Connect with us

Internacional

As mulheres fortes da família Bach

Lá pelo século 19, elas acabaram esquecidas, mas sem essas mulheres a dinastia de compositores alemães não teria chegado tão longe. Mostra em Leipzig relembra a importância do papel feminino na história da música

Anna Magdalena Wilcke (1701-1760), uma conceituada soprano da corte de Saxônia, hoje leste da Alemanha, casou-se em 1721 com Johann Sebastian Bach (1685-1750). Porém, na história da música ela não consta como musicista, mas “apenas” como cônjuge de um dos compositores mais famosos de todos os tempos. Isso agora pode mudar.

Foi só a partir da década de 1970 que a musicologia da Europa passou a se ocupar de modo consequente das mulheres que compunham e executavam música. “Primeiro entraram em foco as mulheres associadas a homens, como Anna Magdalena Bach”, diz Kerstin Wiese, diretora do Museu Bach, que é parte do Arquivo e Instituto de Pesquisa Bach de Leipzig.

Em seu livro Die Frauen der Bach-Familie (As mulheres da Família Bach), a pesquisadora Maria Hübner reuniu um total de 33 biografias, que são também o tema de uma pequena mostra no Museu Bach. Para Wiese, é importante destacar cada uma dessas figuras como personalidades autônomas, “pois, no fim das contas, na vida musical, até hoje as mulheres ficam à sombra dos homens”.

Apesar de pequena, mostra do Museu Bach dá um panorama de 33 biografias femininas da família musical

Quem são essas mulheres?

Poucos já ouviram falar de Anna Carolina Philippina, Maria Salome, Cecilia ou Catharina Dorothea Bach. Mas eram elas que não só administravam suas famílias – deixando os maridos e pais livres para seguir a carreira de compositor, instrumentista, pedagogo, diretor musical – como também se encarregavam de copiar partituras à mão, do lado comercial das composições ou de continuar publicando postumamente as obras dos homens.

E, não menos importante, algumas eram compositoras e musicistas profissionais. Como a soprano italiana Cecilia Grassi, que cantava na Ópera de Veneza quando conheceu seu futuro marido, o caçula de Johann Sebastian, Johann Christian Bach. Após a morte deste, foi ela que cuidou para que uma ópera dele fosse executada como constava da partitura.

Algumas dessas artistas são contempladas em obras de referência do século 18: “No Musicalisches Lexicon de Johann Gottfried Walther, de 1732, há menção a toda uma série de compositoras, musicistas, assim como às obras que elas compuseram”, registra Wiese.

No século 19, contudo, elas desaparecem da literatura. O autor belga August Gathy chega a afirmar em 1835, em sua Enciclopédia de toda a musicologia, que as descendentes de Johann Sebastian Bach eram privadas de qualquer musicalidade, só os filhos são mencionados como talentosos. “Provavelmente Gathy nem sequer se ocupou das filhas, simplesmente afirmou isso, como preconceito”, supõe Wiese.

Se as fontes biográficas sobre o Johann Sebastian já são parcas, é de se esperar que não haja quase nada sobre as mulheres da família. Assim, cada novo achado relativo ao mestre barroco é festejado por seus muitos admiradores. Numa única carta, a um antigo colega de estudos, ele menciona explicitamente a esposa, Anna Magdalena – que “canta um soprano correto” – e a filha mais velha, Catharina Dorothea – que “não está indo tão mal” (para a época, uma apreciação absolutamente positiva).

Estátua de Johann Sebastian Bach, filho mais importante de Leipzig, diante da Igreja de São Tomás

Reanimando retratos apagados

Negócios à parte, assim como outras dinastias musicais, os Bach cultivavam o hábito de fazer música juntos, por puro prazer. Num quodlibet, uma espécie de pot-pourri para ser cantado a várias vozes, composto para um desses concertos caseiros, o mestre conta que o cavalariço espetou uma “Maria Salome” com um ancinho, deixando-a zangada. A quem ele se refere?

