Connect with us

Nacional

Resistência Civil: como conter o autoritarismo dos “Salvadores da Democracia”

Os últimos dias têm sido desafiadores para as instituições democráticas brasileiras. O presidente Lula intensificou seus ataques ao Banco Central, exigindo uma redução na taxa de juros sem considerar a autonomia da instituição. Além disso, Lula iniciou campanhas para candidatos municipais antes do prazo eleitoral e chamou jornalistas de “cretinos” por responsabilizá-lo pela alta do dólar. No Judiciário, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) assumiram funções legislativas ao definir a quantidade de droga que cada pessoa pode portar para consumo próprio. Em seguida, seis ministros da Corte viajaram para um evento em Lisboa organizado pela faculdade de Gilmar Mendes, o IDP, onde se encontraram com empresários cujas empresas têm ações no tribunal.

Nenhuma dessas iniciativas teve sucesso. Elas foram duramente criticadas ou caíram no vazio. Em comum, essas ações foram protagonizadas por indivíduos que se consideram defensores da democracia e criticavam o ex-presidente Jair Bolsonaro por seu desrespeito às instituições. “Lula, na verdade, resgatou a democracia no Brasil”, disse Gilmar Mendes no início do ano passado. Contudo, são esses autoproclamados salvadores da democracia que mais a maltratam atualmente. Felizmente, a democracia brasileira, com todas as suas imperfeições e virtudes, têm demonstrado resiliência. Se for capaz de resistir a Bolsonaro, é capaz de aguentar Lula e o ativismo do STF.

Carlos Pereira, cientista político da Fundação Getúlio Vargas e coautor do livro *Por que a democracia brasileira não morreu?*, observa que “todo populista, seja de esquerda ou de direita, tem uma grande dificuldade de lidar com restrições. Então, eles sempre tentam driblar as regras do jogo”. Em seus primeiros dois mandatos, Lula enfrentou problemas com as agências reguladoras. Agora, ele entra em conflito com o Banco Central. Seu livro, lançado este ano em parceria com o cientista político Marcus André Melo, analisa as características da democracia brasileira que permitem suportar tentativas autoritárias, seja da esquerda ou da direita.

A resiliência da democracia brasileira não se deve à ação de alguns iluminados, mas principalmente ao vigor da sociedade civil organizada, que inclui a imprensa independente, organizações não governamentais e entidades formadas por empresas privadas. Outra explicação é o controle que os três poderes — Executivos Judiciários e Legislativos — exercem entre si, sob constante vigilância da opinião pública.

Desde o ano passado, Lula tem criticado o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, chamando-o de “infiltrado de Bolsonaro” e sabotador. “Definitivamente, acho que ele tem viés político”, disse o presidente esta semana. Lula deseja uma redução da taxa Selic para aquecer a economia e beneficiar o PT nas eleições municipais. Até o momento, o presidente nomeou quatro dos nove diretores do BC. A diretoria de política monetária foi entregue a Gabriel Galípolo, recomendado por Fernando Haddad e considerado “menino de ouro” por Lula. Na última reunião do Copom, parecia que o presidente conseguiria a redução das taxas de juros desejada.

No entanto, o Copom manteve a taxa de juros em 10,50% ao ano, com todos os nove diretores votando juntos. A ata do Copom trouxe explicações técnicas para a decisão, mostrando que questões individuais não interferiram. Os diretores nomeados por Lula não buscaram agradar ao chefe. “Há muitos incentivos para os diretores do Banco Central indicados por Lula não sucumbirem às pressões do presidente”, diz o economista Maílson da Nóbrega, da Tendência Consultoria. Apoiar uma decisão equivocada de queda de juros poderia prejudicar a reputação deles, tornando-os menos convidados para eventos acadêmicos ou para presidências de bancos.

No Supremo Tribunal Federal, a reação ao ativismo judicial de descriminalizar a posse de maconha veio de todos os lados, até mesmo de dentro do STF. O Senado aprovou uma lei proibindo a posse de qualquer quantidade de entorpecente. O presidente Lula declarou que o “STF não pode se meter em tudo”. Três ministros da Corte criticaram o ativismo judicial. André Mendonça afirmou que descriminalizar a posse de drogas seria “passar por cima do legislador”. Luiz Fux disse: “Nós não somos juízes eleitos, o Brasil não tem governo de juízes”. Edson Fachin pediu “parcimônia, comedimento e compostura” do Judiciário, alertando que “abdicar dos limites é um convite para pular no abismo institucional”.

O evento apelidado de Gilmarpalooza, em Lisboa, atraiu críticas. Doze empresas participantes tinham processos no Supremo. O Fórum de Lisboa precisou até mudar de nome, removendo a palavra “Jurídica” do título. Três ministros do STF recusaram o convite: Kassio Nunes Marques, Cármen Lúcia e Luiz Fux. Internamente, ministros como André Mendonça e Edson Fachin criticaram o encontro. Nas pesquisas de opinião, cerca de metade dos brasileiros diz não confiar no STF e em seus ministros.

A sociedade civil organizada brasileira mostrou sua força recentemente, barrando iniciativas como o leilão do arroz estatal e o PL do Aborto no Congresso. Quando o governo anunciou a importação de grãos após as enchentes no Rio Grande do Sul, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se posicionou contra a medida, que prejudicaria os produtores nacionais. A ideia foi engavetada. No Congresso, a Frente Parlamentar Evangélica conseguiu a oposição de 66% da população ao PL do Aborto, que propunha uma punição para a mulher estuprada superior à do estuprador.

