Connect with us

Judiciário

Revista íntima, STF e os limites constitucionais

Julgamento que acontece no Supremo é emblemático

O tema da revista íntima está em discussão no Supremo Tribunal Federal através da análise do Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 959.620/RS, representativo do Tema 998 da sistemática de repercussão geral, em especial, acerca da legalidade das provas obtidas. Nove ministros já votaram e há consonância sobre a violação dos preceitos constitucionais que deveriam ser protegidos para os familiares dos encarcerados que os visitam nos presídios brasileiros.

A dissonância reside no fato de que quatro dos ministros entendem que nem toda revista íntima é ilegal, vexatória e degradante. Por conseguinte, faz-se necessário estabelecer uma excepcionalidade, subsidiariedade e, principalmente, a especialidade da revista e, mais, o visitante deve concordar com a mesma.

Com o pedido de vista do ministro Cristiano Zanin ainda não há formação de maioria, inclusive até a conclusão do julgamento algum ministro pode modificar seu entendimento, como foi o caso do ministro André Mendonça que, inicialmente, era contrário à revista íntima, e agora apoia a divergência, para casos excepcionais.

Inicialmente cumpre esclarecer que a revista íntima em nada se confunde com a revista para visita íntima, afinal, a primeira tem sido aplicada nos presídios brasileiros para todo e qualquer visitante de um preso. Já para o segundo caso, há limitações, tanto das unidades, quanto dos visitantes para os encontros com cunho sexual.

A revista íntima consiste no visitante retirar toda a sua roupa e ser inspecionado por um agente penitenciário. No caso das mulheres a verificação é degradante porque há a obrigatoriedade de se agachar diante de um espelho e abrir suas partes íntimas mais de uma vez, em locais cuja higiene e limpeza são questionáveis e, não raro, a revista é feita com mais de uma pessoa simultaneamente.

E, mesmo que uma visitante esteja menstruada, a verificação é feita e o constrangimento é evidente, ainda mais porque não são todas as penitenciárias que possuem agentes penitenciários femininos. Ademais, até crianças de colo podem ser submetidas à revista íntima e fraldas são retiradas e a submissão delas à violação de sua dignidade fica notória.

O relatório Revista vexatória: uma prática constante indica que a quase totalidade dos familiares são mulheres. A realidade dos parentes dos presos é dura, com obstáculos, viagens, dificuldades financeiras, algumas unidades prisionais são distantes das residências e ao chegar ainda se soma ao constrangimento da revista íntima.

A procura por produtos ilegais, drogas, objetos perigosos e, inclusive, componentes eletrônicos são alguns dos elementos buscados na revista. Entretanto, segundo dados da rede de Justiça Criminal, o índice de visitantes com itens não autorizados fica em torno de 1%. Segundo o mesmo estudo, em 2018, em Brasília, foram realizadas 90.153 visitas com 195 apreensões.

Assim, se questiona, quais os limites da revista íntima? Para o imaginário popular de alguns, não há que se ter benefício em visita e que a verificação por parte dos agentes penitenciários é legítima. O que não significa que a permissividade seja plena. Há limites, especialmente os constitucionais, que devem ser respeitados.

Respeito à dignidade humana, imagem, honra e intimidade são alguns dos preceitos constitucionais, reiteradamente vilipendiados quando das revistas íntimas. E no sopesamento dos direitos fundamentais, quem deve ser protegido? O visitante ou o Estado? Eis a pergunta que o Supremo, sabiamente, não se preocupou em responder. Não existe, entretanto, na Constituição Federal. Para se proteger o universo prisional não se deve autorizar a violação de direitos.

Destacamos no voto do relator: “É inadmissível a prática vexatória da revista íntima em visitas sociais nos estabelecimentos de segregação compulsória, vedados sob qualquer forma ou modo o desnudamento de visitantes e a abominável inspeção de suas cavidades corporais, e a prova a partir dela obtida é ilícita, não cabendo como escusa a ausência de equipamentos eletrônicos e radioscópicos”.

De tal sorte que é obrigação dos estados prover elementos alternativos à revista corporal. O principal deles é o scanner corporal, no qual se avalia o visitante vestido por um aparelho que o analisa. O custo do mesmo é elevado e são poucas as unidades prisionais que possuem o equipamento. Além disso, não basta a aquisição do aparelho em si, porque se pode obter outro problema com seu uso indiscriminado por pessoas não preparadas.

