Connect with us

Judiciário

Meu “namorido” me enrola há mais de cinco anos…

A lei não reclama prazo certo para a constituição de união estável, mas deixa claros os requisitos que devem ser analisados com base nos contornos do caso concreto

Um sem número de pessoas pode estar vivendo em União Estável mesmo sem saber: consciente ou inconscientemente a insegurança de saber se efetivamente o “laço” que une as pessoas é ou não de união estável é um problema que via de regra pode ser evitado e é muito importante considerar isso tudo já que a Lei possui disposições acerca da União Estável, seus efeitos e as orientações jurisprudenciais há muito estão consolidadas no sentido de conferir proteção à União Estável, cumprindo a promessa da Constituição Federal de 1988.

Inicialmente é preciso destacar que União Estável não “começou” com o Código Civil em 2002. O referido Código (que inclusive está em vias de atualização) traz o regramento da União Estável no art. 1.723, todavia, há muito tempo a “união livre” vinha sendo reconhecida seja com base em construção jurisprudencial, seja com base nos diplomas legais anteriores, tudo isso visando conferir proteção ao relacionamento mantido por homem e mulher que não estivesse rotulado e formalizado como Casamento. A Constituição Federal de 1988 assim dispõe:

“Art. 226. A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado.

(…) § 3º.. Para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento”.

A regulamentação da referida disposição, por sua vez, veio com a Lei Federal 9.278/96 e, muito antes, o STF já em 1964 exarada o verbete Sumular 380 que já construía alguma proteção a quem vivia em “união livre”, sem formalização de casamento, aludindo à “Sociedade de Fato”:

“Comprovada a existência de SOCIEDADE DE FATO entre os concubinos, é cabível a sua dissolução judicial, com a PARTILHA do patrimônio adquirido pelo esforço comum”.

Realmente um caminho muito grande foi trilhado até chegarmos à proteção assegurada nos dias atuais, sendo certo que a análise da jurisprudência de algumas décadas revela o retrato sofrido experimentado por quem vivia naquela situação naquela época:

“EMBARGOS. CONCUBINATO. SOCIEDADE DE FATO. DISSOLUCAO DE SOCIEDADE. INDENIZACAO POR SERVICOS PRESTADOS PELA CONCUBINA. Concubinato. Inexistencia de sociedade de fato, alias, reconhecida pela propria Embargante. Inaplicabilidade à especie da” Sumula “n. 380 do Egregio S.T.F., que reconhece ser cabivel a dissolucao judicial da Sociedade de Fato, quando comprovada a sua existencia, com a partilha do patrimonio adquirido pelo esforco comum, o que inocorre, na especie. Impossibilidade de se transformar o Julgador em Legislador, CRIANDO DIREITOS QUE A LEI NÃO RECONHECE, para dar à ex-concubina, dissolvido o concubinato, um PENSIONAMENTO, até o fim de sua vida, á titulo de indenizacao pelos servicos prestados, como concubina. Embargos Infringentes rejeitados, para confirmar-se o V. Acordao Embargado que, provendo a Apelacao do varao, julgou IMPROCEDENTE a ação proposta pela ex-concubina. (RCB) Vencidos os Des. Doreste Baptista e Fernando Celso”.

TJRJ. 1987.005.04059. Julgado em: 23/11/1988.

No cenário atual posto pelo Código Civil de 2002 é tratada no art. 1.723 que reza:

“Art. 1.723. É reconhecida como entidade familiar a união estável entre o homem e a mulher, configurada na convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família”.

Como se observa, a Lei não reclama prazo certo para a constituição de união estável, mas deixa claros os requisitos que devem ser analisados com base nos contornos do caso concreto: convivência pública, contínua e duradoura, com o objetivo de constituição de família. A relação que ostenta os caracteres reclamados em Lei merece proteção como afirmado na CRFB, não podendo haver qualquer discriminação entre as formas de família, seja aquela rotulada pelo Casamento, seja aquela rotulada pela União Estável. Nesse sentido, a valiosa doutrina do saudoso mestre ZENO VELOSO (Código Civil Comentado. Vol XVII. 2003) ensina:

“Na real verdade, quer do ponto de vista jurídico, ou moral, ético, político, social, econômico, tanto é FAMÍLIA a que se funda no casamento como a que provém de uniões duradouras, sérias, informais, merecendo uma e outra o mesmo acatamento, RESPEITO e DIGNIDADE. (…) Toda família brasileira, a partir de 1988, qualquer que tenha sido sua ORIGEM ou modo de criação, está submetida ao PRINCÍPIO DA IGUALDADE, tem a mesma IMPORTÂNCIA e DIGNIDADE, merece o mesmo RESPEITO e acatamento, graças à Lei Fundamental do país, e graças a Deus, sobretudo”.

