há razão para uma orientação sobre os passos futuros da política monetária.”

Talvez em 2025

Rafaela Vitória, economista chefe do Inter, também espera que o cenário de cautela deva levar o Copom a estender a pausa no ciclo de cortes pelas próximas reuniões, com a taxa sem alteração até o final do ano.

“Para 2025, com o aperto monetário mais prolongado e a desaceleração da atividade, a inflação tende a voltar em tendência de queda e o Copom pode retomar o ciclo de afrouxamento monetário”, prevê.

Segundo sua avaliação, o cenário em 2025 deve contar também com menores riscos externos com o início dos cortes pelo Fed. Com isso, a Selic poderia chegar em 9% ao final do próximo ano, considerando que a expectativa de inflação em 2026 seja mantida mais próxima do centro da meta, em torno de 3,5%.

Sobre a mensagem a ser passada hoje, Rafaela diz que “a comunicação clara e o consenso na decisão podem contribuir para aumentar a credibilidade da autoridade monetária, reduzindo incerteza que hoje vem afetando os prêmios de risco tanto na curva de juros como na deterioração das expectativas”.

Claudia Moreno economista do C6 Bank também aguarda uma decisão unânime de manutenção da Selic em 10,50% hoje. “O BC já havia se mostrado na última reunião incomodado com a questão da desancoragem das expectativas. Campos Neto chegou a comentar em evento em seguida à reunião de que isso foi fator importante ara decisão de mudar o ritmo de cortes de juros”, comenta.

Ela afirma que uma das questões cruciais sendo debatida na reunião é a depreciação adicional da taxa de câmbio, o que acaba por afetar as projeções de inflação do BC. “Diante dessa contínua piora das expectativas de inflação, principalmente, e da depreciação do câmbio, a gente acha que o Comitê vai decidir por sinalizar que acabou o ciclo de corte de juros e manter a taxa Selic em 10,50%”, avalia.

Sobre a composição da votação, a economista do C6 Bank considera natural existir um dissenso dentro do Comitê. “Os diversos diretores podem ter opiniões diferentes e a gente não acha que isso é um problema. Mas dado que na última reunião essa divisão gerou muito ruído para o mercado, nessa decisão atual eles devem evitar uma nova divisão”, defende.

Mas Claudia alerta que, ao observar variáveis como a deterioração adicional nas expectativas de inflação e depreciação do câmbio, ao calcular a sensibilidade dos modelos do BC e as próprias projeções para a inflação de 2025, não pode ser descartada uma elevação dos juros ainda este ano, caso ocorra uma piora.

Para Leonardo Costa, economista do ASA Investments, os principais motivadores da decisão de hoje são a piora no cenário externo, com postergação da expectativa de corte de juros nos Estados Unidos, e a piora das expectativas de IPCA. Ele também defende que o anúncio seja por unanimidade, após a piora das expectativas deflagrada com o dissenso na última reunião.

Na opinião de Marcela Rocha, economista chefe da Principal Claritas, além das dúvidas sobre a magnitude dos relaxamentos monetários nos EUA, existe hoje um ambiente menos propício para os emergentes. “Com isso, avaliamos que o cenário global ainda demanda cautela por parte do BC.”

No front doméstico, ela cita como pontos importantes para decisão do Copom a ainda alta inflação de serviços, os dados do mercado de trabalho ainda robusto e o impacto ainda não medido da calamidade climática no Rio Grande do Sul.

“Mas o mais importante para a inflação corrente é a depreciação cambial. Ao longo do último mês houve uma mudança de patamar da taxa de câmbio, que já pode afetar a evolução dos preços este ano e deixar a inflação com perspectivas piores. E isso numa conjuntura em que as expectativas para os próximos anos continuam deteriorando”, comenta.

Ela também acredita numa decisão consensual sobre a interrupção dos cortes na Selic e disse esperar coerência dos quatro diretores que votaram diferente na última reunião porque foi usada a justificativa que eles estavam preocupados com o custo reputacional de mudar a sinalização, o chamado “forward guidance”.

