Connect with us

Internacional

Governo trabalhista britânico buscaria reaproximação da UE?

Crítico do Brexit, líder oposicionista Keir Starmer caminha para se tornar o próximo premiê do Reino Unido. Europeus esperam que ele promova um realinhamento com o bloco

A personalidade de Keir Starmer pode não ser das mais animadas, mas isso não parece ter afastado os eleitores britânicos determinados a pôr fim ao governo de 14 anos dos conservadores no Parlamento.

As pesquisas mais recentes dão a ele uma vantagem significativa, apesar dos poucos detalhes sobre como ele pretende cumprir a promessa de crescimento sustentável e salvar a economia britânica, que ainda sofre com os efeitos do Brexit.

Durante grande parte da campanha eleitoral, Starmer, 61 anos, um opositor ao Brexit, permaneceu visivelmente calado sobre se tentaria rever o referendo de 2016 para deixar a UE, descartando, por fim, o retorno à união alfandegária e ao mercado único.

“Há muitas coisas que ele não mencionou e que precisam ser abordadas”, disse à DW Dimitri Zenghelis, economista e especialista em Brexit da London School of Economics. “Será muito mais difícil” para Starmer fazer a economia crescer se o Reino Unido continuar fora da União Europeia e de seu mercado único”, acrescentou.

A sensação geral é de que Starmer se absteve de discutir o impacto do Brexit na campanha para ganhar os votos dos conservadores irritados com as séries de crises geradas pelos Tories. As longas filas para exames básicos de saúde e o alto custo de vida estão no topo dessa lista.

“Depois de mergulhar o país em uma crise econômica, os conservadores entregaram a Starmer um vaso Ming. Tudo o que ele tinha que fazer era levá-lo em segurança para o outro lado da pista de patinação”, compara Mike Galsworthy, presidente do European Movement UK, que faz campanha por melhores laços com a UE.

“É por isso que ele não tocou no assunto Brexit”, acrescentou, sugerindo que Starmer já estava liderando as pesquisas e não queria levantar uma questão que poderia sair pela culatra e prejudicar suas chances. No entanto, Galsworthy acredita que a pressão das empresas, dos economistas e daqueles que votaram contra a saída da UE em 2016 pode eventualmente persuadi-lo a abordar a questão.

“Os trabalhistas podem ter estabelecido linhas vermelhas”, disse Galsworthy em referência a uma recusa explícita de voltar ao mercado único. “Mas essas linhas sofrerão pressão de vários grupos à medida que as pessoas pedirem respostas e um padrão de vida mais elevado”.

Starmer sofrerá pressão para reconsiderar o Brexit?

Muitos acreditam que o realinhamento com a UE é imperativo para que o Reino Unido melhore sua economia.

Embora existam várias estimativas sobre a extensão dos danos causados pelo Brexit, não há dúvida de que ele aumentou a burocracia e os custos para as empresas britânicas e diminuiu o comércio entre o Reino Unido e seu maior parceiro comercial.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisa Econômica e Social do Reino Unido, desde o Brexit, o tamanho da economia britânica foi reduzido em 2% a 3%, e espera-se que o impacto aumente para 5 a 6% até 2035.

Um estudo da Cambridge Econometrics encomendado pelo prefeito de Londres, Sadiq Khan, também um político trabalhista, constatou que, até 2035, o Brexit terá reduzido o investimento no Reino Unido em um terço, resultando em 3 milhões de empregos a menos.

De acordo com a empresa de contabilidade Menzies, uma em cada cinco empresas britânicas deseja que o novo governo retorne ao mercado único. A Câmara de Comércio Britânica afirmou que dois terços das empresas britânicas que negociaram com a UE no ano passado consideraram os processos complicados, e quase metade discordou que o acordo do Brexit as ajudou a crescer. Pelo contrário, 41% disseram que o acordo dificultou a compra e venda de mercadorias com os países membros da UE.