Como dito, o ponto nodal da questão é se comprovar a União Estável já que diferentemente do Casamento, na união livre não há “Certidão de União Estável” (podendo haver Contrato de União Estável – seja por Escritura, seja por Documento Particular – mas que não é requisito para sua configuração).

Uma vez comprovada a União Estável, poderá tocar aos envolvidos, no caso de dissolução em vida da União Estável (o que se poderia comparar a um “Divórcio”, Casamento fosse) direito à PARTILHA DE BENS – e esse direito deve ser aquilatado à luz do regime de bens aplicável à relação de acordo com as peculiaridades do caso concreto e principalmente se existente um CONTRATO ESCRITO que estipule regime de bens, como autoriza o atual art. 1.725 do CC/2002 – assim como à forma de aquisição, já que em alguns casos os bens podem ser transferidos propositalmente a um dos companheiros com CLÁUSULAS que os imunizem a eventuais efeitos patrimoniais em desfavor do (a) seu (sua) companheiro (a) – assim como PENSIONAMENTO, se efetivamente o binômio necessidade e possibilidade restar demonstrado, conforme regras do art. 1.694 do mesmo CCB, uma vez que a obrigação de prestar alimentar entre os ex-companheiros decorre do dever de mútua assistência nascido da relação de convivência havida entre eles.

No caso de dissolução “causa mortis” da União Estável, uma vez comprovada a relação, poderá tocar aos envolvidos não só direito à MEAÇÃO como também à HERANÇA, pelo menos atualmente, sem prejuízo do DIREITO DE HABITAÇÃO e eventual PENSÃO POR MORTE, em sede de direito previdenciário.

É importante anotar que a realização destes direitos pode ser resolvida na VIA EXTRAJUDICIAL desde que inexistente o litígio, como apregoa a redação atual dos arts. 18. e 19 da Resolução CNJ 35/2007 que regulamenta o INVENTÁRIO EXTRAJUDICIAL:

“Art. 18. O (A) companheiro (a) que tenha direito à sucessão é parte, observada a necessidade de ação judicial se o autor da herança não deixar outro sucessor ou não houver consenso de todos os herdeiros, inclusive quanto ao reconhecimento da união estável.

Art. 19. A meação de companheiro (a) pode ser reconhecida na escritura pública, desde que todos os herdeiros e interessados na herança, absolutamente capazes, estejam de acordo” .

Nossas críticas já foram feitas diretamente ao CNJ (0001596-43.2023.2.00.0000) principalmente à redação do art. 18. acima e em breve aguardamos aperfeiçoamento da norma para extirpar o atual tratamento discriminatório na regulamentação extrajudicial.

POR FIM, em que pese nossa sólida e permanente recomendação em adotar um CONTRATO DE UNIÃO ESTÁVEL para inclusive fins de comprovação (seja ele por ESCRITURA PÚBLICA, seja por Instrumento Particular, como autorizado em Lei) fica sempre a valiosa orientação em ainda assim formar um bom conjunto probatório já que eventualmente esse será o principal ponto para demonstrar a situação fática e garantir direitos, tanto na dissolução em vida quanto na dissolução “causa mortis” da União Estável, como ratifica a acertada decisão do TJGO:

“APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DECLARATÓRIA DE UNIÃO ESTÁVEL POST MORTEM. ELEMENTOS CARACTERIZADORES. ÔNUS DA PROVA. 1. Nos termos da legislação civil, diversamente do casamento, que se comprova com a respectiva certidão, a declaração judicial da união estável, por se trata de estado de fato, depende de PROVA PLENA e convincente de seus elementos caracterizadores, vale dizer, a convivência estável, duradoura, pública e notória, e o desejo de constituição de família, ainda que sem prole, cujo ônus de produzi-la compete a quem alega, ao teor do art. 373 , inciso I , do CPC . ESCRITURA PÚBLICA DE DECLARAÇÃO DE UNIÃO ESTÁVEL. VALOR PROBANTE RELATIVO. CONTEÚDO. PRESUNÇÃO DE VERACIDADE. INEXISTÊNCIA. 2. A escritura pública de declaração, embora dotada de fé pública, faz prova de sua formação e dos fatos presenciados pelo tabelião que a lavrou, mas NÃO DO CONTEÚDO declarado pelas partes, conforme emana do art. 405 , do CPC . 3. A existência de escritura pública não afasta a necessidade de comprovação em juízo da alegada união estável, por outros meios de prova, quando contestada. CASO CONCRETO. AUSÊNCIA DE PROVAS DO INTUITO DE CONSTITUIR FAMÍLIA. NAMORO QUALIFICADO PELA COABITAÇÃO. UNIÃO ESTÁVEL NÃO COMPROVADA. SENTENÇA DE IMPROCEDÊNCIA DO PEDIDO. MANUTENÇÃO. 4. O simples fato de as partes coabitarem por determinado período não induz, inexoravelmente, à configuração da união estável, consoante entendimento consolidado no STJ. 5. O que distingue a união estável de outras relações em que há afetividade, intimidade e duração prolongada no tempo é o intuito de constituir uma vida em família (affectio societatis familiar), assim entendida como um projeto de convivência estreita e diuturna com compartilhamento de todas as questões no âmbito social, comunitário e familiar. 6. Na hipótese em que o conjunto probatório dos autos NÃO É CAPAZ de atestar a existência da comunhão de vidas semelhante ao casamento, com laço afetivo duradouro, público e contínuo entre os conviventes, mister a ratificação da sentença que julgou improcedente a pretensão de reconhecimento da união estável, porquanto não preenchidos seus requisitos fundamentais. RECURSO CONHECIDO E DESPROVIDO”.

TJGO. 03754847820138090029 . J. em: 28/09/2018.

Sobre o autor

Imagem do autor Julio Martins

Julio Martins

Advogado (OAB/RJ 197.250) com extensa experiência em Direito Notarial, Registral, Imobiliário, Sucessório e Família. Atualmente é Presidente da COMISSÃO DE PROCEDIMENTOS EXTRAJUDICIAIS da 8ª Subseção da OAB/RJ – OAB São Gonçalo/RJ. É ex-Escrevente e ex-Substituto em Serventias Extrajudiciais no Rio de Janeiro, com mais de 21 anos de experiência profissional (1998-2019) e atualmente Advogado atuante tanto no âmbito Judicial quanto no Extrajudicial especialmente em questões solucionadas na esfera extrajudicial (Divórcio e Partilha, União Estável, Escrituras, Inventário, Usucapião etc), assim como em causas Previdenciárias.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ECONOMIA11 horas ago

Empresas e MEI têm até dia 31 para regularizar dívidas com Simples

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 horas ago

Como recuperar mensagens apagadas no WhatsApp: Passo a passo

Saúde11 horas ago

Pacientes infectados com HIV em transplantes precisam de acompanhamento vitalício

Educação & Cultura1 dia ago

Intelectuais e estudantes participam de seminário da Fundação Casa de José Américo

Saúde1 dia ago

Saúde da Paraíba abre Semana de Vacinação nas escolas contra meningite e HPV em todo estado

CIDADE1 dia ago

Cícero Lucena e Leo Bezerra vão construir o Centro de Diagnóstico de Imagem da Mulher

Saúde1 dia ago

Responsáveis de pessoas acamadas devem observar o cartão de vacina para manter o documento atualizado

ESTADO1 dia ago

João Azevêdo assina decretos para criação da “Desarme” e aumento na bonificação por apreensões de armas

ESTADO1 dia ago

João Azevêdo anuncia 21 ações na área de Ciência, Tecnologia e Inovação com investimentos de mais de R$ 81 milhões

ESTADO1 dia ago

João Azevêdo anuncia realização de evento literário internacional com presença de escritores de países de língua portuguesa

ESTADO1 dia ago

Programa conversa com o governador

Esporte1 dia ago

Profissionais do esporte paraibano terão nomes eternizados na Calçada da Fama na Vila Olímpica

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Câmara dos deputados: Hugo Motta confiante em apoio do PT na disputa pela presidência