“A gente conhece os irmãos de Johann Sebastian Bach, mas quase ninguém sabe quem era Maria Salome”, observa Kerstin Wiese, “eu quero simplesmente que se saiba que também existia uma irmã.”

Anna Carolina Philippina Bach era filha do segundo filho de Johann Sebastian, Carl Philipp Emanuel, o qual, no século 18, na passagem do barroco para o classicismo musical, era ainda mais célebre do que o pai. Ela organizava a correspondência de C.P.E., fazia contatos com os editores, músicos e copistas. Após a morte do pai, ela seguiu publicando e vendendo suas obras.

No Museu Bach, um corte artístico de papel de 1776 traz a silhueta de Anna Carolina – um dos poucos retratos existentes das mulheres da dinastia. O recorte consta da vasta coleção pessoal de objetos musicais do presidente do Arquivo Bach de Leipzig, Ton Koopman.

Ele disponibilizou 25 retratos femininos para a atual exposição: “Eu comprava e pesquisava tudo o que tem a ver com música. Eu mesmo fiquei surpreso com quantos retratos interessantes de mulheres havia, também de musicistas”, comenta o organista e regente holandês de 79 anos.

Hora de a história da música acordar

O grau de importância que algumas dessas compositoras, instrumentistas ou cantoras alcançaram nas respectivas épocas torna ainda mais incompreensível sua prolongada ausência dos livros de história da música. Anna Magdalena Bach é um exemplo bem ilustrativo.

Ela era cantora da corte do príncipe Leopoldo de Anhalt-Köthen, onde seu pai, Johann Kaspar Wilcke, era trompetista, e para a qual Johann Sebastian foi contratado como mestre de capela em 1717. Ambos se casaram no ano seguinte ao da morte da primeira esposa do compositor, a prima de segundo grau Maria Barbara.

Embora não haja registros diretos sobre a competência nem o prestígio profissional de Anna Magdalena, certas entradas nos livros de salários da corte na Saxônia permitem tirar conclusões: ela ganhava o dobro do pai, e tinha o terceiro maior salário (o primeiro cabia a Bach).

Em 1723, Bach assumiu o posto de kantor da Igreja de São Tomás, tornando-se responsável não só pelo coro, como também por toda a música municipal de Leipzig. A partir daí, Anna Magdalena não podia mais se apresentar publicamente na cidade, passando a se dedicar inteiramente tanto aos cuidados da família e da casa como à música do genial marido.

A seu trabalho de copista se deve, por exemplo, uma das mais importantes cópias das Seis suítes para violoncelo solo, BWV 1007-1012 que chegaram à posteridade (o manuscrito do próprio Bach se perdeu). Ela também se engajou para que a monumental e inacabada Arte da Fuga fosse publicada após a morte do compositor.

Por último, mas não menos importante, ficou imortalizada na coletânea Pequeno livro de Anna Magdalena Bach, compilada pelo marido em seu nome, que há mais de dois séculos é percurso obrigatório para todo estudante de piano.

Nascida em 1936, russa Sofia Gubaidulina é hoje um dos principais nomes da música do século 21

Antes ignoradas, escorraçadas, obliteradas, as compositoras em especial são um vasto capítulo da arte que cabe explorar. Para quem tenha curiosidade, aqui apenas alguns nomes, do século 12 ao 21, da Europa e mais além, que não necessitam álibi nem permissão de ninguém para ocupar seu lugar nas histórias da música erudita:

Hildegard von Bingen, Barbara Strozzi, Marianna Martines, Fanny Hensel (n. Mendelssohn), Clara Schumann, Dora Pejačević, Ethel Smyth, Cécile Chaminade, Alma Mahler, Grażyna Bacewicz, Rebeca Clarke, as irmãs Lili e Nadia Boulanger, Kaija Saariaho, Sofia Gubaidulina, Olga Neuwirth, Unsuk Chin – e elas são cada vez mais.