“A saída da UE tornou mais caro e burocrático vender nossos produtos e serviços através do Canal da Mancha”, disse Shevaun Haviland, diretor geral da Câmara de Comércio Britânica, na conferência anual do grupo de lobby que representa milhares de empresas britânicas. “Precisamos parar de andar sobre cascas de ovos e começar a dizer as coisas como elas são.”

Mas, considerando as sensibilidades palpáveis do público britânico em relação à liberdade de movimento e à supervisão da Corte Europeia de Justiça, é improvável que Starmer seja aventureiro e busque os frutos mais fáceis.

Anand Menon, professor de política europeia do King’s College de Londres e diretor do think tank UK in a Changing Europe, disse que não haverá “nenhuma grande reformulação” do relacionamento existente. “Ele quer muito pouco”, disse ele sobre Starmer.

O que Starmer quer e o que ele pode conseguir?

O Partido Trabalhista busca melhorar o Acordo de Comércio e Cooperação UE-Reino Unido assinado pelo ex-primeiro-ministro Boris Johnson no final de 2020. Entre as mudanças relativamente incontroversas que ele busca está um acordo veterinário para reduzir a burocracia e os controles de fronteira de produtos de origem animal e o reconhecimento mútuo de qualificações profissionais.

O manifesto do Partido Trabalhista também pede um novo pacto de defesa entre o Reino Unido e a União Europeia, com foco na segurança coletiva, mas também no Fundo Europeu de Defesa. “Se o Reino Unido concluir um acordo mais amplo de defesa e segurança com a UE, a participação total nas iniciativas de aquisição de defesa da UE, como o Fundo Europeu de Defesa, também poderá ser liberada”, disse um documento recente do Tony Blair Institute for Global Change.

Nem todo mundo acredita que Bruxelas concordará. “Quanto ao lado econômico da defesa, não tenho certeza se a UE vai concordar”, disse Menon.

Além disso, o governo conservador já estava na mira de Bruxelas no ano passado, quando tentou assinar acordos bilaterais sobre mobilidade de jovens com países europeus selecionados. Em abril passado, a Comissão Europeia protestou contra o tratamento diferenciado dos europeus e ofereceu sua própria versão de um programa de mobilidade para jovens.

A UE sugeriu que os jovens de 18 a 30 anos poderiam “viajar, trabalhar e morar no Reino Unido, com reciprocidade para jovens cidadãos britânicos em um Estado membro” por até quatro anos. A UE afirmou que estaria aberta a discutir o retorno do Reino Unido ao Erasmus+ – programa que desde o final da década de 1980 oferece intercâmbio de estudantes e estágios para jovens. No entanto, o documento ressaltou que o “atual governo do Reino Unido não expressou interesse em voltar a participar”.

O governo conservador do primeiro-ministro Rishi Sunak rejeitou a proposta na época, e os trabalhistas não discordaram. O prefeito de Londres, Sadiq Khan, disse que vai promover o programa de mobilidade de jovens entre o Reino Unido e a UE, e Starmer disse que vai analisar a possibilidade de eliminar a necessidade de visto para viagens de músicos e artistas entre o Reino Unido e a UE.

Melanie Vogelbach, diretora de política econômica internacional da Câmara Alemã de Comércio e Indústria, disse que a UE e o Reino Unido devem cooperar, pois “a divergência regulatória entre a estrutura regulatória britânica e a legislação da UE” continuará a criar novas barreiras comerciais.

Mas quando se trata de itens de grande valor, a UE não está pronta a oferecer grandes concessões.

“O Reino Unido não pode usufruir dos benefícios de um mercado único se não estiver nele”, disse à DW um membro do setor da indústria europeia. “Isso pode criar um precedente ruim e, em um bloco de 27 países, não podemos arcar com algo assim.”

Galsworthy, do Movimento Europeu do Reino Unido, disse que quando os artistas começarem a se movimentar, aumentando a pressão para que outros tenham esse direito, e o Reino Unido e a UE forem vistos como estando ativamente construindo uma defesa contra a Rússia, a ótica mudará a visão do público e abrirá espaço para Starmer desfazer gradualmente o Brexit, se ele desejar.