A aplicação do scanner corporal é relativamente simples, todavia, a interpretação dos resultados não o é. Eis a carência da capacitação. O correto é um técnico em radiologia aferir os resultados, no entanto, o custo da manutenção do mesmo é proibitivo para os recursos penitenciários correntes, logo, muitos diretores optam por “capacitar” agentes penitenciários para executar a tarefa.

Cursos rápidos não credenciam nenhum agente penitenciário a diferenciar uma mancha detectada pelo aparelho de um gás estomacal ou de um objeto, por conseguinte, não são esparsos os casos de revista íntima inócua por falso positivo do aparelho, ou melhor, por interpretação equivocada do agente.

Ainda que seja obrigação do Estado evitar a entrada de objetos ilícitos nos presídios a fim de se garantir a segurança pública e prisional, além de proteger a vida, integridade física e a saúde dos encarcerados, bem como dos agentes penitenciários e demais funcionários, não se pode usar de quaisquer métodos e meios para tanto. Os direitos fundamentais devem ser respeitados e a capacitação dos agentes para a interpretação dos resultados dos scanners deve ser real.

A realidade presente aponta para a violação sistemática da dignidade humana dos visitantes. Até existem scanners em algumas penitenciárias, claramente, em número inferior ao necessário e, com isso, o desrespeito segue sendo a regra.

A Procuradoria-Geral da República emitiu parecer no qual se depreende: “A revista íntima será constitucional como medida excepcional e subsidiária, quando embasada em elementos concretos indicativos da existência de uma possibilidade real de tentativa de ingresso com material de entrada proibida ou cujo porte seja ilícito”.

O julgamento dos limites da revista íntima pelo STF é emblemático, primeiro para definir se a mesma poderá ou não ser aplicada. Segundo, se para casos excepcionais, as provas obtidas em decorrência das revistas íntimas poderão ter validade, quais os limites, circunstâncias e condições.

O Estado democrático de Direito tem de cumprir seu papel, por conseguinte, é obrigação estatal equipar suas unidades prisionais com aparelhos radiológicos como os scanners corporais.

Se há recursos para tanto, se a União fará a compra e os doará em seguida, não importa, pois, o concreto é que a Constituição Federal determina que sejam respeitados os direitos tidos como fundamentais e com a decisão que está por vir do STF caberá aos estados e ao governo federal viabilizar os meios necessários para prover a efetiva dignidade humana, o respeito à honra, intimidade e vida privada daqueles que irão visitar seus entes queridos.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca2 minutos ago

Jutay busca apoio do Ministério da Pesca para solucionar impasses em temas de interesse dos pescadores da Paraíba

ENTRETENIMENTO4 minutos ago

Programa Espaço Cultural destaca ‘lado b’ de Zé Ramalho nesta quinta (24)

ESTADO6 minutos ago

BTM 2024: Paraíba apresenta potencial turístico para mais de 5 mil profissionais do setor

Segurança Pública8 minutos ago

Disciplina em risco! General é alvo de campanha do Ministério Público contra assédio eleitoral nos quartéis

Segurança Pública11 minutos ago

Os drones ameaçadores que monitoram militares do Exército: soldados não conseguem abater os equipamentos e parlamento quer respostas

Segurança Pública13 minutos ago

A Operação Gralha Azul: 1,2 mil militares em ação no Paraná – saiba os detalhes

Segurança Pública16 minutos ago

Brasil colocado em grave encruzilhada: entre caças e algoritmos

ENTRETENIMENTO19 minutos ago

8 regras para namoro moderno inspiradas na Bíblia

ENTRETENIMENTO22 minutos ago

Prolongue o clima de domingo durante toda a semana

Judiciário24 minutos ago

Identificação projetiva

Judiciário30 minutos ago

Considerações sobre a Lei n.º 14.994/2024 (Pacote Antifeminicídio)

Politíca1 hora ago

Projeto de Camila Toscano incentiva transição para energias limpas na Paraíba

Politíca1 hora ago

Oferta de biocombustíveis deve crescer 30% até 2028; Tovar propõe criação da Política Estadual do setor na Paraíba

Judiciário1 hora ago

Harrison repudia fake news sobre nova sede da OAB-PB: “é a maior obra da história da nossa Ordem”