A capacidade organizativa do povo foi documentada por Alexis de Tocqueville em *Democracia na América* (1835), destacando a habilidade dos americanos de se unir pelo bem comum. Essa tradição de organização foi herdada dos ingleses, que lideraram a campanha pela abolição da escravidão e tráfico negreiro no século XVIII. Nos EUA, movimentos de opinião pública influenciaram legislações como a Lei dos Direitos Civis, assinada pelo presidente Lyndon Johnson.

No Brasil, a sociedade civil tem prosperado apesar de um governo forte e ineficiente. Após as enchentes no Rio Grande do Sul, a sociedade preferiu não esperar pela ajuda estatal, similar ao que ocorreu nos EUA após o furacão Katrina. “É uma boa notícia que o brasileiro esteja se enxergando cada vez mais como o ator principal da preservação da democracia do país”, diz Lucas de Souza Martins, professor de História dos Estados Unidos na Temple University. “Um povo maduro não pode terceirizar a preservação da democracia para o Supremo, para a Presidência ou para o Congresso. A manutenção da democracia passa, acima de tudo, pelo eleitor. É esse o caminho.”

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário1 dia ago

Fome e pobreza: graves violações de direitos humanos. Aporofobia é crime?

CIDADE1 dia ago

Funjope reúne instituições para discutir ações durante festas de fim de ano

CIDADE1 dia ago

Prefeitura realiza programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

CIDADE1 dia ago

João Pessoa lidera ranking dos destinos mais desejados do mundo para 2025

Saúde1 dia ago

Maternidade Frei Damião celebra Novembro Roxo com homenagem a mães e bebês prematuros

Saúde1 dia ago

Experiência exitosa da odontologia do Edson Ramalho é apresentada na 1ª Mostra Nacional de Saúde Bucal, em Brasília

Saúde1 dia ago

Hemodinâmica de Patos ultrapassa meta e alcança 3 mil procedimentos realizados em 2024

Educação & Cultura1 dia ago

Governo homologa inscrições finais dos prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor

ESTADO1 dia ago

João Azevêdo prestigia inauguração da usina Giasa e destaca capacidade da Paraíba de atrair novos empreendimentos

Segurança Pública1 dia ago

16+5 Dias de Ativismo 2024: Feminicídio Zero é o foco das ações na Paraíba

ESTADO1 dia ago

Comitiva de engenheiros e autoridades visita obras de ampliação do sistema de esgotos Usina II

CIDADE1 dia ago

Cabedelo vai realizar Semana do Empreendedor com alunos da rede municipal e debater importância da educação financeira

ESTADO1 dia ago

Na Paraíba, quatro cidades obtêm o reconhecimento federal de situação de emergência devido à estiagem

Esporte1 dia ago

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

ESTADO1 dia ago

Natal da Usina é declarado Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba

ENTRETENIMENTO1 dia ago

‘Tardezinha do Abraço’ reúne crianças autistas e familiares neste domingo

Educação & Cultura1 dia ago

Encontro Unificado da UFPB começa nesta segunda (25) com apresentação de mais de 3.600 trabalhos

Educação & Cultura1 dia ago

Pagamento do Pé-de-Meia começa na próxima segunda (25/11). Confira calendário

Esporte1 dia ago

Prefeito recebe atletas que vão disputar Paralimpíadas Escolares e projeta construção de uma Vila Olímpica em parceria com o Governo do Estado

Judiciário1 dia ago

Câmara do TCE aprova as contas do Consórcio de Saúde do Sertão e de duas Câmaras de Vereadores

CIDADE1 dia ago

Feira Móvel do Produtor estaciona no Busto de Tamandaré neste final de semana

CIDADE1 dia ago

BOMBA EM CG: ex-candidatos a vereadores denunciam esquema de rachadinha com dinheiro do fundo partidário; Veja os prints

Saúde1 dia ago

Ambulatório de Traumatologia da Paraíba realizou evento em alusão ao Novembro Azul

ESTADO1 dia ago

Atualização do Cartão Alimentação continua em outros cinco municípios na próxima semana

ECONOMIA1 dia ago

Procon-JP divulga pesquisa de cestas prontas para as festas de final de ano

Segurança Pública1 dia ago

Energisa e polícia realizam ação integrada de combate ao furto de energia e 8 pessoas são presas

Politíca1 dia ago

Ruy celebra tradição da Romaria da Penha e destaca recurso que destinou para restruturação da praça no Santuário

Politíca1 dia ago

NA ALPB: deputado Júnior Araújo destaca a importância do Novembro Azul e cobra ações para saúde masculina na Paraíba

Politíca1 dia ago

Tovar defende desburocratização para fortalecer empreendedorismo durante workshop promovido pelo Sinduscon e Energisa

Politíca1 dia ago

Veneziano se reúne com ministro das Cidades em Brasília e trata da construção de moradias em cidades da Paraíba

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde5 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde5 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura5 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO5 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO5 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

O que é CLT?

Saúde1 semana ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional1 semana ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura1 semana ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO1 semana ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional2 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br