Deixando de lado os desejos de Starmer, à medida que o protecionismo se acelera, a UE pode não colaborar. Os analistas acreditam que Bruxelas também não tem apetite para enfrentar essa árdua jornada mais uma vez.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE12 horas ago

Lazer e entretenimento para a criançada neste fim de semana

CIDADE12 horas ago

Em Madrid, Cícero e Dinho buscam ampliar convênio com Agência Espanhola

Politíca12 horas ago

TV Arapuan realiza dia 8 de agosto o primeiro debate entre candidatos à prefeitura de João Pessoa

Politíca12 horas ago

Nilvan Ferreira avança em Santa Rita e recebe apoio da ex-deputada Estefânia Maroja

CIDADE13 horas ago

André Ribeiro faz “DigAí Campina” de casa cheia na Zona Leste

CIDADE13 horas ago

Projeto ‘Escola de Gente Grande’ mantém inscrições abertas

Educação & Cultura14 horas ago

Nova lei concede licença a estudantes de ensino superior que se tornem pais

Internacional14 horas ago

Maduro fala em ‘banho de sangue’ se perder eleição; opositora denuncia suposto atentado

Internacional14 horas ago

Trump faz discurso de aceitação em convenção mais longo da história dos EUA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA14 horas ago

Apagão cibernético global paralisa voos e afeta TVs, bancos e outros serviços

Judiciário14 horas ago

Brasil terá 155 milhões de eleitores nas eleições municipais deste ano

Judiciário14 horas ago

Mendonça reconsidera decisão que suspendeu punição a federações

ECONOMIA14 horas ago

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2

Educação & Cultura14 horas ago

Prouni terá mais de 240 mil bolsas no segundo semestre

Nacional14 horas ago

Michelle critica declaração de Lula sobre violência contra mulher

Esporte14 horas ago

Flamengo e Palmeiras se enfrentarão nas oitavas da Copa do Brasil

Nacional15 horas ago

Comentário machista de Lula gera polêmica ao relacionar torcedores Corintianos e violência contra as Mulheres

CIÊNCIA & TECNOLOGIA17 horas ago

Sonda solar da NASA atinge velocidade 500 vezes superior à do som

CIÊNCIA & TECNOLOGIA17 horas ago

Como saber se o celular está com vírus? Descubra agora

Esporte17 horas ago

Maior rival, Daniel Cormier sai em defesa de Jon Jones após acusação de agressão a agente antidoping

Esporte17 horas ago

Com Flamengo x Palmeiras, sorteio define jogos das oitavas de final da Copa do Brasil

Esporte17 horas ago

Fenômeno Caitlin Clark quebra recorde com duplo-duplo gigante na WNBA

Esporte18 horas ago

‘Em 2025 será difícil para Pecco Bagnaia, mas também para Marc Márquez’ – Jorge Lorenzo

Nacional18 horas ago

Lula pede garantia de benefícios ao discutir cortes no orçamento de 2025

Segurança Pública18 horas ago

Estupros batem novo recorde no Brasil

ECONOMIA18 horas ago

Fazenda revê projeção da inflação de 3,7% para 3,9% no ano e mantém previsão de crescimento de 2,5%

CIÊNCIA & TECNOLOGIA18 horas ago

Clone do Canva, Microsoft Designer agora está liberado para todos

Esporte18 horas ago

Quais os horários do GP da Hungria da Fórmula 1 2024

Nacional19 horas ago

Governo Lula impõe sigilo de 100 anos a declaração de conflito de interesse de ministro

Judiciário19 horas ago

Os 90 anos de nossa ‘Constituição efêmera’

Internacional12 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional6 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ENTRETENIMENTO12 meses ago

