Connect with us

Nacional

Lira prepara “tratoraço” para aprovar regulamentação da reforma tributária

Arthur Lira vê aprovação e regulamentação da reforma tributária como um legado de sua presidência na Câmara

De volta ao Brasil depois de uma semana em Portugal, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, do Progressistas, deve pisar no acelerador para agilizar a regulamentação da reforma tributária, e prepara um “tratoraço” para possibilitar a discussão e votação da regulamentação antes do recesso parlamentar, que começa no próximo dia 18. “Tratoraço” ou “Tratolira” é o apelido dado por políticos e assessores parlamentares a esforços, por vezes arbitrários, do presidente da Câmara para conferir celeridade a pautas de seu interesse.

Os dois grupos de trabalho instalados pelo presidente Lira em maio para analisar os principais pontos da regulamentação deverão apresentar relatórios ainda esta semana, depois de ouvir autoridades e segmentos da economia, indústria e setores que serão afetados pelos novos impostos criados. O plenário deve analisar os projetos depois que os líderes chegarem a um acordo sobre o texto, segundo informou o deputado Joaquim Passarinho (PL-PA), que integra o grupo de trabalho criado para discutir o projeto que trata dos novos tributos criados pela reforma.

O deputado afirmou que até a próxima quarta-feira (03) o texto final do grupo deverá ser apresentado ao presidente Arthur Lira, e em seguida discutido com o Colégio de Líderes, mas a decisão final sobre o calendário de votação será tomada pelo presidente da Câmara.

“Até agora está tudo acertado”, disse Joaquim Passarinho sobre o texto que está sendo finalizado. Ainda segundo o parlamentar, os dois grupos que discutem os diversos pontos da regulamentação da reforma tributária deverão se encontrar nesta terça-feira (2) para analisar a regulamentação, e os textos poderão ser votados até o dia 12 de julho. Um dos grupos debate o texto em si da regulamentação e outro trata do repasse de impostos para os estados e municípios.

Para cumprir o calendário apertado, deputados fizeram reuniões para tratar dos principais pontos da regulamentação no último domingo (30). Nesta segunda-feira (1), eles estiveram com o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para tentar construir um acordo que possibilite a votação dentro das próximas duas semanas, como prometeu o presidente da Câmara a aliados.

Já o presidente Arthur Lira afirmou em Portugal: “não penso que haverá, a princípio, nenhum tipo de problema que possa postergar essa votação”. Lira participou em Portugal de um evento jurídico patrocinado pelo Instituto de Direito Público (IDP) do ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, apelidado de “Gilmarpalooza” por reunir grande quantidade de políticos, empresários e membros do Judiciário.

As propostas de regulamentação, que complementam o texto base da reforma tributária aprovado ainda em 2023, estavam em “banho maria”, aguardando análise dos parlamentares que, desde o início do ano legislativo, têm discutido outras pautas, como a “taxação das blusinhas” – aprovada no início do mês, e que prevê a cobrança do Imposto de Importação nas compras em sites internacionais de até US$ 50, a partir de 1º de agosto.

A pressa agora ocorre, na avaliação de muitos parlamentares, devido ao calendário eleitoral, com as eleições municipais no segundo semestre, e as negociações para a sucessão de Lira que devem acontecer logo em seguida.

Perguntas e respostas sobre a reforma tributária; ouça o podcast

Regulamentação da reforma tributária expõe briga por protagonismo entre governo e Congresso, Lira diz que dois grupos de deputados devem analisar regulamentação da reforma tributária.

Tramitação apressada é decisão política e pode prejudicar setores, segundo instituto especializado em tributação.

A regulamentação da reforma tributária resultará na criação de novos impostos aprovados no ano passado para substituir taxações anteriores. Eles são a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e o chamado Imposto do Pecado (assim batizado por prever alíquotas diferentes para produtos como cigarros e bebidas, por exemplo).

Mas o texto enviado pelo governo para que a reforma tributária seja realmente colocada em prática tem polêmicas. Uma delas consiste em regimes diferenciados para diversas categorias, ou seja, quais setores do mercado vão pagar menos e quais vão ter que pagar mais para compensar os descontos. Outra polêmica foi instalada a partir da discussão de quais itens da cesta básica terão isenção de impostos.

Com tantas peculiaridades, o presidente executivo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), João Eloi Olenike, acredita que a pressa para se votar um projeto tão extenso em apenas duas semanas pode prejudicar uma análise detalhada de todos os aspectos da regulamentação e prejudicar setores que serão afetados. Olenike afirmou que esses setores “terão pouco tempo para reivindicar possíveis mudanças no texto”.

“A pressa do Sr. Arthur Lira, presidente da Câmara Federal, em colocar para votação a regulamentação da reforma tributária, antes do recesso parlamentar, mostra que se trata de uma decisão política. Essa medida pode prejudicar os interessados em sanar possíveis injustiças tributárias constantes da matéria principal”, completa o presidente do IBPT.