“Só que, além da coerência, essa unanimidade e também é importante para reduzir ruído que ocorreu na última reunião. Naturalmente com essa decisão tão dividida, de 5 a 4, e com esse, quatro membros que votaram de 50 bps terem sido indicados pelo atual governo, houve uma discussão antecipada sobre qual será o rumo da política monetária numa eventual transição”, explica.

Com a discussão sobre a transição do BC, Marcela destaca que há dúvida sobre o rumo da política fiscal e como será endereçado o superávit ao longo dos próximos anos, além da disposição do governo para gastos. “O Copom mostrando essa coerência, unanimidade e compromisso com a meta ajudaria a reduzir parte dessas incertezas.”

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE2 horas ago

Procon-JP participa de fiscalização conjunta esta semana para evitar fraudes durante a Black Friday

ENTRETENIMENTO2 horas ago

Vemos nossa comida como um ato da providência divina de Deus?

CONCURSO E EMPREGO2 horas ago

Especialização x Generalização: Qual caminho seguir no início da carreira?

Internacional2 horas ago

Quem é Yamandú Orsi, o discípulo de Mujica eleito presidente do Uruguai

Saúde3 horas ago

Stalkers: A Obsessão Oculta no Cotidiano

CIDADE3 horas ago

Leo Bezerra assina ordem de serviço de revitalização do Centro de Referência da Juventude, nos Funcionários I

Educação & Cultura3 horas ago

Imortal da APL, escritora Neide Medeiros aborda pluralidade e diversidade no 1º FliParaíba

Educação & Cultura3 horas ago

Funesc abre a exposição coletiva ‘Panapaná Pretitudes’, nesta quarta-feira (27)

Internacional3 horas ago

Guerra no Sudão leva refugiados para vizinho e pobre Chade

Internacional3 horas ago

Argentina denuncia novo cerco à embaixada em Caracas

Internacional3 horas ago

Desastre, calote, desconfiança: as reações à COP de Baku

ESTADO3 horas ago

Procon Paraíba dá início ao último Mutirão de Renegociação de Dívidas do ano realizado em João Pessoa

Politíca3 horas ago

Ruy revela que ministro Haddad assegurou reforço no orçamento para retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba

Esporte3 horas ago

Camila Toscano participa de Circuito nordeste de Voleibol e destaca importância de Guarabira receber evento

Internacional3 horas ago

Entenda por que as relações comerciais entre China e Brasil estão cada vez mais prósperas

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 horas ago

Qual será o impacto se o Google for forçado a vender o navegador Chrome?

ECONOMIA3 horas ago

Primeira parcela do 13º salário deve ser paga até esta semana; entenda regras

CIDADE3 horas ago

Prefeitura de Cabedelo divulga calendário de pagamentos dos meses de novembro, dezembro e 13º

Nacional3 horas ago

Planalto vai chamar líderes para apresentar pacote de corte de gastos

Nacional4 horas ago

Enquanto governo quer cortar gastos, Congresso amplia renúncia fiscal

CIDADE4 horas ago

CFO é favorável a realocação e crédito especial que somam R$ 1,29 milhão

Segurança Pública5 horas ago

Ex-padre Egídio tem mandado de busca e apreensão de carro e ações judiciais cobrando condomínio de imóveis de luxo

Nacional5 horas ago

Governo prepara novo bloqueio de emendas parlamentares para ajustar as contas públicas

Politíca5 horas ago

Deputado Luciano Cartaxo destina R$ 130 mil para Aspan, Associação permanente de idosos no Cristo Redentor

CIDADE6 horas ago

TJPB, por unanimidade, rejeita embargos e mantém condenação do prefeito a 5 meses de detenção e suspensão dos direitos políticos

Judiciário6 horas ago

STF sob críticas: New York Times expõe desmonte da Lava Jato

Saúde6 horas ago

58 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 descartadas: prejuízo bilionário expõe falhas graves na gestão da saúde pública

Nacional6 horas ago

PEC do aborto é prioridade da CCJ da Câmara nesta semana

Judiciário7 horas ago

STF começa a discutir regulação das redes sociais e Marco Civil da Internet

CONCURSO E EMPREGO7 horas ago

Sedest realiza no Bairro das Indústrias última edição de 2024 do Feirão da Empregabilidade

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura6 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO6 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO6 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional3 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br