JIBÓIA

CONCURSO E EMPREGO7 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Nacional12 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ECONOMIA7 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional7 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE7 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde7 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional7 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário11 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário10 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura7 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

ENTRETENIMENTO7 meses ago

HORTÊNSIAS

Internacional7 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional7 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário2 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO5 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

Como sair do grupo de WhatsApp anonimamente e ninguém ver

ESTADO8 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

Nacional11 meses ago

EXCLUSIVO – Leia na íntegra o pronunciamento de 7 de setembro de Lula

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Assistam ao filme “Tropa de elite 2 – O inimigo agora é outro” e reflitam

Internacional4 meses ago

China

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

SÍLVIO MEIRA FALA SOBRE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

QUEIJO AZUL, FEITO COM LEITE DE OVELHA, GANHA SELO ARTESANAL

Nacional2 semanas ago

DESMATAMENTO CAI NA AMAZÔNIA, MAS CRESCE NO CERRADO

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

EMPRESA PREVÊ MULHERES EM 50% DOS CARGOS DE GESTÃO

ECONOMIA2 semanas ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Internacional2 semanas ago

O IMPACTO DA TROCA NO PODER DO REINO UNIDO APÓS 14 ANOS

Educação & Cultura2 semanas ago

ENEM DOS CONCURSOS: NOVO EDITAL É DIVULGADO COM POLÍTICA DE REEMBOLSO

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

GOVERNO FEDERAL ANUNCIA PLANO SAFRA 2024/2025

Nacional2 semanas ago

SECA NO PANTANAL PODE CHEGAR A PONTO DE NÃO RETORNO

Saúde3 semanas ago

ESTUDO COMPROVA EFICÁCIA DE MEDICAMENTO CONTRA O CÂNCER DE PULMÃO

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

RECEITA DO BOLO TENTAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

RELIGIÃO E CIÊNCIA

ECONOMIA3 semanas ago

BC MUDA MECANISMO DE RESSARCIMENTO A VÍTIMAS DE FRAUDES

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

MANACÁ-DA-SERRA COMO CULTIVAR

Saúde3 semanas ago

BRASILEIRA DESCOBRE AÇÃO DE PROTEÍNA EM CASOS GRAVES DE COVID

ECONOMIA3 semanas ago

COMO IRÁ FUNCIONAR A NOVA META DE INFLAÇÃO DO BRASIL

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

ENVELHECIMENTO MUDA DEMANDAS E VAGAS NO MERCADO DE TRABALHO

Internacional3 semanas ago

BOLÍVIA EM TENSÃO: ENTENDA EM 4 PONTOS A CRISE POLÍTICA NO PAÍS VIZINHO

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

SAVANNAH: O HÍBRIDO SELVAGEM DE GATO COM SERVAL

Educação & Cultura3 semanas ago

FIM DA GREVE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

BRASIL TEM MAIS DE 2 MILHÕES DE VAGAS EM CARGOS TÉCNICOS SOBRANDO

Nacional3 semanas ago

COMO MILHARES DE FAMÍLIAS GAÚCHAS FICARAM MAIS POBRES DO DIA PARA A NOITE

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

ESTROGONOFE DE TILÁPIA FEITO NO FORNO VAI TE SURPREENDER

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

TRÊS DICAS PRA CUIDAR BEM DAS ORQUÍDEAS

Politíca4 semanas ago

“RESULTADOS PODEM NÃO AGRADAR, MAS ELEIÇÕES LIVRES SÃO A FORÇA DA DEMOCRACIA”

Educação & Cultura4 semanas ago

PISA: O BRASIL NO RANKING INTERNACIONAL

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

COMO NVIDIA VIROU A EMPRESA MAIS VALIOSA DO MUNDO?

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 semanas ago

TECNOLOGIA AJUDA NO MANEJO E PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Saúde1 mês ago

ESPECIALISTAS CRITICAM A MUDANÇA NA LEI DO ABORTO

ENTRETENIMENTO1 mês ago

TURISMO RURAL EM ROTA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br