Além da política: para analista, pressa na regulamentação pode aumentar carga tributária
Na avaliação do cientista político Adriano Cerqueira, docente da faculdade Ibmec, mais do que a pressa para votar a regulamentação da reforma, Lira quer transformar a matéria em um legado de sua gestão à frente da Câmara dos Deputados. Mas ele pode acabar provocando um aumento de carga tributária ao acelerar a discussão sobre tributos previstos no texto enviado ao Congresso pelo governo.

“A gente corre um grande risco de ter um aumento substancial da tributação no país, porque o contribuinte, em tese, estaria representado pelos seus representantes eleitos na Câmara dos Deputados, mas, ao mesmo tempo, a gente sabe da pressão que prefeitos, governadores de estados e o próprio governo federal fazem sobre os parlamentares'”, destaca o professor.

Cerqueira diz ainda que, como 2024 é um ano eleitoral, o risco de que o atendimento a interesses de prefeitos, governadores e do próprio presidente seja prioritário. Isso traz ainda mais preocupação sobre o impacto dessa regulamentação tributária junto ao contribuinte.

O cientista político também destaca que, em virtude da complexidade do tema, muitos deputados nem saberão o que estão votando e não têm consciência do impacto das medidas para a economia brasileira.

Já o analista Juan Carlos Gonçalves, do Ranking dos Políticos, lembra da importância da aprovação da reforma tributária na totalidade para o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que pretende deixar como legado a conclusão da matéria, que tramitava sem sucesso há décadas no Congresso Nacional.

“Ele [Arthur Lira] está empenhando seu capital político para aprovar, até o dia 17 de julho, o PLP n.º 68/24, que institui o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS)”, afirma Juan Carlos.

“A votação iminente requer uma mobilização intensa das lideranças políticas para que se alcance um consenso em torno do texto final. Lira está confiante de que, com esforço e dedicação, será possível superar os desafios e aprovar as mudanças necessárias para a implementação da nova estrutura tributária”, completa o diretor do Ranking dos Políticos.

O calendário para a discussão e inclusão na pauta de votações da regulamentação da reforma deverá ser definido na próxima quarta-feira (3), na reunião semanal do colégio de líderes com o presidente da Câmara dos Deputados.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ENTRETENIMENTO5 minutos ago

Forronejo Music Bar – Empresário Rodrigo Senador abre as portas do seu “pub” no Altiplano

Politíca17 minutos ago

Dirigentes do PT na Paraíba criticam escolha de Cartaxo em JP, “tal candidatura não representa o projeto petista”

Segurança Pública20 minutos ago

Operação da PF combate prática de “sextortion”, chantagem com ameaça de divulgação de fotos íntimas

Politíca22 minutos ago

Ao lado do deputado Cabo Gilberto, Nikolas Ferreira, confirma vinda à PB para fortalecer PL e pré-campanha de Queiroga

Esporte26 minutos ago

Invicto com 7 vitórias e 3 empates, Botafogo PB vence Aparecidense por 4 x 3 e é líder isolado na Série C

ENTRETENIMENTO2 horas ago

Lulu Santos se apresenta em João Pessoa com a turnê Barítono

CIDADE2 horas ago

Disputa política em Cajazeiras: acusações e desafios na corrida pela prefeitura

Politíca8 horas ago

Léa Toscano tem 59,37% dos votos na disputa pela Prefeitura de Guarabira

ECONOMIA8 horas ago

Os impactos da restrição de funcionamento do comércio aos finais de semanas e feriados: Economista alerta sobre riscos

Judiciário1 dia ago

Ordem ilegal não se cumpre: análise jurídica detalhada e apropriada

CIDADE2 dias ago

Irregularidade em reconhecimento de dívida de R$ 371 mil da Prefeitura de Alhandra, na pauta do TCE

CIDADE2 dias ago

Prefeitura de Conde convoca aprovados em Concurso Público

ESTADO2 dias ago

Ao lado de João, Pollyanna celebra adesão da Paraíba ao Plano Nacional da Pessoa com Deficiência: “Viver sem limites é construir uma sociedade onde todos possam prosperar”

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

Programa de benefícios Play Points do Google chega ao Brasil; saiba como ativar

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

Microsoft admite que ataque hacker russo afetou contas de clientes

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

YouTube permite denunciar vídeos com deepfakes da sua própria imagem

Esporte2 dias ago

Poatan explica como vídeo de aquecimento de Prochazka foi decisivo para nocaute no UFC 303

Esporte2 dias ago

F1: Verstappen e Norris batem, Russell herda liderança e vence o GP da Áustria

Esporte2 dias ago

Sinner deixa escapar set, mas avança para enfrentar Berrettini em Wimbledon

Esporte2 dias ago

Sillas é apresentado no Botafogo-PB e mira acesso pelo clube

Nacional2 dias ago

Servidores federais ambientais estão em greve em 24 estados

Judiciário2 dias ago

Corregedor de Justiça arquiva processos contra ex-juízes da Lava Jato

Esporte2 dias ago

Brasil amplia vagas no atletismo e chama primeiros convocados a Paris

Nacional2 dias ago

Lira prepara “tratoraço” para aprovar regulamentação da reforma tributária

Judiciário2 dias ago

STF envia ao Legislativo decisão que descriminalizou porte de maconha

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

Mais Médicos terá novo edital com 3.184 vagas e direito a cotas

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

Correios anunciam PDV e concurso para contratar 3,2 mil carteiros

Nacional2 dias ago

Lula decide se expor a mais riscos e deflagra pré-campanha pela reeleição em 2026