CIDADE1 hora ago

Famup alerta gestores sobre prazo para prefeituras utilizarem os recursos liberados pelo Fundo Nacional da Saúde

Segurança Pública1 hora ago

Projeto proíbe oferta e promoção de jogos de azar não autorizados

Segurança Pública1 hora ago

Comissão aprova projeto que torna crime obstruir o combate ao crime organizado e amplia proteção a autoridades

Educação & Cultura2 horas ago

Câmara analisa projeto que permite acesso de estrangeiro ao Prouni

Educação & Cultura2 horas ago

Projeto inclui idosos na modalidade de educação de jovens e adultos

Educação & Cultura2 horas ago

Projeto inclui educação sobre proteção animal nos currículos das escolas brasileiras

Educação & Cultura2 horas ago

Neves Couras, é mestra em Ciências das Religiões e autora de vários livros, lança neste sábado, 26,  a obra “Do Corpo à Alma”

ESTADO2 horas ago

Novo PAC: Governo Federal inicia testes do primeiro trecho do Ramal do Apodi, na Paraíba

ECONOMIA2 horas ago

Câmara aprova PLP que reduz em até 15 anos idade mínima para aposentadoria especial

Educação & Cultura2 horas ago

CAE aprova PL para manutenção do Pronampe e criação de poupança estudantil

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 horas ago

Brasil sofre aumento explosivo de vazamento de dados em 2024, com 5 milhões de contas comprometidas

Judiciário2 horas ago

STF decidirá se contribuição previdenciária em atraso pode ser contabilizada para tempo mínimo de aposentadoria

ECONOMIA2 horas ago

Arrecadação com impostos e outras receitas atinge recorde de R$ 203,17 bi em setembro

Judiciário2 horas ago

Normas de saúde e segurança no trabalho podem mudar para incluir MEIS e trabalhadores em home office

Nacional2 horas ago

Reforma Administrativa: Governo anuncia amplas mudanças na administração pública

CIDADE2 horas ago

60º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica: um marco imperdível no calendário da profissão

ECONOMIA10 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional10 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO10 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional10 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE10 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Saúde10 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional10 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura10 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional3 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional10 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional10 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO10 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário5 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO8 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ENTRETENIMENTO10 meses ago

HORTÊNSIAS

ESTADO11 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO5 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Esporte5 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO11 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO11 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Nacional3 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ECONOMIA4 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Internacional7 meses ago

China

ENTRETENIMENTO2 meses ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Nacional4 dias ago

Senado Aprova: porte de arma para agentes de segurança socioeducativos

Judiciário2 semanas ago

Em série de vídeos, ativistas explicam conceitos ligados à luta por direitos

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

FLORES COMESTÍVEIS

Internacional2 semanas ago

REINO UNIDO PARA DE PRODUZIR ENERGIA COM CARVÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CARROS ELÉTRICOS AJUDAM A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE?

ECONOMIA2 semanas ago

GOVERNO SANCIONA LEI DO COMBUSTÍVEL DO FUTURO

Educação & Cultura2 semanas ago

A CARTA QUe EINSTEIN CHAMOU DE ‘GRANDE ERRO’

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

PESQUISADORES ESTUDAM CAROÇO DE AÇAÍ PARA CRIAR CARVÃO VEGETAL

Saúde3 semanas ago

ARRITMIA CARDÍACA MATA 320 MIL BRASILEIROS POR ANO

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

TIPOS DE ORA-PRO-NÓBIS

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

DESEMPREGO ALCANÇA MENOR ÍNDICE EM 12 ANOS

Educação & Cultura3 semanas ago

UMA BREVE HISTÓRIA DO PLANETA

Nacional3 semanas ago

OS IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde1 mês ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Educação & Cultura1 mês ago

COLÉGIO AGRÍCOLA CRIA UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA

ENTRETENIMENTO1 mês ago

COMO ESCOLHER O CANE CORSO PERFEITO: GUARDA E COMPANHIA

Nacional1 mês ago

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

O QUE SERÁ DA AGRICULTURA SEM OS JOVENS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional1 mês ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO1 mês ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional1 mês ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional1 mês ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO2 meses ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário2 meses ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde2 meses ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA2 meses ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública2 meses ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO2 meses ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br