A exposição Die Stimmen der Frauen (As vozes das mulheres) está aberta ao público no Museu Bach de Leipzig até 10 de novembro de 2024.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE12 horas ago

Lazer e entretenimento para a criançada neste fim de semana

CIDADE12 horas ago

Em Madrid, Cícero e Dinho buscam ampliar convênio com Agência Espanhola

Politíca12 horas ago

TV Arapuan realiza dia 8 de agosto o primeiro debate entre candidatos à prefeitura de João Pessoa

Politíca13 horas ago

Nilvan Ferreira avança em Santa Rita e recebe apoio da ex-deputada Estefânia Maroja

CIDADE14 horas ago

André Ribeiro faz “DigAí Campina” de casa cheia na Zona Leste

CIDADE14 horas ago

Projeto ‘Escola de Gente Grande’ mantém inscrições abertas

Educação & Cultura14 horas ago

Nova lei concede licença a estudantes de ensino superior que se tornem pais

Internacional14 horas ago

Maduro fala em ‘banho de sangue’ se perder eleição; opositora denuncia suposto atentado

Internacional14 horas ago

Trump faz discurso de aceitação em convenção mais longo da história dos EUA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA14 horas ago

Apagão cibernético global paralisa voos e afeta TVs, bancos e outros serviços

Judiciário15 horas ago

Brasil terá 155 milhões de eleitores nas eleições municipais deste ano

Judiciário15 horas ago

Mendonça reconsidera decisão que suspendeu punição a federações

ECONOMIA15 horas ago

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2

Educação & Cultura15 horas ago

Prouni terá mais de 240 mil bolsas no segundo semestre

Nacional15 horas ago

Michelle critica declaração de Lula sobre violência contra mulher

Esporte15 horas ago

Flamengo e Palmeiras se enfrentarão nas oitavas da Copa do Brasil

Nacional16 horas ago

Comentário machista de Lula gera polêmica ao relacionar torcedores Corintianos e violência contra as Mulheres

CIÊNCIA & TECNOLOGIA18 horas ago

Sonda solar da NASA atinge velocidade 500 vezes superior à do som

CIÊNCIA & TECNOLOGIA18 horas ago

Como saber se o celular está com vírus? Descubra agora

Esporte18 horas ago

Maior rival, Daniel Cormier sai em defesa de Jon Jones após acusação de agressão a agente antidoping

Esporte18 horas ago

Com Flamengo x Palmeiras, sorteio define jogos das oitavas de final da Copa do Brasil

Esporte18 horas ago

Fenômeno Caitlin Clark quebra recorde com duplo-duplo gigante na WNBA

Esporte18 horas ago

‘Em 2025 será difícil para Pecco Bagnaia, mas também para Marc Márquez’ – Jorge Lorenzo

Nacional18 horas ago

Lula pede garantia de benefícios ao discutir cortes no orçamento de 2025

Segurança Pública18 horas ago

Estupros batem novo recorde no Brasil

ECONOMIA19 horas ago

Fazenda revê projeção da inflação de 3,7% para 3,9% no ano e mantém previsão de crescimento de 2,5%

CIÊNCIA & TECNOLOGIA19 horas ago

Clone do Canva, Microsoft Designer agora está liberado para todos

Esporte19 horas ago

Quais os horários do GP da Hungria da Fórmula 1 2024

Nacional20 horas ago

Governo Lula impõe sigilo de 100 anos a declaração de conflito de interesse de ministro

Judiciário20 horas ago

Os 90 anos de nossa ‘Constituição efêmera’

Internacional12 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional6 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ENTRETENIMENTO12 meses ago

JIBÓIA

CONCURSO E EMPREGO7 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Nacional12 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ECONOMIA7 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional7 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE7 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde7 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional7 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário11 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário10 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura7 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