Nacional2 dias ago

Do Val diz que tem provas de que Moraes fraudou eleições por Lula

Nacional2 dias ago

“Quem nos criticam não vale uma titica de cachorro”, diz Lula na Bahia

Internacional12 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

ENTRETENIMENTO11 meses ago

JIBÓIA

Internacional6 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Nacional11 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ECONOMIA6 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional6 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE6 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde6 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional6 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário10 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário9 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura6 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

ENTRETENIMENTO6 meses ago

HORTÊNSIAS

Internacional6 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional6 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário2 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO4 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Como sair do grupo de WhatsApp anonimamente e ninguém ver

Internacional3 meses ago

China

ESTADO7 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

Nacional10 meses ago

EXCLUSIVO – Leia na íntegra o pronunciamento de 7 de setembro de Lula

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Assistam ao filme “Tropa de elite 2 – O inimigo agora é outro” e reflitam

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

SÍLVIO MEIRA FALA SOBRE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

Saúde2 dias ago

ESTUDO COMPROVA EFICÁCIA DE MEDICAMENTO CONTRA O CÂNCER DE PULMÃO

ENTRETENIMENTO2 dias ago

RECEITA DO BOLO TENTAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

RELIGIÃO E CIÊNCIA

ECONOMIA2 dias ago

BC MUDA MECANISMO DE RESSARCIMENTO A VÍTIMAS DE FRAUDES

ENTRETENIMENTO2 dias ago

MANACÁ-DA-SERRA COMO CULTIVAR

Saúde5 dias ago

BRASILEIRA DESCOBRE AÇÃO DE PROTEÍNA EM CASOS GRAVES DE COVID

ECONOMIA5 dias ago

COMO IRÁ FUNCIONAR A NOVA META DE INFLAÇÃO DO BRASIL

CONCURSO E EMPREGO5 dias ago

ENVELHECIMENTO MUDA DEMANDAS E VAGAS NO MERCADO DE TRABALHO

Internacional5 dias ago

BOLÍVIA EM TENSÃO: ENTENDA EM 4 PONTOS A CRISE POLÍTICA NO PAÍS VIZINHO

ENTRETENIMENTO5 dias ago

SAVANNAH: O HÍBRIDO SELVAGEM DE GATO COM SERVAL

Educação & Cultura1 semana ago

FIM DA GREVE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

BRASIL TEM MAIS DE 2 MILHÕES DE VAGAS EM CARGOS TÉCNICOS SOBRANDO

Nacional1 semana ago

COMO MILHARES DE FAMÍLIAS GAÚCHAS FICARAM MAIS POBRES DO DIA PARA A NOITE

ENTRETENIMENTO1 semana ago

ESTROGONOFE DE TILÁPIA FEITO NO FORNO VAI TE SURPREENDER

ENTRETENIMENTO1 semana ago

TRÊS DICAS PRA CUIDAR BEM DAS ORQUÍDEAS

Politíca2 semanas ago

“RESULTADOS PODEM NÃO AGRADAR, MAS ELEIÇÕES LIVRES SÃO A FORÇA DA DEMOCRACIA”

Educação & Cultura2 semanas ago

PISA: O BRASIL NO RANKING INTERNACIONAL

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

COMO NVIDIA VIROU A EMPRESA MAIS VALIOSA DO MUNDO?

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

TECNOLOGIA AJUDA NO MANEJO E PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Saúde2 semanas ago

ESPECIALISTAS CRITICAM A MUDANÇA NA LEI DO ABORTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TURISMO RURAL EM ROTA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TOMÁS DE AQUINO: O SANTO QUE TROUXE RAZÃO PARA A FÉ

Segurança Pública2 semanas ago

REGULAMENTAR O USO DE DROGAS PODE SER NECESSÁRIO

Saúde2 semanas ago

PL DO ABORTO: O QUE PODE MUDAR NA LEI QUE IGUALA ABORTO A HOMICÍDIO

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

ANÁLISE DO CANCELAMENTO DO LEILÃO DE ARROZ PELA CONAB

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

DIA DE SANTO ANTÔNIO: O SANTO É MESMO CASAMENTEIRO?

Internacional3 semanas ago

QUAL O NOVO PERFIL DO PARLAMENTO EUROPEU?

Nacional3 semanas ago

LULA VOLTA A DEFENDER TAXAÇÃO DOS MAIS RICOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O NEUROCIENTISTA QUE NÃO ACREDITA NO LIVRE-ARBÍTRIO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br