Politíca1 dia ago

TRE-PB cassa mandato de Raissa Lacerda por infidelidade partidária; Renato Martins assume vaga em meio a escândalo

Esporte1 dia ago

Federação Paraibana de Futebol e clubes da Capital declaram apoio à reeleição de Cícero Lucena e Leo Bezerra

Judiciário1 dia ago

Edísio Souto declara apoio à reeleição de Harrison na OAB-PB: “faz excelente trabalho de apoio a advocacia”

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Projeto ‘Viva o Centro com Música’ apresenta Curta Ópera, JP Bone e Rubacão Jazz

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

Os fabricantes Android estão a limitar a personalização

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

💥 Impressionante: observar os elétrons em tempo real se torna possível com este novo microscópio

Esporte1 dia ago

Lenda do Jiu-Jitsu estreia no LFA e conquista a segunda vitória no MMA

ESTADO1 dia ago

Sessão Virtual da 2ª Câmara do TCE tem contas de 2 Câmaras Municipais e 104 outros processos

CIDADE1 dia ago

Equipe escolhida por Léa para transição de governo inicia trabalhos em Guarabira

Judiciário1 dia ago

Terceira Câmara mantém decisão que condenou concessionária de energia por danos morais

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Interatos leva espetáculo ‘Alforria’ ao município do Congo nesta quarta-feira (23)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

Em Xangai, comitiva do Ministério das Comunicações se reúne com fabricante de satélites de baixa órbita

Educação & Cultura1 dia ago

CPT-ETS oferece 100 vagas em cursos técnicos da UFPB

Educação & Cultura1 dia ago

Escolas da Rede Municipal são campeãs no Concurso Paraibano de Bandas e Fanfarras

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Enam transcorre com tranquilidade e 424 candidatos fazem as provas

Saúde1 dia ago

Hemodinâmica do Hospital Metropolitano realiza procedimento endovascular inédito de alta complexidade

ENTRETENIMENTO1 dia ago

BANOFFEE NA TRAVESSA COM BANANA CARAMELIZADA COM BISCOITO DE ROSQUINHA / Receitinhas da Ben

ECONOMIA10 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional9 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO10 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional10 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE10 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde10 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Internacional10 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura10 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional3 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional10 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional10 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO9 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário5 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO8 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ENTRETENIMENTO10 meses ago

HORTÊNSIAS

ESTADO11 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte5 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO5 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO11 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Nacional3 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ECONOMIA4 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Internacional7 meses ago

China

ENTRETENIMENTO2 meses ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Nacional3 dias ago

Senado Aprova: porte de arma para agentes de segurança socioeducativos

Judiciário1 semana ago

Em série de vídeos, ativistas explicam conceitos ligados à luta por direitos

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

FLORES COMESTÍVEIS

Internacional2 semanas ago

REINO UNIDO PARA DE PRODUZIR ENERGIA COM CARVÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CARROS ELÉTRICOS AJUDAM A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE?

ECONOMIA2 semanas ago

GOVERNO SANCIONA LEI DO COMBUSTÍVEL DO FUTURO

Educação & Cultura2 semanas ago

A CARTA QUe EINSTEIN CHAMOU DE ‘GRANDE ERRO’

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

PESQUISADORES ESTUDAM CAROÇO DE AÇAÍ PARA CRIAR CARVÃO VEGETAL

Saúde3 semanas ago

ARRITMIA CARDÍACA MATA 320 MIL BRASILEIROS POR ANO

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

TIPOS DE ORA-PRO-NÓBIS

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

DESEMPREGO ALCANÇA MENOR ÍNDICE EM 12 ANOS

Educação & Cultura3 semanas ago

UMA BREVE HISTÓRIA DO PLANETA

Nacional3 semanas ago

OS IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde1 mês ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Educação & Cultura1 mês ago

COLÉGIO AGRÍCOLA CRIA UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA

ENTRETENIMENTO1 mês ago

COMO ESCOLHER O CANE CORSO PERFEITO: GUARDA E COMPANHIA

Nacional1 mês ago

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

O QUE SERÁ DA AGRICULTURA SEM OS JOVENS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional1 mês ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO1 mês ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional1 mês ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional1 mês ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO2 meses ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário2 meses ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde2 meses ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA2 meses ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública2 meses ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO2 meses ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br