ENTRETENIMENTO7 meses ago

HORTÊNSIAS

Internacional7 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional7 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário2 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO5 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

Como sair do grupo de WhatsApp anonimamente e ninguém ver

ESTADO8 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

Nacional11 meses ago

EXCLUSIVO – Leia na íntegra o pronunciamento de 7 de setembro de Lula

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Assistam ao filme “Tropa de elite 2 – O inimigo agora é outro” e reflitam

Internacional4 meses ago

China

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

SÍLVIO MEIRA FALA SOBRE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

QUEIJO AZUL, FEITO COM LEITE DE OVELHA, GANHA SELO ARTESANAL

Nacional2 semanas ago

DESMATAMENTO CAI NA AMAZÔNIA, MAS CRESCE NO CERRADO

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

EMPRESA PREVÊ MULHERES EM 50% DOS CARGOS DE GESTÃO

ECONOMIA2 semanas ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Internacional2 semanas ago

O IMPACTO DA TROCA NO PODER DO REINO UNIDO APÓS 14 ANOS

Educação & Cultura2 semanas ago

ENEM DOS CONCURSOS: NOVO EDITAL É DIVULGADO COM POLÍTICA DE REEMBOLSO

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

GOVERNO FEDERAL ANUNCIA PLANO SAFRA 2024/2025

Nacional2 semanas ago

SECA NO PANTANAL PODE CHEGAR A PONTO DE NÃO RETORNO

Saúde3 semanas ago

ESTUDO COMPROVA EFICÁCIA DE MEDICAMENTO CONTRA O CÂNCER DE PULMÃO

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

RECEITA DO BOLO TENTAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

RELIGIÃO E CIÊNCIA

ECONOMIA3 semanas ago

BC MUDA MECANISMO DE RESSARCIMENTO A VÍTIMAS DE FRAUDES

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

MANACÁ-DA-SERRA COMO CULTIVAR

Saúde3 semanas ago

BRASILEIRA DESCOBRE AÇÃO DE PROTEÍNA EM CASOS GRAVES DE COVID

ECONOMIA3 semanas ago

COMO IRÁ FUNCIONAR A NOVA META DE INFLAÇÃO DO BRASIL

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

ENVELHECIMENTO MUDA DEMANDAS E VAGAS NO MERCADO DE TRABALHO

Internacional3 semanas ago

BOLÍVIA EM TENSÃO: ENTENDA EM 4 PONTOS A CRISE POLÍTICA NO PAÍS VIZINHO

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

SAVANNAH: O HÍBRIDO SELVAGEM DE GATO COM SERVAL

Educação & Cultura3 semanas ago

FIM DA GREVE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

BRASIL TEM MAIS DE 2 MILHÕES DE VAGAS EM CARGOS TÉCNICOS SOBRANDO

Nacional3 semanas ago

COMO MILHARES DE FAMÍLIAS GAÚCHAS FICARAM MAIS POBRES DO DIA PARA A NOITE

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

ESTROGONOFE DE TILÁPIA FEITO NO FORNO VAI TE SURPREENDER

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

TRÊS DICAS PRA CUIDAR BEM DAS ORQUÍDEAS

Politíca4 semanas ago

“RESULTADOS PODEM NÃO AGRADAR, MAS ELEIÇÕES LIVRES SÃO A FORÇA DA DEMOCRACIA”

Educação & Cultura4 semanas ago

PISA: O BRASIL NO RANKING INTERNACIONAL

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

COMO NVIDIA VIROU A EMPRESA MAIS VALIOSA DO MUNDO?

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 semanas ago

TECNOLOGIA AJUDA NO MANEJO E PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Saúde1 mês ago

ESPECIALISTAS CRITICAM A MUDANÇA NA LEI DO ABORTO

ENTRETENIMENTO1 mês ago

TURISMO RURAL EM ROTA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br